Ubuntu ao estilo do macOS? Instale o novo Touchégg 2.0.0
Quem é utilizador do macOS conhecerá certamente o poder do Touchpad. Na prática, através de um conjunto vasto de gestos/posições de dedos, é possível realizar as mais diversas operações no sistema. O Touchpad no macOS é muito poderoso e podemos ter algo semelhante numa distribuição Linux.
Se quiser o seu Linux Ubuntu ou derivado ao estilo do macOS instale já o novo Touchégg 2.0.0.
Se pretendem ter um touchpad Mac-like no Ubuntu, então apenas têm de instalar o touchegg. Esta é uma ferramenta antiga, mas que recentemente recebeu uma atualização de peso.
Apesar de não ficar com o mesmo poder do touchpad num Mac, o touchegg permite que tirem o melhor partido do mesmo em Ubuntu.
Vejam a nova versão do Touchégg em ação...
https://twitter.com/Jose__Exposito/status/1310274383362043904?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1310274383362043904%7Ctwgr%5Eshare_3&ref_url=https%3A%2F%2Ffossbytes.com%2Ftouchegg-2-0-0-released-a-linux-multi-touch-gesture-recognizer-app%2F
Esta nova versão traz um conjunto de ações que é possível usar...
- Maximixar e restaurar uma janela(MAXIMIZE_RESTORE_WINDOW)
- Minimizar uma janela(MINIMIZE_WINDOW)
- Tile/snap de uma janela (TILE_WINDOW)
- Fechar uma janela (CLOSE_WINDOW)
- Mudar entre desktops/workspaces (CHANGE_DESKTOP)
- Mostrar desktop (SHOW_DESKTOP)
- Atalho para teclado (SEND_KEYS)
- Executar um comando (RUN_COMMAND
Como instalar o novo Touchégg 2.0.0 no Ubuntu e derivado?
Para instalar o touchegg no Ubuntu basta que abram o terminal e executem os seguintes comandos:
sudo dpkg -i touchegg_*.deb sudo apt -f install touchegg |
Toda a informação sobre esta ferramenta pode ser encontrada aqui. Podem ficar a conhecer as ações disponíveis, podem descarregar o código e também aprender a realizar algumas configurações. Esta é uma ferramenta gratuita e, de acordo com o que testamos, é bastante completa e estável.
De referir também que o Touchégg 2.0.0 tem suporte para outras distribuições Linux como é o caso do centOS, Red Hat, Fedora e outros derivados.
Este artigo tem mais de um ano
“Para instalar o touchegg no Ubuntu basta que abram o terminal e executem os seguintes comandos:”
Convêm primeiro descarregar o package deb primeiro
Qual a utilidade disto numa vm ?
Desconhecia a aplicação, mas é verdadeiramente interessante. Obrigado pela dica. Acho que vai encaixar muito bem no meu Pop!OS.
Quanto ao artigo, apenas acrescentar que antes do processo de instalação referido é preciso fazer o download do arquivo (no vosso exemplo o arquivo .deb) e depois colar os referidos comandos no terminal.
Mas, estamos em 2020!, basta clicar no arquivo .deb ou .rpm e instalar sem recorrer à linha de comandos. 🙂
Continuação dum bom trabalho.
E eu pergunto assim…se querem que o Linux seja o “substituto” do Windows (pelo menos, os títulos das notícias sobre Linux neste Pplware assim o incitam…está farto do Windows? Aqui está a distribuição que o vai fazer trocar de sistema)…como podem dizer pra colocar comandos no terminal? Se eu mudar pra Windows não preciso de colocar comandos em porra nenhuma…se eu mudar pra MacOS não preciso de colocar comandos também para efeitos de instalação de aplicações…então porque raios no Linux é preciso? Porque a canonical não faz por exemplo uma espécie de “installer” universal ? O DaVinci resolve em Linux já uma ferramenta desse tipo…pelo menos instalar o DaVinci resolve é só dar duplo clique no executável em formato .run e pronto…instalar drivers também deveria ser assim