PplWare Mobile

Diabetes Tracker – Registar a diabetes no Ubuntu


Autor: Pedro Pinto


  1. Lavadinho says:

    o dbees.com é uma óptima alternativa, pois é online e pode-se aceder em qualquer dispositivo.

    http://www.dbees.com/

  2. Serva says:

    Bom dia ,

    Excelente post , muito útil de facto , o @Lavadinho também apresentou uma excelente alternativa , esta doença é terrível e é uma das chamadas doenças silenciosas , as pessoas que se encontram no grupos de risco no post devidamente identificados deveriam periodicamente fazer um controle do nível de glicemia no sangue .

    Cumprimentos

    Serva

  3. Daniel says:

    Boa aplicaçao, desconhecia (sou diabetico tipo 1).

    PPLWARE sempre com excelentes artigos!

  4. Alberto says:

    Interessante de facto, mas quem é diabético e faz controle de glicemias com medidor, normalmente este tem software associado que torna a gestão muito mais pratica, ora neste caso temos de introduzir os valores à unha, o que ao fim de algum tempo cansa. Não deixa de ser uma boa ferramenta para linux.

  5. Sérgio says:

    Muito bom o artigo.

    Sou diabético tipo 1 e aplicação parece bastante interessante.

    Mas excelente, seria uma aplicação que convertesse a quantidade de hidratos carbono que consumimos em unidades de insulina necessárias injectar.

    Ajudaria as pessoas, que tal como eu, usam a insulina novarapid, que se baseia num sistema de compensação rápida.

    Imaginem que ao lanche consumo um compal e umas bolachas. Faço a contagem dos hidratos de carbono, no caso das bolachas ate tenho que fazer uma regra 3 simples, porque o rotulo só informa os hidratos de carbono para “x” quantidade.
    E depois de ter a quantidade de hidratos de carbono adapto a minha dose , por exemplo 2 unidades de insulina por 10 gramas de hidratos.

    Uma aplicação que fizesse todo este processo ou parte dele seria uma mais valia principalmente para os diabeticos adolescentes, que por norma são os maiores utilizadores desta insulina rápida.

    • Pedro Pinto says:

      Podemos fazer chegar estas sugestões ao autor da aplicação

    • Alberto says:

      Olá,
      A APDP tem uma tabela de equivalencias de porções de Hidratos de Carbono em função do tipo de comida e respectivas quantidades.

      • Rui Pinto says:

        Em breve, a Universidade Lusófona, em parceria com a APDP, lançará uma aplicação para Android e Smart TV com diversa informação sobre a doença, mas também com a possibilidade de registar várias medições e fazer cálculos deste género.

    • Nuno says:

      Boas!

      Existem algumas aplicações para dispositivos móveis para calcular as unidades de insulina.

      Procura por “calculador de bolus” ou “bolus calculator”. É preciso inserir diversos factores (p.ex. factor de sensibilidade à insulina, razão insulina/hidratos de carbono) mas depois de estar tudo definido faz-te as contas que precisas! Fala com o teu endocrinologista antes de usares para saberes se está tudo ok.

      Uma vez que és jovem, aconselho-te também a falar com o teu médico endocrinologista no sentido de passares a usar uma bomba de insulina. Para além das já conhecidas vantagens para a saúde, algumas já trazem calculador de bolus integrado e uma grande base de dados de alimentos, o que facilita bastante o processo de cálculo das dosagens.

      Cumps,
      Nuno

  6. Sugestão says:

    Um extra nestes artigos seria incluir, também, os comandos de desinstalação, para o caso da experiência não resultar.

  7. Antonio Barros says:

    Olá,

    Pelo que vejo a aplicação é útil para utilizadores de linux em particular, pois as máquinas de medir a glicemia já tem a capacidade de transferir para PC os dados recolhidos, mas creio que a maioria apenas para Windows.
    Tenho uma filha diabética tipo 1 e todas as máquinas que teve, têm essa capacidade.
    O grande vantagem seria que pudesse calcular a quantidade de Hidratos de Carbono e correspondente quantidade de insulina.
    Também poderia ser interessante poder calcular a HbA1c.

    No entanto, esta aplicação faz muito mais sentido num dispositivo móvel em vez de PC.

    Caso haja alguém interessado em desenvolver este tipo de aplicações, disponho-me a ajudar com todo o gosto, usando a minha experiência pessoal como familiar de um diabético.

    Parabéns PPLWARE

  8. MrHide says:

    Obrigado pela sugestão.

    Uso o lifescan que se liga e sincroniza com o medidor de glicemia (Marcas Registadas, até aqui…) gera cerca de uma dezena de gráficos e logs tem ainda a possibilidade de enviar os dados diretamente por fax ou email.

  9. Gomes88 says:

    Sou diabético tipo 1 à 11 anos, e tenho utilizado o dbees.com no meu smartphone, só peca, por não dar uma estimativa do HbA1c (hemoglobina glicosilada).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.