PplWare Mobile

Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Personalize o seu sistema

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Ryan says:

    Como ja disse anteriormente os habitos que criamos sao tramados. Mas como o Pedro diz e muito bem o que nao faltam por ai sao alternativas ao Unity.

    • BMJ says:

      Sim é verdade, o mal do unity são os nossos hábitos…

      Estou a ter muita dificuldade a habituar me ao Unity, mas estou a fazer um esforço….

      • Armando says:

        Sim, faz um esforço, vá lá, só mais um bocadinho! Fecha os olhos e faz de conta que estás a mexer no Lion OS. Se acreditares com muita força, vais deixar de ver a lentidão do sistema, os bugs e as mensagens de erro. Sempre se ouviu dizer que o amor é cego!

        • Miguel says:

          lol…
          q zé…

          a mim não me dá erros ou bugs ou mesmo lentidão… tipo … nunca …. 🙂
          deve ser mesmo só no teu.

        • Eduardo says:

          Erros? Lentidao? Tas a confundir c o windows?

          Pode, e é, diferente… Sim, tem bugs, mas nada q se compare a versao anterior. Pessoalmente eu prefiro assim para o meu portatil, tenho as coisas mais acessiveis, mas sao gostos e o que nao faltam sao alterntivas… Quem nao gosta das alternativas use windows ou mac. Sejam felizes com a escolha

        • Kombo says:

          Não sei em que maquina usas…mas posso dizer que desde que saio a versão final no dia 13 estou a utilizar quase 24h sobre 24h e não reparei em nenhum bug…esta a correr rápido e sem falhas estou a utilizar a versão de 32bits..no 11.04 não gostei muito, muito menos do Unity agora não tenho razões de queixa.

        • jadson says:

          Para mim também, não tenho problema nenhum. E o unity é fácil de adaptar-se, basta usar…

          O Mac OS tem “Panic kernel” até em macs genuínos… E Linux só não é mais usado em produção multimídia porque a Adobe não libera seus softwares para Linux.

          Mac só tem usuários por causa do “Status”, de um “amor tolo”, e pagar dois pcs em um. Nesse caso aplica-se perfeitamente o que você disse: “O amor é cego!”.

        • pedro scripting says:

          LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL mas o que é que um utilizador de MAC TRETAS esta aqui a fazer…….

          1- mac é 1 systema operativo (nao faz peças de hardware) logo nao existe vantagens em usar MAC nesse aspecto

          2-o systema MAC é o 2 systema operativo mas atacado por virus/vulnerabilidades
          (http://www.iantivirus.com/threats/)

          3-dizem:
          para imagem/som/video é o melhor
          ora para trabalhar imagem no MAC utiliza-se PHOTOSHOP (feito pela adobe nao pela MAC) para trabalhar som utiliza-se CUBASIS
          (nao é feito pela MAC) e por ai em diante…

          4-visualmente basta ir ao youtube e ver videos do COMPIZ a funcionar no UBUNTU para veremos que os outro 5 systemas (windows,mac,bsd,solaris) ainda estao anos luz atraz

          5-depois de 2 anos a usar o MAC OSX a unuca vantagem que vi em relaçao ao LINUX esta na maça……

          • Armando says:

            Apesar da insistência do Pplware em notícias sobre o Ubuntu, é notória a falta de interesse e adesão das pessoas ao linux… 24 comentários, uma boa parte deles, resposta a uma provocação minha. É também considerável a quantidade de pessoas que apesar de estarem predispostas a dar uma chance ao linux encontraram algum obstáculo intransponível, “eu até usava linux mas…”, há sempre um ‘mas’, um ‘se’ ou um ‘vou esperar pela versão seguinte’. As limitações do software livre não respondem às necessidades de quase ninguém. Mas os grandes responsáveis pela desilusão e até irritação das pessoas com o linux, continuo a dizer, são estes fanboys que infantilmente gostam de o apresentar como o sistema perfeito, infalível, todo-poderoso e capaz de superar qualquer outro sistema operativo. Com mentiras destas, o linux nunca irá longe…

          • Vítor M. says:

            Armando não é verdade, bem pelo contrario.

            A nossa certeza, contra a tua convicção diz-me que é um sistema com cada vez mais utilizadores, ao ponto mesmo de passar a ser opção governamental nas máquinas existentes nas escolas., como podes ver aqui:

            https://pplware.sapo.pt/informacao/governo-quer-linux-em-computadores-antigos-das-escolas/

            Depois acho que estás a ter uma condução errada, face à realidade e face qo que temso publicado, aliás conteúdos únicos em português e com uma qualidade extraordinária.

            Tenho dificuldade em entender os teus raciocínios, provavelmente por manifesta falta de argumentos e cultura que estás a demonstrar, além de uma ortografia deficitária. Mas isso não impede que estejas a ser criticado, no correcto termo da acção.

            Os “meninos” é que colocam etiquetas nos outros, quando manifestamente não têm argumentos para debater, começam a chamar fanboys e tretas do mesmo calibre. Penso que entendeste a mensagem, verdade?

  2. Spacetrader says:

    Podem me dizer se já é possível remover as sugestões de aplicativos na busca do Unity (acho que chama leneses)?

    Obrigado!

  3. Mário Luis says:

    Actualmente o Ubuntu é um grande pincel, não é pratico, não é intuitivo, é muito pesado em termos de recursos.
    Nota: 3 em 10.

  4. BMJ says:

    Parece me interessante, desconhecia.

    Vou testar.

  5. Ivo Carvalho says:

    Acho o unity muito bonito, mas de funcional.. pelo menos para mim não dá..

    Instalei o gnome-shell através da linha de comandos, no entanto os paineis (aquele do topo e do fundo) aparecem diferentes do que tinha anteriormente.. alguma maneira de os repor? :\

    • brunosbg says:

      Eu não sou nenhum expert em linux, mas uma coisa que aprendi neste tempo de linux que tenho é que para quem não gosta dos novos ambientes gráficos pode mudá-los na tela de login, tens o gnome clássico que embora não seja 100% igual ao do ubuntu 10 é muito parecido, em alternativa sempre podes instalar o xfce (ambiente grafico que vem de “origem”nu xubuntu e penso que no ubuntustudio) é leve, idêntico ao gnome anterior e também permite mudança de temas.

      • Ivo says:

        Resolvi dar uma oportunidade ao Unity, vou deixa-lo na máquina durante mais uns dias a ver se me habituo, a resistência À mudança às vezes é tramada 🙂

  6. johnito says:

    Já instalei, optima dica.

  7. s-k says:

    Muita gente se queixa da lentidão do Unity, mas é preciso não esquecer que o Unity não foi pensado para máquinas mais “antigas”.

    Para mim o grande problema é o Unity2D. Eu acho a experiência do unity2D horrível (esse sim é pesado). Era melhor deixar como estava no 11.04 que utilizava o Gnome em fallback mode em máquinas mais “antigas”. Mas o que não falta na net são dicas de como instalar o Gnome Classic no Ubuntu. Essa é uma das grandes vantagens do Ubuntu. O suporte de uma comunidade vasta.

    É normal que depois de muitos anos a usar Gnome, um utilizador se sinta perdido ao confrontar-se com o Unity.

    Na minha opinião, para o Unity ficar perfeito, era só colocar na dash um opção para utilizar um menu do tipo Linux Mint. Porque a dash funciona muito na base de “pesquisa” via Zeitgeist. E o utilizador mais antigo gosta de “atravessar” um menu.

  8. inoxllor says:

    E para o kubuntu existe algum programa do género?

  9. kekes says:

    Eu tou naquela de querer usar Linux mas agora nao percebo nada das ultimas versoes dos Ambientes Graficos Lool
    É que consegues fazer tudo que fazias antes mas mais dificel e sem perceber como de facto fizes-te…

    Viva ao Alt+Tab 😀

  10. Vasco Oliveira says:

    Muito interessante! so e pena nao fazer nenhum efeito no meu PC! 🙁

  11. serva says:

    Boa noite , não tenho notado bugs no 11,10 , está instalado num P4 a 3,2 Ghz e com 2GB de memoria ram a 400 , a lentidão a que se referem também não noto , no arranque sim nas versões anteriores ainda o ambiente de trabalho estava a abrir e já estávamos a usar o browser ou outra aplicação .

    Confesso que não gosto do Unity , mas é muito fácil a adaptação , penso que perdemos na produtividade , mas também tem as suas virtudes ao teres a mão os 4 ambientes de trabalho e poderes passar aplicações que estão a correr no painel 3 para o 2 ou vice versa ou pura e simplesmente escolheres qual o painel aonde se encontra a tua aplicação , confesso que gostei da ideia e permite teres um quantidade de programas abertos e usares todos sem que sobreponham janelas .

    Eu de qualquer das formas vou esperar pela LTS , agora instalei no meu portátil o Kubuntu 11,10 , posso-vos dizer que está divinal , tens um pouco mais de trabalho para o afinares , mas mesmo para um utilizador novo não é nenhum quebra cabeças , traz por defeito os efeitos do ambiente de trabalho activos , mas depois tens de ir as settings e aplicares os efeitos que desejas .

    Bom trabalho

    Cumprimentos

    Serva

  12. Antonio Antunes says:

    O Ubuntu 11.10 no meu Pc está a funcionar em grande. Estou a tentar adaptar-me ao Unity e vai lá com calma. Somente não consigo instalar o opera e o chrome na versão de 64 Bits.
    Um adica por favor. Obrigado e boa semana.

  13. GODofDARK says:

    Estou a usar o Ubuntu 11.10 e tambem a tentar habituar-me ao unity, o que nao esta a ser facil…. erros foi so nao ser possivel (pelo menos por aqui) instalar o opera via centro de programas, bugs é as veses muda a interface sem eu fazer nada e fica com um estilo muito quadrado o que é chato pois desaparecem icones e começa a ficar dificil de funcionar, lentidao ainda nao me assiste, o que me impersiona bastante pois estou num netbook ASUS 1215N e vejo que muitas pessoas se queixam de ser lento (no windows ta mais lento), incompatiblidade nao existe, ate ver funciona tudo ou perto… a bateria é que dura menos de metade do que no windows 7, o que é chato..
    se alguem soubesse alguma definiçao ou programa que se altere para ter mais bateria era de louvar, mas se nao tenho de usar o windows 7 quando tiver a bateria e o linux ligado a corrente o que é estupido xD..

    Bom post!! Estava a procura de como alterar estas definiçoes, agora parece que so da pa alterar o wallpaper mas com isto pode ser que me safe,…

    Cumps

  14. Rui Abreu says:

    Boa tarde pessoal

    ja instalei o ubuntu 11.10 apenas um problemazito a minha grafica nao esta instalada é uma Radeon X1600 series 256mb, como ainda sou iniciante neste SO nao sei como instalar a drive nem sei se é compativel.

    gostava que me dessem uma dica.

    cumprimentos

  15. Rui Machado says:

    Tenho instalado o Ubuntu 11.10 no meu portátil (com já para aí 5 anos) e corre tudo muito bem, sem bugs e sem lentidão. Aprovo! Assim como os frequentes artigos do pplware sobre linux e ubuntu, fizeram-me adicionar o website nos marcadores.

    Cumps

  16. p. says:

    Boa dica. Este é a minha 4 versão de ubuntu e é a mais funcional e estável de todas. Realmente estou rendido ao Unity, deixa todos os outros OS a anos luz em termos de usabilidade. E o meu portátil com 5 anos tem desempenhos como se tivesse acabado de sair da loja (mac ou assim) !

  17. Miguel says:

    A mim quando vou a pôr os comandos com sudo aparece que eu não estou em sudoers files . podem-me ajudar ?

  18. Rui Santos says:

    trabalho com SI a mais de 15 anos, quase sempre com software Microsoft, exprimentei pela primeira vez linux a cerca de 6 anos, já não me recordo da distro. Eu que respirava Microsoft, agora acho tudo muito bonito em termos de Usabilidade e Aparênçia, mas apenas isso. Em casa só uso linux e na empresa migrei já metade dos portateis para Ubuntu, cerca de 8 e os restantes seguem o mesmo caminho daqui por alguns meses.
    Depois de 3 meses de alguns atritos com os utilizadores, agora as coisas estão calmas e sem problemas, quando pergunto se querem mudar para o sistema antigo (Windows Vista e 7) dizem logo que não.
    Pelas minhas contas em Software devo ter poupado cerca de 5000€, e não só, pois melhorei tambem a productividade das pessoas.

  19. Rui Santos says:

    Tenho pena de não existir mais sensibilidade sobre este assunto pois na momento conturbado que vivemos os custos das empresas com SI, são elevados e muitas das vezes sem necessidade, principalmente nas PME, em que na maior parte dos casos usam Sistema operativo MIC, mais uma quantas aplicações do Office e mais nada.
    Eu optei por linux, e ao nivel da facturação um serviço baseado na web. Os meus custos baixaram na ordem dos 60%.

  20. deumMortis says:

    bom dia pessoal…queria colocar uma dúvida que há muito me atormenta…tenho no meu samsung n150 instalado o Linux 11.10 e já desde a versão 10.04 que não consigo ligar o meu portátil a num monitor externo (TV, projector, etc)…alguém aqui teve/tem o meu problema?

    Já agora sigo este fórum há muito tempo, mas visto ser o meu primeiro comentário quero dar os parabéns ao “donos” do fórum, têm aqui um óptimo trabalho… =)

    Cumps, deumMortis

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.