TOP 5 – Gestores de ficheiros para sistemas Linux
Qualquer que seja o sistema operativo (direcionado para PCs/smartphones, etc) tem um gestor de ficheiros! Esta ferramenta permite, de uma forma simples e rápida, gerir os conteúdos de um sistema e quanto melhor for mais produtivo poderá ser o utilizador na utilização do sistema.
No Windows o gestor de ficheiros nativo é o Windows Explorer, no macOS é o Finder e para sistemas Linux existem vários. Conheça hoje 5 dos melhores gestores de ficheiros para o Linux.
#1 - Nautilus
O Nautilus é o gestor de ficheiros mais popular para sistemas Linux. Esta ferramenta, que agora se chama GNOME Files, faz parte do ambiente gráfico de trabalho GNOME e daí a sua popularidade, uma vez que o GNOME está presente em várias distribuições Linux.
Com uma interface bastante simples e organizada, o Nautilus oferece aos utilizadores todas as ferramentas que necessita para gestão e manipulação de ficheiros. Além disso, este gestor de ficheiros tem também suporte para add-ons que permitem aumentar o número de funcionalidades assim como proceder a alterações ao nível da interface.
#2 - Dolphin
O Dolphin é o gestor de ficheiro que faz parte do ambiente gráfico KDE. Bastante semelhante ao Nautilus, o Dolphin oferece todas as funcionalidades que necessita a nível da gestão de ficheiros e pode também ser facilmente personalizado através de add-ons.
Além de disponibilizar várias formas de visualização, o Dolphin tem suporte para separadores e até a funcionalidade undo/redo está disponível para algumas operações.
#3 - Thunar
O Thunar é o gestor de ficheiros que acompanha as distribuições que têm como ambiente gráfico de trabalho o Xfce. Apesar de não ser tão popular como o Dolphin, este gestor de ficheiros serve bem para quem apenas precisa do básico.
O Thunar é rápido e simples. E para um computador com menor poder computacional, pode ser a melhor opção.
#4 - Nemo
O Nemo é o gestor de ficheiros que vem com o ambiente gráfico Cinnamon, um ambiente de trabalho (muito conhecido da distribuição Mint) que é bastante leve, com aparência do “antigo” Gnome2 e considerado como um pseudo fork do Gnome.
Relativamente ao Nemo, apenas referir que é um fork do Nautilus e, nesse sentido, tem muitas das funcionalidades do gestor no qual foi inspirado.
#5 - PCManFM
O PCManFM é um gestor de ficheiros desenvolvido por Hong Jen Yee e direcionado para quem não gosta das outras alternativas (o objetivo do PCManFM é mesmo ser uma alternativa forte ao Nautilus). Este gestor de ficheiros é disponibilizado sob a licença GNU e vem por omissão nas distribuições com o ambiente gráfico LXDE.
Destaque para a leveza desta ferramenta e para as muitas funcionalidades que disponibiliza. Se procura um gestor de ficheiros com uma interface muito simplista, que seja rápido e que ofereça as funcionalidades necessárias para a gestão de ficheiros, então experimente o PCManFM.
E são estas as sugestões que temos de gestores de ficheiros para sistemas Linux. Para quem procura alternativas para o Windows Explorer do Windows, pode ver aqui também algumas sugestões.
Se conhecerem outras ferramentas para este segmento, deixem nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Deepin File Manager?
https://userbase.kde.org/Dolphin/File_Management
? não percebi essa resposta..
Resumo:
Nautilus:
Prós: Minimalista, busca rápida
Contra: Quase nenhuma opção de customização, pesado.
Dolphin:
Prós: Completo, altamente customizável.
Contrás: Lentos e cria diversos serviços para cada aba ou janela aberta.
Thunar:
Prós: Leve, modular e customizável na medida.
Contras: Se removido quebra o Xfce, não pode remover o pacote “exo”. Falta um buscador integrado a interface, por isso necessita do catfish pra essa função.
Nemo:
Prós: Fork do Nautilus, porém muito mais customizável, busca rápida.
Contra: Pesado, necessita de muitas dependências pra ser instalado, trava ao buscar pasta com muitos arquivos e miniaturas.
PCManFM:
Prós: Leve, básico, simples.
Contrás: Muito simples, não mostra a opção de acesso a /, falta opções de customização, aparência antiquada.
Menções honrosas que poderia ser implementadas em outro artigo:
Caja (usado como padrão no MATE), Gestor de Ficheiros do Deepin (Deepin File Manager), Gestor de Ficheiros do Pantheon (Pantheon Files), PCManFM-qt (versão em Qt) e SpaceFM (lembra o PCManFM) e Enlightenment File Manager.
Se procuram por algo com um toque meio hacker, tem o MC (Midnight Commander) e Ranger.
+1
+1 (este podia ter sido o artigo todo)
+1
Obrigado e desculpem por alguns erros de gramática. Infelizmente o corretor insiste em colocar acentos onde não existem.
Podia ter colocado umas imagens mais atualizadas dos mesmos atualmente, não custaria nada.
Aparência é tudo hoje em dia.
Não dá pra cativar assim!
imgur.com/a/yShc7sb
Top 1 –> Dired+
Resto
Fedora-MATE e LinuxMInt-MATE estão bem servidos com o caja.
Definitivamente Dolphin é o top 1!