Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur: Mais rápido e a ocupar menos espaço de armazenamento
A Canonical mantém os desenvolvimentos do Ubuntu sempre a decorrer e agora lançou o Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur. Esta é uma atualização do seu sistema operativo e que promete ser ainda mais rápido, garantindo ao mesmo tempo que ocupa menos espaço. Claro que há mais novidades e é hora de as conhecer!
Chegou o Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur
Todos os que usam o Ubuntu sabem bem das capacidades que este sistema operativo oferece aos utilizadores. Longe de ser uma distribuição Linux complicada de usar, procura simplificar todos os processos de gestão. Com o Ubuntu 23.10 Mantic Minotaur isso foi continuado e melhorado.
Uma das grandes novidades desta versão é App Center que facilita o encontrar de novas apps. A Canonical garantiu que fosse rápido, intuitivo e fácil de usar e suportasse formatos de pacote snap e deb. O App Center obtém metadados avançados da Canonical Snap Store para informar melhor sobre as apps que desejam baixar.
Canonical quer um sistema mais rápido
Outra grande mudança nesta atualização é o suporte de visualização para criptografia de disco completo suportada por hardware. A Canonical espera oferecer suporte de hardware mais amplo para esse recurso e mais opções de configuração e gestão no Ubuntu 24.04 LTS.
Há ainda uma mudança de segurança nesta atualização está no kernel do Ubuntu, que agora suporta um modo adicional que força os programas a terem um perfil AppArmor para usar namespaces de utilizadores sem privilégios. Isso reduzirá as interfaces do kernel que normalmente exigem privilégios de root e criam vulnerabilidades de segurança significativas.
Uma novidade prometida para breve
Por agora, a maioria dos utilizadores não economizará muito espaço em disco, presumindo que instalem um arquivo ISO. Este ISO para Ubuntu 23.10 tem 4,6 GB, que é menor que o ISO de 4,9 GB do Ubuntu 23.04, mas não drasticamente. Isto pode mudar, no entanto, por existirem planos para novas opções de aprovisionamento e instalação.
Sendo uma versão não LTS, o Ubuntu 23.10 terá suporte apenas por nove meses. Para a maioria dos utilizadores, é preferível manter as versões LTS, mas se estiver a usar o Ubuntu 22.10 ou 23.04, deverá atualizar para o novo Ubuntu 23.10.
Um Linux pronto para ser instalado
A Canonical revelou que esta é uma versão importante para os desenvolvimentos futuros, por ser uma intermédia entre versões LTS. O Ubuntu 23.10 estabelece as bases para o próximo lançamento de suporte de longo prazo (LTS), previsto para abril de 2024.
Para descarregar o Ubuntu 23.10, basta aceder à página de downloads do Ubuntu e descer até a secção Ubuntu 23.10. De acordo com essa página, se pode executar o Ubuntu 22.04 LTS, então poderá correr o Ubuntu 23.10, pois os requisitos do sistema são os mesmos.
Este artigo tem mais de um ano
É a melhor distro para utilização comum aka substituir macos e windows
Não não é. No Ubuntu tens de usar a linha de comandos para ligar a firewall. No Mint tens a aplicação/programa com interface gráfica.
Qual e o trauma de usar linha de comandos ? Se forem usar o flatpak tambem tem de usar a linha de comandos, pelo menos no zenwalk e assim.
Mikado, a firewall no mint já vem pré-instalada, no ubuntu tens de instalar, é só isso. e claro isso é feito pela linha de comandos.
LImuXO pode passar anos, vai ser so um lixo para falar q se ”entende”
De Janelas Ruins deves perceber muito…
Alguem sabe se no ubuntu na versão 23.10 se já suporta graficas Nvidia? na versão 23.04 não suportava.
Não existe driver da própria marca?
Uso linux mint há anos, até me esqueço do resto.
Eu uso o Ubuntu (LTS) há 4 anos e tambem estou satisfeito