Quantcast
PplWare Mobile

ZorinOS 8 – Precisa de um Linux para substituir o Windows XP?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Hugo Monteiro says:

    Para mim o Mint é a distribuição de eleição. Agora todas as outras são muito válidas claro.

    • Pedro Pinto says:

      Sim, eu até acho que o piorzinho é o Ubuntu :). Mas gostar gostar, para uso doméstico era o PearOS, agora ando numa onde de elementaryOS
      https://pplware.sapo.pt/linux/aprenda-a-instalar-o-novo-linux-elementary-os-luna-0-2/

      • urtencio says:

        Tb já ando no elementaryOS desde que apresentaram aqui!! sem duvida a minha de eleição… e já experimentei algumas…

        • Pedro Nunes says:

          Xubuntu tambem é muito bom!
          Tudo trabalha de forma fantástica e personalizável e muito leve

        • Bruno Bonito says:

          Eu tenho um dual boot windows 8.1 vs Ubuntu Gnome..

          Quem me dera poder usar o elementary os, mas dá-me bugs no touch pad (não funciona a tecla da direita) e não consigo colar nada no desktop, nem atalhos.

          • urtencio says:

            Também tenho esse problema….

            alias nao sei se realmente é um problema ou se é mm assim, mas se clicares com dois dedos (no direito) em vez de só 1 como o normal, já aparecem as opções que falas de copiar e colar!!

          • urtencio says:

            desculpa, percebi mal em relação ao ambiente de trabalho com uma pequena pesquisa consegues descobrir como alterar o OS de maneira a que possas colar “coisas” no ambiente de trabalho…

      • César Diogo says:

        O elementaryOS acham que corre bem umo eee pc? Eu actualmente uso o Linux Mint 16 Xfce e por vezes demora a abrir apps.

        Confesso que o elementary tem melhor aspecto. Recomendam a instalação?

        • Sergio says:

          elementary é mais pesado que o que tens. Quanto ao dar ou não não sei não tenho nem conheço que tenha um PC do género com elementary, mas conheço que tenha tentado rodar Ubuntu num do eee PC e não foi muito boa a experiência.

          • Diogo says:

            Mais pesado que o Mint?
            Já usaste os dois?
            Se sim, não parece…o Elementary é levissimo…

          • Sergio says:

            @Diogo
            Yap mais pesado que o Mint. Tu é que parece que não usas-te os dois, bem ou isso ou não sabes ler. O César Diogo escreveu “Linux Mint 16 Xfce”, se não usas-te experimenta (isto se achas o elementary “levissimo”).

            Nem que faças o pino o Elementary fica mais leve que o Mint 16 Xfce.

      • RT says:

        Olá, sendo o feliz proprietário de uns monos computacionais e estando o apoio ao XP a terminar, resolvi tentar aprender a “mexer” em Linux, apesar de ser um “nabo” informático…

        A primeira tentativa estou a fazê-la com o Tinycore (sim, eu sei, não é propriamente a mais simples….mas eu sou teimoso, acho que se conseguir trabalhar com ela saberei com as outras…) num portátil sem disco (assim não há muito para estragar…)

        Sugerem alguma distro que seja muito leve e fácil de utilizar para aplicar noutro portátil com 30G de disco e 256MB de RAM? ( o objectivo é utiliza-lo para a Net, visualização de vídeos, musica, PDFs e Office). Já li o post relativo às “micro” distribuições, mas fiquei com duvidas qual a melhor para a utilização que referi…
        Obrigado e parabéns pelo site, tenho aprendido muito sobre Linux (daqui vem a vontade de o usar…)

  2. Osvander says:

    Pra mim é o pclinuxos é o melhor!!!

  3. Sérgio Trindade says:

    Só uma pergunta se eu quiser abrir um ficheiro qualquer de word nesse sistema e o quiser imprimir como faço?a impressora nao precisa de instalar os drivers ai nessse SO?
    no site da impressora nao tem lá os drivers disponiveis para “linux”

  4. Alexandre Martins says:

    “Melhor” foi palavra que deixei de usar há anos.
    Gosto de recomendar Mint e Kubuntu a quem vem de Windows e se quer aventurar por outros mares. Considero o Zorin ainda muito pouco polido e com arestas bastante intrincadas por resolver a nível de interface gráfico.

  5. D! says:

    Isto é muito bonito mas quem procura um substituto para XP não pode recorrer ao Linux!

    Porquê? Porque são empresas que têm software que só corre em Windows e precisam dele para trabalhar. E upgrades são carríssimos e é por isso que nas têxteis e outras àreas ainda usam o XP, ou até o 98!

    Se as coisas fossem assim tão fáceis…

    • José Cordeiro says:

      +1

      o Wine até poderia ajudar mas nem sempre…

    • Francisco says:

      Tens razão. As empresas estão presas ao windows, só e só por culpa desses senhores programadores, que não sabem mais do que programar em windows.

      • Carlos says:

        Se tu quiseres converter todas as aplicações para Windows de que as empresas dependem para Linux de graça estás à vontade.

        Já agora, aquelas máquinas industriais comandadas por PCs que só têm drivers para o Windows XP (e como já foi dito, às vezes para o 98 ou até mesmo o 95), se quiseres converter os drivers para Linux, de graça e sem acesso ao código-fonte (que a esta hora já ninguém sabe onde anda), também estás à vontade.

        Também me parecia que não…

        • Sergio says:

          Mas que disse que por ser para Linux tem que ser de graça? Enfim

          • Carlos says:

            Bom, se conseguires convencer quem está nessa situação há anos, com sistemas que fazem o que se lhes pede, a pagar para continuarem a fazer o mesmo que fazem agora, estás à vontade.
            Ou estás a esquecer-te que tu só podes cobrar dinheiro por isso se alguém estiver disposto a pagar?

          • Sergio says:

            @Carlos
            Não pagas no Windows?

            A triste e infeliz ideia de algumas mentes iluminadas de que o Linux TEM que ser gratuito.

            Para Windows também tens muito software free. Pagas a licença do SO (ou não fosse esse o negócio da MS). Ou só mudas de Windows para Linux porque não pagas nada. Se tu criares uma empresa, desenvolves produtos de graça. Tens coisas desenvolvidas pela comunidade para a comunidade, mas também tens coisas pagas. Tens bons exemplos disso, Red Hat (pelos visto há que esteja disposto a pagar)… Não estás a ver uma Dassault Systemes, Photoshop, etc.. a lançarem (se lançarem) uma versão completa free só porque é para Linux e “tem” que ser free.

            Quanto às empresas que têm máquinas com xp (ou anteriores) que não correm windows superiores, têm bons remédios, ou mudam para linux com tudo o que isso acarreta (eventual incompatibilidade com software que utilizam). Ou actualizam-se de máquinas e software. O mundo tecnológico evolui. É claro que é investimento, pois é, mas não se pode estar à espera que uma máquina (hardware+software) esteja actualizado por 20 anos…

            Mais, a malta que agora se está a queixar e que vai mudar para W7 (porque W8 não dá para “trabalhar” e mais não sei quê) em 2020 vai estar aqui a dizer o mesmo….

        • NT says:

          Á uns 3 anos tive que ‘amanhar’ um pc que estava a correr um windows MANHOSO… 3.11 for Workgroups, pois é, uma impressora (tipo para imprimir jornais ou lá que raio) o o terrível foi meter isso a funcionar em rede na alutra com o windows vista… Má escolhas ao longo do tempo. Mas o pessoal tem que evoluir, ou alguém quando compra um sistema operativo pensa que ele vai ‘durar’ para sempre?

          Infelizmente acho que o Windows 8 ou melhor o Windows 9, vai ‘ganhar’ ao linux porque no final do dia o que o pessoal quer é ir ao facebook, ter o office (e tem que ser o da microsoft, senão não presta) e os raios dos OEM’s (HP, Acer, ASUS, etc…) espetam windows em tudo o que é pc. Não será necessário dizer que, por exemplo a asus laçou eeepc’s com linux e que foram um flop… não pelo S.O. em si mas sim por serem máquinas muito fraquinhas. Gostava de ver um sistema tipo System76 ou outros similares nas lojas, ver como o mercado se comportava…

          Zorion OS… Até que é engraçado, porém quem poderá tirar partido disto é o pessoal que quer comprar o PC a que esteja habituado, para depois apanhar uma desilusão…

          Adoro/uso o linux, o steamOS promete porém acho que (tirando o android… efim) ainda não tem valor para os OEM’s começarem a vender/suportar pc’s com o linux.

    • Francisco says:

      Temos pequenas excepçoes, esta muito boa “ProjectoColibri”.

  6. Henrique says:

    Boa tarde sou um pouco nabo nisto, alguem pode aconselhar uma distro de Linux para o meu computador antigo é o Pentium 4, 2.80GHz, 512 MB de Ram

  7. Luís Santos says:

    O certo é que se observam muitos Windows users a queixarem-se disto e daquilo, mas ainda não vi nenhum Aple ou Linux user a queixar-se apesar de, no caso de Linux, adquirirem máquinas maioritariamente com o Windows pré instalado (fazerem dualboot ou limparem de vez o sistema de aquisição).
    Quanto aos drivers de impressoras: além de virem instalados nas versões baseadas em Ubuntu, os fabricantes também os disponibilizam (ver drivers em HP).

  8. Nelson Silva says:

    A versão mais parecida com o XP é a famelix

    http://www.famelix.uach.cl/es/home.php

  9. Shynkendo says:

    Boas,por aqui estou com o elementary OS,com todos os efitos do compiz,
    muito estavel,baseado no ubuntu 12.04 LTS,está muito bom sem qualquer problema.

  10. navyseal says:

    Não há nenhuma distro com tema similar ao Windows 8?

  11. marcelo da silva says:

    Agora, alguém sabe dizer o que a versão Ultimate tem que a Core não tem? O que estaria pagando pela Ultimate?

  12. KikoFHM says:

    Chrunchbang Linux
    PCLinuxOS

    para mim os melhores

  13. SérgioS says:

    Experimentei o pclinuxos há pouco tempo e achei espectacular, rápido e cheio de funcionalidades. Mas como sempre gostei de Debian based instalei o SolydX que também é muito bom. Além disso tanto o pclinuxos como o solyx são rolling distros, o que quer dizer que basta ir actualizando para ter sempre a última versão da distro por assim dizer. Os ciclos do ubuntu já me incomodavam um pouco…

  14. Bruno says:

    Tenho um eee-pc. notebook. Experimentei o Windows 8, com esperança que fosse mais leve que o 7(era o que trazia). O resultado foi basicamente o mesmo. O computador está lento nas mais simples tarefas.

    Ao ler esta vossa sugestão, será uma boa aposta colocar este sistema?

  15. lmx says:

    gosto da ideia do desktop escuro…e com isso de estragar menos a vista…

    Acho que esta mais parecido com o 7 do que com o xp, mas parece-me uma boa mexida…

    qual o DE que está de base nesta distro?

  16. Gerardo says:

    Já experimentei dezenas de distribuições e apesar de tecnicamente e profissionalmente se puder fazer o mesmo em qualquer uma delas, fica sempre aquela sensação de windows 95. Um ambiente um bocado feinho, ultrapassado. E toda a gente sabe que os olhos também comem- Tudo isso mudou quando instalei o Fedora. Quando fez boot eu fiz Woow 😀

    Para mim, até hoje, foi a única distribuição que eu achei que estava ao nível do Windows e OSX. Esteticamente falando claro.

    Sei que a malta andam sempre à procura de distros leves, mas se tiverem um computador mais ou menos moderno, e for para trabalhar com desktop gráfico passou a ser a minha escolha de eleição.

  17. Theboice says:

    Boas, que distro devo instalar num acer centrino a 1.6 com 512mb de memória e uma ati com 64 a “Zorin OS 8” ou “Zorin OS 6 (LTS)”. Obrigado.

  18. Diogo says:

    Podiam so esclarecer uma coisa?

    Quanto a specs do pc, quais sao as recomendadas/mínimas?

    Tenho um portatil que veio com um fantástico celeron (deve ser 1.2GHz, ou menos), onboard GPU, e com o vista embutido (nao sei quem desenhou o pc, mas era bastante ambicioso)

    Tenho usado o XP SP3, mas mesmo assim é lento na net (mesmo usando o IE), com este linux terá melhorias de desempenho? é necessário instalar drivers?

    • lmx says:

      Boas João…

      O win xp é o melhor SO de sempre da M$, e por isso do meu ponto de vista o mais dificil de substituir :S

      mas estará na hora….os ambientes graficos são bastante pesados, a nivel de memoria…embora exista alguns mais leves…

      ja experimentas-te xubuntu?ou linux mint xfce?
      For the LXDE based versions (Lite):
      266 MHz x86 processor
      2GB of Hard Drive space
      128 MB of system memory (RAM)
      Graphics card capable of 640×480 resolution

      talvez seja a melhor das opções até 😉

      existem ambientes mais leves, mas menos funcionais…

      Os browsers dos dias de hoje são a coisa mais pesada num pc 🙁
      E não é facil arranjar solução…a não ser não ter browser…

      O chromium parece-me ser um dos mais enchutos, mas…

      o QupZilla parece-me ser outro dos browsers que pode a seu tempo ganhar marcado..tem a sua base em QT…

      mas para o dia a dia não aconselho browser’s que não tenham muito suporte, porque se tornam menos seguros…pelo menos do meu ponto de vista…

      Estes dois parecem -me actualmente os mais leves do minimo que se deve ter…

      Mas acho que tens que ser realista…essa maquina para a net, está um pouco limitado…tal como disse a net hoje em dia é muitissimo pesada infelismente…

      • Diogo says:

        Não sei se a resposta era para mim, mas o contexto é o mesmo 🙂

        Gostei o aspeto limpo do xubuntu, pena nao encontrar na pagina dele nada sobre specs, o Mint 15 Xfce logo no primeiro paragrafo diz que é “lightweight” será mesmo? Vou ter de experimentar os 2, um benchmarksito web (para testar como se dá na web) e ja fico a saber 😀

        Este pc é mais para o meu pai, apenas utiliza a internet para ver sites de anuncios/ver uns videos no youtube, nada de design 3D xD

        Obrigado pelas dicar 😉

    • Pedro says:

      Com esses specs, aconselho-te vivamente a instalar o Lubuntu. Interface muito parecida a um Windows xp e instala-te os drivers todos automaticamente.

  19. NT says:

    Mas que raio… Está certo que as distros linux de uma maneira geral suportam computadores jurássicos, porém se o computador é para ser uma ferramenta com office, facedeburro, youtoinas, não é o linux que vai fazer milagres. Sempre conseguem sacar mais um bocado do PC antigo ok, porém está na altura de upgrades… Não culpem os desgraçados dos ‘linuxes’ por terem um pc velhinho.

    Depois para o ppl que está no Windows/MAC, vejam bem no que se vão meter, porque se têm que ter programa X ou Y pode não existir o mesmo em Linux.
    Recomendo vivamente que façam um iventário de tudo o que fazem com o PC depois vejam se o linux tem tudo o que precissam, mais uma vez não culpem o sistema porque estavam a trabalhar num filme no WindowsMovieMaker e agora o WindowsMovieMaker não corre no linux e não gostam dos que o linux tem para o mesmo fim…

  20. KrusherPT says:

    Alguém me poderia dizer o melhor OS para Gamers?
    Ando farto do windows, e quero mudar para linuz, este por acaso já estava na minha mira a quase 1 ano, mas ainda continuo a espera da versão linux do CS:GO e do LoL, mas sem sucesso, então ando mesmo para mudar, que OS me recomendam?

  21. Invision says:

    Parece que sou o unico com este problema…tenho um portatil LG R500 e ao fazer boot para a live session, o teclado morre completamente. Nenhuma tecla funciona(o teclado funciona perfeitamente no windows). O que puderá ser?

    • Sergio says:

      Isso tem haver com o tipo de ligação do teclado do portátil. Se ligares um teclado USB ele vai funcionar. O meu velhinho é um LG R400, e lembro-me que quando saiu a ultima versão do Fedora fiz um live CD para ver como estava e também não funcionava. Não me preocupei muito com isso pois não fazia contas de instalar o fedora. Sei que isso também acontece com outros sistemas linux recentes. Mas como continuo com o SUSE 12.3, e não faço questão de mudar tão depressa, não me preocupei em ver isso…

  22. no love for ppc? says:

    Tenho aqui velhíssimo ibook g4 com 512mb ram.
    O que aconselham para pôr neste obsulentum?

  23. No love for a PPC says:

    Tenho aqui um velhíssimo iBook G4 com 512 de Ram encostado, mas funciona na boa e sem problemas.

    Gostava de dar outra vida a este computador.

    O que aconselham pôr nisto?

  24. André says:

    boas a todos, instalei o Zorin OS mas ao tentar colocar em português dá erro. Isto acontece com mais alguém? obrigado.

  25. Guzz says:

    Muito instável, deu pau durante a instalação com o idioma Pt-Br, instalei em inglês mas ele não traduz tudo para o português.

    Não uso dual boot, sou usuário Ubuntu desde a versão 8, mas ultimamente havia adotado o Pear OS, apesar de o 7 ser mais estável do que o 8, mas este Zorin OS não dá pra ser o OS de trabalho, tenho que ficar como Ubuntu ou Debian mesmo.

  26. quim vitorino says:

    Vão fazer tutorial para instalação?

  27. ElectroescadaS says:

    Que pena a versao “Ultimate” não ser gratuita para testar…

  28. Corujax says:

    Boas,

    Eu tenho um pc que ainda roda o Win7 mas está se a tornar muito lento. Na última limpeza instalei uma versão de linux que está linda mas no que respeita a software era muito limitado…

    Preciso de usar algo identico ao word, excel e outlook (com área de transferência); Impressora e fax da brother, além de claro do IE, Mozzila e Chrome sendo que o SO ainda tem que aceitar o juniper…

    Sou uma apaixonada pelo Android e percebi que consigo ter quase tudo num tablet mas não numa versão linux… lol

    Algumas ideias por favor?

    Muito Obrigada

  29. Ferrarix says:

    Eu uso o zorin há mais de 1 ano na optica de utlilizador final
    e até agora 5 estrelas.

    Abraço!!!

  30. Daniel says:

    Está decidido! Eu estava procurando uma distro amigavel, bonita e leve para o notebook com configuração modesta q comprei (pentium dual core 1.6ghz e 2gb de Ram). Que veio de fabrica com a droga do w8 64bits. Pensei em instalar o Mint, distro muito elogiada por todos, mas só gostei da versão com cinnamon e esta dizem ser pesada pra pc com poucos recursos…
    Pensei em Lubuntu e Xubuntu mas achei esse Zorin OS bem mais interessante.
    Só resta uma dúvida… A versão mais recente 8 ou 6 LTS? 32 ou 64bits?
    O que vocês me recomendam?

  31. Portal says:

    Boa noite. Já venho pesquisando a muito tempo sobre distribuições linux pois pretendo fazer uma mudança onde trabalho onde temos 10 PC’s todos com 2Gb e processadores Celeron 2.2 o que hoje estão em XP. Os mesmos trabalham apenas para conferencia no sistema da empresa. Meu problema é que para ser instalado o sistema nessa estações quando a necessidade de formatação tenho o seguinte passo a passo.

    Instalar o Client oracle 11G 32bit penas os soft não o banco.
    roda uma aplicação própria que instala o BDE mas como já foi instalada ele acusa que ja esta na versão mas recente ele copias todas Dll’s para a pasta sistem32, faz o mapeamento do servidor e usa a letra P especifica para faze-lo.

    a ultima coisa a ser feita é instalar o leitor de código de barra e configurar no próprio programa o mesmo
    meu problema é como fazer rodar!!

    Se alguém pode me ajudar a escolher uma distro que seja bem leve leve mesmo! me dar um norte de por onde começar a pesquisar para ir eliminado meus problemas agradeços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.