PplWare Mobile

Ubuntu 20.04: Queixas da sua loja crescem depois da atualização para esta versão

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. lourenço pinto nuvunga says:

    andei a bater com a cabeça esta semana para conseguir por as aplicações a funcionarem.

  2. O pirata says:

    Não dá para instalar pelo terminal?
    Eu instalei pelo terminal e não tive problema nas aplicações que eu utilizo.

  3. Diogo M. says:

    A loja do elementary é muito superior à do Gnome/Ubuntu. É a loja que o PopOS usa também.

  4. indignado says:

    Ainda gostava que me explicassem a vantagem de ter na loja de app aplicações que funcionam nativamente no sistema … a loja de apps não e mais que uma tentativa de acompanhar as loja de apps da microsoft no windows ou a loja de apps do mac ou a loja de apps do android. sinceramente fora do âmbito dos dispositivos moveis nunca percebi o conceito, a instalação de uma aplicação nativa é sempre menos problemática e mais certa que qualquer loja de apps.

    • nimboos says:

      No caso do linux, estas “lojas de apps” servem para instalar o software nativo.

    • Ricardo S. says:

      Esse comentário não faz qualquer sentido. O Ubuntu foi o primeiro sistema operativo a ter uma loja de aplicações, muito antes de existir Android e iOS, muito antes do sistema de lojas ter sido implementado no MacOS e Windows.

      Não foi o Ubuntu que “tentou acompanhar outras lojas de apps.”

      • David says:

        Ricardo S ia dizer o mesmo, este pessoal nem se dá ao trabalho de pesquisar antes de comentar. Imagino quando descobrirem que a maior parte dos eletrodomésticos que usam é Linux kkkk

    • ervilhoid says:

      um utilizador com poucos ou nenhuns conhecimentos chega ao ubuntu e foge porque nem aplicações sabe instalar, a loja sempre dá uma ajuda

    • Diogo M. says:

      As distribuições Linux adotaram as lojas de software muito antes do Windows ter lançado a sua store no sistema.
      No Windows os utilizadores estão habituados a ir ao browser para fazer o download das suas aplicações, para instalar o vlc vão ao site e transferem o instalador, abrem o instalador e dão next, next next. No caso do Linux basta abrir a loja pesquisar pelo programa que se pretende e instalar.

      • Richard Fraccaroli says:

        Corretíssimo, Diogo!!! Concordo com você.

      • DOUGLAS PEREIRA LEAL SANTANA says:

        no seu mundo perfeito ne ! maior lixo que existe e essa loja
        nao da pra instalar um mero balenaetche, um weousb, e por ai vai uma infinidade de coisas que o ubunto tem que melhorar muito … no windows o simples fato de baixar e clicar instalar , sim ,sim e pronto .. tudo perfeito ! eu sou iniciante no ubunto e vai por mim perdi a conta de o quanto e uma merda intalar programas nesse sistema

    • Sonecas says:

      É apenas um nome da moda para chamar o que já existe ha anos e anos, no caso, repositório de software, assim como cloud é nome fino para servidor em rede.
      Mas aqui não é um problema de nomes, mas de implementação.

  5. miguel says:

    Prefiro o CentOS 8, ubuntu só me deu chatices.

    • David says:

      Eu uso o Ubuntu desde sempre, desde que comecei a usar Linux, ou seja, a uns 10 anos pelo menos, e nunca tive problemas. Em quê concretamente vc se queixa? Eu quero tentar perceber porque até agora não senti necessidade de migrar…

  6. Richard Fraccaroli says:

    Não acho legal tirarmos conclusões precipitadas. Toda mudança requer um tempo de adaptação pra ficar melhor. Acho que os caras estão no caminho certo.

  7. Maomao says:

    Ubuntu e PopOS (ultimas versões / 20.04) nao sei porque, mas sempre que faço um reboot, simplesmente nao arranca…
    Mas como diz o ditado: “ha males que vem por bem”
    Instalei o Solus OS 4.1 (5 estrelas) e julgo que o meu distro hoping acabou.

    • David S. says:

      Vais ver que essa tua felicidade vai durar muito pouco tempo xD

    • fak says:

      Já usei o SolusOS, também achei 5 estrelas, mas o problema do Solus OS (no meu caso pelo menos foi), é que o Solus é independente e na altura não havia informação para instalar ou modificar o que quer que seja, tinha poucos programas… depois todos os programas demoravam muito a sair, tipo, saía uma atualização de um programa no Ubuntu por exemplo, só depois de várias semanas é que chegava ao Solus e nem vou falar de quando contactavas os devs a pedir para portarem um programa para o solus, eram tipo 2 meses à espera…

      troquei pelo Fedora (spin KDE Plasma) e acabou-se o meu distro hopping, para mim fedora é o derradeiro 5 estrelas.

      • David S. says:

        “fak” O problema do Solus OS não é só falta de alguns pacotes e a demora para ter actualizações. O sistema em si é muito instável para quem gosta de jogar os seus jogos na steam e tinha um problema quando se usava o Discord…
        Não sou grande fã de Fedora, gosto muito de Debian mas nos últimos anos uso Arch

      • Maomao says:

        Os programas que nao existem nos repositórios do solus OS, podem ser instalados pelo Flathub ou pela Snap store.
        Fedora Silverblue tb corre aqui mas em portátil de “testes”

  8. José says:

    Desinstalei algumas as aplicações. Fiz a actualização e re-instalei novamente as aplicações que queria. Ficou perfeito.

  9. tipicoazeireiro says:

    😀 nunca vi tal problema na Windows Store

    • David says:

      O Windows é um software proprietário, pago, e que tem uma organização completamente comercial. Eu instalei o Windows 10 à dias para tê-lo em dual boot no meu portátil, posso vir a precisar para softwares específicos como máquina de diagnósticos etc, e devo dizer que já me tinha esquecido da bruxaria do Windows. Primeiro não me deixava mudar para o FireFox, dizia que o edge é mais seguro e se eu tinha mesmo a certeza. Depois tentei instalar na app deles o DropBox, ainda não consegui… instalei o LibreOffice e ele parece mais lento que no Ubuntu, não me admira que comece a dar erros… o WIndows é um produto comercial, eles têm os produtos deles para serem usados com o sistema operativo e usam-se de tudo para que os usuários instalem só softwares deles… Eu sou da opinião contrária à maioria que usa o LibreOffice, eu acho o layout do Office muito mais bonita, mais bem organizada, ainda não me convenceram do contrário. Isto acontece, uma vez mais, por eles terem equipas multidisciplinares pagas que fazem estudos de mercado, são profissionais renomeados que sabem o que o usuário quer. Qualquer projeto colaborativo terá sempre um passo atrás em muitas coisas, é natural que assim seja. Temos de ser mais humildes, agora é aguardar que a Canonical tem todo o interesse de resolver este problema.

  10. karoz says:

    estou tentando abrir a snap store, mas não abre pra nada. ja fiz muita tentaiva………..

  11. JOSE says:

    usar linux para tarefas domesticas é masoquismo

    • David says:

      Eu não sou muito bom a usar o PC, desenrasco-me, mas acredite em mim, qualquer usuário que use Linux faz as coisas mais rápido que quem usa WIndows. Se vc procurar na net há muitas comparações de tarefas usando os dois sistemas e o Linux Ubuntu ganha em todas. Não digo isto por ser utilizador à mais de 10 anos e nunca mais ter sentido necessidade do Windows, digo por ser a verdade, pesquise por si próprio e surpreenda-se 😉

  12. Fabiano MUniz says:

    Não sei realmente o que houve, pois fiz as instalações do VSCode, Postman e MySql e depois não abria mais o Ubuntu Software só conseguir voltar ao normal com esse comando sudo chmod -R 0755 /var/lib/snapd

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.