Empresas japonesas vão lançar moeda digital DCJPY para transações de energia limpa
A moeda digital DCJPY, a ser lançada por um consórcio de empresas japonesas, procura revolucionar os certificados de energia limpa, através da Blockchain, e tendo em vista a segurança e poupança de custos.
Um consórcio de empresas japonesas deverá introduzir, em julho de 2024, uma nova moeda digital, apelidada DCJPY. Segundo adiantado pela Reuters, esta moeda procura mudar a forma como os certificados de energia limpa são transacionados e liquidados, oferecendo uma solução transparente e segura, que poderá impactar significativamente o cenário energético global.
O consórcio, que inclui alguns dos players mais influentes do setor financeiro do Japão, como Mitsubishi UFJ Financial Group Inc., Mizuho Financial Group Inc. e Sumitomo Mitsui Financial Group Inc., pretende redefinir a abordagem do país perante as energias limpas.
A moeda digital será baseada no iene e operará numa rede lançada pela bolsa de criptomoedas DeCurret, conhecida pela sua experiência em transações digitais. Mais, um dos principais atores desta iniciativa é o GMO Aozora Net Bank, responsável pela emissão da DCJPY.
Espera-se que a moeda digital DCJPY seja segura
A partir do próximo ano, a DCJPY deverá ser amplamente adotada para transações de certificados de energia limpa. De forma simples, este sistema atribui um valor ambiental à energia que deriva que fontes de combustíveis limpas, não-fósseis.
A DCJPY será apoiada pela Blockchain, por forma a garantir a transparência e segurança dos processos, evitando falsificações e melhorando o sistema.
Conforme avançado pela Reuters, a moeda digital DCJPY tem como grande vantagem a integração nas contas bancários tradicionais. Esta abordagem é diferenciadora, porque, além de aumentar a segurança, incorpora práticas bancárias comuns, como o combate à lavagem de dinheiro.
De ressalvar que esta moeda digital difere das stablecoins, uma vez que o seu valor não está vinculado às moedas fiduciárias, mas sim enraizado em depósitos bancários.
Se as entidades empresariais sem dinheiro também puderem tornar-se verdadeiramente digitais usando a rede DCJPY, haverá enormes economias de custos para todas as partes interessadas envolvidas nas liquidações de pagamentos.
Explicou Satoshi Murabayashi, CEO da DeCurret.
Aquando do anúncio da DCJPY, foi apresentado o "'DCJPY' White Paper". Este sugere que a moeda digital que lhe dá nome tem potencial para coexistir com a moeda digital planeada pelo banco central do Japão.
Leia também:
Só podem ser estúpidos. O bitcoin é a melhor opção para esse equilíbrio.
Já está mais que provado.
“Espera-se que a moeda digital DCJPY seja segura”
Só pode estar a gozar. LOL