É urgente actualizar o Kernel do seu Ubuntu
O Ubuntu é o sistema de eleição para todos os que se querem aventurar no mundo do Linux e abandonar de vez o Windows. Não é um sistema perfeito e também tem problemas como todos os outros.
Foi a própria Canonical a anunciar agora a descoberta de várias falhas no Kernel do Ubuntu e aconselha os utilizadores a actualizarem-se!
As falhas que a Canonical anunciou estão contidas em três versões do Kernel e afectam também três versões específicas do Ubuntu. As versões 12.04 LTS, 14.04 LTS e 15.10 são as afectadas e precisam de atenção urgente.
Os avisos de segurança que reportam estes problemas, 2967-1, 2968-1 e 2971-1, identificam que 15 vulnerabilidades foram corrigidos no Ubuntu 14.04 LTS, 13 vulnerabilidades no Ubuntu 15.10 e 18 vulnerabilidades no Ubuntu 12.04 LTS.
As novas versões do Kernel estão já disponíveis e contemplam estas correcções, devendo de imediato ser aplicadas nestas três versões do Ubuntu.
Como actualizar o Kernel?
A actualização do Kernel não é um processo complicado nas actuais versões. Basta um simples comando no terminal para que esta operação seja efectuada.
Abram então um terminal e executem o seguinte comando:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade |
Após o sucesso da execução do comando só precisam de reiniciar a máquina para que o novo kernel seja assumido. Podem confirmar que o novo kernel está a uso com o seguinte comando:
uname -r |
O resultado esperado será o seguinte:
- Ubuntu 12.04 LTS – Versão Kernel: linux-image-3.2.0-102 (3.2.0-102.142)
- Ubuntu 14.04 LTS – Versão Kernel: linux-image-3.13.0-86 (3.13.0-86.130)
- Ubuntu 15.10 – Versão Kernel: linux-image-4.2.0-36 (4.2.0-36.41)
Das três versões afectadas a que requer maior atenção é a 15.10 pois é a que tem o suporte mais perto de terminar. As duas restantes são LTS e por isso têm garantia de actualizações de segurança por um período alargado, o que dispensa aos utilizadores a actualização para a versão mais recente, a 16.04, lançada no passado mês de Março.
É de extrema importância que realizem esta actualização, para que desta forma fiquem protegidos e com os vossos sistemas livres de problemas.
Este artigo tem mais de um ano
Olá malta
Eu percebo pouco (quase nada mesmo) de linux…
isto nao aparece em forma de update automatico?
é necessário correr o comando manualmente?
Não é preciso na maioria do casos, o linux ja tem interfaces que consegues fazer isso graficamente. Mas quando começas a usar o linux, começas a gostar da linha de comandos (falo por mim), notas que com a ela consegues fazer imensas coisas.
Não tenho a certeza, mas quando se trata de atualizações de kernel é preciso correr esse comando, se não só dá atualizações de programas
Concordo. Primeiro estranha-se, depois entranha-se. E já não queres outra coisa!!! 😀
+1 e sim a atualização do kernel aparece nas actualizações automáticas.
Actualiza todos os dias em GUI não é preciso nenhum comando e para quem tem do linux sim pode-se fazer quase tudo em GUI simplesmente gostamos de o fazer sobre a linha do comandos.
O kernel é um pouco mais sensivel do que o resto do sistema mas sim creio que da para atualizar atravez da interface grafica embora fazer um copy paste aqui do pplware seja mais rápido 🙂
É de facto a forma mais simples de explicar como fazer a operação. Pelo modo gráfico ia ser necessário procurar pelo programa, abrir menus, carregar em vários botões, etc. Desta forma é só necessário copiar o comando, bem mais fácil de explicar a um leigo para correr isto em vez de andar ás voltas com o o ambiente gráfico
Tenho o 14.04 e continuo na 3.13.0-74 mesmo depois de ter executado o comando
Fizeste reboot?
Sim.. :\
Reparaste se o update to grub foi feito? Tenta fazer “sudo update-grub” num terminal. Vê se ele detecta o novo kernel. Deveria aparecer o 4.2.0.36 como opção.
façam o seguinte comando para actualizar:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y
4.2.036 no Ubuntu 15.10 do Cub Linux já cá canta 🙂
Usar versões XX.10 nunca é boa ideia. devias optar pelas XX.04 (LTS)
Depende, num ambiente corporativo o remmina na versão 14.04 não “agarra” a impressora local, mas, na 15.10 já funciona bem. 🙂
Supostamente, deve ficar corrigido num update. Nao percebo o porquê de dizerem para atualizar manualmente.
Os updates da “marca” podem demorar meses, dependendo da distro linux que estamos a falar.
O update em questão não faz uso de qualquer ppa de terceiros, este é disponibilizado diretamente pela própria Canonical.
Os Updates em Linux demoram sempre muito tempo, normalmente vários meses, só as distros mais famosas é que tem actualizações mais frequentes, a Cannonical não sei em concreto o com que intervalo fazem actualizações por isso mesmo não dei nenhuma resposta mais concreta…
Os updates dependem do que tens instalado e de quem mantém oa respectivos repositórios. No Ubuntu, chega a haver updates ao sistema em dias seguidos. São regulares.
Isto não é Android…
Não precisas de correr manualmente. O SO vai te avisar que tens uma atualização. E se quiseres verificar se existem atualizações não precisas do terminal.
É tão simples como actualizar habitualmente com os updates automáticos. A linha de comandos só serve para os menos entendidos (e alguns entendidos) fazerem asneira. Já agora, a versão 16.04 não foi “lançada no passado mês de Março”, mas sim no passado mês de Abril.
http://www.ubuntu.com/usn/ É só seguir o RSS feed
+1
E quem não tem?
4.5.3-1-ARCH
nao era o ubuntu, linux, super seguro e bla bla bla bla bla bla bla bla?
que se passa?
afinal tb tem falhas….
enfim, so prova que nada é perfeito
Nunca foi dito que seria perfeito.
Sempre foi dito que uma grande comunidade pública auditando o software reage muito mais rápido às ameaças que uma pequena comunidade (empresa) de desenvolvedores de código privado.
Acrescente a isso ao fato de Linux ser muito mais heterogêneo, logo, um ambiente bem mais imprevisível ao invasor.
É gratuito.
É isso! É como as miudas; são todas giras, mas, scarlett Johansson há só uma lolololol
Já à muito tempo que uso o kernel 4.3…
Atualizado, 16.4.
Não percebi o dist upgrade, ele faz uma actualização de versão mas não especifica de kernel mas sim de release (lançamento) , se for por causa de um update a kernel é melhor em alguns casos em que se queira manter o sistema ir talvez pelo método sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade .
Depois têm ainda o apt-cache search * linux- image ou outros ou um simples
curl https://www.kernel.org/finger_banner para dar com versões disponiveis e baixar instalar manualmente:
tar xvjf
make menuconfig
make && make modules_install
make install
update-grub
ou por synaptic e em alguns casos existem ppa tb creio eu.
kernel Panic lol Literallyt 😛
O kernel do meu xubuntu 14.04 lts não actualizou para a versão linux-image-3.13.0-86 (3.13.0-86.130), nem com sudo apt-get upgrade, nem com dist-upgrade, nem com dist-upgrade -y. Neste momento o que aparece é o seguinte: 3.16.0-49-generic. É mesmo assim? Está correcto?