Dia 8 de Abril de 2014 foi a data escolhida pela Microsoft para o fim do Windows XP… ou melhor, para o fim do suporte técnico a esta versão do Windows (falamos de actualizações automáticas que incluíam melhorias de funcionalidades mas também resolução de bugs e vulnerabilidades).
Tal anúncio tem levado algumas empresas, e até países a avaliar alternativas , sendo que, de acordo com algumas notícias avançadas, o Linux tem sido uma das opções que muitos têm seguido – ver aqui.
Hoje apresentamos a nossa primeira parte do TOP 10 – Alternativas Linux ao Windows XP.
1) ZorinOS 8
É verdade que existem muitas distribuições Linux por onde escolher. Algumas pessoas acham que são demasiadas, o que não deixam de ter alguma razão, mas ao mesmo tempo, existe muito mais opções de escolha. Zorin OS por exemplo é daquelas que se destaca mais do que outras por causa de alguma inovações que incorporaram no S.O.
Zorin OS é talvez a distribuição mais parecida ao Windows, muito por causa do seu visual e menu iniciar.
2) ReactOS
Para quem não sabe, o ReactOS é um sistema operativo, gratuito e de código aberto, muito semelhante ao Windows, que reflecte um esforço para criar uma alternativa em Software Livre ao Microsoft Windows, mantendo a compatibilidade com o hardware e software existentes.
Nota: O ReactOS não é um Linux e encontra-se ainda numa fase de desenvolvimento, pelo que não deve ser usado em ambientes em produção.
3) ZenWalk
Tal como a fantástica e minúscula distro Linux Slax, a distribuição ZenWalk é também baseada no Slackware e vem com ambiente gráfico Xfce. Esta é uma distribuição moderna, user-friendly, muito rápida, completa e em constante evolução.
4) elementary OS
O elementary OS, é uma distribuição baseada no Ubuntu, direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna), esta distribuição garante um bom desempenho , é estável e oferece uma interface muito bonita e apelativa.
5) Xubuntu
O Xubuntu é um distribuição Linux elegante, baseada no Ubuntu e que utiliza o leve XFCE com ambiente gráfico de trabalho, em vez da interface Unity. O Xubuntu foi concebido para computadores com baixo poder computacional, garantindo sempre a melhor performance. Basicamente esta é uma distribuição que retira a “gordura” ao Ubuntu, oferecendo o melhor do open source, sem grandes deslumbramentos e efeitos gráficos.
Esta foi a nossa primeira parte do TOP 10 – Alternativas Linux ao Windows XP. Como sempre, a segunda parte deste TOP será realizado com base nas vossas sugestões. Tendo em conta a performance, a simplicidade, o suporte e a interface..
Qual a distribuição Linux que gostariam de ver neste TOP?