PplWare Mobile

Vamos começar a usar o Linux Ubuntu em vez do Windows 10? (10)


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

85 Respostas

  1. arc says:

    Estou curioso, por esta parte…”Até a uma próxima rubrica com uma nova distribuição.”

  2. Rui Pedro says:

    Estou a usar o Ubuntu Studio no meu velhinho Satellite A110 com dual 1.6 e 3G de ram. Só o Blender não funciona. E é bem fluido.

  3. Jota says:

    Vamos começar a voltar à idade da pedra em vez do Windows 10? (10)

    • HOOG says:

      Por que fala em idade da pedra?

    • Ivan says:

      Quer dizer “permanecer” na idade da pedra usando Windows.

    • Diogo Silveira says:

      Não sabe o que fala… Já usei muito o ubuntu e agr uso mint 19… Não troco por nada. Até TCC da faculdade faço nele. Jogos então suave, com a Steam entre outros como PXG que jogo muito. Tíbia e assim vai… Ruwindows não mais!!! #VivaLinux

    • Christian says:

      Ubuntu é mais rápido, menos consumindo recursos e bateria do meu nb. Tenho o w10 no dual boot. Mas praticamente só uso para joginho do Windows.

    • Pérolas says:

      @Jota: sempre a mesma conversa de sempre, mas, nem sequer aqui se fala do que aconteceu à British Airways com os seus servidores xpto com windows server 2016. Há pois é!!! E lembra-te: «nas costas dos outros vemos as nossa». Dito isto é melhor pores as barbas de molho…

  4. Antonio Bragança Martins says:

    Linux muito mais poderoso e menos invasivo, mas as pessoas comuns não usam Linux por causa do processo de instalação das coisas via terminal!

    • JORGE LUIS LEITE SILVA says:

      Não amigo, as pessoas não usam linux por ele não ter suporte a maioria de programas que tem no Windows, infelizmente o linux fica pra trás nesse quesito.

    • Daniel says:

      As pessoas não usam Linux porque nem sequer sabem da existência dele e quem sabe, acha que só existe Ubuntu e que é um sistema pra nerds e geeks.

    • Luis Antonio Albergaria Pacheco says:

      Tlvez porque a maior parte dos PC ja são vendidos com o Windows sem a opção de comprar sem OS. Infelizmente a maioria das pessoas desconhece sequer a existencia do Linux

  5. Paulo says:

    Idade da pedra, Jota? O Linux e o único estão em 90% dos servidores mundo afora. É tão importante até a Microsoft fez um investimento gigantesco para fazer parte da comunidade Linux e seu desenvolvimento. Acho que você é quem está na idade da pedra. Informe-se sobre o Azure e as novidades que isso trará ao nosso dia a dia.

  6. Altino says:

    Adorei os jogos do CUbuntu ahahaha!

  7. Eduardo says:

    O pacote Office da Microsoft ainda é imbatível! Eu uso Linux Mint, e o pacote Office utilizo o WPS-Kingsoft (o mais compatível de todos), mas ainda assim ocorrem dificuldade! Já testei todos os outros, e até comprei alguns, mas o Office da Microsoft continua sendo melhor! Fora isso , vejo que o resto é possível se virar bem!

  8. Celso Marcelo says:

    Seria interessante falar sobre o Debian, que foi a distro pai que baseou todas que utilizam o .deb

  9. José Vidal says:

    Opa, ta mais do que na hora.
    Já uso há mais de 10 anos.
    Sinceramente o Windows não me faz falta.

  10. Nuno says:

    Felizmente o Linux continua a ser menos acessível para os leigos, que não compreendem o seu poder.
    Os meus servidores e máquina de produção são todos Linux e não os trocaria por nada.

    Obrigado por continuar a divulgar a criação de Linus Torvalds.

  11. engenheiro jose socrates says:

    vamos nao muito obrigado

  12. arc says:

    Eu sei, que é pedir demais ao BleachBit (love it) mas para ser o meu “must have” só falta…

    limpar o espaço consumido pela RAM, limpar Dentries e Inodes e por último limpar o espaço consumido pela SWAP.

    No entanto, nada invalida, que uns bash scripts, nã possam ser colocadas em pratica e integrados no Gestor de Ficheiros da sua Distribuição de Linux predilecta.

    GeT Arch Linux, Or DiE…Animals!!!

  13. Diogo says:

    Estive a testar alguns jogos com o steam play no Linux e até funcionam melhor que o esperado!

  14. Diogo says:

    Se alguem estiver com problemas com as transições no unity ou assim sugiro fazerem update aos pacotes do opengl com estes comandos.

    sudo add-apt-repository ppa:oibaf/graphics-drivers
    sudo apt-get update
    sudo apt-get upgrade

  15. Jonas Escariote says:

    Gosto muito do Linux mas não é SO para o comum dos mortais . Se a maioria do pessoal se atrapalha até com a mais simples janela de spam, não é com o Linux que lá vão.

  16. gui says:

    O Ubuntu ainda está um tanto quanto engessado em pontos que deveria ser mais solto. Estou usando o Mint 19 que me corre bem mais fluido e com todos os benefícios do Ubuntu. Então eu diria: Vamos comoçar a usar o MINT no lugar do Ubuntu e do Wind 10.

  17. LinuxNope says:

    Boas

    Muito me irrita esta glorificação do Linux no posto de trabalho.
    Antes de mais deixem-me dizer que comecei a trabalhar em Unix System V da AT&T antes de existir o MSDOS…
    Tenho portanto alguma experiência em Unix e nos Linuxes que passaram até aos dias de hoje (sim comecei há mais de 35 anos com o Unix).
    Como trabalho muito com hardware de vez em quando pego numa máquina recente (a ultima foi um i3-8100 com um MB Asus B360M-K) e vou instalar o Linux e pumba, não consigo pois não suporta a placa de rede ou portas USB 3.1 Gen 2…
    Claro que com WIn10 é logo tudo à primeira. O linux pode ser muito giro mas é uma chatice com drivers e há muitas coisas que não funcionam de modo nenhum. Exemplo tentem instalar o Intel Optane em Linux. Resultado ? Népia.

    Para servidores há excelentes soluções Linux como o CentOS mas o hardware tem der bem escolhido.
    vê-se muitos servidores em Linux mas são de web ou mail, porque de aplicações não há praticamente nada.

    Por estas chatices muitas vezes vai ou de VM ou de docker em cima do windows para correr containers Linux…

    Não olhem só para vocês mas olhem para o panorama geral. Na generalidade dos casos suportar Linux “is a pain is the ass”.

    Fiquem bem

    • Vítor M. says:

      Não é nada assim meu caro 😉 aqui a questão é desmistificar o “bicho papão” que alguns querem fazer parecer para intimidar outros que querem começar a usar.

      Bom domingo.

      • LinuxNope says:

        Caro Vitor

        Trabalho em informática possivelmente há tantos anos como os que tem, vir dizer que não é assim parece um bocado puxado, arrogante até.
        Falo por experiência própria e até para mim o Linux é um bicho papão em determinado hardware, como referi principalmente o mais recente.
        O Linux para 99% é um bicho papão porque as pessoas não tem formação nem paciência para resolver os problemas que surgem logo na instalação do mesmo.
        E a solução para isto começa em reconhecer o problema, e não essa atitude sobranceira de que não é bem assim, que há por aqui um bando que quer impedir que usem ou experimentem o Linux.

        Notar que todos os dias mexo tanto em Windows 10 (o sistema da minha máquina), como em macOS (e iOS) e variados Linuxes (incluindo Android) , principalmente os das NAS (sim na janelinha da shell).

        Contei no post anterior que queria instalar um Linux (o Hypervisor do vSphere da VMWare) mas não reconhecia a placa de rede fui o brigado a desistir.

        Ninguém é impedido ou aconselhado a não experimentar, aliás até será bom que tentem, mas que estejam preparados para os problemas que possam surgir.
        Até para ouvir uma m$%d@ de um MP3 há chatices.

        Divirtam-se e fiquem bem

        • arc says:

          E prantes, lá se foi o Sr Lições e terminou o pseudo-pleasure!
          Menos um fã!!!

        • arc says:

          E eu qu epensava que um Douturado em UNIX, só usava KVM como virtualizaçao e containers?

          Sempre a aprender neste mundo novo, sempre sempre!!!!

        • Vítor M. says:

          Arrogante? Mas só por discordar do caro LinuxNope? Calma, nem vamos por aí, que não faz sentido, só lhe respondo educadamente, espero que não se aborreça com o contraditório.

          O que referi foi que tudo o que seja para simplificar a vida aos utilizadores usando ferramentas gratuitas e open source é sempre bem vindo e o que fazemos, desde há muitos anos, é apresentar dicas e sugestões para usar Linux de forma proveitosa e simples.

          Repare no seu contra-senso: “O Linux para 99% é um bicho papão porque as pessoas não tem formação nem paciência para resolver os problemas que surgem logo na instalação do mesmo.”

          Claro que não tinham, até porque no passado era assim, mas temos resolvido isso. cada vez mais ao níve académico há mais utilizadores Linux.

          Essa sua ideia é errada, as pessoas hoje são muito mais infoincluídas e depois de se explicar e de ver funcionar, usam todos os dias e de forma segura. Por experiência sei que grande parte das pessoas, em trabalhos administrativos e académicos, podem usar Linux sem qualquer perda de qualidade ou oportunidade.

          Repare hoje já muito mais pessoas estão familiarizadas com distros Linux como o UBUNTU (entre várias outras), mesmo ao nível empresarial (e serviços, principalmente com webservices que apenas exigem um browser).

          Quando ao hardware, isso hoje até não está nada mal, no passado era bem pior e é nessa base que muitas pessoas têm receios de usar, mas não têm de ter, porque hoje há muitos recursos que já são suportados pelas mais prestigiadas distribuições Linux. Basta procurar informação e por isso nós disponibilizamos essa informação. Está a ver para que serve a nossa imensa informação dedicada ao Linx? Vê como o que diz não bate a bora com a perdigota?

          Eu acho que muitas vezes existe sim preguiça, porque para ouvir MP3 basta ter o software certo, mas isso até num macOS ou num Windows, quem diz um MP3 diz um Wave ou AAC.

          Portanto e espero que não leve a mal por discordar, iremos continuar a explicar às pessoas que usar Linux é simples, de qualidade e com grande (cada vez maior) suporte ao que precisam em quase tudo do dia a dia.

          Bom domingo e obrigado pelo seu feedback.

          • Jonas Escariote says:

            Entrega o teu pc à tua avó para instalar e usar.

          • LinuxNope says:

            Caro Vitor

            O contraditório não me desagrada de forma nenhuma.
            O problema Vitor é precisamente esse, ora veja:
            O pessoal quando compra um pc ele ver sempre com o quê?
            Windows ou macOS. Toda a gente que eu vejo com portáteis ou são Windows ou Macs (sim os tais estudantes que hoje são menos info excluídos) e convém notar uma coisa muito importante, os pc’s estão a ser cada vez menos usados pois ou se usa iOS ou Android que são hoje os dispositivos mais usados para a net e não só (se já ouviu falar veja BYOD).

            Ou vê assim tanta gente a comprar um PC seja com macOS ou Windows e espetar lá o Linux? Não, só em máquinas velhas para lhes dar algum uso e experimentar.

            Eu continuo a ouvir dizer que o Office da MS é o que toda a gente usa ou quer usar logo ou usam Windows ou coisas parecidas como wine para usar em Linux… Logo não há ferramentas em Linux em que não haja perda de qualidade, há mesmo.

            Nem sequer, por ex, compare as ferramentas gramaticais e linguísticas do Office com qualquer outra coisa, para não ir mais longe.

            Se fosse assim tão bom usar e suportar (isto é importante nas empresas e estado) porque é que algumas cidades que migraram para Linux vão voltar para Windows? Não, não me diga é que pelo dinheiro que a MS lhes vai dar ou investir.

            Estão familiarizados os vossos leitores com as distros de Linux, venham cá para fora e o pessoal nem sabe o que é distro. Vão perguntar a alguém que não seja interessado nisto o que é uma distro….
            Eles querem é que o seu dispositivo funcione e dê os resultados que esperam.

            Realmente para informação sobre como meter o VMWare a funcionar um placas de rede não suportadas de certeza que vinha aqui procurar.

            Vitor, desculpe-me mas vocês não são o supra sumo destas coisas, tem uma ou outra coisa interessante, têm, mas é muito raro.
            Além de que a censura a todos os que discordam é por demais evidente, mas vá lá , desta vez não o fizeram (até agora).

            Quanto aos MP3 tanto no MAC como no Windows é tocar e já dá, nos Linuxes é preciso instalar um software, está ver a facilidade? Eu não.

            Por mim podem continuar a explicar e a incentivar a utilização de software livre (eu uso bastante no meu PC Wndows), não estou contra isso, estou apenas contra como disse inicialmente a deusificação do Linux.

            Eu apesar de tudo de certeza que nunca usaria Linux como OS principal, apesar de usar linuxes como já disse todos os dias (além dos NAS a minha central telefónica também é Linux, uma Elastix velhinha).
            E sei que vocês também não pois são todos ou quase macOS users.

            Para o arc, KVM sim, assim como Proxmox, Citrix, QEMU, VMWare e Hyper-V, chega de Hypervisors? Sem esquecer o Docker que é uma coisa engraçada e útil, a modos que uma VM um pouco diferente.
            E sim quando deixares de aprender estás lixado, porque estás morto!

            Fiquem bem

          • Vítor M. says:

            Vai-me desculpar, mas acho que não percebi essa do BYOD, está-me a dizer que os alunos nas escolas usam o smartphone para trabalhar, em vez de computadores? É que BYOD é trazer até o computador e cada vez eles usam mais computadores nas escolas, e não outra coisa qualquer.

            “Ou vê assim tanta gente a comprar um PC seja com macOS ou Windows e espetar lá o Linux? Não, só em máquinas velhas para lhes dar algum uso e experimentar.”

            Máquinas velhas ou novas fazem diferença? Não servem ambas para trabalhar? Eu acho que sim e essa frase lembrou-me que até nas máquinas velhas o Linux funciona bem, também é uma vantagem, não acha?

            VSobre a questão do Office… entendo que muitas pessoas já nem querem o MS Office (mesmo usando Windows), se vir os números verá que soluções como o Google Docs são basicamente o que as pessoas precisam e têm usado cada vez mais. Tirando o Excel, provavelmente 95% das pessoas não precisa do office para nada e mesmo o Excel, grande parte das pessoas precisam de tarefas simples, que muitas soluções de cálculo já permitem e são usadas, como o Calc.

            O argumento gramatical linguístico facilmente fica resolvido ao usar soluções como as que referi, não faltam boas soluções e muito completas. E quantos usam o Office pela questão gramatical?

            As cidades migram muitas vezes porque há imensos interesses financeiros por trás, de milhões e é fácil perceber isso em vários contratos efetuados até com as escolas (no nosso país que oferecem gratuitamente o office, o Windows e serviços Microsoft variados), não sei se sabe que há milhões investidos no mundo académico por parte da MS, por isso, é fácil justificar algumas decisões “autárquicas”

            “Vitor, desculpe-me mas vocês não são o supra sumo destas coisas, tem uma ou outra coisa interessante, têm, mas é muito raro.”

            Só porque temos opinião não quer dizer que somos o supra sumo, mas temos de certeza um conhecimento muito abrangente quer da realidade, quer mesmo das tecnologias usadas. Mas porque não sabemos tudo é que gostamos do contraditório, para percebermos o que os visitantes acham e isso não é arrogância, é sinal de respeito.

            O restante que refere, são algumas coisas que também não percebo, outras até entendo mas que facilmente ou se resolvem ou nem são problema, porque estão lá. Mas como existem algumas alterações face ao que faria ano Windows, a verdade é que tem outras qualidades que nos outros não tem.

            Por isso tudo é importante fazer estes guias.

          • Vítor M. says:

            Não, ela não consegue, mas conseguiu lidar bem com um smartphone. Mas com exemplos desses, está explicado o que conheces do Linux.

      • Ricardo Alexandria says:

        Sim…Sou usuário comum..Facebook, downloads, filmes, músicas…Não sinto falta de nada do Windows…as pessoas deveriam parar de baixar Windows pirata e usar Linux…Claramente falta propaganda de peso…

    • arc says:

      Voce NÂO sabe do que fala, relativamente aos SSDs Intel Optane nas Distribuiçoes de Linux, e vamos ficar por aqui.

      • arc says:

        Quanto ao resto do que afirma como seu conhecimento adquirido em Sistamas UNIX e Sistemas Operativos Linux, coloco as minhas sérias duvidas.

        GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

      • arc says:

        Já agora, o Sr que sabe tudo e tem um profundo conhecimento de UNIX e seus derivados UNIX like, onde vai instalar um SSD Intel Optane, num server com Windows?

        • arc says:

          Adoro quando estes pseudo-professores de vã de escada, aparecem a mandarem umas postas de pescada, assim para quem ainda não domina a técnica da respiração não assistida.

          Comigo isso não resulta, mas fica bem mandar umas atroadas para o geral….será o seu ponto de vista Kitsch a funcionar?

          GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

          • LinuxNope says:

            Caro arc

            Não insultei ninguém como parece ser o ser o seu tema.

            o SSD Intel Optane não funciona em lInux porque simplesmente necessita de :
            Driver Intel RST e Windows 10.
            Esta informação é publica e está no stiio da Intel.
            Parece não saber o que é o Optane, pois nem sequer funciona no windows server….
            Realmente no Linux funciona como um disco SSD, e não como acelerador do sistema como no Windows.
            Tudo isto é público e está no site da Intel.

            Não estou aqui para ensinar nada a ninguém, apenas para discutir ideia, sem insultar e com civilidade.

            E tu devias ter mais respeito pelos mais velhos que são quem te ensina o que sabes.

            E pessoal vamos lá promover o arc que é um sabichão do caraças, sabe tudo e mais um par de botas, porque não pomos o tipo a escrever umas coisas?

            É pena dizer umas asneiras que evitava se tivesse dio à net antes de escrever.

            Fica bem

            Já agora Animals é um excelente álbum dos Pink Floyd 🙂

    • Nuno says:

      O problema com Linux sempre foram os drivers, pelo que convém de antemão sempre verificar a compatibilidade do hardware 😉

      • arc says:

        @Nuno, como escrevi num post ali ao lado…essas possiveis duvidas, sao resolvidas…

        * Linux Hardware Compatibility Lists & Linux Drivers
        http://linux-drivers.org/
        * Debian Hardware Portal
        https://wiki.debian.org/Hardware
        * Linux Laptop Wiki
        http://www.linlap.com/
        * Linux on Laptops
        http://www.linux-laptop.net/

        • Nuno says:

          Não estou a discordar arc, antes pelo contrário. Mas existe hardware que não tem suporte nem drivers dedicados para Linux, pelo que referi ser sempre necessário conferir a compatibilidade antes de mudar o SO de windows para linux.
          Resta-me salientar que nos últimos anos, não tenho tido esses problemas de compatibilidade nos laptops que “converti” para Linux. Por exemplo, num laptop Asus que tenho com AMD E2, não existem drivers proprietários, no entanto o ambiente gráfico funciona lindamente.
          Uso-o inclusive com o Blender 3D e renderizo com cycles e eevee, sem problemas 😉

          • arc says:

            @ Nuno, isto hoje parece o dia das Virgens Ofendidas!

            Ora, existe pelo menos 2 pessoas aqui, que para o caso nao interessa nada, que sabem que sou do Porto, no Norte, etc., etc.

            Colocar um rotulo no meu nick, como sendo XENOFOBO, nao posso aceitar, mas continuando…

            Sei isso muito bem que existem muitas incompatibilidades em termos de hardware, quando se migra para um sistema nix like e por isso mesmo, devem ser consultadas em caso de duvida, essas DBs que indiquei e outras.

            Concretamente e no meu caso, nao tenho esses problemas de NAO compatibilidades ou problemas parecidos, devido a eu escolher os componentes e estes sao montados por mim mesmo.

            Laptops e similares, deixei de usar por nao sentir necessidade de tais dispositivos.

            Obviamente, que por vezes e no tocante ao problema de drivers, sei mto bem as dores de cabeça nesse aspecto, tanto que ainda me lembro do que passamos em tempos, em que a famosa Telepac, disponiblizava para os seus clientes, um astronomico modem adsl da Octal, e as dores de cabeça que foi colocar ele a funcionar num qualquer Sistema Operativo Linux na epoca.
            Bem como depois, com o famigerado SpeedTouch da Alcatel…e mais umas dores de cabeça para a comunidade de users em PT.

            Assim falar da problematica de drivers em SOs Linux, estamos conversados.

    • Daniel says:

      Se tiveres um computador com processador ou placa de vídeo recém lançados, utiliza uma distro rolling release, pois as versões dos drivers já estarão disponíveis a ti.
      Manjaro é uma boa alternativa.

      Boa sorte e esqueça o Ubuntu, existe um mundo muito mais interessante lá fora.

    • ademirt says:

      Eu entendo o que você diz.

      Utilizo um dispositivo usb para conectar em redes wifi de 5ghz e no Linux preciso instalar um driver para funcionar, independente da versão do kernel/distribuição.
      Mas no windows 10, não preciso instalar nada.

      Mas conforme o kernel é atualizado, isto tende a melhorar.

  18. Fernando Marques Martini says:

    ja usei mint, Ubuntu, Fedora, no todo acho que o Liux melhorou em linhas gerais considervelmente de anos para ca, comecei a usar e a testar lijux em 2004, mas as vezes para coisas, consderadas, comus, como acessar um banco para fazer um pagamento, é muita firula algo que se resolve em cliques em windows, por isso acabou sando o dualboot, é bom mas tem que ser curiosos, pesquisar, na parte de seguranca, servidores, realmente considerao linux superior

  19. Francisco Gouveia says:

    Quase não tenho experiência Linux mas estou a ficar farto do Windows 10_1803: a nossa liberdade começa a ser posta em causa e muitas configurações e hábitos de anos deixam de funcionar…..Pelo que ouço falar o Linux é mais seguro mas é ainda mais complicado de usar que Windows, apesar de ter melhorado bastante nos ultimos tempos.

    • arc says:

      @Francisco Gouveia, como escrevi ali, num post-it…

      “Quando perdemos a capacidade de encontrar respostas para os nossos problemas, quando perdemos a capacidade de aceitar tudo o que nos dão de forma tácita sem pelo menos nos interrogarmos, quando perdemos a capacidade de sermos AMBICIOSOS, e quando perdemos a capacidade de sermos também OBSTINADOS, estamos … MORIBUNDOS e prostrados para que a MORTE nos leve!!!

      “Assim, devemos de REJEITAR o COMODISMO e NÃO ficar atolados como ACOSTUMADOS a tudo o que recebemos na vida.” by arc

      Por tudo isto e porque também existe mais do que isto, deixo para todos vós, que uma qualquer Distribuição de Linux, vai muito além de umas meras aplicações em formato GUI!

      IMPORTANTE: certamente o expresso acima, pode ser aplicado a tudo na vida.

      Caso desejem reflectir um pouco mais sobre esta temática…vejam este pequeno filme criado em colaboração com a ESA, como forma de celebrar a missão Rosetta…

      Original…https://www.youtube.com/watch?v=vSBvRdw_mHY
      Legendado…https://youtu.be/vl0yxp3lFZk ”

      (https://pplware.sapo.pt/linux/gerir-o-android-a-partir-do-linux-e-muito-facil/#comments)

      Fica ao seu critério!!

  20. arc says:

    E prontus…acabei de ganhar mais um fã!!!!

    • arc says:

      E nem deveria responder a alguem, tao conhecedor de Sistemas UNIX like com ou nickaname …LinuxNope!!!

      E quanto a ter respeito pelos mais velhos….isso agora…dava uma tertulia, que nao imagina!!!

      Mas como tem dificuldade em … “Até para ouvir uma m$%d@ de um MP3 há chatices.”

      Penso que está tudo dito sobre os seus conhecimentos e sobre os seus PROFESSORES!!!!!

      GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

      PS: pelo menos ambos conhecemos boa musica!!!

      • LinuxNope says:

        Caro Arc

        Para si parece só parece haver os SSD optane, evidentemente que esses funcionam como qualquer outro SSD PCie.
        Por ex temos este:
        https://www.intel.com/content/www/us/en/products/memory-storage/solid-state-drives/data-center-ssds/optane-dc-p4800x-series.html

        Eu referia outra tecnologia, chamada Intel Optane Memory Series que foi a primeira optane que surgiu.

        Como pode ver na página de suporte do produto confirma o que eu disse.
        https://ark.intel.com/products/97544/Intel-Optane-Memory-Series-16GB-M_2-80mm-PCIe-3_0-20nm-3D-Xpoint (ver em Downloads and software)

        Ver a página da Intel:
        https://www.intel.com/content/www/us/en/architecture-and-technology/optane-memory.html

        Pesquise melhor na net para ter toda a informação…

        A boa musica é sempre boa música, see you on the dark side of the moon

        Fique Bem

        • arc says:

          SIM SIM, mas NAO foi isso que escreveu no momento….

          Queira ler sff….

          “Claro que com WIn10 é logo tudo à primeira. O linux pode ser muito giro mas é uma chatice com drivers e há muitas coisas que não funcionam de modo nenhum. Exemplo tentem instalar o Intel Optane em Linux. Resultado ? Népia.”

          Por mais que abra as minhas vistinhas….nesse comentário seu….nao leio…

          “Eu referia outra tecnologia, chamada Intel Optane Memory Series que foi a primeira optane que surgiu.”

          Espere…RENDO-ME, voce GANHOU!!

          GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Ten Years After!!

      • LinuxNope says:

        Caro Arc

        Dos meus professores não tenho nada a dizer só agradecer tudo o que me ensinaram e da forma que puseram a pensar.
        Sem querer fazer publicidade agradeço a todos os prof do Liceu D. Manuel II, Porto e da FEUP. Muito do que sou a todos eles devo.

        Não venha para cá com essa dos profs pois poucos devem ter tido a sorte de os ter tido como Profs (estavam nomes que retirei).

        E nada mais digo.
        Já agora estou a fazer 36 anos que terminei o curso

        See you on the dark side

        • arc says:

          Ei la…eu sabia…é do NORTE….Liceu D Manuel II, namorar as garinas no Carolina, festas no Bato em Leça da Palmeira, tardes de marranço no Orfeu…FEUP, essa bela escumalha de porcalhoes e maltrapilhos…ahahhaha…temos home carago!!!

          • arc says:

            Romanoff, Twins, Griffons, oubire uns discos na Clave a borlex, tres bien sr mourcone….eheh

          • Nuno says:

            Eu também sou do Porto e com muito orgulho.
            Apesar de estar do seu lado até aqui, penso que perdeu toda a razão a partir do momento que meteu xenofobia à mistura.
            Se é este o nível de discussão por aqui, I’m out.

        • LinuxNope says:

          Vamos pro insulto é?

          Gostei desta em particular “FEUP, essa bela escumalha de porcalhoes e maltrapilhos” acaba de insultar uma centenas de milhar de pessoas, algumas delas do melhor que este país já teve, como por ex. o Eng. Edgar Cardoso (mas nem deve saber quem é).

          Este deve é ser um ressabiado que bem tentou lá entrar e não conseguiu.

          Não vou para esse nível que mostra ter.
          Sou do Norte e tenho muito orgulho, so what?

          Já mostrou o que vale, espero que esteja satisfeito.

          Adeus

          • arc says:

            Mas qual INSULTO!!!!!

            Eu estou a reinar…nada mais….também por lá andei…sou do NORTE e da INBICTA e conheço o Porto como certamente voce também!!!!!

          • arc says:

            Se calhar entrei na Rua dos Bragas, com media superior a sua.
            E vamos ficar por aqui mesmo!!!!

  21. Nuno says:

    Já agora e a propósito deste artigo, jogos bons instaláveis no Ubuntu, recomendo o 0 AD e o Star Ruler 2. São ambos RTS e claro está, open source.

    Em alternativa e como já mencionaram e bem, têm sempre o Steam Streaming, podendo jogar jogos Windows em qualquer máquina Linux 🙂
    Basta terem o Steam instalado em ambas as máquinas e arrancarem o jogo a partir da máquina Linux. Funciona muito bem.

    No entanto, sempre usei Linux para trabalhar (desenvolver software) e nunca para jogos, pelo que considero que se for para jogar, optem por Windows ou melhor, comprem uma consola 😀

  22. arc says:

    LinuxNope….

    “E pessoal vamos lá promover o arc que é um sabichão do caraças, sabe tudo e mais um par de botas, porque não pomos o tipo a escrever umas coisas?”

    Agradecido pelo seu reconhecimento dos meus parcos conhecimentos, mas não o queria como meu aluno e sobre escrever para os outros, quem me conhece, sabe que já escrevi muito e ainda vou escrevendo, sempre que as minhas artroses me deixem e os meus parcos cabelos brancos nao me toldem as vistas!!!!

    GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

  23. arc says:

    Por falar em insultar alguem….ainda hoje insultei por 2 vezes a minha amante…James Martin 20 years!!!

    GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Grand Funk Railroad!!!

  24. arc says:

    Sr Vitor M….”….e espetar lá o Linux?”

    Espetar?!?!?!

    Hoje temos churrasco por conta do PPlware?

    Deve ser devido ao Domingo…dia do Santo Espeto!!!

  25. José Vidal says:

    Temos que fazer a destinação entre os sistemas operacionais, assim como o Windows, o Linux (a maioria das distribuições) tem uma versão para desktop e uma versão para servidores.
    A versão Linux para Desktop mudou muito, tá muito mais fácil de instalar e de usar e o uso do terminal e praticamente opcional.
    Já versão do Linux para servidores é obrigatório o uso do terminal, assim como ocorre com o Windows Server Core e o Windows Server Nano.
    Nesse quesito, de servidores, o Linux é muito mais usado do que qualquer outro sistema operacional.
    No meu trabalho, são centenas de servidores Linux, todos virtualizados rodando diversos tipos de aplicações ou serviços, tais como Tomcat, Apache, Java, Jboss, Docker, Oracle, MySql, PostgreSql e tantos outros.
    Já o Windows Server, também temos diversas máquinas virtuais que rodam aplicativos proprietários da Microsoft, como SharePoint, SQL, SCOM, SCCM e algumas outras.
    Cada um tem suas vantagens e desvantagens, um é melhor em umas coisas, outro é melhor em outras e por aí vai.
    O Android, o MAC OS e o IOS são descendentes diretos do Linux, portanto, os usuários dessas plataformas estão tendo uma experiência indireta do que é o Linux.

    • arc says:

      @José Vidal, gostei desta frase:

      “Cada um tem suas vantagens e desvantagens, um é melhor em umas coisas, outro é melhor em outras e por aí vai.”

      Este seu pensamento, é o mais natural e saudável, para alguém que tem uma visão “sem paixão” pelo SO, que usa e administra, reconhecendo qualidades e defeitos e em face disso mesmo, tentando apontar soluções para colmatar esses mesmos problemas para o SO em causa.

      DENEGRIR um SÓ, NÃO é o caminho NEM tão pouco a SOLUÇÃO para o melhor workflow.

      GeT Arch Linux, Or DiE, same as for Debian Linux…Animals!!!

  26. Robson says:

    Ubuntu? Recomendo ao menos Mint, ainda mais para iniciantes..

  27. informado says:

    Tentei comprar um novo portátil com Linux e foi muito difícil. Só consegui fazendo um Clevo com os componentes que escolhi e vindo já instalado com Linux Debian.

    • arc says:

      @informado, em PT, eu não conheço quem venda portáteis, logo com uma Distribuição de Linux instalada de raiz.

      Talvez isso possa acontecer, fora das grandes lojas do ramo existentes nas grandes superfícies.
      Alias, comprar em Hardware em grandes superfícies, é uma pura perda de tempo e nada económico.

      No entanto, existe sempre a possibilidade de comprar via Internet, ou então, como eu faço para as minhas máquinas workstation, compro os componentes e eu mesmo faço toda a montagem, da forma como quero e me apetece.

  28. Felipe says:

    Recentemente comprei um notebook Dell, i5 7a ger, 4gb ram ddr4 e 1tb HD. Veio com win10 nativo. Foi a oportunidade que eu queria p me livrar desse SO. Nem se eu quisesse eu poderia ficar, o uso p desenvolvimento de software p internet é inviável. Formatei e instalei só o Ubuntu, não me arrependi.

  29. Pérolas says:

    Quanto ao Remmina estamos a falar da versão snap, correcto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.