Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus) – Desktop Perfeito (Parte I)
A distribuição do momento, no segmento do GNU/Linux, é o Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus). Passados dois anos, a Canonical volta a lançar uma versão LTS e são várias as novidades incluídas.
Para quem ainda não instalou esta versão pode seguir o nosso guia. Quem já o fez, pode começar a personalizar o sistema com as 5 dicas que apresentamos hoje.
1) Instalar o Unity Tweak Tool
O Unity Tweak Tool é uma ferramenta que tem como principal objectivo a personalização do Ubuntu, disponibilizando um conjunto de Tweaks para o Unity, System, Windows Management e Appearance.
Como instalar?
sudo apt install unity-tweak-tool |
2) Mover o Unity Launcher
Uma das novidades do Ubuntu 16.04 (apesar de já ser possível em versões anteriores) é a possibilidade de mover o Unity Launcher da esquerda para o fundo. Para proceder a tal alteração há várias opções: ou via terminal, ou via ferramentas Unity Tweak Tool ou Dconf.
Caso pretendam usar o terminal basta que usem o comando
gsettings set com.canonical.Unity.Launcher launcher-position Bottom |
Nota: Se pretenderem voltar a ter o Unity Launcher na esquerda, basta substituir o Bottom por Left.
3) Minimizar uma app com "um só click"
Carregando no ícone de uma app que esteja no launcher esta abre. No entanto, voltando a carregar no ícone é aberta uma segunda instância. Porque não usar esta acção para minimizar a app?
Esta alteração pode ser feita via terminal ou também através da ferramenta Unity Tweak Tool
Caso pretendam usar o terminal basta que usem o comando
gsettings set org.compiz.unityshell:/org/compiz/profiles/unity/plugins/unityshell/ launcher-minimize-window true |
4) Weather indicator
Para estar sempre atento ao estado do tempo que faz na nossa cidade/vila/aldeia, podemos instalar o indicator-weather que disponibiliza na barra superior um conjunto de informações sobre o tempo.
Para instalar, basta executar o seguinte comando.
sudo add-apt-repository ppa:atareao/atareao sudo apt-get update sudo apt-get install my-weather-indicator |
5) Instalar o Telegram
Os serviços de comunicação ocupam hoje em dia um espaço muito importante na Internet. Se há uns anos o IRC era um dos principais serviços de Chat, hoje em dia, os utilizadores procuram serviços com mais funcionalidades (ex. Facebook messenger, Viber, skype, etc) e essencialmente onde estejam os amigos.
Para quem procura um serviço de mensagens seguro, o Telegram é sem dúvida o serviço de referência. O Telegram é uma serviço de mensagens focada na segurança, versatilidade e na rapidez.
Como instalar?
sudo add-apt-repository ppa:atareao/telegram sudo apt-get update sudo apt-get install telegram |
A parte II desta rubrica será realizada também com base nas vossas dicas. Para isso deixem se faz favor nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no Ubuntu e, se possível, como instalar as mesmas. Espero que tenham gostado deste artigo e que vos seja útil.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom!
Esse mix de PT e EN na interface é um assombro..
Atenção pessoal é tudo mentira,instalem antes o Windows 10.
Pra que? Windows 10 não é unix, ou seja, é um lixo.
PAULO ESTÁ CORRETO! INSTALEM O WINDOWS 10, POIS VOCÊ PEGARÁ VÍRUS, TERÁ PROBLEMAS COM LENTIDÃO E TRAVAMENTOS, GASTARÁ MUITO TEMPO DESFRAGMENTANDO O HD, TERÁ METADE DOS RECURSOS DO SISTEMA CONSUMIDOS POR SUITES DE SEGURANÇA! UMA BELEZA!
E que tal ajudares na tradução em vez de estares aí a criticar?
E a parte II ?? 🙂
Alguém sabe como se instala o Google Earth. Já perdi uma data de horas e dá-me sempre erros.
Professor José Cruz Lopes ? Aqui vai: https://goo.gl/vD7qb8
Não. Não sou o professor José Cruz Lopes mas de qualquer maneira obrigado.
+1
-1
Saca a versão adequada, no Ubuntu:
sudo dpkg -i googleearth*.deb
no caso do sistema ser de 64 bits;
sudo apt-get -f install.
Não gosto da interface… tem um look muito antiquado….
Gosto mais da interface do windows 10… tem um look mais moderno…
Podes sempre alterar muito facilmente. A primeira coisa que fiz foi instalar o Cinnamon.
Podes sempre instalar o Unity 8.
Se há coisa que o ubuntu nunca teve foi um look bonito. Aquela cor rosa inicial é horrível.
Tenta lá mudar a interface do windows 10!
Tenta lá mudar a interface do windows 10!
Hugo
Eu prefiro o cinnamon tbm. Ubuntu é ótimo mas não é bonito.
há quem use o xfce e não é pela beleza, mas, sim pelas funcionalidade. Felizmente existe diversidade para todos os gostos.
O xubuntu ta bonito cara o novo xfce ta mais rfinado
Usa o ubuntu mate… vais gostar, é melhor do que este em que as aplicações estão todas misturadas, parece o windows 10 que estão (des)organizadas por ordem alfabética… No ubuntu mate ficam arrumadas por categorias.
Para que comparar um porsche com um clio, isso do Ubuntu é sistema para nerds.
Sim sim! Por isso é que cada vez mais empresas optam por usar sistemas de base unix em servidores etc. Diz-me antes assim, Windows é para totozinhos que mal sabem o que é uma tecla e basicamente sabem que o botãozinho do rato do lado direito serve para selecionar umas coisitas… deves ser da geração facebook tu… é por isso que já querem lançar updates com bash ubuntu em windows 10… deve ser para fazer os Iós como tu abrir as biseiras
Bem… Está a aqui uma confusão no teu comentário! Misturar alhos com bugalhos… Antes de mais, está-se a falar um sistema operativo desktop e vomitas para aqui servidores, depois já voltas a falar do interface desktop… enfim..
Linux é utilizado nas empresas, nomeadamente a nível de servidores. Mas não estou a ver todo o pessoal das empresas trabalharem em servidores… Cada macaco no seu galho!
Outra coisa que também convém referir é que Linux is not Ubuntu. Há sistemas mais simples e acima de tudo funcional. Adoro Elementary e Peppermint (baseados em Ubuntu), mas para mim o Win7 continua a ser o sistema mais estável, fluído, funcional e user friendly, quer a nível empresarial, quer a nível pessoal. Sou fã de sistemas linux desktop.
Eu gosto do Ubuntu para caramba, trabalho com ele e não volto a trabalhar com Windows. Mas gosto é gosto, para programar e segurança acho ele muito superior.
Sem dúvida! Ainda agora precisei de um plugin para ver vídeos no Facebook e nada… é preciso um grande filme para instalar o que quer que seja. Ninguém vai perder tempo a aprender como se instala um programa quando tem a necessidade imediata de produzir e não perder tempo com pesquisas. É por isso que o Ubunto nunca vai substituir o Windows. 🙁
Fumas umas brocas como os nerds do Xubantu e depois gostas de tudo.
Unity é a coisa mais feia do mundo linux, a única coisa positiva que trouxe foi “obrigar” os developers do mint a criarem o cinnamon xD
Não percebo como é que acham o cinnamon mais bonito…. Parece uma mistura de Windows XP. O unity é só basicamente duas barras em que uma parece vidro e com ícones modernos. Para mim é dos mais bonitos e é o que uso no meu. No entanto acho o Windows 10 mais bonito
É verdade que gostos não se discutem, mas para mim, cinnamon é muito mais intuitivo, tem linhas e layouts consistentes ao longo de toda a interface, mais limpo, polido e muito organizado, unity só as cores assustam me.
No entanto o meu preferido ate é kde que é o que uso diariamente, mas nos pcs mais fracos cá em casa tenho cinnamon.
MAs…o windows 10 para os mais distraídos…não é linux :S
De qualquer forma podes sempre usar o windows 10 🙂
COM TANTAS OPÇÕES DE INTERFACE QUE PODE INSTALAR, COM TANTOS BENEFÍCIOS QUE O UBUNTU TE PROMOVE, ESTAR COM O WINDOWS 10 É UM DESPERDÍCIO.
eu pessoalmente gosto mais do gnome 3
bambe eu prefiro Gnome 3 mas mesmo bom e o xfce 😉
Prefiro o ubuntu mate, mas com um único separador (por defeito costumam estar três separadores, um das categorias, outro das pastas… e por fim um com aplicações do sistema), fica impecável tudo organizado.
+1
Nao vi nem um bug no CentOS uso gnome 3 show.
depois querem que o utilizador comum utilize linux.
Instalar qualquer coisa é preciso ir à consola e escrever o que querem….
Por isso é que por muito bom e gratuito que o linux seja, nunca terá o mercado de software com o windows
+1, tirando as configurações o resto que vi para instalar programas teve de ser por linha de comandos. havendo utilizadores que mal a interface gráfica sabem utilizar…. continua muito user frendly sem duvida!
Tem a loja de software. Para 99% das necessidades nao precisa da linha de comandos. Nos ultimos anos houve uma grande evolucao. Outra coisa boa e que mantem a velocidade com a idade ao contrario do windows que ao fim de um ano parece um caracol coxo.
Linha de comando? Ja ouviu falar na central de programas Ubuntu mais facil que a playstore.
É essa a mais valia do Linux, é o usuário escrever exactamente aquilo que quer, não há supresas no decorrer da instalação!
surpresas claro!
Qual é a complexidade? por exemplo queres instalar 6 aplicações (gimp, scribus, inkscape, blender, skype, vlc), abres o terminal (ctrl+alt+t), escreves “sudo su” sem as aspas e carregas no enter, metes a pass carregas no enter, escreves “apt-get install gimp scribus inkscape blender skype vlc” sem as aspas, carregas no enter… e já está 6 aplicações instaladas…
Diga-se de passagem que a tua explicação assusta muita gente xD Anyway, para muitos, isso é mais complicado que ir procurar as 6 aplicações no Google, fazer o download no site correcto (e sem clicar em botões de download fictícios), clicar para cada instalador em meia dúzia de “Next” (muitos cliques ao todo portanto), e tomando a devida atenção à potencial instalação paralela de crapware (que muitos, claro, nem dão conta de tão absorvidos estão a clicar em “Next”, e depois admiram-se). Escrever uma linha custa bem mais que isto tudo…
Eh pah… o Sudo e um repositório hijacked fazem-te instalar o mesmo nível de crapware ou pior…
Basta um utilizador newbie receber uma instrução num site tão “seguro” como este, com 3 comandos em que um deles é o de adicionar um repositório xunga… ele vai fazer copy paste direto. E mesmo que não o faça… vai escrever letra a letra na linha de comandos 🙂 … quem diz isto diz um “rm -rf “
Simples…
Errado…
Como fazes para instalar algo no windows? Procuras pelo ficheiro .exe do que queres e instalas, certo?
No Ubuntu, procuras pelo ficheiro .deb do que queres e instalas, simples, sem teres que abrir o terminal.
Mas tal como no windows, existe sempre um certo “atraso” do software que funciona numa versão mais antiga, para uma versão mais recente…E ai o Terminal, esse “bicho de sete cabeças” ajuda e muito…
Depois depende do Software e de quem o faz, isso são outros mil…
Executei os comandos no terminal para instalar o Weather indicator mas não aconteceu nada.
Já reiniciei a máquina e nada.
OK. Não tinha lançado a aplicação. Já aparece na Barra Superior.
Agora já só gostava de conseguir instalar o Google Earth.
Está aqui tanta info https://www.google.pt/search?q=Google+Earth.&ie=utf-8&oe=utf-8&gws_rd=cr&ei=fmQaV7acA8PWaqW6urgK#q=Google+Earth.ubuntu+
http://askubuntu.com/questions/302135/how-to-install-google-earth-on-ubuntu
ZORIN 11 😛
No meu portátil a versão 15.10 era mais estável. Nesta versão os cantos activos estão bugados (ver todas as janelas abertas). E tenho a sensação que a 15.10 era mais rápida.
Este artigo espelha bem aquilo que escrevi no artigo anterior sobro o Ubunto! É um software para utilizadores avançados. Ponto final. Ter de executar comandos para instalar um simples programa nesta altura do campeonato? É óbvio que o user comum prefere o Windows, onde basta clicar em, seguinte, seguinte, ok, e está instalado. Simples! 😉
-1
Muitos dos softwares no Ubuntu hoje em dia estão a um clique de instalar, Nem todos precisam se dar ao luxo de usar o terminal.
O ubuntu evoluiu muito desde a sua criação, alguns jogos rodam com um desempenho impressionante nele.
Eu uso ubuntu desde 2010 em conjunto com o Windows.
Claro que usuários são conhecidos por quererem facilidade em tudo que se fazem, e o ubuntu lhe pode proporcionar ele, e o melhor de tudo, sem BSOD! coisa que nem o Windows 10 conseguiu remover.
Poderíamos discutir sobre o Ubuntu all day long. más não iríamos chegar a nemhuma conclusão.
Cada um usa o que usa porque é bom para sí pŕoprio. Não existe melhor e nem pior. Existe o produto que satisfaz as suas necessidades.
Todos os comandos dados acima servem para falicitar! Se não quiseres dar um ctrlC + CtrlV, basta ir no site do telegram, baixar o aplicativo e clicar sobre o mesmo! Pronto! Fácil não? Agora pode voltar a pegar seus vírus! :p
Atenção que para colares os comandos no terminal não é ctrl+v (colar) mas sim shift+insert.
ou ctrl+shift+v
No ubuntu também fazes o mesmo, copias o programa que queres (*.deb) e instalas com o seguinte, seguinte e ok.
Existe um instalador de programas, os ppa’s é responsabilidade do freguês penso eu que uso debian o avôzinho do pessoal.
Aqui no linux mint não é preciso usar comandos (e de certeza que no ubuntu também não) há o gestor de pacotes, é uma ferramenta gráfica, dá para usar só o rato, como no windows.
A vantagem é que mostra todo o software disponível nos repositorios, agrupados por categorias, com comentários e classificação dos utilizadores. É uma excelente ferramenta para utilizadores menos experientes. Há 74556 pacotes, variedade não falta 🙂
Sim, é verdade. A loja de aplicações funciona muito bem…mas essa toda a gente aprende a usar em menos de um minuto. Assim ficam também a saber com instalar via terminal.
1) Ao menos não tens de clicar em seguinte, seguinte, seguinte. 2) O software só vem de repositórios oficiais, sem o risco de um download de sites ilícitos. 3) Não corres o risco de, no meio de tanto seguinte, seguinte, seguinte, instalar ao lado crapware. 4) Há o Software Center onde não tens de executar um único comando. 5) Podes instalar os ficheiros *.deb (equivalem aos instaladores no Windows, *.msi) com o Software Center sem um único comando. 6) É mais fácil usar um comando de treta (sudo apt-get install ) do que toda a pesquisa no Google e cliques de instalação e riscos inerentes.
Quem quiser experimentar ver a meteorologia pelo terminal sem ter de instalar nada, é só maximizar a janela do terminal e escrever curl wttr.in e para ver a fase da lua é só escrever curl wttr.in/moon
Boa dica, gostei 🙂
Vem mesmo a calhar.
Se usarem o Software center do ubuntu, nao precisam digitar comandos, é uma loja com aplicações gratuitas e outras pagas.
Se forem a um site, que disponibilize um .deb do software, e o descarregarem, dao 2 cliques em cima do ficheiro e instala como qualquer installer do Windows.
Porque é que o pessoal usa a linha de comandos? Porque é a forma mais facil de instalar uma aplicação.
E há outra razão, depois de se sentir o poder da consola/terminal já não se quer outra coisa, right?
right /a sentir esse poder desde a versão 7.04
E plugin para reproduzir os vídeos do Facebook? Ando aqui às voltas há dois dias… e nada! Já agora, estou a usar o Chromium como browser predefinido.
Boas.
Isto vai ser uma pergunta estúpida, mas nunca usei o ubunto. Será que consigo intalar ou existe forma de instalar um software para windows no ubunto? mais propriamente estamos a falar num software de faturação.
Apenas se o fornecedor disponibilizar versao para linux…
Depende do programa. Ha muitos que correm bem apos a instalacao do software wine, cuja finalidade e compatibilizar software windows em linux.
Tens o programa de facturação Evaristo que funciona em linux e todos os que funcionam através do browser. Esquece os que se baseiam em SQL. Foge do primavera.
estou a falar deste programa: http://www.filosoft.io/pt/Gestor/P1.
Vou arranjar uma máquina para instalar o ubunto e experimentar este software. Se funcionar acho que vou fazer pressão na empresa para passarmos para o ubunto.
Depois dou aqui o feedback.
Obrigado pelas vossas respostas.
Instalei o Xubuntu 16.04 e está nota 1.000. Rápido,seguro e completo. 🙂
Somos 2, bem mais rápido que o Ubuntu
Instalei no VBox com 3D selecionado, mas para tristeza minha não consigo resolução superior a 800×600. Podem dar-me uma ajuda? Obrigado. PS no mint é na boa ecran total 1920×1080
Instala o VirtualBox Additions.
Experimenta o VMware gratuito. É mais user friendly.
Deepin rules
Só eu é que achei o boneco inicial parecido com o charmander? xD
GodZilla is comming 😀
Já agora, dois extras que uso no ubuntu:
O Variety, wallpaper changer, e o Psensor, para ir mantendo a temperatura do CPU debaixo de olho e quando for preciso limpar a ventoinha e mudar a massa térmica.
O Spotify também é uma mais valia.
num ssd corre muita bem
Até tem piada… já alguém notou que há comentadores que escrevem sobre tudo o que é técnico para defender a sua marca/empresa de eleição… algumas vezes até roçando a ficção científica. Mas quando se fala de um simples sistema operativo… o comentário é que é para nerds ou malta da programação?
Por favor, continuem, já tenho registado boas anedotas.
Particularmente não gosto de instalar uma versão nova do Ubuntu logo no lançamento porque muitos programas não são possíveis de se instalar facilmente e temos que esperar por alguma PPA ou algo do tipo.
Depois de um ou dois meses aí sim se torna interessante pois já terão saído atualizações e PPAs para o sistema.
Instalei o Ubuntu 16.04 numa VM do Hyper-V da MS. Não permite rede nas VM’s.
Alguma dica ou sugestão para contornar isso, please.
Instalado em dual boot com o windows10, o único problema que encontrei`até à data é não conseguir instalar o Kodi 16, de resto 5 estrelas
Quando souberes como instalar o kodi, coloca aqui, sff
Já instalei
http://kodi.wiki/view/HOW-TO:Install_Kodi_for_Linux
Sem problemas
é realmente bom MAS, tem servicos que não sei o que fazem e em linux nunca envio –>
https://pplware.sapo.pt/microsoft/windows/cuidado-afinal-nao-e-apenas-o-windows-10-que-recolhe-dados/ salvo erros ou bug. so para limpar o SO perde-se muito tempo.
$systemctl status
Caros utilizadores do melhor sistema operativo alguma vez idealizado e realizado por terráqueos, eu acerca de dois anos troquei de sistema operativo windows-Linux. Já percorri várias distribuições linux e chegou a altura de experimentar a distribuição Ubuntu. Quando faço o download no site oficial do Ubuntu, o ficheiro .iso que começa a descarregar tem como nome: ‘ubuntu-16.04-desktop-amd64.iso’. A minha dúvida é na parte que diz ‘-amd64’. Sendo a amd uma fabricante especialmente de processadores, que concorrem diariamente com processadores fabricados pela Intel e sendo o processador do meu PC fabricado pela intel, posso instalar essa distribuição do Ubuntu no meu PC? ou tenho que esperar que o Ubuntu disponibiliza uma para processadores intel?
é exactamente esse…! Esquece as marcas…
Alguém conhece um raio de um plugin para reproduzir os vídeos do Facebook? É que nem no Firefox nem no Chromium consigo reproduzir os raios dos vídeos. Estou a tentar ficar algum tempo com o Ubunto, mas está difícil… É preciso um curso para tudo, 50 cambalhotas para instalar uma porcaria de um programa. E por isso que o Windows será sempre o Windows! :/
Pessoal, é um bocado off topic mas estou com problemas no Ubuntu e gostava de saber se alguém me pode ajudar. Este problema já deve ter acontecido a mais alguém:
Acabei de instalar o Ubuntu 16.04 i386 via USB.
Durante a instalação escolhi a opção para encriptar que me provocou um grande problema..
Após a instalação, durante o boot pede-me para inserir uma password (“Please unlock disk sda5_crypt”), e ao colocar a passsword correcta, obtenho o seguinte erro : “cryptsetup failed, bad password or options?”.
Aquilo que pretendo é formatar tudo novamente e re-instalar o Ubuntu, mas sem seleccionar a tal check-box para encriptação.
No entanto, agora mesmo colocando a pendrive que usei para instalar o SO, aparece-me a GRUB e não faz o boot pela USB.
De seguida, decidi experimentar um cd antigo que tinha aqui em casa, com o Win XP para fazer o boot e então formatar tudo. Neste caso já fez o boot pelo cd, mas obtenho o típico erro de blue screen enquanto está a fazer o load do cd…
Aquilo que pretendo é formatar tudo e re-instalar o Ubuntu, mas agora sem o “pisco” na check-box para encriptar…
Alguma sugestão?
O meu no lugar do Telegram está o Franz, que unifica todos Messengers em apenas um aplicativo..!!
Para quem quiser testar: http://meetfranz.com/
atualizei para esta versão mas agora não estou a conseguir autenticar na minha rede, apesar de nas configurações indicar a segurança 802.1x, autenticação PEAP, não utiliza certificado, indicar o utilizador e password. Tem de autenticar numa rede ip:10.1.2.xxx e não estou a conseguir. Tem de autenticas num servidor radius/eradmanager
atualizei para esta versão mas agora não estou a conseguir autenticar na minha rede, apesar de nas configurações indicar a segurança 802.1x, autenticação PEAP, não utiliza certificado, indicar o utilizador e password. Tem de autenticar numa rede ip:10.1.2.xxx e não estou a conseguir. Tem de autenticas num servidor radius/eradmanager
Parece que a solução é fácil http://askubuntu.com/questions/765021/ubuntu-16-04-doesnt-support-peap-authentication-without-ca-certificate