Top 10 aplicações para Ubuntu em 2012
O Ano de 2012 foi um sem duvida um ano em grande para o mundo GNU/Linux. Foram muitas as novidades apresentadas, perspectivas de crescimento, expansão para o segmento móvel e a aposta por parte da Valve fez com que o Linux ganhasse finalmente a vertente de gaming. Apesar de algumas apostas menos felizes por parte da Canonical, o Ubuntu é sem duvida uma das distribuições mais populares e mais impulsionadoras (a nível doméstico) do GNU/Linux. Hoje, tendo como base as aplicações que analisamos ao longo do ano, deixamos aqui um TOP 10 das melhores, em 2012, para Ubuntu.
Steam Linux
Até agora, o gaming no Linux era o problema do ovo e da galinha: Não havia jogadores no Linux porque não havia jogos para Linux! As grandes empresas de jogos nunca viram certamente no Linux características e “publico” suficiente para investir…mas, adivinham-se tempos de (grande) mudança. A Valve, empresa criadora de vários jogos de sucesso, como é o caso do Counter-Strike ou Team Fortress, e líder em serviços online de distribuição de jogos, como é o caso da Steam (mais de 50 milhões de contas e mais de 2 mil jogos) disponibilizou agora oficialmente o Steam (ver aqui) para todos os utilizadores do Linux.
Diabetes Tracker – Registar a diabetes no Ubuntu
Diabetes Tracker é uma aplicação extremamente útil que permite registar, gerir e observar os níveis de açúcar no sangue (num determinado período de tempo). A interface da aplicação é muito simples e intuitiva, bastando apenas ao utilizador indicar qual o período actual (data/hora) de registo e nível de glicose.
Cuttlefish – Automação de tarefas no Linux ao estilo do IFTTT
Cuttlefish é uma ferramenta excelente que nos permite realizar uma série de acções, com base em eventos que vão acontecendo no sistema. Alterar a configuração de um proxy, mudar a impressora pré-definida quando estamos ligados à rede wireless de casa, desbloquear / bloquear o PC quando ligamos um dispositivo USB, mudar o wallpaper a uma determinada hora, executar uma aplicação aquando de um evento, etc etc.
Conky – Informações do sistema no Desktop
O Conky disponibiliza mais de 300 objectos que permitem monitorizar os mais diversos recursos e apresentar as mais diversas informações. Podemos por exemplo obter:
- Várias informações sobre o sistema
- uname
- uptime
- Uso do CPU
- Uso da memória
- Uso do Disco
- Apresentação dos processos em tempo real com o TOP
- Monitorização das interfaces de rede
- Suporte para os protocolos POP e IMAP
- Suporte para os player mais populares (MPD, XMMS2, BMPx, Audacious)
- Suporte para a linguagem de programação LUA
EverPad – Um cliente do Evernote para Ubuntu
O Everpad é uma aplicação que integra com a popular plataforma de notas Evernote. Este cliente integra também com o Unity e já consegue tirar partido da funcionalidade Unity Previews. Tal como o nome indica, esta funcionalidade permite o preview da informação contida numa nota, incluindo o preview de ficheiros audio, de imagens, etc.
O Everpad suporta:
- Notas
- Tags
- Notebooks
- Sítios
Format Junkie – Conversão entre formatos no Linux
O Format Junkie é uma excelente e simples ferramenta de conversão de formatos audio e video. Apresenta uma interface bastante bem organizada e intuitiva, sendo assim muito simples aos utilizadores converterem para os formatos que pretendem.
Principais funcionalidades:
- Conversão entre os seguintes formatos se imagem:
- jpg, png, ico, bmp, svg, tif, pcx, pdf, tga, pnm
- Conversão entre os seguintes formatos de audio
- mp3, mp2, wav, ogg, wma, flac, m4r, m4a and aac
- Conversão entre os seguintes formatos de video
- avi, ogv, vob, mp4, vob, flv, 3gp, mpg, mkv, wmv
- Codificação de legendas no próprio .avi
- Criação de imagens .iso, selecionando apenas os ficheiros a incluir
PdfTools – Faça o que quiser com os seus PDFs
O Nautilus é o gestor de ficheiros que vem predefinido no Ubuntu e outras distribuições Gnome-based. De forma a dotá-lo de mais funcionalidade, melhorar e simplificar o interface, há muitos addons que se podem encontrar gratuitamente na Internet. Um desses addons é o PdfTools que permite as mais diversas funcionalidades, das quais destacamos:
- Rotação das páginas
- Remover páginas
- Juntar ficheiros PDF
- Extrair texto
- Dividir PDFs
i-Nex – Um clone para Linux do CPU-Z
Quanto pretendemos saber qual o hardware da nossa máquina raramente necessitamos de a abrir e verificar quais os componente que fazem parte da mesma. Por outro lado, em alguma situações, abrir a máquina significa perdemos a garantia e não vale a pensa arriscar.
Para saber comodamente qual o hardware da sua máquina, estão disponíveis várias aplicações para o efeito e para os mais diversos sistemas operativos. Uma dessas aplicações é o i-Nex.
i-Nex é uma ferramenta que disponibiliza ao utilizar, através de um interface gráfico, informações detalhadas sobre o hardware do nosso sistema.
Gnome-Pie 0.5 – Um laucher fantástico para o Gnome
O Gnome-Pie foi desenvolvido por Simon Schneegans e segundo o próprio autor “esta aplicação foi inspirada no no add-on O-Pie que foi desenvolvido para o jogo Word of Warcraft”. O Gnome-Pie é um excelente laucher para Gnome, que permite dispor as aplicações no desktop tendo associado um conjunto de efeitos fantásticos.
Komodo Edit – Alternativa ao Notepad++ para Linux
O Komodo Edit é um excelente editor de texto open source que combina a rapidez, “inteligência” e simplicidade de operação. Este editor é multi-plataforma e suporta o reconhecimento de sintaxe de algumas linguagens de programação como são o caso do PHP, Python, Ruby, JavaScript, Perl, Tcl, XML, HTML 5, CSS 3.
Estas são algumas das aplicações para Ubuntu que analisamos em 2012. Certamente haverão outras aplicações do mesmo calibre e com a mesma utilidade, que são uma “must have” nos vossos sistemas.
Qual o vosso TOP 10?
Este artigo tem mais de um ano
Acho que o Diabetes Tracker não faz sentido nenhum estar no top 10 xD sendo que nem todos têm diabetes.
Acredito mais que seja o top 10 de quem publicou a noticia em si.
Carlos Santos,
É um top 10 do Pplware. A tua primeira afirmação é …digamos “estranha”…por essa ordem de ideias um Ferrari também não devia estar no TOP de carros…pois nem todos o têm-.
olha, aqui das terras tupiniquins, eu peço desculpas humildemente, me deixei levar pela capa ao ler o feed no google reader(sinceramente a capa ficou a desejar; desculpem mesmo!).
eu realmente não entendo o porque de tantos apps frívolos fazerem sucesso em nossos equipamentos, mas eles tem um nicho, bastante expressivo; fora isso matéria sensacional, conteúdo 100% informação Ppware.
Não é por ai, mas sim o vasto range de utilidade. Algo que substituiria esse programa é por exemplo o ubuntu tweak. Quando falamos de tops temos de colocar sobre a mesa uma vasta gama de parametros que façam deles bons qualificados para as suas posições, sem dúvida acredito e na minha opiniao está bem classificado o caso da Steam, pois é algo de toda a comunidades “jovem” e nao só do linux esperava e nada dificil de subir no ranking, no caso do komodo, sim sem duvida é um optimo programa para quem gosta de notepad++ no linux é optimo. Epah agora que um Diabetes tracker estar no top quando tens outros porgramas bem melhores que ocupariam essa posição. E acho que o exemplo dos ferraris não é comparavel aqui.
A secção de comentários do pplware, devia alterar o nome. Algo do género: “Mande vir com o artigo!”
É com cada comentário menos produtivo que até assusta.
Eh eh eh…é o stress de final do ano 🙂
@António , se não gostas do meu parecer sobre o Artigo tens boa solução, lês nao gostas e calas 😀
Dei a minha opinião, cabe a ti respeitar como pessoa civilizada 😀
E para todos umas boas entradas
O Carlos abre mas é a champagne e bebemos já hoje :)…fresquinha
Quanto ao Ubuntu Tweak…sem duvida, tinha lugar no TOP 10
https://pplware.sapo.pt/linux/ubuntu-tweak-0-8-agora-com-alternativa-ao-software-center/
Já agora, já pertences a comunidade Pplware? e por fim…qual seria o teu TOP?
1. PlayonLinux
2. Steam
3. Ubuntu Tweak
4. Gimp 2.8
5. inkscape
6. Komodo
7. Conky
8. Libre Office
9. Pidgin
10. VLC
Boa selecção 🙂
o gimp de janela única é muito melhor
Faz todo o sentido o que o Carlos diz. Só não lhe dá razão quem não quer ver a verdade. Um programa para registar diabetes? Mas que utilidade tem para a maioria dos utilizadores? E o argumento do Ferrari… pfff… Eu se tivesse dinheiro não comprava diabetes, já o Ferrari…
Com a excepção do programa de controlo para diabetes (que só faz sentido para quem padeça de tal), é uma excelente escolha de aplicativos. Bom artigo 😉
Porque que voces insistem em diminuir o que se passa no mundo do opensource e do kernel Linux todo para o Ubuntu Linux que é apenas uma distribuição? É ridiculo é influencia novos utilizadores cria uma ideia que o Linux é Ubuntu o que esta muito longe da verdade.
Boas Tiago,
Ridículo não será certamente o melhor termo para tal questão. Se és utilizador Linux saberás muito bem que o GNU/Linux, para utilizadores domésticos, roda muito em volta do Ubuntu….mais.. o Ubuntu foi sem duvida um dos impulsionadores do GNU/Linux e muito se lhe deve a posição do Linux no momento actual. Quanto às apps foram as que foram analisadas ao longo do ano…apenas isso!
“Ridiculo” não é de certeza a melhor palavra e, o que não falta na internet é o conceito de que linux = ubuntu (isso sim é rídiculo) mas no entanto o titulo deste post é “Top 10 aplicações para Ubuntu em 2012” não compreendo então o porquê do teu comentário.
Aproveito tambem, para dizer que apesar de não gostar do ubuntu eu (e toda a gente) tem que admitir que a a canonical é em grande parte responsável pela vinda do steam para o linux e por consequência disso a nvidia, amd e intel “foram obrigadas” a lançar melhores drivers
Tirando o das diabetes esta porreiro! Bom Artigo!
Talvez num ambiente de programação, o Sublime Text parece ser mais “bonito” e melhor que esse komodo edit. É só uma opinião 🙂
Sem nenhuma ordem em especial o meu top 10 é:
01 – Novos kernels
02 – novos drivers da Nvidia
03 – vim
04 – gcc
05 – openjdk
06 – wine
07 – Steam
08 – firefox + Firefox Nightly Builds
09 – mplayer2
10 – ncmpcpp
———————-
e porque nem só de 10 aplicações vive o homem
11 – IRSSI
12 – htop
13 – zram
14 – xmonad
15 – trayer
Esqueci-me de:
16 – pidgin
17 – Terminator
Esquece-te do Samba 4.
haha isto foi interessante!
De facto um aplicação que registe os diabetes não tem grande utilidade para utilizadores que nao tenham diabetes, mas.. é preciso agradar a gregos e troianos (?).
Bom artigo.. pergunto-me, se o wine não deveria estar aqui
10 melhores aplicacoes Ubuntu 2012 e m incluem : Diabetes Tracker – putz se isso é o melhor ta mal a coisa, acho que wundows 8 ou Mac sao proprietarios, mas ate que agora ta razoavel pagar R$69.00 em windows, putz pq um programa de diabetes fala serio
Boa tarde ,
O que se demonstra é que existe uma panóplia de programas muito interessantes felizmente para Linux , eu teria mais uns 20 para não exagerar , quanto ao argumento de se divulgar sempre o Ubuntu , essa não tem sido a prática do Pplware nos últimos meses aonde se fez um grande esforço de divulgação de novas distribuições , se formos ainda mais longe constatamos que afinal estas aplicações também podem ser instaladas em Suse ou em Fedora etc … por tanto não considero muito válidas as criticas .
Quanto ao format junkie é de facto um must have e ainda com a agravante de não existirem grandes alternativas em sistema gráfico nesta área que hoje é quase fundamental quando se pretende converter filmes para o nosso smartphone etc , uma alternativa a este programa é o WINFF , mas para se obter conversões de qualidade a que mexer nos parâmetros que estão predefinidos pela aplicação .
JÁ agora coloco os comandos para a instalação do format junkie , visto que os que estão no tutorial já não estão válidos paras as distribuições a partir da 12,04 inclusive .
sudo add-apt-repository ppa:format-junkie-team/release
sudo apt-get update
sudo apt-get install formatjunkie
Este comando também é valido para quem como eu já está com a Kubuntu 13,04 alpha 1 , é que está tão estável que já é a minha distribuição diária .
A todos um excelente ano de 2013 , juntem-se a comunidade Linux precisamos de mais pessoas que se possam envolver quer na ajuda diária a problemas de alguns utilizadores quer na alavancagem de algumas ideias que existem na comunidade em que é preciso a ajuda de todos , se gosta de Linux mesmo com poucos conhecimentos 1 membro será sempre uma ajuda .
Posso vos dizer que nesta comunidade existe já imensa informação partilhada que é exclusiva para a comunidade Linux do Pplware só o facto de ser membro já é um beneficio .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Carlos Carvalho
– Nenhum destes do “TOP 10” estiveram nos meus Ubuntus !
Cuttlefish 🙂
1.Darktable
2.Nuvola Player
3.Bleachbit
4.Ubuntu Tweak
5.Inkscape
6.Gimp
7.Grsync
8.Ubuntu One
9.Geany
10.Nitro
Bem penso que o ubuntu tweak também faz a sua falta 🙂
somente um que faltou nesta lista e deveria estar no lugar do Komodo, o Sublime Text 2, fantástico, uso em casa no Ubuntu e no trabalho no Windows, maravilhoso