TOP 12 distribuições Linux de 2013 (Parte II)
Em 2012 o Pplware analisou cerca de 25 distribuições Linux (ver aqui). Em plena recta final de 2013, fizemos uma retrospectiva de distribuições Linux analisadas e chegamos a um TOP 12.Todas têm características únicas, todas evoluíram e todas podem ser uma excelente alternativa a outros sistemas operativos proprietários.
Depois de apresentarmos a Parte I do nosso TOP, aqui fica a segunda parte.
7) CentOS 6.5
Se o objetivo é instalar um sistema operativo Linux estável, então o CentOS é sem duvida uma óptima solução. O CentOS (Community ENTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat Enterprise Linux e mantida pelo projecto CentOS.
Homepage: CentOS 6.5
8) Linux Mint 16 “Petra”
O Linux Mint 16 “Petra” é baseado no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander e foi o resultado de alguns meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux.
Homepage: Linux Mint 16 “Petra”
9) wattOS R7.5
Uma das questões mais frequentes que chegam ao Pplware é “..sou iniciante no mundo Linux…qual a distribuição que devo instalar..?”. Bem, para esta questão são muitas as distribuições que podem ser sugeridas. No entanto, devido à grande comunidade e ao constante suporte, o Ubuntu é a distribuição que normalmente sugerimos.
No entanto, no caso do utilizador ter uma máquina já antiga e com baixa performance, há outras distribuições como é o caso do Damn Small (um distro com 50 MB) ou o Puppy mas o WattOS cumpre também tais requisitos.
Homepage: wattOS R7.5
10) MakuluLinux
Makuluinux (pronuncia-se “Ma-Cool-Loo”) palavra zulu para definir enorme ou descomunal,entre outros sinónimos. Jacque Raymer anunciou recentemente o MakuluLinux 4.2 onde se destaca o XfCE como ambiente gráfico de trabalho e o facto de ser uma distribuição baseada no Debian e funcionar em modo LiveCD.
Homepage: MakuluLinux
11) Debian 7
O Debian 7.0 “Wheezy” não é tão user-friendly como qualquer Ubuntu (o que em muitas situações é uma vantagem) e nesse sentido requer mais intervenção por parte do utilizador. O Debian 7.0 “Wheezy” tem suporte para multiarch, ou seja a capacidade de correr aplicações compiladas numa determinada arquitectura em outra, particularmente i386<->amd64, ou seja, pela primeira vez, os utilizadores vão poder instalar software para 32 e 64 bits na mesma máquina, sem problemas relativamente ao suporte e dependências.
Homepage: Debian
12) Porteus
O Porteus é uma pequena distribuição Linux, baseada no Slackware e optimizada para correr a parte de um CD/DVD, ou dispositivo USB. Como pontos fortes, esta distribuição tem um arranque super rápido e pode ser personalizada antes do utilizador fazer download da mesma. Na área de download da distribuição, o utilizador pode escolher a arquitectura da sua máquina, qual o ambiente de trabalho que pretente (Razor-qt, Mate, KDE4 ou xFCE)…
Homepage: Porteus
E foi este o top que preparamos para o final deste ano de 2013. No próximo ano continuaremos a apostar forte neste segmento e teremos muitas novidades. Para quem é utilizador Linux ou para quem pretende entrar neste mundo, não se esqueçam de aderir a nossa Comunidade Linux Pplware.
Este artigo tem mais de um ano
É uma pena não ver o PcLinuxos no Top 12.
Esse é bom de facto. Fica para uma próxima 🙂
Como deixei na 1ª parte deste artigo, esta distro é das mais estáveis a nível de actualizações, com a vantagem (para mim) de ser rolling distro, desde 2009 tem sido só fazer actualizações sem precisar de instalar nada de raiz. 😉
Realmente é uma pena, o meu sistema principal no meu not é pclinuxos br D +
E o Debian?
Algo estranho este TOP.
É apenas um reflexo das distros abordadas em 2013 no blog, não é um top10 das mas usadas.
Sim, é isso. Se todas estas são boas, que derivam do Debian…o que dizer mais? 🙂
Mas já la está o Debian pois tinha trocado com o Manjaro.
Se não me engano o Manjaro está repetido no top…
Sim, está também no 4º lugar.
Sim, já resolvi. Era o Debian que devia estar a ocupar o lugar.
A LaciOS ainda vais estar no top!
Só falta o Fedora 😉
Gostaria de receber sugestões para instalar Linux num portatil antigo que encontrei nas arrumações é um P4 com 512mb RAM e acho que o CD-ROM (Não é
DVD) ainda funciona
Que distro recomendam ?
Exprimenta algo com XFCE
Eu estou em modo PearOS 🙂 Experimenta.
Caro Pedro Pinto!
Bom começo por desejar Boas Festas!
Espanta-me que diga ao nosso amigo para experimentar o PEAR.
Lamento mas o PEAR não vai correr nas caracteristicas que o Luis Trindade mencionou. Se eu tinha dúvidas agora não tenho. O Pedro tem apresentado algumas matérias de qualidade mas se faz pesquisa ou não, enfim não questiono mas ADORAVA saber qual o CRITÉRIO para chegar a uma lista de topo que menciona. Uma coisa é o que os olhos comem, outra é a realidade absoluta. E fico-me pelo Fato do PEAR, sim é bonito tenta chegar ao máximo ao MacOs. Mas não tem segurança nenhuma. pede uma password em modo grafico mas se for por terminnal verificará que a segurança está aberta! Curioso que sendo uma cópia do Elementary e tendo por base UBUNTU com o péssimo Gnome shell. Que é pesado e instável. Ao Luis Trindade recomendo-lhe o SolydX uma distro que bebe Debian Kernel SID o mesmo que o UBUNTU bebe, mas com um trabalho sério e é uma rolling release portanto não precisa de trocar de 6 em 6 meses. Cumprimentos
Essa distro nem conhecia. Vamos testar
Feliz Natal 🙂
Obrigado a todos pelas simpaticas sugestões, irei sem duvida nenhuma testar o que me sugerem pois se este velhinho laptop ainda após estes anos desligado funciona merece então uma segunda vida e por isso quero voltar a poder contar com ele.
irei então testar o
PearOS
SolydX
Linux Mint
E acham que devo também experimentar o Lubuntu e o Xubuntu? foram outras sugestões que me deram.
Não se esqueça de experimentar o pclinux br lxde, excelente rolling release, estável rápida a melhor que já usei até hoje e é para máquinas antigas…
Obrigado pela info.
Caro Pedro Pinto
O PearOS não serve para mim pois o meu Portatil tem CDROM e o PearOS é para DVD.
Boas Luis,
Metes isso numa PEN com o Lili
https://pplware.sapo.pt/windows/software/lili-usb-creator-2-8-14-meta-um-linux-numa-penusb/
CD e DVD já quase nao se usam 🙂
Pedro Pinto
Obrigado pela sugestão no entanto conforme expliquei nas caracteristicas este laptop não arranca por usb na bios apenas tem como opcao de arranque CDROM, HDD Floppy disk e Rede
pelo que a sugestão apresentada da pen não serve 🙁
Instalei o PearOS e funcionou tudo bem até instalar o XBMC.
A partir dai passou a abrir i a fechar a sessão sempre em XBMC e nuca mais em PearOS.
Acho muito bonita mas tem ali alguma falha.
UM Bom Natal para Todos
Tenta o linux mint lmde; funciona bem com hardware antigo e faz update rolling – n tens de instalar distros novas ele vai atualizando tudo… Se com essa n conseguires tenta o bodhi linux
Esperava pelo menos uma dedicatória ao caixa mágica… Já nem falo no top.
Concordo Gonçalves. Realmente, sendo essa a mais conhecida distro portuguesa, não só deveria de ser falada, como deveria de ser dado algum destaque. Vejo todos os dias o pplware. O que me apercebo é que é dado mais destaque as debian based, nomeadamente o Ubuntu e bem, porque é uma optima distribuição e foi por causa deste pessoal que comecei a dar uns toques no linux. Mas considerando que o pplware não tem uma dristro propria parece-me porreiro ajudarmos a dar destaque a uma distro nacional e isso começa por falarmos nela, por discutir-mos formas de a melhorar para que também quem trabalha nela possa acrescentar algo mais e tornar um produto nacional, no futuro, alvo de destaque.
cumps, a todos.
Arlindo
Obrigado LaciOS, Pedro Pinto, Manuel pelas sugestões vou experimentar e depois digo qual foi a que optei.
Pedro Pinto, já exploro o PearOs :), só me falta uma coisinha.. como tenho algo parecido como aerosnap do windows?
Ah da pra criar um atalho de teclado para o launchpad?
Dessa lista testei o wattOS R7.5 e o Debian 7,ambos funcionam bem :).
Vou testar o Porteus e Antix futuramente.
O kubuntu 13.10 está excelente deveria está na lista o OpenMandriva Lx vários bugs trava bastante.
Nao podemos esquecer do Metamorphose Puma para iniciantes é uma ótimo sistema para trabalhar e brasileiro.
No PEAR OS dá para escolher o tipo de sessão que pretendemos não é obrigatorio o XBMC basta clicar na seta por baixo do utilizador.
O Ubuntu e derivados também são multiarch, e a muito tempo, não é só o Debian.
Boa tarde.
Tenho um Acer aspire one ZG5 – 1Gb Ram, e gostava de saber qual o linux que lhe podia colocar (leve) em que não prenda o flash com facilidade (ex. jogos facebook e youtube), bem como que dê para colocar ficheiros (imagens/dcumentos) no ambiente de trabalho como um windows.
Desde já agradeço a atenção. Feliz Natal e bom Ano Novo.
Não digo que seja muito user frendly(mas tbm nao me pareceu nada complicado, exprimenta) mas lá leve é e dá bastante bem para os recursos que mensionaste è o slitaz se não me engano o pplware tem um artigo sobre esta distribuição
Qual deles é o mais estável e mais seguro?
tenho um p4 com 2gb de memoria
qual o melhor ubuntu ou caixa magica?
A cx mágica é baseada no ubuntu, pelo que basicamente é a mesma coisa. Talvez a cx mágica tenha uma melhor tradução. Eu uso o ubuntu e se por acaso algo apareça em inglês a mim não me faz diferença.
esqueci-me do pormenor do pc, talvez o xubuntu, pois é mais leve.