Atualização de maio do Windows 10 estragou funcionalidade de segurança única
Com a chegada da atualização de maio, o Windows 10 ganhou muitas novidades importantes e necessárias. Esta está a ser distribuída de forma gradual e controlada, para descobrir problemas e deixar a Microsoft resolvê-los rapidamente.
Esta parece ser uma nova versão com menos problemas na instalação, mas, ainda assim, há algumas situações relatadas. Um dos que foi mostrado estragou funcionalidade de segurança única do Windows.
Mais problemas na atualização de maio
Apesar de pouco conhecida, o Windows 10 tem uma funcionalidade que o coloca num estágio de quase instalação de fábrica. Está na app Segurança e cria uma instalação limpa, mantendo os ficheiros do utilizador e algumas definições do sistema.
Esta, que não é igual à reposição do sistema, parece ter agora um problema grave, que a impede de ser usada. Surgiu com a atualização de maio, mas parece ter origem posterior, quando ainda era testada no programa Insider.
Windows 10 não pode ser reposto
Do que é descrito em muitos locais de suporte dos utilizadores do Windows 10, esta opção simplesmente não funciona. Para lhe aceder seria necessário abrir a Segurança do Windows e depois Desempenho e estado de funcionamento do Dispositivo. Finalmente, ao clicar em Informações adicionais são redirecionados para uma página da Microsoft.
Neste último passo, esperava-se que fosse mostrada uma nova instrução para realizar a operação, mas não é o que acontece. Assim, este comportamento impede que a função seja usada.
Microsoft ainda não tem a solução para esta situação
A Microsoft ainda não colocou este problema na sua página de problemas da atualização de maio do Windows 10. É uma posição estranha, uma vez que este problema vem a ser apresentado desde o ano passado, ainda nos testes desta versão.
Apesar de não existir uma solução, pode ser feita uma correção. Basta remover a atualização de maio do Windows 10, para que o problema seja rapidamente resolvido. Não é a solução ideal, mas trata da situação até surgir uma correção da Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
A funcionar por aqui.
É só estupidez do pplware.
Esta opção continua ativa na opção de recuperação das definições, onde sempre esteve desde o início do Windows 10.
Se se tivessem ao trabalho de pesquisar tinha visto o comunicado da Microsoft.
Por estas e por outras é que larguei o Windows à 14 anos…
Por estas e por outras que ninguém quer saber.
Hahahaha o que eu disse na publicação anterior? Eu só volto atualizar quando sair o Windows 11. Nessa altura o 10 já deve estar estável … espero eu.
O teu computador dever estar ainda com windows 95.
Qualquer sistema operativo que estejas a usar tem sempre bugs.
Não a este nível. Pagasse mas tem-se bugs com calibre!
Eu tenho este problema, após ter verificado por curiosidade (não por necessidade), e tal como indica o artigo, redirecionado para a referida página da microsoft.
Também acho que ficou mau sem essa atualização
Talvez acharam que não fosse preciso porque havendo a opção de instalar pela cloud havendo quase o mesmo método
Micro$oft…
A Mirasoft (Miragem+…) no seu melhor…
MicroSofre…
Só sabem reclamar. É normal estas coisas acontecerem, não vejo o drama.
Porque é que não voltam para o Windows 95 e os seus constantes ecrãs azuis? Nesse tempo é que era bom, depois foi sempre a piorar!
Acontece, sim, nenhum software é perfeito. Mas independentemente do sistema operativo, marca, dispositivo em questão, etc, se há um problema o consumidor tem direito a reclamar, se algo não funciona como é devido.
Sim, tens razão. Estava a referir-me aos comentários do bota abaixo. O windows não presta, está cada vez pior, já não o utilizo e estou muito feliz, etc.
Repara que:
“O windows não presta, está cada vez pior, já não o utilizo e estou muito feliz” são histórias pessoais. Não é deitar abaixo. É constatar factos.
aqui está uma funcionalidade que nunca usei, pois sempre que preciso repôr o pc é mais fácil recorrer a uma formatação limpa ou um imagem clone para repor tudo, tanto que os ficheiros de trabalho nunca os tenho no disco principal, sempre num secundário ou em Cloud, em caso de algum problema facilmente reponho sistema operativo e programas sem estar a pensar em fazer backups das coisas importantes.
Qual é esta versão 2004 anterior ou psoterior ?
Tanta gente a reclamar, mas querem instalar o windows 10 em máquinas com hardware de há 20 anos e esperam que tudo funcione sem problemas… Esquecem-se que isto não é como os apple e as consolas que é o mesmo hardware em todos os dispositivos para que o sistema é lançado, e se sair hardware melhor, poucas coisas serão diferentes, então vem optimizado para isso.
Em máquinas com windows ou linux, podem-se recolher 10 máquinas diferentes, do mesmo ano, e todas elas terem todo o seu hardware diferente.
Nenhum software é perfeito e problemas acontecem. Mas independentemente do sistema operativo, marca, dispositivo em questão, etc, se há um problema o consumidor tem direito a reclamar, se algo não funciona como é devido.
+1
10 máquinas diferentes ??? Só ?? São milhares, meu caro, milhares. São milhares de combinações, e são milhares as peças de hardware que o Windows tem de conhecer para poder funcionar.
Por curiosidade fui testar no meu está a trabalhar.
Isso não acontece no LINUX !
Problema no perfil de usuário que acaba sendo backupeado e o windows é incapaz de resolver deixando usuário perdido.
PELO AMOR DE DEUSSS MICROSOFT PELO MENOS TESTE ESSA PORCARIA ANTES !
A Microsoft atualizou no dia um artigo de suporte onde indica que o recurso Fresh Start foi movido da Segurança do Windows para o Repor este PC, razão pela qual o link Informações adicionais não funciona corretamente.
https://support.microsoft.com/en-us/help/4012986/windows-security-track-device-performance-health
Nunca foi um bug, apenas se esqueceram de anunciar a alteração.
Tenho a resposta oficial de um Engenheiro da Equipa de Desenvolvimento do Windows num log que abri no Feedback Hub.