Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Preview de ficheiros
Será que o Ubuntu voltou a estar na moda com a disponibilização do Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot ? Avaliando pelas intervenções dos nossos leitores através dos comentários, são muitos os que agora começaram a testar este sistema operativo livre. Depois das nossas ultimas dicas (ver artigos relacionados) hoje vamos ensinar a instalar o Sushi para fazer preview dos ficheiros.
Sushi é uma nova ferramenta do Gnome 3.2, bastante semelhante ao Gloobus Preview, que permite de uma forma muito cómoda fazer o preview de ficheiros. Para usar o Sushi no Ubuntu, basta seleccionar um ficheiro no Nautilus e em seguida carregar na tecla ESPAÇO.
O Sushi funciona tanto no Unity como no Gnome Shell e actualmente não depende do Nautilus para funcionar. Assim, é possível recorrer a outros gestores de ficheiros e integrar o sushi.
Actualmente o Shushi tem suporte para fazer preview de ficheiros PDF, vídeo e ficheiros de audio.
Veja como funciona o Sushi
Como instalar o Sushi?
Para instalar o Sushi file preview, basta abrir o terminal (CTRL+ALT+T) e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install gnome-sushi |
Depois de instalado, convém fazer logout e logon no sistema. Este é uma funcionalidade interessante e que de certa forma pode permitir uma melhor produtividade no sistema. Continuamos a espera dos vossas dicas 🙂
Artigos relacionados
- Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Onde andam os screensavers?
- Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot Final disponível para download
- Aprenda a instalar o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot no VirtualBox
- Como actualizar o Ubuntu 11.04 para a versão 11.10?
- Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Personalize o seu sistema
- Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Instale o Google Chrome
- Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Como instalar o Java?
Este artigo tem mais de um ano
Excelente, só que a barra lateral podia se diferente, sei la, achei um poco incômoda.
Só usa quem quer, limitado não estás!
Boa noite ,
Excelente dica , instalei a versão de 64 bits deste SO , e de facto a rapidez é muito semelhante a 10,04 que ainda tenho instalada como a minha distro principal , o que estou a notar é a falta de personalização que esta nova versão nos trás já sem a possibilidade de optarmos pela sessão em Gnome clássico , portanto diria que estas dicas são muito interessantes porque de facto permitem um sistema bem mais apelativo .
Cumprimentos
Serva
e que tal verificar a config do light dm possivelmente deve existir uma, é procurar no google. No linux tudo se configura!
Tens aqui https://pplware.sapo.pt/linux/dica-como-mudar-o-background-do-lightdm/
Ainda bem que a porcaria da barra unity não é obrigatória… para quem tem ódio puro á porcaria da barra como eu, aconcelho a instalarem o gnome3.2 que devia vir por defeito no ubuntu11.10.
Vão ao ubuntu software center e procurem por gnome-shell e instalem. Depois terminem a sessão e é só escolher a sessão gnome.
O sr. Mark shuttleworth anda a emburrar muito com a porcaria da barra, já vai na segunda vez, por agora pode ser que ainda haja muita gente que na conversa, agora fazer uma terceira vez a mesma barra, é pura estupidez.
Concordo completamente. Acho o raio da barra pouco ou nada útil ou intuitiva.
Tentei o comando
sudo apt-get install gnome-sushi
E obtive:
A ler as listas de pacotes… Pronto
A construir árvore de dependências
A ler a informação de estado… Pronto
E: Não foi possível encontrar o pacote gnome-sushi