Precisa do Microsoft Office no Ubuntu? Instale as Web Apps
Quando se fala em suite de produtividade, não há nenhum produto que se compare ao Office da Microsoft… apesar de existirem muitas ferramentas com muito potencial (ex. LibreOffice). Mas ser utilizador Linux também não é actualmente nenhuma barreira para se usar o Microsoft Office no sistema.
Para terem o Microsoft Office no Ubuntu podem recorrer ao Wine, Crossover ou simplesmente usar o Microsoft Office Online Apps.
As Office Web Apps são o complemento perfeito para todos os utilizadores do Office que pretendem ter acesso em qualquer lugar aos seus documentos e a ferramentas de edição, independentemente de estarem no seu computador ou num qualquer outro. Além disso, sendo o Office Web Apps web-based não existe a barreira do sistema operativo pois funciona em qualquer um…basta ter um browser.
Como instalar o Microsoft Office Online Apps no Ubuntu?
Para simplificar o uso do Office Web Apps existe uma pequena aplicação (não oficial da Microsoft) que permite criar atalhos para as seguintes ferramentas:
- Word
- Excel
- PowerPoint
- Outlook
- OneDrive
- Calendar
- OneNote
- People
Para instalar o Microsoft Office Online Apps basta descarregar o .deb (aqui) e instalar via Ubuntu Software Center.
Depois de instalado basta procurar, via Dash, qual a web app a iniciar. O próximo screenshot mostra um exemplo do uso do Microsoft Word (online) no Ubuntu.
Como viram, é fácil usar a suite do Microsoft Office no Ubuntu e derivados, ficando assim na cloud tudo o que é documento. Para quem procura alternativas, como já sugerimos, o LibreOffice é fantástico assim como o Kingsoft Office. Se o Microsoft Office era um motivo para não usar o Linux…
Este artigo tem mais de um ano
Penso que o grande entrave é mesmo o serviço Onedrive, eu tenho todos os meus documentos lá e aquela alternativa que arranjaram para sincronizar é demasiado rebuscada. Este sim é o meu maior entrave para deixar passar a 100% para o ubuntu.
podes utilizar o site onedrive.com
Use o Dropbox
Dropbox não é uma opção para assinantes do MS 365, sou assinante e tenho 1 + 5 instalação com 1TB cada instalação e/ou usuários, total 6TB no OneDrive, todos arquivos do pc estão no OneDrive, como usar isso no Linux? Fica difícil, a Microsoft fez uma versão do MS 365 para Mac, mas jamais fará a versão para Linux, o dia q ela fizer muitos DEVs e usuários de Windows migrarão para Linux.
Eu quero que A Microsoft vá as quintas dos Infernos,quanto mais usarmos ferramentas livres e boicotarmos,mais ganharemos força contra eles,até eles cederem…sempre foi assim,e sempre será…
Existe o mesmo para o Drive da Google? Dava jeito para não migrar os docs todos de la.
Existe o Grive, mas não acho 100% fiável…pelo menos comigo, já experimentei colocar ficheiros na pasta do google drive, sincronizar, mas os referidos ficheiros não são sincronizados…
Pena que esta app do office não fucniona no Mint KDE 🙁
para quem usa chrome é facil, basta criarem um *.desktop com chrome-stable –app=”url do office”
Para o googleDrive eu uso o insync e é muito bom!
Também existe o Kingsoft Office para linux, muito bom, até já substitui o Libreoffice, visto que tem melhor formato compativel com Microsoft Word.
A M$ abriu finalmente o sdk do “formato livre” oxml o que terá como consequência que no futuro próximo será muito mais fácil usar o formato do office.
Também gostei do Kingsoft, só é pena não ter o Editor de Equações a funcionar no linux… E já agora ser compatível com os formatos openformat (ODF).
Alguma diferença em termos de vantagem entre o OXML e ODF?
Aqui informa que “O pacote é de má qualidade”, quanto ao deb.
Sim mas instala na mesma que corre tudo bem.
Off topic: Saiu ontem a RC do Caixa Mágica 22.
Isso funciona Offline ou temos de estar ligados à net para funcionar?
como faço para desinstalar o WebApps do Office da Microsoft no ubuntu
É bom haver uma versão do office para o linux. No entanto, prefiro o libreoffice.Para mim chega e sobra.
O único problema é a falta de compatibilidade com os ficheiros do office. Mas, sei que a microsoft já disponiblizou o que é necessário para os desenvolvedores do libreoffice conseguirem tornar o libre mais compativel ao abrir ficheiros do ofice.
Agora é só aguardar por atualizações do libre.