Quantcast
PplWare Mobile

Raspberry Pi OS recebeu novo repositório Microsoft e utilizadores estão revoltados

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. mrReporter says:

    Tanto hate para o raspberry pi os por causa do novo repo da Microsoft, é que isso não faz nenhum sentido. Essa repo só contêm a ferramenta VSCode e a telemetria da Microsoft porque alguns querem isso nas máquinas deles? E depois, isso vai contra os princípios do FOSS? Sim, isso irá desrespeitar os princípios do FOSS mas a FOSS já perdeu a batalha e guerra contra Microsoft por isto e claro que um dia essa empresa irá pertencer à Microsoft por causa da técnica “Embrace. Extend. Extinguish.” (tal como foi o caso do github e dos outros casos passados da Microsoft)

    • Ludita_Modernaço says:

      A resposta do Ebon Upton no twitter:

      “Sorry: I can’t understand why you think this was a controversial thing to do. We do things of this sort all the time without putting out a blog post about how to opt out.”

      Que grande javardice. Eu até percebia o mirror. Mas a chave gpg?

    • Tecnical says:

      Pessoalmente não quero NADA (reparou na ênfase do nada?) relacionado com a microsoft quando instalo linux. seja num raspberry ou num PC. Se a si não lhe causa confusão, a mim faz, e de certeza não sou o único. Agora, tenho de ir remover esse repositório… Com licença.

  2. Pedro says:

    Com tantas opções muito mais baratas e muito melhores para correr arm linux, é só mudar!

  3. Joao Cordeiro says:

    O codigo dos pacotes desse repo é aberto? Se sim, é so ódio pela MS.
    Se nao, os tipos do OS meteram os pés pelas mãos.

    • GRpt says:

      O VSCode é open source. Isto é simplesmente só ódio contra a Microsoft, como a maioria dos linuxers (fanboys de linux).

      • pedro says:

        O problema é a telemetria pela microsoft

        • Joao Cordeiro says:

          Mas é diferente da “telemetria” que os outros repos têm?

          Nao conheço bem esta distro. Mas em Ubuntu/ Debian é normal as empresas adicionarem os seus programas opensouce aos repos oficiais da distro.
          É diferente nesta distro?
          Se esta distro já continha dezenas de repos nao oficiais, então mais um da MS é normal.
          Se estava tudo centralizado num repo e a MS foi criar outro so para pôr o Code… Ai ja me cheira a esturro.

          • Rui says:

            Telemetria/Repo MS foi adicionada atraves de update sem conhecimento dos utilizadores.

            Distros ubuntu ou debian fornecem um um ficheiro meta que produz os mesmos resultados (por vezes avisando o utilizador que esta prestes a adicionar fontes 3rd party que podem ser closed source), mas requer sempre accao/concentimento por parte do utilizador.

      • Rui says:

        A maior preocupação dos utilizadores é o ping aos servers da MS, que é usado como telemetria.

      • Samuel MG says:

        Não é o ódio pelo o OS da Mirasoft mas é por esse OS recolher informações! Essa foi uma das varias razões que eu deixei o Windows à mais de 10 anos.

    • sdfg says:

      pessoalmente sim e odio.. nao quero nada deles.. ainda e a minha opçao, certo?

    • Não Obstante says:

      “Se sim, é só ódio”

      Que ingenuidade…

    • Não Obstante says:

      “Se sim, é só ódio”

      Achas que a MS faz alguma coisa de positivo além dos seus interesses?

  4. gr33nbits says:

    Eu penso que o não dizerem nada e pensarem que o “Povo” não ia dar conta? Só lhes fica mal e mais valia dizerem:

    “Boas a Microsoft fez uma grande doação a nossa fundação e como tal vamos meter a telemetria da Microsoft nos pi porque o Visual Code é agora suportado por ARM e então tem pim pam pum”.

    O não dizerem nada publicamente é muito mau, depois só porque fazem endorse aos IDE’s MS todas as versões têm que vir com essa repo? Mesmo as light? Não isto não se entende e cada vez que faz “apt update” diz aos servidores Microsoft “Yo what’s up estou aqui querem algo do meu pi?”.

  5. ... says:

    A malta fica “revoltada” com nada… Mais palha.

  6. Bruno Mota says:

    Notei isto quando fiz o último update/upgrade.
    Estranhei, até pensei que tivesse algum trojan, afinal não, foi mesmo adicionado…

  7. paulog says:

    Se tivessem posto o VS Codium não teria havido problema…

  8. neo says:

    Vida de hater deve ser mesmo muito triste.

  9. VC says:

    Uso o repositório da microsoft porque tenho projetos no Raspberry em .Net Core por exemplo, nada de especial nisto não percebo o “barulho”

    • Crucificados pelo sistema says:

      Certo, e eu tenho um pi a servir de storage sem GUI, e foi adicionado um repositorio para algo que nem sequer posso executar o vscode!!!!

      O repositorio NUNCA deveria ter sido instalado e nao se trata de HATE pela microsoft, pois se fosse um repositorio Ubuntu a polemica iria ser a mesma ou avisas antes ou nao o colocas.

      O ideal mesmo era colocar o vsCode no repositorio do raspberry pi os, mas como a microsoft quer ter o seu proprio repositorio, a solucao poderia passar por apenas instalar o repositorio quando fosse instalado o vsCode ou alguma futura aplicacao da microsoft, e nunca instalar um repositorio so porque sim.

    • nimboos says:

      Eu também não vejo problema. O Raspberry Pi OS é nitidamente um sistema operativo de fácil utilização. A meu ver, um ótimo SO para quem não está habituado a trabalhar com linux. Tudo pode ser feito usando algum software existente, usando o rato para selecionar opções. Adição de repositórios, para poder instalar algum software, é uma algo simples para quem está habituado, mas não muito simples para o publico alvo do Raspberry Pi OS.

      • Marco Tulio Castro says:

        Todo Linux é de fácil utilização, o OS oficial do PI é derivado do Debian. Complicado é o Windows que a cada atualização trás o terror de perder tudo e o boot obrigatório.

  10. Crucificados pelo sistema says:

    Para quem não percebe o “HATE”:

    Windows:
    – Imaginem fazer um update do Windows e de repente a vossa imagem de background costumizada ser alterada e não vos permitir alterar. Pode não parecer nada de importante, e até podem nem ter o background costumizado, mas noutra actualização futura, podem simplesmente achar que as pastas “Documentos”/”Videos”/”Imagens” devem estar vazios e como eliminar nao se faz, passam essa informacao para uma cloud publica onde toda a gente tem acesso (e ninguem vos disse nada)

    Mac:
    – Imaginem fazer um update do Mac e de repente aparecer um repositorio do Windows pq podem simplemente instalar o vsCode. Sem stress né …. e numa actualização futura do Mac, é instalado o Internet Explorer e removido o vosso browser, e apenas só porque sim

    • Mike says:

      Que comparações exageradas relativamente ao que aconteceu… é apenas um repositório e nenhum software extra que foi instalado, algum existente foi alterado ou dados que foram apagados… e quem se preocupa com segurança e problemas com telemetria, de certo que já tem um Pi-hole na rede e o repo foi bloqueado logo à partida! 😛

  11. Marcos Burg says:

    Superaram a Apple colocando um álbum do U2 na iTunes de todo mundo

  12. Marco Tulio Castro says:

    Eu não quero meus Raspberry Pi infectados pela Microsoft de jeito nenhum. Tudo que esta empresa infecta fica lento, cheio de problemas e caro. Começam a impor seus padrões binários sem transparência e ineficientes. No mínimo as atualizações do sistema ficarão comprometidas.

  13. Marco Tulio Castro says:

    Depois de instalado retira-se o repositório alienígena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.