Top 10 aplicações para Ubuntu em 2012
O Ano de 2012 foi um sem duvida um ano em grande para o mundo GNU/Linux. Foram muitas as novidades apresentadas, perspectivas de crescimento, expansão para o segmento móvel e a aposta por parte da Valve fez com que o Linux ganhasse finalmente a vertente de gaming. Apesar de algumas apostas menos felizes por parte da Canonical, o Ubuntu é sem duvida uma das distribuições mais populares e mais impulsionadoras (a nível doméstico) do GNU/Linux. Hoje, tendo como base as aplicações que analisamos ao longo do ano, deixamos aqui um TOP 10 das melhores, em 2012, para Ubuntu.
Steam Linux
Até agora, o gaming no Linux era o problema do ovo e da galinha: Não havia jogadores no Linux porque não havia jogos para Linux! As grandes empresas de jogos nunca viram certamente no Linux características e “publico” suficiente para investir…mas, adivinham-se tempos de (grande) mudança. A Valve, empresa criadora de vários jogos de sucesso, como é o caso do Counter-Strike ou Team Fortress, e líder em serviços online de distribuição de jogos, como é o caso da Steam (mais de 50 milhões de contas e mais de 2 mil jogos) disponibilizou agora oficialmente o Steam (ver aqui) para todos os utilizadores do Linux.
![]()
Diabetes Tracker – Registar a diabetes no Ubuntu
Diabetes Tracker é uma aplicação extremamente útil que permite registar, gerir e observar os níveis de açúcar no sangue (num determinado período de tempo). A interface da aplicação é muito simples e intuitiva, bastando apenas ao utilizador indicar qual o período actual (data/hora) de registo e nível de glicose.
Cuttlefish – Automação de tarefas no Linux ao estilo do IFTTT
Cuttlefish é uma ferramenta excelente que nos permite realizar uma série de acções, com base em eventos que vão acontecendo no sistema. Alterar a configuração de um proxy, mudar a impressora pré-definida quando estamos ligados à rede wireless de casa, desbloquear / bloquear o PC quando ligamos um dispositivo USB, mudar o wallpaper a uma determinada hora, executar uma aplicação aquando de um evento, etc etc.
![]()
Conky – Informações do sistema no Desktop
O Conky disponibiliza mais de 300 objectos que permitem monitorizar os mais diversos recursos e apresentar as mais diversas informações. Podemos por exemplo obter:
- Várias informações sobre o sistema
- uname
- uptime
- Uso do CPU
- Uso da memória
- Uso do Disco
- Apresentação dos processos em tempo real com o TOP
- Monitorização das interfaces de rede
- Suporte para os protocolos POP e IMAP
- Suporte para os player mais populares (MPD, XMMS2, BMPx, Audacious)
- Suporte para a linguagem de programação LUA
EverPad – Um cliente do Evernote para Ubuntu
O Everpad é uma aplicação que integra com a popular plataforma de notas Evernote. Este cliente integra também com o Unity e já consegue tirar partido da funcionalidade Unity Previews. Tal como o nome indica, esta funcionalidade permite o preview da informação contida numa nota, incluindo o preview de ficheiros audio, de imagens, etc.
O Everpad suporta:
- Notas
- Tags
- Notebooks
- Sítios
Format Junkie – Conversão entre formatos no Linux
O Format Junkie é uma excelente e simples ferramenta de conversão de formatos audio e video. Apresenta uma interface bastante bem organizada e intuitiva, sendo assim muito simples aos utilizadores converterem para os formatos que pretendem.
Principais funcionalidades:
- Conversão entre os seguintes formatos se imagem:
- jpg, png, ico, bmp, svg, tif, pcx, pdf, tga, pnm
- Conversão entre os seguintes formatos de audio
- mp3, mp2, wav, ogg, wma, flac, m4r, m4a and aac
- Conversão entre os seguintes formatos de video
- avi, ogv, vob, mp4, vob, flv, 3gp, mpg, mkv, wmv
- Codificação de legendas no próprio .avi
- Criação de imagens .iso, selecionando apenas os ficheiros a incluir
![]()
PdfTools – Faça o que quiser com os seus PDFs
O Nautilus é o gestor de ficheiros que vem predefinido no Ubuntu e outras distribuições Gnome-based. De forma a dotá-lo de mais funcionalidade, melhorar e simplificar o interface, há muitos addons que se podem encontrar gratuitamente na Internet. Um desses addons é o PdfTools que permite as mais diversas funcionalidades, das quais destacamos:
- Rotação das páginas
- Remover páginas
- Juntar ficheiros PDF
- Extrair texto
- Dividir PDFs
![]()
i-Nex – Um clone para Linux do CPU-Z
Quanto pretendemos saber qual o hardware da nossa máquina raramente necessitamos de a abrir e verificar quais os componente que fazem parte da mesma. Por outro lado, em alguma situações, abrir a máquina significa perdemos a garantia e não vale a pensa arriscar.
Para saber comodamente qual o hardware da sua máquina, estão disponíveis várias aplicações para o efeito e para os mais diversos sistemas operativos. Uma dessas aplicações é o i-Nex.
i-Nex é uma ferramenta que disponibiliza ao utilizar, através de um interface gráfico, informações detalhadas sobre o hardware do nosso sistema.
![]()
Gnome-Pie 0.5 – Um laucher fantástico para o Gnome
O Gnome-Pie foi desenvolvido por Simon Schneegans e segundo o próprio autor “esta aplicação foi inspirada no no add-on O-Pie que foi desenvolvido para o jogo Word of Warcraft”. O Gnome-Pie é um excelente laucher para Gnome, que permite dispor as aplicações no desktop tendo associado um conjunto de efeitos fantásticos.
![]()
Komodo Edit – Alternativa ao Notepad++ para Linux
O Komodo Edit é um excelente editor de texto open source que combina a rapidez, “inteligência” e simplicidade de operação. Este editor é multi-plataforma e suporta o reconhecimento de sintaxe de algumas linguagens de programação como são o caso do PHP, Python, Ruby, JavaScript, Perl, Tcl, XML, HTML 5, CSS 3.
![]()
Estas são algumas das aplicações para Ubuntu que analisamos em 2012. Certamente haverão outras aplicações do mesmo calibre e com a mesma utilidade, que são uma “must have” nos vossos sistemas.
Qual o vosso TOP 10?
Este artigo tem mais de um ano



















Acho que o Diabetes Tracker não faz sentido nenhum estar no top 10 xD sendo que nem todos têm diabetes.
Acredito mais que seja o top 10 de quem publicou a noticia em si.
Carlos Santos,
É um top 10 do Pplware. A tua primeira afirmação é …digamos “estranha”…por essa ordem de ideias um Ferrari também não devia estar no TOP de carros…pois nem todos o têm-.
olha, aqui das terras tupiniquins, eu peço desculpas humildemente, me deixei levar pela capa ao ler o feed no google reader(sinceramente a capa ficou a desejar; desculpem mesmo!).
eu realmente não entendo o porque de tantos apps frívolos fazerem sucesso em nossos equipamentos, mas eles tem um nicho, bastante expressivo; fora isso matéria sensacional, conteúdo 100% informação Ppware.
Não é por ai, mas sim o vasto range de utilidade. Algo que substituiria esse programa é por exemplo o ubuntu tweak. Quando falamos de tops temos de colocar sobre a mesa uma vasta gama de parametros que façam deles bons qualificados para as suas posições, sem dúvida acredito e na minha opiniao está bem classificado o caso da Steam, pois é algo de toda a comunidades “jovem” e nao só do linux esperava e nada dificil de subir no ranking, no caso do komodo, sim sem duvida é um optimo programa para quem gosta de notepad++ no linux é optimo. Epah agora que um Diabetes tracker estar no top quando tens outros porgramas bem melhores que ocupariam essa posição. E acho que o exemplo dos ferraris não é comparavel aqui.
A secção de comentários do pplware, devia alterar o nome. Algo do género: “Mande vir com o artigo!”
É com cada comentário menos produtivo que até assusta.
Eh eh eh…é o stress de final do ano 🙂
@António , se não gostas do meu parecer sobre o Artigo tens boa solução, lês nao gostas e calas 😀
Dei a minha opinião, cabe a ti respeitar como pessoa civilizada 😀
E para todos umas boas entradas
O Carlos abre mas é a champagne e bebemos já hoje :)…fresquinha
Quanto ao Ubuntu Tweak…sem duvida, tinha lugar no TOP 10
https://pplware.sapo.pt/linux/ubuntu-tweak-0-8-agora-com-alternativa-ao-software-center/
Já agora, já pertences a comunidade Pplware? e por fim…qual seria o teu TOP?
1. PlayonLinux
2. Steam
3. Ubuntu Tweak
4. Gimp 2.8
5. inkscape
6. Komodo
7. Conky
8. Libre Office
9. Pidgin
10. VLC
Boa selecção 🙂
o gimp de janela única é muito melhor
Faz todo o sentido o que o Carlos diz. Só não lhe dá razão quem não quer ver a verdade. Um programa para registar diabetes? Mas que utilidade tem para a maioria dos utilizadores? E o argumento do Ferrari… pfff… Eu se tivesse dinheiro não comprava diabetes, já o Ferrari…
Com a excepção do programa de controlo para diabetes (que só faz sentido para quem padeça de tal), é uma excelente escolha de aplicativos. Bom artigo 😉
Porque que voces insistem em diminuir o que se passa no mundo do opensource e do kernel Linux todo para o Ubuntu Linux que é apenas uma distribuição? É ridiculo é influencia novos utilizadores cria uma ideia que o Linux é Ubuntu o que esta muito longe da verdade.
Boas Tiago,
Ridículo não será certamente o melhor termo para tal questão. Se és utilizador Linux saberás muito bem que o GNU/Linux, para utilizadores domésticos, roda muito em volta do Ubuntu….mais.. o Ubuntu foi sem duvida um dos impulsionadores do GNU/Linux e muito se lhe deve a posição do Linux no momento actual. Quanto às apps foram as que foram analisadas ao longo do ano…apenas isso!
“Ridiculo” não é de certeza a melhor palavra e, o que não falta na internet é o conceito de que linux = ubuntu (isso sim é rídiculo) mas no entanto o titulo deste post é “Top 10 aplicações para Ubuntu em 2012” não compreendo então o porquê do teu comentário.
Aproveito tambem, para dizer que apesar de não gostar do ubuntu eu (e toda a gente) tem que admitir que a a canonical é em grande parte responsável pela vinda do steam para o linux e por consequência disso a nvidia, amd e intel “foram obrigadas” a lançar melhores drivers
Tirando o das diabetes esta porreiro! Bom Artigo!
Talvez num ambiente de programação, o Sublime Text parece ser mais “bonito” e melhor que esse komodo edit. É só uma opinião 🙂
Sem nenhuma ordem em especial o meu top 10 é:
01 – Novos kernels
02 – novos drivers da Nvidia
03 – vim
04 – gcc
05 – openjdk
06 – wine
07 – Steam
08 – firefox + Firefox Nightly Builds
09 – mplayer2
10 – ncmpcpp
———————-
e porque nem só de 10 aplicações vive o homem
11 – IRSSI
12 – htop
13 – zram
14 – xmonad
15 – trayer
Esqueci-me de:
16 – pidgin
17 – Terminator
Esquece-te do Samba 4.
haha isto foi interessante!
De facto um aplicação que registe os diabetes não tem grande utilidade para utilizadores que nao tenham diabetes, mas.. é preciso agradar a gregos e troianos (?).
Bom artigo.. pergunto-me, se o wine não deveria estar aqui
10 melhores aplicacoes Ubuntu 2012 e m incluem : Diabetes Tracker – putz se isso é o melhor ta mal a coisa, acho que wundows 8 ou Mac sao proprietarios, mas ate que agora ta razoavel pagar R$69.00 em windows, putz pq um programa de diabetes fala serio
Boa tarde ,
O que se demonstra é que existe uma panóplia de programas muito interessantes felizmente para Linux , eu teria mais uns 20 para não exagerar , quanto ao argumento de se divulgar sempre o Ubuntu , essa não tem sido a prática do Pplware nos últimos meses aonde se fez um grande esforço de divulgação de novas distribuições , se formos ainda mais longe constatamos que afinal estas aplicações também podem ser instaladas em Suse ou em Fedora etc … por tanto não considero muito válidas as criticas .
Quanto ao format junkie é de facto um must have e ainda com a agravante de não existirem grandes alternativas em sistema gráfico nesta área que hoje é quase fundamental quando se pretende converter filmes para o nosso smartphone etc , uma alternativa a este programa é o WINFF , mas para se obter conversões de qualidade a que mexer nos parâmetros que estão predefinidos pela aplicação .
JÁ agora coloco os comandos para a instalação do format junkie , visto que os que estão no tutorial já não estão válidos paras as distribuições a partir da 12,04 inclusive .
sudo add-apt-repository ppa:format-junkie-team/release
sudo apt-get update
sudo apt-get install formatjunkie
Este comando também é valido para quem como eu já está com a Kubuntu 13,04 alpha 1 , é que está tão estável que já é a minha distribuição diária .
A todos um excelente ano de 2013 , juntem-se a comunidade Linux precisamos de mais pessoas que se possam envolver quer na ajuda diária a problemas de alguns utilizadores quer na alavancagem de algumas ideias que existem na comunidade em que é preciso a ajuda de todos , se gosta de Linux mesmo com poucos conhecimentos 1 membro será sempre uma ajuda .
Posso vos dizer que nesta comunidade existe já imensa informação partilhada que é exclusiva para a comunidade Linux do Pplware só o facto de ser membro já é um beneficio .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Carlos Carvalho
– Nenhum destes do “TOP 10” estiveram nos meus Ubuntus !
Cuttlefish 🙂
1.Darktable
2.Nuvola Player
3.Bleachbit
4.Ubuntu Tweak
5.Inkscape
6.Gimp
7.Grsync
8.Ubuntu One
9.Geany
10.Nitro
Bem penso que o ubuntu tweak também faz a sua falta 🙂
somente um que faltou nesta lista e deveria estar no lugar do Komodo, o Sublime Text 2, fantástico, uso em casa no Ubuntu e no trabalho no Windows, maravilhoso