Chegou o PiPplware 2.0 final – A distro para o teu Raspberry PI
Já com a versão final do XBMC 13
Com mais de 4 mil instalações, o PiPplware é hoje uma das distribuições mais usadas, em Portugal, no Raspberry PI. Ainda não tem um ´Raspberry PI? Aproveite a nossa campanha – ver aqui.
O PiPplware é a nova distribuição portuguesa para o Raspberry PI que foi criada pelo nosso leitor Diogo Santos e nesta última versão contou com a colaboração do nosso leitor brasileiro Luiz Victor Carvalho na parte dos emuladores. Depois do lançamento da versão beta, hoje o Pplware disponibiliza a versão final.
Foi no passado dia 10 de Março que o Pplware deu a conhecer o PiPplware, uma distribuição portuguesa para o Raspberry PI.
Esta distribuição tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de Linux para se poder usufruir das suas capacidades. Além disso, é nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.
A instalação desta versão pode ser feita com base neste artigo mas também temos tutoriais de utilização (aquie aqui).
Novidades do PiPpware 2.0
Esta nova versão traz um conjunto de fantásticas novidades, das quais se destacam o IPtables pré-configurado e a última versão do XBMC. Foram também corrigidos alguns bugs.
Primeira inicialização
Agora na primeira inicialização tudo é automático, serão feitas configurações iniciais, renovadas as chaves de acesso e será feito a expansão do sistema de ficheiros, tudo sem a intervenção do utilizador. No fim aparecerá um menu onde podem mudar o boot por defeito, como por exemplo para o XBMC.
Terão 25 segundos para escolherem a vossa opção, caso contrário o sistema arrancará automaticamente para o Emulation Station (precisam de um teclado ligado caso queiram alterar) Recomendamos que não alterem isto visto que mais tarde podem sempre mudar usando o “Change boot” no Emulation Station. O primeiro e segundo boot serão um pouco mais lentos, bem como a primeira inicialização do XBMC devido às configurações iniciais.
Interface gráfica inicial
A Interface gráfica do Pipplware foi redesenhada e agora está mais intuitiva, funcional e muito mais agradável. Logo após o arranque, aparecerá o seguinte menu onde podem escolher qual o sistema a carregar e uma breve descrição no lado esquerdo.
Neste menu, navegando com o teclado ou gamepad para os lados encontrarão mais dois menus onde podem fazer várias coisas como configurar o vosso Pi , ligar a uma rede wireless , fazer backup e restauro tanto do sistema como das vossas ROMs, saves, BIOS e configs dos emuladores.
Menu System
(Todas as opções, excepto a “2. WiFi Manager” podem ser executadas com gamepad):
- 1. Show IP: o mesmo que escrever ifconfig no terminal, retorna os IPs aos quais o RPi está ligado; útil para configurar o comando do XBMC, assim como aceder ao RPi por SHH.
- 2. WiFi Manager: Ferramenta para se ligar a uma rede WiFi (está opção requer um teclado ligado ao Rpi e uma dongle wireless USB). Caso pretendam ter sempre Internet via interface wireless, após reboots, sem configurações adicionais, terão que executar o programa WiFi Config no XFCE ou Openbox e salvar a configuração da rede no menu “File” dentro do programa.
- 3. Backup Saves: Cria um ficheiro SAVES.tar na pasta “/home/pi/”com todos os saves e states dos emuladores; caso tenha um dispositivo usb ligados ao RPi, este ficheiro será criado na raiz da unidade.
- 4. Restore Saves: Restaura os SAVES pelo ficheiro criado na opção anterior. Se um dispositivo USB estiver ligado , e tiver em sua raiz o ficheiro “SAVES.tar” este será o ficheiro usado no restauro, mesmo que tenha um ficheiro de SAVES no SD.
- 5. Export ROMS to USB: esta opção copia as ROMS, BIOS, SAVES e CONFIGS dos emuladores existentes no SD do RPi para uma unidade USB. Será criada a Pasta RetroPie na raiz da unidade, e os ficheiro estarão nas pastas seguindo a mesma estrutura do RPi.
- 6. Import ROMS to SD Card: Copia as ROMS, BIOS, SAVES e CONFIGS dos emuladores para as pastas correctas automaticamente, caso tenham feito antes o “Export ROMS to USB” ou sigam o padrão de nomes indicado no início deste texto, da unidade USB para o SD do RPi. Escolha as ROMs que mais jogue para ficar no seu RPi e evite deixar o SD muito cheio.
- 7. Reboot: Reinicia o RPi
- 8. Shutdown: Desliga o RPi.
Menu Advanced
(Todas as opções, exceto “Input Configuration” e as 3 ultimas necessitam de um teclado ligado ao RPi):
- 1. Input Configuration: Redefine todas as configurações dos controlos para os emuladores (exceto para o GBA, NeoGeo, MAME e N64), cuidado ao utilizar esta opção, pois isso também apagará as configurações de Vídeo, Áudio e o caminho para as BIOS (todas contidas no ficheiro “/home/pi/RetroPie/configs/all/retroarch.cfg”). Existe em backup deste ficheiro no mesmo directorio caso queiram restaurá-lo.
- 2. RetroPie Configuration: Abre o menu de configurações do RetroPie, onde é possível actualizar os emuladores e configurar outras opções avançadas para o sistema do RetroPie. Para não perder as configurações já feitas, use a opção “UPDATE RetroPie Binaries” para actualizar os emuladores e nunca a opção INSTALL.
- 3. Raspberry Pi Configuration: O mesmo que “sudo raspi-config” no terminal, abre o menu de configurações do Raspberry Pi, onde, além de outras coisas, pode-se configurar o fuso horário, teclado e idioma do sistema.
- 4. Enable – Disable Services: Abre um menu onde é possível ativar serviços inactivos para o RPi e desativar serviços ativos.
- 5. Change Boot: Menu onde é possível escolher qual será o comportamento de boot do RPi, podendo escolher entre iniciar com o Emulationstation (padrão), XBMC, XFCE, ou directo no terminal.
- 6. Update System: Actualiza todo o sistema Pipplware com excepção dos binários do RetroPie (o mesmo que escrever “sudo apt-get update” e “sudo apt-get upgrade” no terminal).
- 7. Backup Settings (Home Dir): Faz um backup de toda a pasta “/home/pi”, onde ficam armazenadas todas as configurações e ficheiros do Pipplware. Este backup será um ficheiro guardo na raiz da unidade USB, caso exista alguma ligada, ou na própria pasta “home/pi”, o ficheiro de backup terá o nome de “PI_BACKUP.tar”. Este backup só será feito se houver espaço suficiente na unidade USB ou no cartão SD para salvá-lo, no fim aparecerá uma mensagem a dizer se foi bem sucedido ou não.
- 8. Restore Settings (Home) Dir: Restaura o ficheiro criado na opção anterior. Se houver uma unidade USB ligada com o ficheiro “PI_BACKUP.tar” na pasta raiz, este será usado para o restauro, se não, será usado, se houver, o ficheiro “PI_BACKUP.tar” presente na pasta “/home/pi”
Um dos pontos fortes do Pipplware 2.0 é inclusão da versão final do XBMC Gotham 13 – ver todas as novidades aqui.
Outras novidades são a inclusão de um disk automounter, para montar os vossos dispositivos usb automaticamente e o Openbox uma interface gráfica um pouco mais fluída, que necessita de menos recursos ao nível de memória RAM, que no geral é melhor ao XFCE (excepto ao nível de interface e com menos funções). Esta interface é o ideal para quem usar principalmente aplicações gráficas que necessitem de um maior poder computacional.
A partir da versão 2.0 do Pipplware são incluídas algumas regras/configurações para o iptables (firewall). Foi também incluído um serviço, iptables-persistent, para aplicar a firewall logo no boot, antes da rede ficar activa. O ficheiro com as regras é /etc/iptables/rules.v4, Todas as comunicações de entrada são rejeitadas, salvo algumas portas, é uma configuração simples por isso alterem ao vosso gosto."
Changelog:
- Baseado na ultima versão do Raspbian (2014-01-07) com todos os updates até a data.
- Artwork remodelado
- Novas opções no Emulation Station, com vista a uma utilização mais fácil e simples.
- Nova versão do XBMC, GOTHAM
- Adição do Openbox
- Adição do Wifi Manager
- Quake 3 (precisam apenas de copiar os ficheiros pak do vosso CD/instalação para /home/pi/RetroPie/roms/Q3A/baseq3
- Disk automounter, montagem automática de discos em /media , compatível com todas as interfaces/programas
- Adicionados mais alguns serviços
- Emuladores optimizados
- Bugfixes & tweaks
Caso detectem algum bug ou tenham alguma sugestão, não hesitem em nos contactar.
Download: PiPplware 2.0 [888, 6 MB] Download: Script para Update da versão beta para versão final Homepage: Pipplware
Este artigo tem mais de um ano
Boas para quem já tem a beta o que tem de fazer para ficar com a final? Sudo apt-ver upgrade????
Atenção que Linux não é a minha especialidade, 🙂
Basta fazeres download deste script: http://bit.ly/pipplware2beta_to_final e executar o mesmo.
Desculpa a pergunta estúpida, mas ainda percebo pouco ou nada disto, qual e o comando para a execução do .sh ?
Abraço
SH nomedoscript.sh
Obrigado 🙂
Método 1:
sh nome_do_file.sh
Método 2:
chmod +x nome_do_file.sh (torna o ficheiro executável)
e
./nome_do_file.sh
Desculpa a ignorância, mas podes ser mais explicito em como fazer a actualização?
Obrigado
Viva,
Já recebi o meu! Só estou a aguardar pela chegada da caixa e colocar tudo a trabalhar!
Obrigado por esta iniciativa.
Um abraço
Excelente, vamos a isso. Já pertences à comunidade?
No frontend onde aparecem os logos do youtube e do TVPortuguesa, como é que se colocam os logos nesse local?
Na versão 12 tinhas que ir às Definições -> Aparência
Antes de adquirir esta beleza tenho de comprar um sistema de som com entradas e saídas hdmi.
Nos “Usados” do Pplware nao existe a categoria de Video/Audio para equipamentos colocados pelos visitantes.
Alguma oferta por estas bandas?
Bom dia,
isto rola bem na versão de 256mb?
Funciona sim! A performance poderá não ser é igual devido é menor quantidade de RAM.
Cumprimentos
obg pela resposta
Quem comprou o Kit na InMotion, já tem a versão 2.0 instalada?
Obrigado
Depende de qnd chegou o seu kit.
Se, qnd inicia o sistema ao chegar ao menu inicial, passados 10 segundos o XBMC arrancar automaticamente, já tem a versão final e basta só fazer “Update System” para actualizar o XBMC.
Caso contrário tem a versão beta e para actualizar para a final precisará de executar o script disponibilizado em cima.
Cumprimentos.
No splash screeen aparece Pipplware 2.0.
Vou então fazer o update system para actualizar o XBMC.
Obrigado
Ora bem, vou tentar arranjar algum tempo hoje para estar o PiPplware.
Já agora, o SO suporta a utilização do comando da TV?
Cumprimentos,
FC
Suporta caso a tua televisão suporte CEC. Vê no manual da tua TV.
A minha TV suporta. Eu uso o OpenElec com o XBMC e funciona bem. Mas o sistema operativo também tem que implementar o standard para funcionar.
Obrigado pelo esclarecimento.
Boas pessoal, posso fazer backup de as configs\pastas partilhadas\etc do xbmc e restaurar depois nesta nova versão?
Podes, no entanto recomendámos apenas fazeres backup da pasta .xbmc. Podes fazer backup de todo a pasta /home mas não recomendámos restaurar tudo porque houve alterações no menu inicial (pasta .emulationstation) e no Retropie (pasta RetroPie) e se restaurares tudo ficas sem as alterações.
Cumprimentos.
na pasta .xbmc o que fica guardado?
Todas as definições/configurações do XBMC.
Obrigado, fiz backup dessa pasta e restaurei e ficou tudo direitinho!
Boas, isto da para instalar uma webcam e utilizar o skype?
Boas PPL isto corre filmes com elevado bitrate tipo 34 Mbps a 1080p ficheiros de 40GB e faz DTS-HD MA passthrough.
Como tenho muitos BACKUPS dos eus BLU-RAY num servidor FREENAS.
Cumps
Pode ser possível. O Raspberry e o XBMC suportam passthrough e funciona, atendendo que o dispositivo receptor o suporte.
Relativamente ao bitrate, o máximo que experimentei foi uma gravação de bluray, um ficheiro mkv 1080p (h264 avc) de 20 e poucos Gigas, DTS True HD julgo, e funcionou bem, sem qq quebra.
É uma questão de se experimentar, pode ser que aqui alguém já tenha experimentado um filme “maior”.
Boas Rascas
Obrigado pelo teu feedback, como tenho um Amplificador AV que suporta DTS HD-MA ele e que vai processar o Áudio do Filme. Senso assim a fazer passthrough fica descansado, agora a parte do Vídeo e que me deixa um pouco atrás ele ser capaz de correr bem o Vídeo de alto Bitrate.
Porque o tamanho do ficheiro do backup do BLU-RAY não e problema o problema e mesmo o BITRATE em alguns Filmes.
Agora e que reparei a Porta de REDE e só 10/100 acho muito pouco para ir ler os backups ao server FREENAS, tenho a minha Rede interna toda a 1GB
Pois isso pode ser um factor limitante embora teoricamente 100Mbits sejam suficintes para visualizar um ficheiro desse tamanho por rede. Vou ver se arranjo uma coisa desse tamanho para testar 😉
Rascas se poderes testar um BACKUP blu-ray por rede fico-te agradecido.
Obrigado
Sim isto foi testado por rede. O ficheiro está localizado num servidor com discos em raid ligado a um router via ethernet 1Gbit. O Raspberry ligado por cabo ethernet ao router.
Detalhes sobre o ficheiro:
https://www.dropbox.com/s/eaef1zsyoytp3v7/Avatar.2009.1080p.mkv.txt
Funciona perfeitamente.
Eu já vi muitos filmes em full hd sem problemas
Frederico Freitas
Esses filmes Full hd que testastes deram de BITRATE elevado ou nem por isso e que BACKUPS de filmes BLU-RAY variam de filme para filme.
E testas isso em rede ou atarves de algum disco ou pen ligado Raspberry.
Obrigado
Normalmente vejo filmes e series com um tamanho a rondar os 10 gigas, não são backups de bluray, vejo através de disco externo ligado ao raspberry.
Boas ..alguem onde posso adquirir um raspb. Cim configuraçao personalizads? Tipo input usb output hdmi e coaxial para audio 5.1? Thanks
Podiam responder a questão anterior? Da para instalar uma webcam e utilizar o Skype? Estou no estrangeiro e utilizo bastante o Skype. Obrigado
Dá para instalar webcams, no entanto recomendo pesquisar no google para verificar a sua compatibilidade. Aqui fica uma lista de algumas testadas: http://elinux.org/RPi_USB_Webcams
O Skype julgo que já não funciona visto que a Microsoft cortou o suporte para maquinas arm com linux.
No entanto existem alternativas.
Boas e possível nesta distro do pplware arranjar forma de ver o meo go no Rasperry uma vez que é necessário o silverlight
Obrigado
Update da versão 1.0 para esta, há alguma forma?
É possível, a partir da versão 1.3, usar o script de update aqui disponibilizado http://bit.ly/pipplware2beta_to_final, no entanto isto não foi testado e não ficará exactamente igual á imagem final, visto que é necessário intervenção manual.
A nossa recomendação é:
-Usar a opção “Backup Settings (Home Dir)” no Pipplware 1.3
-Copiar o backup para um local seguro.
-Gravar a imagem do Pipplware 2.0 final para um cartão
-Arrancar o sistema até estar operacional (Qnd chegar ao Menu ou XBMC)
-Restaurar apenas o necessário do backup efectuado (por exemplo o directório .xbmc que contém as configurações do XBMC, etc etc.
Na versão beta, utilizando a interface XFCE, ao executar o Gparted este não arrancava ficando eternamente a carregar, bloquendo tudo tendo que desligar da ficha. Isso foi corrigido? Porque de resto o meu Beta está a correr tão bem, que para já não sinto necessidade de mudar…
Pedro Azevedo confirmo que o gparted bloqueia ao iniciar. Penso que terá sido com um update recente do pacote dos repositórios do Raspbian, pois até há bem pouco tempo funcionava conrrectamente.
Se quiseres usar o gparted podes abrí-lo no XFCE através de um terminal que já funciona:
sudo gparted
O que tb podes fazer para funcionar correctamente através do menu é editares o ficheiro /usr/share/applications/gparted.desktop e no fim, onde diz Exec= substituis por Exec=sudo gparted
Obrigado. Assim já funciona.
Boas,
Já recebi a minha encomenda e já fiz asneira!!!
Pus-me a inventar e formatei o cartão que veio com a encomenda, para tentar instalar a ultima versão (2.0).
Então fiz isto:
Passo 1 – Usei o “SDFormatter” e fiz um formato com a opção “Overwrite Format”
Passo 2 – Usei o “RPi-sd card builder v1.2” para gravar a imagem que sacei com a versão 2.0
Até aqui tudo bem, até receber o seguinte erro dado pelo “RPi-sd card builder v1.2” :
https://www.dropbox.com/s/io4cd8ia9gn1xr3/Passo%202%20-%20Erro.pdf
Será possível darem-me uma ajuda? Onde é que eu errei?
Estou a usar tudo isto num Macbook, com OSX 10.9.2
Reparei tb que, quando o cartão veio daí, tinha 2 partições e agora só tem uma, a “boot” e a outra aparece como “desmontada”, no utilitários de discos e, no Finder nem sequer aparece.
Qualquer ajuda é preciosa, mas atenção que é a primeira vez que estou de volta de uma coisa destas, por isso a experiência é nenhuma…
Obrigado
Eu não estou familiarizado com as interfaces gráficas do Mac OS para gravar “imagens” mas julgo que te está a dar esse erro por teres uma das partições do cartão montadas. Julgo tb que o SD Formatter não é necessário.
Recomeça o processo de inicio seguindo este tuturial:
https://pplware.sapo.pt/gadgets/dica-colocar-o-pipplware-no-raspberry-pi-usando-um-mac/
Depois avisa se funcionou, caso contrário eu digo-te como poderás gravar o sistema usando o terminal do mac.
Boas,
Obrigado pela ajuda.
Fiz exatamente o que está nesse tutorial e o erro é o mesmo. Experimentei com a versão 1 e também dá o mesmo erro.
Podes-me dizer como o poderei fazer usando o terminal?
Obrigado Rascas e Rui.
Abraço
Segue este tutorial então: https://www.andrewmunsell.com/blog/getting-started-raspberry-pi-install-raspbian
A parte + importante é formatares o disco com o “disk utility” e gravares depois a imagem com o dd no terminal.
Tem atenção ao nome/número do cartão sd ao gravares.
Obrigado Rascas,
Este tutorial é 5***** :))).
Funcionou na perfeição, sem espinhas. Tou a ver que há um loooooongo percurso a percorrer até aprender os primeiros passos desta “brincadeira”.
Grande abraço
Mario Cordeiro ve isto
https://pplware.sapo.pt/linux/raspberry-pi/pipplware-como-ter-este-sistema-no-seu-raspberry-pi/
Formata com o SD Formater e depois segue este link:
http://www.raspberrypi.org/documentation/installation/installing-images/mac.md
É o que eu faço com o meu Mac e sempre resultou. Espero que ajude.
Obrigado easyrider1967,
Antes de tentar o teu tutorial, tentei o do rascas e funcionou, mas pelo que estive a ler o teu tutorial é muito idêntico ao que o rascas enviou. Vou guardar os dois nos favoritos.
Abraço
Boas.
Gostava de, com o raspberry fazer um print server (para impressora usb) e repetidor wireless. Contúdo actualmente não tenho muito tempo.
A quem possa ajudar,agradeço desde já.
Cumps
Parabens, funcionando perfeitamente no Brasil, ajuda a matar um pouco a saudade da terra. Obrigado
Agora que existe versão final, espero conseguir por isto no pi…..
Mais logo já testo…. Eu conseguia passar para o sd, mas o pi não passava imagem para a tv, com todas as putras distros funcionava lindamente
Boas
O Pplware terá possibilidade de testar outras placas semelhantes ao Raspberry Pi, como fizeram com o EBOX-3100?
Penso que estas abaixo tenham uma boa relação preço/características:
Beaglebone Black (link)
Wandboard Dual / Quad (link)
Banana Pi (link)
CubieTruck (link)
Outras que são também interessantes: TBS Matrix, Mini210s, T1 NanoPC, UDOO, ODROID-U3, pcDuino V3, CuBox-i, Utilite.
Existe outra que me parece ser excelente que é a MinnowBoard MAX mas ainda não está disponível.
Obrigado.
Paulo Costa gostaríamos sim de testar outros mini-pcs e até talvez portar o sistema para outras plataformas.
A maior parte desses que referiste têm capacidade de processamento superior ao Pi.
No entanto a maior parte dos dispositivos que referiste têm um problema que é usar o GPU Mali 400. O fabricante deste GPU oferece pouco suporte a Linux. Programas como XBMC não funcionam mto bem devido a isso. Podes usar o Android como SO mas não é a mesma coisa, a ideia aqui é usar Linux como SO.
Pode ser que brevemente isto se altere (o suporte do GPU em linux) e quem sabe, levar o Pipplware para outras plataformas.
Cumprimentos.
Uma pergunta de um leigo… tenho que instalar todas as versões desde a primeira, ou basta instalar só a ultima versão?
Obrigado e desculpem a pergunta
Basta está ( a ultima ) apenas
Alguém pode ajudar a configurar a resolução, tenho o Pi ligado a uma televisão de 55´ e não consigo configurar a resolução.
Se a tua TV ligar por HDMI a resolução máxima penso que é 1080p. O Raspberry, qnd ligado por HDMI, assume a resolução máxima suportada pela TV (até 1080p) quando ligado.
A TV caso suporte resoluções superiores, deverá passar para 1080p automaticamente. Caso não o faço terás de procurar nas opções da TV uma opção relativa ás resoluções.
Em ultimo caso, caso não funcione, poderás forçar uma resolução no Raspberry, mas em ligações HDMI isto muito raramente é necessário.
Boas,
O meu tem uma resolução maior que o ecrã da TV (há caracteres da esquerda que não aparecem, nem algumas linhas de baixo e de cima). A resolução que o Pi assumiu foi de 1080p. Como faço para alterar isto permanentemente?
Abraço
É favor consultar este tutorial para configurar a TV correctamente:
https://pplware.sapo.pt/linux/raspberry-pi/pipplware-algumas-dicas-de-utilizao-parte-ii/
Boas,
Preciso de uma ajuda em relação a Raspberry PI mas noutra vertente.
Eu ando no mundo da Virtualização e momento estou a meter-me num projecto interessante.
Queria tentar juntar o Raspberry PI e o VMware view mas não sei como.
Alguem pode ajudar?
Seria bastante interessante conseguir por o Raspberry PI a funcionar directamente com o VMware View.
Muito obrigado.
Abraços
NV
Queres fazer do Raspberry um Thin Client é isso? Ou virtualizar o SO do Raspberry ? Ou aceder ao ambiente de trabalho do Raspberry remotamente e controlá-lo ?
É mesmo fazer de thin client.
Se conheces o sistema dos Wyses da Dell, é desse genero. Usando o protocolo PCoIP ou o RDP mas ligando ao VMware View.
Não existe suporte da VMware para arquitectura arm.
No entanto sei que é possível compilar pelo menos o VMware View para arm no Pi.
Não tenho numa referência sobre compilar isso no Pi mas com uma pesquisa no Goolge não deve ser díficil encontrar.
Ok.
Vou pesquisar.
E se alguém pudesse ajudar neste ponto, agradecia desde já.
viva,
tinha instalado a versao 2.0 beta com um conjunto de roms mame 037b5 e estava tudo ok, mas agora com a versão final os graficos estão horriveis e a maior parte das roms já não funciona. Já tentei com o fba e a qualidade dos graficos continua horrivel. que poderá ser?
Obrigado pelo vosso trabalho
Horríveis como assim? Nesta versão final o emulador MAME e NEOGEO por defeito é o pifba por ser o mais compatível, apresentar melhores resultados e praticamente todas as roms funcionam independentemente da versão, atendendo que estão com o nome correcto no ficheiro ZIP. Algumas roms podem ter pior qualidade grafica pq por defeito o “mantain aspect ratio” está desligado mas pode ser ligado em /home/Retropie/emulators/pifba/pfba2x.cfg Qual era o emulador que usavas antes? Se era outro e achas que funcionava melhor podes sempre alterá-lo em /home/pi/es_systems.cfg
usava o mame4all e gostaria de de continuar a usar.
o problema é que a imagem fica mesmo muito pixelizada (a imagem é mesmo muito má). na versao beta funcionava tudo ok nesse aspecto.
O que queres dizer que nesta versão final o emulador por defeito é o pifba? eu estou a colocar as roms dentro da pasta do mame.
Boa noite Mike, tudo bem? Conforme o Rascas disse, o emulador padrão do mame foi mudado por um que é mais compatível. Assim, roms de neogeo, capcom e outras plataformas arcade podem ser rodadas diretamente pelo menu do mame, desde que os nomes de seus arquivos .zip sejam iguais aos que constam nesta lista (https://code.google.com/p/pifba/source/browse/FBAcapex_src/gamelist.txt?spec=svn018b31d990231eccae5c57690cb5a4d55b6fa0e2&r=018b31d990231eccae5c57690cb5a4d55b6fa0e2) e que suas BIOS estejam na mesma pasta que as roms. Tente baixar um pacote de BIOS para mame, existem vários, quanto mais BIOS tiver, mais jogos serão compatíveis. Além disso foi removida a opção “mantain aspect ratio” que quando desligada se mostrou melhor para a maioria dos jogos, porém podem existir alguns que não se comportem bem sem esta opção, então, assim como o Rascas disse, altere-a no arquivo /home/Retropie/emulators/pifba/pfba2x.cfg. Quanto ao mame4all, decidimos não o utilizar como padrão pois, apesar de ser um emulador mais novo que o pifba, sua performance e sua compatibilidade são inferiores. Sobre a qualidade gráfica, nos testes que fiz, ambos eram praticamente idênticos (pelo menos não vi diferença alguma na minha TV, que tenho ligada ao Rpi via HDMI). Por ser mais recente, o mame4all acaba não precisando de certas BIOS para alguns jogos. Caso queira utilizar o mame4all, edite o arquivo /home/pi/es_systems.cfg na parte do emulador mame, colocando um # na frente da linha (COMMAND=/home/pi/RetroPie/supplementary/runcommand/runcommand.sh 1 “/home/pi/RetroPie/emulators/pifba/fba2x %ROM%”) e coloque logo abaixo a frase (COMMAND=/home/pi/RetroPie/emulators/mame4all-pi/mame %BASENAME%), tudo sem os parênteses. Espero que isto resolva os problemas que você relatou e que o seu Pipplware fique como você deseja. Entenda que fizemos estas alterações para facilitar o uso do sistema de um modo geral, mas muitas destas alterações podem ser facilmente revertidas.
obrigado pela resposta.
realmente com o fba os jogos ficavam simplesmente horriveis do tipo que corriam em computadores 486!
isto de certeza que não é o comportamento normal do fba.
o romset que tenho para o mame4all é o 037b5 e alguns jogos ficam lentos. como falas-te que o fba tem uma performance melhor estou disposto a tentar mas utiliza outro romset correcto? (acho que o .106)
já agora como posso configurar o gamepad para sair do emulador ao pressionar 2 botoes?
Exatamente, talvez seja devido ao rom set. Quanto aos jogos, eu geralmente faço uma busca no google com o nome do arquivo zip, dino.zip, por exemplo e baixo (lembrando que tem que ser tudo em minúsculo). Uma boa fonte (pelo menos todos que testei por lá funcionaram) é o romnation. O pifba está configurado para sair pressionando os botões referentes ao start e ao select (insert coin), os controles podem ser configurados no arquivo /home/Retropie/emulators/pifba/pfba2x.cfg
Optei também por trocar o Pifba pelo MAME4ALL e a diferença da resolução é gigante, contudo perdi o uso do joystick usb, já voltei a configurar e nada… Dá-me a impressão que o MAME4ALL usa outra configuração de joystick que não consigo aceder/criar/encontrar. É muito mau pois ou escolho entre má resolução ou joystick… Por favor dêem aqui uma ajudinha ao nabo.
Obrigado,
Pedro
alterei o ficheiro es_systems.cfg como sugerido e coloquei o mame4all como emulador. agora tudo voltou ao normal e as roms abrem normalmente.
obrigado pela ajuda.
Que bom, quaisquer outras dúvidas ou problemas, nos avise.
na realidade esse comentario era mais antigo.
se poderes responder as minhas questoes abaixo agradecia.
obrigado pela resposta.
realmente com o fba os jogos ficavam simplesmente horriveis do tipo que corriam em computadores 486!
isto de certeza que não é o comportamento normal do fba.
o romset que tenho para o mame4all é o 037b5 e alguns jogos ficam lentos. como falas-te que o fba tem uma performance melhor estou disposto a tentar mas utiliza outro romset correcto? (acho que o .106)
já agora como posso configurar o gamepad para sair do emulador ao pressionar 2 botoes?
Não existe um “romset” para o pifba. Existe sim é uma lista de roms que funcionam no pifba e o Luiz Victor já a postou anteriormente. O número 037b5 é referente á versão do emulador do MAME no qual o MAME4ALL é baseado. Como tal, se encontrares uma colecção de roms com esse número significa que essas roms funcionarão no MAME 0.37b5 e como tal a maior parte tb deve funcionar no MAME4ALL. A maior parte das roms nestas “colecções” tb devem funcionar no pifba mas o nome do ficheiro zip de cada, tem de bater certo com a lista postada anteriormente.
Mais info sobre o MAME4ALL: https://code.google.com/p/mame4all-pi/
Mais info sobre o pifba: https://code.google.com/p/pifba/
Boas vou instalar o vosso Distro, tenho estado a utilizar o NOOBS, Mas decido ver este já que não e a versão Beta!!
Continuem assim, alguma duvida venho aqui chatear o pessoal lol :-p
Boas,
Estou com um problema, consigo iniciar até à parte gráfica onde aparece o menu para escolher o xbmc, consola, etc, mas aí não consigo escolher o que quer que seja. O teclado que tenho ligado ao RPI está a funcionar porque qd está no boot eu carrego no ESC e ele vai para o boot passo a passo e mesmo carregando noutras teclas parece estar tudo ok, mas depois passa para o tal menu inicial onde se escolhe a opção que queremos iniciar e … nada, não reconhece o teclado, e acaba por entrar no XBMC após alguns segundos.
Alguém sabe o que poderá ser? É que assim nunca vou conseguir entrar em nada a não ser no xbmc, e para isso já tenho o openelec noutro cartão …
estou com o mesmo problema..a imagem nao fixa nas opçoes de escolha e passado um tempo passa ao xbmc
Eliminem o ficheiro /home/pi/.emulationstation/es_input.cfg
Reiniciem o sistema (sudo reboot) e da próxima vez que chegar ao ES irá ser pedido para configurarem os controladores.
Deverá ficar resolvido o vosso problema.
Thks, no entanto ontem ainda cheguei a resolver o problema, o PI não aguenta o meu teclado (aguenta-o mas só em modo de consola, que mistério …), liguei um HUB USB e já está tudo a rolar 🙂
Estou com o mesmo problema. O Pi faz o boot e aí o teclado aparentemente está a funcionar, mas quando chega à parte de escolher o teclado não funciona e o Pi passado uns segundos vai automaticamente para o xbmc.
Já experimentei a solução do hub usb mas o problema persiste.
Como poderei eliminar o tal ficheiro /home/pi/.emulationstation/es_input.cfg ?
Já tentei aceder por ssh ao Pi mas não estou a conseguir.
Alguém me poderá ajudar a resolver o meu problema? Queria muito utilizar esta distribuição.
Podes eliminar o ficheiro pela rede do windows. A pasta .emulationstation é uma pasta oculta portanto tens de ir as opções de explorador do windows e activar a visualização de ficheiros ocultos.
Podes tb eliminar por sftp usando um programa como o filezilla ou o winscp.
Podes eliminar tb por ssh executando num terminal:
rm /home/pi/.emulationstation/es_input.cfg
Já consegui eliminar o ficheiro /home/pi/.emulationstation/es_input.cfg, no entanto ao iniciar não foi pedido para configurar nada. Apenas diz “No joystick detected. Press F4 to quit.” Passado poucos segundos vai automaticamente para o xbmc.
E com isto o teclado e o rato continuam sem funcionar. Que posso fazer agora para conseguir solucionar o problema?
Qndo chegar a esse ecrã branco tem de carregar num botão para configurar o teclado. Tem 10 segundos para carregar num botão/ tecla se não o XBMC arranca. Visto que diz “no joystick detected” imagino que esteja a usar apenas um teclado…
Quando aparece o ecrã branco carrego em todas as teclas possíveis e nada acontece.
Consegui anotar parte das mensagens que aparecem durante o boot que podem ser relevantes para identificar o problema.
“usb 1-1.2 device not accepting address 7, error -32
Starting the hotplug events dispatcher(qualquer coisa que não consegui captar) usb 1-1.2 device not accepting address 7, error -32”
O estranho é que já utilizei o Raspbian com o mesmo teclado e rato e a coisa funcionava perfeitamente..
Já escrevi um novo comentário mas como não tenho a certeza se foi visto volto a escrevê-lo. Espero que alguém me consiga ajudar.
Já eliminei o ficheiro /home/pi/.emulationstation/es_input.cfg. No entanto quando aparece a tela branca a dizer “no joystick detected” nada consigo fazer. Clico em todas as teclas e nada acontece. Passado poucos segundos vai automaticamente para o xbmc.
Consegui registar uma parte do output aquando do processo de boot que possa ser relevante:
usb 1-1.2: device not accepting address 7, error -32
Starting the hotplug dispatcher (qualquer coisa que não consegui captar) usb 1-1.2: device not accepting address 7, error -32
Espero que alguém me consiga ajudar porque quero muito usar esta distribuição.
Qual é o modelo do teclado?
O que diz qnd faz num terminal:
lsusb
dmesg
O teclado é PLEOMAX da Samsung.
Mas não consigo aceder ao terminar para executar os comandos que indicou.
O que me estranha é que quando tinha o Raspbian no meu Pi o mesmo teclado e rato funcionavam na perfeição.
Não tem ideia de como resolver o problema?
Preciso do que lhe indiquei em cima para ver onde está o problema. Pode executar os comandos que lhe disse via ssh. Aqui fica um tutorial de como fazer isso:
https://pplware.sapo.pt/high-tech/tutorial-raspberry-pi-como-aceder-lhe-remotamente/
Basta fazer o download do programa Putty e seguir as instruções.
Sem esta informação é dificil ver onde está o problema e resolver a situação.
Boas , há alguma maneira de guardar a minha ligação wireless sem precisar de entrar no XFCE e fazer save configuration ?
É que eu consigo ligar me a minha rede wireless sem nenhum problema através da interface grafica inicial a partir da opcao 2. WiFi Manager. Mas quando entro no XFCE consigo ligar me a rede mas fico sempre sem endereço de ip e ainda não consegui resolver isso. Já tentei atribuir um ip estático mas não resultou ….
Cumprimentos
Experimenta configurares o wireless no XFCE -> Wifi Config e fazer “Save Configuration”. Isto sem configurares 1º em WiFi Manager nos menus iniciais. O ideal será fazer isto logo após um reboot.
Caso isto não funcione agradecíamos que postasses o modelo da tua pen wifi.
Cumprimentos
Boas, fiz como disses te e ao fim de cerca de 1 min de a ligação estar feita, fiquei com IP.
Mas agora tenho outro problema, a minha ligação a net por vezes desliga se, por exemplo , estava a ver uma serie no xbmc e no final da série já não consegui mexer mais no pi porque estava a usar o xbmc remote e já não me conseguia conectar outra vez.
A minha pen wifi é uma tp link Tl-WN321G e está ligada a um hub usb.
Sabes de que é que será este problema ?
Obrigado
bump :p
alguém sabe a solução para isto ?
Por favor, logo após isso acontecer, faça o upload do ficheiro /var/log/messages para algum local e coloque aqui o link, para ver se consigo ver onde está o problema.
Boas Rascas, tens aqui o link desse ficheiro.
http://pastebin.com/tsYxLNfN
Notei que esta falha ocorre na maior parte das vezes quando estou no xbmc.
Obrigado
Pelo relatório, as mensagens são pouco conclusivas. wlan0: deauthenticated from 58:98:35:8c:a9:fb (Reason: 2) Reason 2 indica que o cliente não está autorizado mas não quer dizer necessariamente que é um erro na password.
Penso que seja um problema de energia, visto que o hub e os dispositivos que tem ligados se desconectam e conectam várias vezes.
Qual é a sua fonte de alimentação? Qnts miliamperes? Os hubs têm fonte de alimentação própria?
Para despistar isto, experimente desligar o Raspberry, desconectar todos os dispositivos, ligar apenas a pen wireless a uma porta do Pi e ligue-o.
Veja se assim já funciona correctamente.
O hub e o Pi tem alimentações próprias.
hub -> output 5.0V 1.0 A
pi-> output 5.0V 1.0 A
Só com a pen ligada ao pi não consegui obter acesso a internet, fui então ao XFCE liguei um rato, para ir ao wireless config e obtive a seguinte mensagem, “could not get status from wpa_supplicant “.
Acho que väo precisar fazer a versäo 2.1, é que o XBMC 13.0 está com alguns bugs, e já andam a lancar updates…
É verdade que o XBMC 13 Gotham tinha alguns bugs quando foi lançado, no entanto decidimos esperar para analisar e ver o que podia ser feito para serem corrigidos. Daí ter demorado um pouco mais tempo para ser lançado.
A versão presente no Pipplware é a r2 e foi compilada a partir daqui: http://mirrors.xbmc.org/releases/source/ no dia 11 de Maio.
É possível que existam mais bugs, no entanto tivemos as queixas existentes em consideração e testamos o programa até serem resolvidas a maior parte das reclamações. Fizemos o melhor possível dentro do que estava disponível. Na minha opinião acho que é uma excelente release tal como está mas é claro que há sempre espaço para melhoria. Caso existam novas versões do XBMC elas serão disponibilizadas nos repositórios e actualizáveis via “Update System”.
Cumprimentos
No meu não reconhece rede, nem shares de rede (pois, obviamente), que é onde tenho as séries e filmes e etc … No Openelec mais recente acontece o mesmo, é bug. Ou então a rede inicia e passado nem um minuto cai e não volta … No RaspBMC já resolveram esse bug da rede, mas depois ainda há o da resolução do ecrã, cada vez que reinicio tenho que ajustar o offset da imagem.
Rui Moura, isso deverá ser problema na tua configuração de rede. Eu e mais pessoas não temos esse problema.
O mesmo em relação á imagem.
Segue este tutorial para configurar o ecrã correctamente: https://pplware.sapo.pt/linux/raspberry-pi/pipplware-algumas-dicas-de-utilizao-parte-ii/
Boas,
Na versão 1.0, durante a 1ª inicialização era necessário escolher a opção “Expand Filesystem”. Nesta versão isto não é preciso?
Abraço
Boa tarde, Mário.
Nesta versão não é preciso, todas as definições necessárias são feitas automaticamente no primeiro boot.
bom dia,
Não consegui colcoar o wifi a trabalhar. Reconheçe a pen wifi da tp-link, coloco o SSID e a password mas dá erro, e acontece o mesmo com o openelec 4.
Qual é o modelo completo da pen wifi?
Abre sff um terminal e digita:
lsusb
E copia o resultado da pen wifi aqui sff. Em princípio deverá ser possível por isso a funcionar.
Galera, qual é a senha da interface web do xbmc? O usuário é Pi mais e a senha?
Obrigado, abs
Boa tarde.
Para praticamente todos os recursos o usuário padrão é pi e a senha padrão é raspberry .
Obrigado luiz! Parabéns pelo ótimo trabalho e que a distribuição continue crescendo cada vez mais. Sucesso!!
Rogério, normalmente o user é Pi e a password é raspberry
vlw Pedro, funcionou aqui.
Obrigado comunidade!!!
Boa tarde.
Antes de mais parabéns pelo vosso trabalho! Excelente!!
No menu inicial do pipplware não dá para usar o comando da tv para escolher as opções, usando o CEC (a minha tv tem esta função).. Será possivel pôr isto a dar, para não ter que estar sempre a ligar um teclado ao RPI?
Infelizmente isso não é possível. O programa do menu inicial (Emulation Station) não suporta CEC actualmente. Talvez futuramente.
Só mais um probleminha com o Samba. Através do XBMC consigo aceder atráves da rede Windows SMB ao meu PC Windows e ler os ficheiros das pastas partilhadas.
Mas através da interface XFCE, quando acedo via File Manager » Network » Windows Network , para além do WORKGROUP aparece o grupo de trabalho do meu PC com Windows que quero aceder que é ENG. Carregando em ENG aparece o nome do PC que é Pedro-PC. Carregando em Pedro-PC aparecem as minhas pastas partilhadas. Entrando nelas aparecem os ficheiros, mas quando tento executar qualquer ficheiro seja ficheiros jpg, txt, abre o programa mas não abre o ficheiro ou nem abre mesmo qq programa. O que é que tenho de fazer para ler os ficheiros diretamente do PC do Windows?
Tenho um PC com Lubuntu que consigo fazer isso…
É o que me está a chatear mais neste momento…:-)
Agradecia que me elucidassem o que tenho de fazer. Obrigado.
Para isso terás de montar a partilha de rede em causa. Muitos programas não conseguem resolver endereços de rede. Depende dos programas que usas. Se usares os mesmos programas (p.ex. editor de texto, editor de imagem…) que usas no Lubuntu, no Raspberry, deverá funcionar.
Eu sou um completo maçarico nisto do Linux, mas ainda consigo ir lá com instruções a seguir. Não há aí um tutorial como fazer isso?
É que eu pensei que ao conseguir aceder às minhas pastas do Windows e ficheiros, já estava “montado”. Não consigo é abrir nenhum deles a partir do Raspberry.
Já instalei no raspberry dois programas que utilizo no Lubuntu para abrir txt e imagens e continua a não abrir os ficheiros. Abre o programa mas nada de ficheiros. Se o problema é a tal montagem da partilha da rede, ficaria agradecido com umas dicas de como fazer isso.
Aqui por exemplo: http://rasspberrypi.wordpress.com/2012/09/04/mounting-and-automounting-windows-shares-on-raspberry-pi/
Para mais informação procura no google por “raspbian mount windows shares”. Deve aparecer bastantes resultados sobre o assunto.
Ainda mais fácil. Basta adicionares o utilizador (pi por defeito) ao grupo “fuse”. Num terminal:
sudo usermod -a -G fuse pi
Mais uma vez muito obrigado. Funcionou em pleno com essa solução pelo terminal.
Chegou hoje o meu Raspberry Pi model B e estava a instalar o PiPpware 2.0. Consegui fazer tudo bem, entrar no ecrã normal e abrir o XBMC. Depois abri o XFCE para configurar o wi-fi e começam aí os problemas: o sistema bloqueia e depois vai para uma linha de comandos onde faço “exit”. Volta a iniciar o sistema, e quando tento entrar novamente no XFCE ele não deixa, o mesmo acontece com o openbox. Abro então o XBMC (unico que funcionava) e faço desligar. tudo bem, o raspberry desliga-se, ficando apenas a luz vermelha acesa.
Desligo da corrente e volto a ligar. Agora apenas aparece o ecrã de inicio do PiPpware 2.0.
Já tentei formatar o cartão no PC, mas apenas me reconhece um cartão como 55.9MB, de nome “Boot”. Como resolvo o problema!?
Se o sistema bloqueia qnd ligas a pen wifi ou te ligas a uma rede wireless mto provavelmente é por o Raspberry não ter alimentação suficiente.
Alguns adaptadores wireless, por consumirem demasiada energia necessitam de estar ligados a um hub usb que não faça “backfeeding” para funcionarem correctamente.
Podes confirmar isto consultando os logs do sistema. Usando por exemplo o dmesg. Se colocasses aqui os logs seria o ideal para fazer o debug.
O modelo completo da pen wifi em questão tb é importante.
Qnt à pen apresentar apenas uma partição, é normal. Recomendo usar o SD Formatter para formatar o SD correctamente e o win32diskimager para gravar a imagem.
na configuração vpn no raspberry fiz tudo de acordo com o que esta aqui em outro artigo pplware, configurei a porta no ip tables e direccionei para o raspberry. Configurei no telemóvel (ios) o programa e da erro na tentativa de acesso.
Por favor coloca a pergunta no respectivo artigo ou na comunidade Raspberry Pplware do Facebook.
A configuração de uma VPN é um pouco off-topic e susceptível a erros.
Boas,
Alguem me pode dizer porque ao passar a img para o cartao de memoria e colocando pela primeira vez o Sd no Raspberry nao aparece menu mas sim linha de comandos a pedir password?
Não é suposto isso acontecer.
O que deve acontecer é, após gravar a imagem para o cartão e fazer o primeiro boot, irá aparecer uma imagem com o logo do Pipplware, depois o normal sistema de arranque e umas configurações serão feitas automaticamente como o redimensionamento do sistema de ficheiros, renovação das chaves ssh, etc e no fim é executado o bootmenu.
Após 25 segundos se não mudar o arranque, o sistema reinicializará normalmente e aparecerá o menu inicial, isto sem nunca lhe ser pedida a password no processo.
Julgo que alguma coisa terá corrido mal, provavelmente a imagem ficou corrompida no processo de download ou de descompactação.
Recomendo que volte a fazer o download do sistema, descompactar a imagem, formatar o SD com o SD Formatter e voltar a gravar a imagem.
O Emulation Station não tem suporte a mouse né? Rapaz comprei um telcado USB mais ainda não chegou só estou conseguindo usar o xbmc. hehe
Descobri hoje uma excelente opção de utilização para este conjunto:
Construa seu próprio sistema de iluminação ambiente com um Raspberry Pi e XBMC.
http://techtalk.christian-moser.ch/wordpress/
Gostava de vos felicitar por esta distribuição e tirei partido de alguns tutoriais da web em Python para os pinos GPIO do Raspberry Pi.
Fiz um pequeno tutorial em inglês de um programa em Python feito na vossa distro de como usar o GPIO e breadboard para controlar 3 LEDs.
https://www.youtube.com/watch?v=fzLWFByhcSI
Tem incluido o script em formato .py que penso não ser difícil, para que já segue progrmação em Python no RPi.
Parabéns Pplware
Ola a todos. Preciso de ajuda. Formatei cartao e coloquei a versao 2.0Q0. Quando a pii arranca, pede login e pass e depois fica com caracteres a verde pipi@raspberry $ à espera de comando. No meu caso queria que encontrasse a rede wireless para deois aceder ao xbmc….nso tenho menu para seleccionar nada…
E como proceder para ficar sempre com s redewireless automaticamente acessivel desde que se liga…fico avespera de ajuda. Obgd.
Boa noite, J Ribas. Tudo bem?
Você deve ter escolhido para iniciar na linha de comando. Enfim, digite startx e pressione enter, você entrará no XFCE, uma vez nele, execute o wifi config para configurar sua wifi (deste modo sempre que o Raspberry for iniciado, ele tentará se conectar na wifi). Para entrar nos menus do Pipplware, digite na linha de comando emulationstation, isso te levará aos menus e lá você poderá ir ao xbmc ou ao XFCE e terá acesso aos menus todos. Recomendo que você altere o boot para o padrão (inicia no emulationstation e, caso nenhuma tecla seja pressionada após algum tempo, o xbmc abre automaticamente), para isso, digite na linha de comando “sudo bootmenu” (sem as aspas) e escolha a opção 1. Ou você entra no emulationstation, vai ao menu advanced e escolhe a opção 5 (Change boot) e depois escolhe a opção 1.
Não é suposto o Pipplware 2.0 pedir login/password por defeito, a não ser que se tenha alterado a ordem de boot.
Quando chegar à linha de comandos execute:
sudo bootmenu
Selecione a opção 1, após reboot estará no menu inicial.
Para configurar o wireless é favor seguir consultar este tuturial: https://pplware.sapo.pt/linux/raspberry-pi/pipplware-algumas-dicas-de-utilizao-parte-ii/
Gostava de vos felicitar por esta distribuição e tirei partido de alguns tutoriais da web em Python para os pinos GPIO do Raspberry Pi.
Fiz um pequeno tutorial em inglês de um programa em Python feito na vossa distro de como usar o GPIO e breadboard para controlar 3 LEDs.
https://www.youtube.com/watch?v=T-47R88fgBo
Tem incluido o script em formato .py que penso não ser difícil, para que já segue progrmação em Python no RPi.
Parabéns Pplware
P.S: Desculpem o novo comentário. mas tive de recarregar o videos no youtube
Boas,
Já experimentei e está 5 estrelas, excelente projecto, no entanto sou maçarico do linux e preciso de uma pequena ajuda,
Deixei o meu a entrar directamente no retropie mas só o consigo controlar com as setas do teclado, o meu objectivo é controlá-lo com um comando que uso para jogar os roms,
Já tinha usado o retropie antes e era assim que o usava e gostava de fazer o mesmo mas não estou a conseguir… alguma sugestão?
Obrigado
Boa tarde.
Experimente eliminar o ficheiro:
/home/pi/.emulationstation/es_input.cfg
E reinicie o Raspberry. Da próxima vez que chegar ao Emulation Station (menu inicial) será pedido para voltar a configurar os controladores. Esta configuração é apenas para navegar pelo Emulation Station e não para definir os controladores dos emuladores. Para isso use a opção “Input configuration” e selecione “Retroarch”.
Boa tarde,
Obrigado, mas ainda assim não estou a conseguir, não consigo encontrar o ficheiro,
posso estar a dizer uma parvoíce mas depois de home>>pi não tenho .emulationstation. Tenho Retropie e Retropie Setup mas lá não se encontra esse ficheiro.
Percebo mesmo mto pouco disto, estarei a procurar no local errado?
A pasta .emulationstation é oculta. Tem que activar a visualização de ficheiros ocultos no explorador.
Ja esta, funcionou perfeitamente, obrigado!!
Boas.
Selecionei para o boot inicial o XBMC. Como faço para alterar para aceder novamente ao Interface gráfica inicial ou para mudar para o XFCE??
Irá precisar de abrir um terminal e executar:
sudo bootmenu
Selecione depois a opção pretendida.
boas,
quero desde já agradecer a todas as pessoas envolvidas neste projecto pelo excelente trabalho desenvolvido.
Já aqui pedi ajuda algumas vezes e sempre obtive resposta (obtigado pelo suporte), agora tenho mais 2 perguntas e prometo que não chateio mais… 🙂
1) Estou a usar o mame4all pi para os jogos mame. Há alguma maneira de fazer save/load state e assignar essa função a algum botão do joystick? Já tenho esta função a funcionar nos outros emuladores atraves do retroarch.cfg.
2) é possivel esconder os menus do emulationstation “advanced” e “system”?
Boa noite, Mike.
Quanto aos saves do MAME, eu realmente não consegui fazer. Tentei descobrir como, mas não tive resultados. Sei que o mame4all possui uma pasta chamada sta, onde os states deveriam ser salvos, mas nunca consegui salvar ou carregar nada neste emulador. Isso é algo que quero dar uma olhada melhor para ver se conseguimos fazer.
Para esconder os menus, você tem 2 opções. A primeira seria editar o arquivo es_systems e remover as linhas referentes aos menus que você não quer que apareçam. A segunda seria mover as pastas que contem os arquivos do menu para outro local. Por exemplo, criar uma pasta chamada outros em /home/pi/.emulationstation e mover a pasta /home/pi/.emulationstation/advanced para dentro dela, ficando /home/pi/.emulationstation/outros/advanced (o mesmo vale para os emuladores, caso não queira que o emulador de Quake 3 apareça, crie uma pasta chamada outros em /home/pi/RetroPie/roms e arraste a pasta Q3A para dentro dela, ficando /home/pi/RetroPie/roms/outros/Q3A). Você também poderia simplesmente alterar o nome da pasta em questão que o resultado seria o mesmo, só tome cuidado para não bagunçar muito de modo a não conseguir voltar facilmente ao original, caso queira fazer isso no futuro.
Boa tarde, preciso de ajuda, tenho a versão 2.0 instalada. Descarreguei um rom set 037b5 para o mame e coloquei as roms na pasta retropie\roms\mame. a lista de roms aparace no emulador mame na emulestation, mas quando escolho uma rom qualquer (já tentei todas!) aparece umas linhas de comando muito rápido na tv e depois volta novamente ao ambiente da emulastation e não consigo carregar nenhuma rom, por favor agradeço alguma luz aqui…Obrigado antecipadamente.
Pedro Silva
Boa noite, Pedro. Verifica se os nomes dos arquivos das roms (.zip) estão iguais à esta lista: https://code.google.com/p/pifba/source/browse/FBAcapex_src/gamelist.txt?spec=svn018b31d990231eccae5c57690cb5a4d55b6fa0e2&r=018b31d990231eccae5c57690cb5a4d55b6fa0e2
Se não estiver, renomeie de acordo com ela. Pode ser isso.
Por exemplo, a rom do jogo “The King of Fighters ’94” deve se chamar “kof94.zip”. Caso isso não funcione, altere o emulador padrão do MAME (pifba) para o MAME4ALL. Para isso edite o arquivo /home/pi/es_systems.cfg na parte do emulador mame, colocando um # na frente da linha (COMMAND=/home/pi/RetroPie/supplementary/runcommand/runcommand.sh 1 “/home/pi/RetroPie/emulators/pifba/fba2x %ROM%”) e coloque logo abaixo a frase (COMMAND=/home/pi/RetroPie/emulators/mame4all-pi/mame %BASENAME%), tudo sem os parênteses.
Fiz os seguintes procedimentos: fui buscar um pack de roms e coloquei na directoria roms, e os jogos começaram a arrancar, mas com fraca resolução, então optei por trocar o Pifba pelo MAME4ALL e a diferença da resolução é gigante, contudo perdi o uso do joystick usb, já voltei a configurar e nada… Dá-me a impressão que o MAME4ALL usa outra configuração de joystick que não consigo aceder/criar/encontrar. É muito mau pois ou escolho entre má resolução ou joystick… Por favor dêem aqui uma ajudinha ao nabo.
Obrigado,
Pedro
Em vez de “um pack de roms” queria dizer “um pack de BIOS”, pois as roms já lá estavam só que não funcionavam. Alguma ajuda para o gamepad?
Julgo que a diferença de resolução que fala deve estar relacionada com as bios que usa, visto que no meu caso, a resolução é igual e com boa qualidade tanto no pifba como no mame4all. No entanto não uso rom sets.
Usamos o pifba em vez do mame4all por ter melhor performance, pode-se usar bios alteradas (tipo unibios), é mais fácil de configurar os comandos (no mame4all não consegui configurar 2 players) e corre jogos posteriores ao ano 2000.
No mame4all para configurares o joystick carrega em TAB durante um jogo. Mais info: http://mamedev.org/devwiki/index.php?title=FAQ:Controls
Ola minha gente, acabei de receber o pack do raspberry e estou encantado com isto. Mas tenho um problema, tenho um disco em rede partilhado em que tem filmes e series, consigo aceder lhe e ver os filmes, só que as séries nada, dá som mas imagem não, será preciso instalar alguns codecs no sistema? informo que tenho as series em ficheiros rmvb…
Obrigado.
Ficheiros rmvb não funcionam no Raspberry.
Boa tarde,
Recebi esta semana o Raspberry pi ja com a versão 2.0 e devo dizer que é fantastico. Excelente trabalho ;).
Contúdo estou a ter problemas com o plugin do youtube no XBMC, não consigo fazer login, ou seja executar o plugin. Está constantemente a dar “erro de plugin”. Mais alguém está com este problema?
Abraço
Acabei de receber um update ao addon e já está tudo a funcionar :).
Abraço
Boa tarde o librtmp já foi actualizado nesta versao devido ao TV portuguesa?
Boa tarde
Não, contém a versão anterior porque o Pipplware foi lançado antes desta ultima actualização. A librtmp não convém ser empacotado para instalação automática.
No entanto tem aqui as instruções para actualizar a librtmp:
http://wiki.xbmc.org/index.php?title=HOW-TO:Update_librtmp
Em Português:
http://www.aminhacasadigital.com/2014/03/xbmc-nova-librtmp-disponivel-1732014.html
Só preciso de saber é , se o sistema funciona bem o addonTV portuguesa porque como trás de raiz queria saber se a televisao o sistema corre bem se é necessário fazer algo .
Sim, funciona bem, como o sistema vem de origem.
Esse é um addon que está sempre em actualização, pelo menos recentemente, por isso qualquer coisa que não funcione será problema do addon e/ou do stream.
Na ultima librtmp as mudanças são mínimas.
Estou com dificuldades de executar algumas roms de Snes e N64, simplesmente não rodam. Existem alguma incompatibilidade com algumas roms? Alguém já teve esse mesmo problema?
Boa tarde, Rogério.
Para as roms de snes, não deve haver nenhuma incompatibilidade. Verifique se elas estão no formato .smc ou .sfc (são os mais comuns). Se estiverem em .zip descompacte-as e use o arquivo que está dentro (dentro do arquivo .zip deve ter o arquivo .smc ou .sfc). Os formatos que funcionam para o SNES são: .smc .sfc .fig .swc .SMC .SFC .FIG .SWC .
Para o N64, nem todas as roms funcionam por 2 motivos. O primeiro é o emulador em si, o MUPEN64, neste link você encontra a lista de compatibilidade: https://code.google.com/p/mupen64plus/wiki/GameCompatibility
O segundo motivo é o próprio Raspberry Pi, uma vez que os jogos de N64 são relativamente mais pesados, alguns podem ficar lentos ou mesmo travados. Além disso os jogos tem que estar nos seguintes formatos: .z64 .Z64 .n64 .N64 . Dois dos jogos que funcionam bem no meu Rpi é o Mario Kart 64 (as vezes fica lento, mas em geral funciona bem) e o Super Mario 64 (mesma coisa wue o Mario Kart). Por enquanto ainda não consegui fazer o N64 salvar states, ou ser encerrado pelo joypad (apenas pelo teclado com a tecla “esc”), mas assim que tiver mais tempo, vou tentar.
Quando eu ligo um comando xbox 360 com fios para jogar no retropie ele reconhece ou tenho de instalar os drivers?
Tens de instalar um driver, mas é fácil.
Vai ao menu advanced -> RetroPie Configuration -> Setup -> Install drivers for XBOX360
Boa tarde,
Quando tento ligar-me por VPN ao rpi após longa tentativa não liga e fico sem internet, isto porque estou por wireless no raspberry. Alguém sabe a solução?
Eu arranco no PetroPie pelo XBMC? Depois posso retornar ao XBMC pelo Retropie? Obrigado 😀
O Pippware quando arranca vai directamente para o Emulation Station que é o programa que contem os menus (ver em cima no artigo). Este programa faz parte do Retropie.
Neste programa é possível lançar as várias interfaces graficas como o XBMC, XFCE etc, executar configurações e outras funções com backup do sistema e importar / exportar roms. Quando lanças o XBMC através do Emulation Station e depois sais, ele volta novamente ao Emulation Station.
boas recebi a encomenda e estava tudo ok
liguei tudo a parte do xbmc esta a funcionar mas a parte do XFCE E DO OPNBOX arranca mas depois fica no ecrâ o logotipo do pippware 2.0 e nao passa de la e outra coisa reparei que a imagem esta muito escura quando a pretos(roupas por exemplo) nessa zona quase nao da para ver nada ja fui as configuracoes da tv para por mais claro mas fica um bocado claro de mais
O Openbox á primeira vista, parece que empanca ao arrancar porque apenas é apresentada a imagem com o logo do pipplware. Para acederes ao menu com os programas carregue no botão direito do rato. Em cima tem uma imagem que amostra este menu.
O XFCE tem uma interface um pouco parecida com o OSX da Apple, com uma barra em cima onde são apresentados os programas em execução e onde se pode aceder ao menu de programas no canto superior esquerdo.
Em ambos as interfaces gráficas é possivel alterar o wallpaper, por qq imagem á sua escolha. No XFCE, va a “Applications menu” -> “Settings” -> “Desktop”. No Openbox vá ao menu e procure por um programa chamado “Nitrogen”
Boas,
Sabem me dizer se a librtmp é actualizada automaticamente e se sim o porque das mensagens de aviso.
Obrigado desde já.
Boa tarde
A librtmp não é actualizada automaticamente. Isto não convém ser automático por varias razões.
Cumprimentos
Boa tarde.
Recebi o Pi há 5 dias e tenho estado a testá-lo e, no essenc ial posso dizer que está muito bom.
No entanto, o XBMC não lê alguns formatos de video; (VOB, IFO, ISO, RMVB, WMV), passando unicamente o audio. Será que este problema terá solução?
Obrigado desde já
Boa tarde
VOB, IFO, e ISO podem ser reproduzidos no XBMC usando o dvdplayer (em vez do default omxplayer). Para isso basta selecionar o ficheiro pretendido, carregar na tecla “C” do teclado (ou o botão direito do rato, escolher “Play with…” e selecionar “DVDPlayer”.
RMVB e WMV não funcionam devido ás licenças.
Cumprimentos
Boa noite
Obrigado pela pronta resposta, mas infelizmente os files DVD (VOB, IFO e ISO)continuam a dar só audio. Já tinha testado a solução apresentada, e continua tudo na mesma.
Quanto ao problema das licenças para RMVB e WMV, só se for para o PI, pois em ANDROID ou WINDOWS continuam a passar sem qualquer tipo de problemas.
NOTA: Acabei de verificar que também não reproduz video (apenas audio) dos seguintes formatos: MPEG, MPG e ASF. Formatos estes que continuam a ser lidos em ANDROID e WINDOWS.
Cumprimentos e obrigado
Primeiro convém saber a diferença entre contentor de video e codec.
Ficheiros VOB são contentores multimédia e podem usar codecs propriétários ou não. Se o ficheiro VOB conter video codificado em h264 por exemplo, funcionará no PI. Se tiver video mpeg-2 não funcionará porque é um formato propriétario e é necessário comprar a respectiva licença.
http://www.raspberrypi.com/license-keys/.
Ficheiros mpeg e mpg tb não funcionarão por causa da respectiva licença como explicado em cima.
IFO são apenas ficheiros com informação. ISO mais uma vez depende do codec de video que a imagem contém.
Ficheiros RMVB (real media), WMV e ASF (Microsoft) não funcionarão e julgo que não é possível comprar as respectivas licenças.
Teoricamente o Pi é capaz de reproduzir estes codecs mas isto está bloqueado no firmware. Android e Windows isto não se aplica.
Resumindo o que o PI pode ou não pode reproduzir, não depende do contentor (vob, mkv …) mas sim do codec de video usado. E tudo isto devido a questões legais.
Existem programas que dá para ver qual o codec usado num ficheiro de video como por exemplo o mediainfo.
Correção: Com a licença VC-1, tb deverá ser possível reproduzir ficheiros wmv e asf.
Conclusão: com as duas licenças apenas os videos rmvb não devem funcionar.
Bom dia.
Muito obrigado, nada como perguntar a quem sabe… Já tinha andado pelos foruns internacionais, mas sem resultados.
Agora já começo a entender melhor os contornos desta questão.
Cuimprimentos
Boa tarde. Desde já parabens pela versão 🙂
Tenho uma duvida não consigo entrar no Menu System ele vai logo para a Interface gráfica inicial.
Como posso fazer ?
sabem como consigo aceder aqui Menu System?
Sou novo nisto.
Adquiri um Raspberry Pi com Openelec e o addon A minha casa digital.
Criei um SD novo com o pipplware 2 e achei-o mais rápido que o openelec.
Como faço para manter estável o Simple client pvr no pipplware 2, como tenho no openelec?
No pipplware mal o configuro e activo dá-me logo mensagem de ligação perdida.
Falta-me activar algum serviço?
A forma recomendada para instalar o IPTV Simple Client PVR é instalando o pacote correspondente. Abra um terminal e execute:
sudo apt-get install xbmc-pvr-iptvsimple
Remova primeiro a anterior instalação do addon e utilize este método por favor.
Era mesmo isso. Agora já funciona.
Obrigado,
Antonio
Li num livro que em firmware’s atualizados o Pi tem alocação de memória dinâmica:
O procedimento é:
———————————Alterar a alocação de memória dinâmica——————————
#As instruções de alocação de memória dinâmica só funcionam se for colocado em /boot/cmdline.txt no final do texto o comando:
cat /proc/cmdline
coherent_pool=6M smsc95xx. turbo_mode=N
#Alterar a config.txt assim:
sudo nano /boot/config.txt
#gpu_mem_512=316
gpu_mem_512=416
#low-water mark
cma_lwm=16
#high-water mark
cma_hwm=32
cma_offline_start=16
Já instalei a versão PiPplware 2.0 e correu tudo bem.
Fiquei admirado com XBMC 13.1, já só usa 13% da CPU em repouso.
Na versão anterior (12.0) estava sempre encostado aos 100%.
A navegação pelos menus também está mais rápida.
Parabéns pelo trabalho.
Boas,
Através desta distribuição é possível montar um servidor de mail normalmente como no Raspbian?
Já traz o Wine incluído ou é possível executar pequenos programas Windows no mesmo de alguma forma?
Agradecido, Rúben.
Sim é possível montar um servidor mail e outros tipos de servidores tb.
O Pipplware é baseado e 100% compativel com o Raspbian. Pode usar qq tutorial feito para o Raspbian no Pipplware que é igual.
O Wine não funciona no Raspberry porque o wine é feito para correr aplicações windows x86 e o RPi usa um processador arm.
Da mesma forma que voçe não pode executar aplicações windows para PC num smartphone/tablet com windows devido ás maquinas usarem arquitecturas diferentes.
Sim, realmente tem sentido no que diz respeito ao Wine. Sendo assim, estou tramado, queria correr o programita do BTNext nele e não posso :C
No que diz respeito ao servidor mail, obrigado, era apenas isso que queria confirmar. Só tenho mais uma questão, eu como ainda não testei esta versão, não sei como é o sistema de boot, nem como o mesmo é feito, há algum tipo de configuração a fazer para montar o servidor? Suponho que arracando pelo xbmc não dê :s Como faço?
Para configurar terá que seguir o respectivo tutorial. Deverá ter que usar o terminal, pode faze-lo com um teclado ligado directamente ao RPi ou via ssh.
Depois de configurado o servidor, a interface gráfica que esteja a usar é irrelevante, visto que o(s) serviço(s) correrá(o) em background.
Fix para o ecrã preto ao sair do XBMC
sudo nano /usr/bin/xbmc
adicionar no fim
tvservice -o && tvservice -p
fbset -depth 8 && fbset -depth 16
xrefresh -display :0
O meu Pi com o Pipplware não tem acesso à Internet por cabo :c Alguém sabe porquê?
Estou a tentar testar com o QEMU em windows com este bat: qemu-system-arm -kernel kernel-qemu -cpu arm1176 -m 256 -M versatilepb -no-reboot -serial stdio -append “root=/dev/sda2 panic=1” -hda pipplware_v2_beta.img
mas dá sempre erro root account is locked starting shell
Alguém me consegue ajudar ou já testou correr isto no QEMU?
Obrigado.
Julgo que tem de especificar o utilizador no comando, já fiz isso há algum tempo, não me recordo mto bem. Há varios tutoriais na net de como carregar o Raspbian no QEMU, o procedimento para o Pipplware é o mesmo.
Boas, ultimamente o Rpi perde as configs wifi. Quando digo perde, quer dizer que deixa de reconhecer qualquer pen wifi que lhe coloco. No XFCE não aparece a interface de rede. Só econfigurando tudo com formatão do cartão e reescrita da imagem, básicamente começar de novo.
Isso é extremamente deagradável, já alguem passou pelo mesmo.
OFFTOPIC: Já coloquei esta duvida pela APP Android mas não apareceu aqui, tambem já comentei noutros tópicos pela APP e os comentários não aparecem.
A versao beta em wi-fi e emuladores esta melhor que a final.
Do resto a final no sistemas esta bem melhor
Vai abaixo a ligaçao de wi-fi constatemente na versao beta nao ia e no emuladores ficou mais lento acho eu nao tenho a certeza mas os controles guarda e fica tudo otimo so a questao de dar mais lento mesmo com o overclock a 1 ghz como recomenda Aloshi
Os emuladores na versão beta e final são exactamente os mesmos, não houve qq alteração.
A unica alteração maior que ouve foi o kernel e o firmware do sistema que foram actualizados para uma versão mais recente e que pode ter impacto no wi-fi. Qual é a sua pen wifi?
O overclock pode tornar o Raspberry Pi mais lento se a alimentação não for suficiente para todos os dispositivos ligados. Hubs USB tb podem dar problemas.
Como faso para expandir o cartão de memoria?
Já meti a opção “Expande ..” no rasp mas não expande.
Abraço
A versão 2.0 expande o sistema de ficheiros automaticamente na primeira inicialização (está em cima no artigo).
hello,
Tenho o pipplware 2.0 final correctamente instalado. Apareceu recentemente uma mensagem para actualizar o ficheiro librtmp (ja conhecido por outras actualizacoes anteriores). A questao que se coloca é a seguinte: A mensagem refere uma nova versao de 22 de Maio, que ja estava instalada por defeito e depois de actualizada para a ultima versao de librtmp, o erro permanece.
Alguem pode me elucidar?
Obrigado
Boa noite! gostaria de saber como faço para adicionar som na saída hdmi? preciso de ajuda, agradeço de coração.
Auto-update do libmtp é possível?
Boa tarde,
Alguém me sabe dizer se os addons que uso na versão frodo funcionam também na versão Gotham?
Obrigado
Boa tarde,
Sabem-me dizer se os addons que uso na versão frodo tb funcionam na nova versão Gotham?
Boas pessoal.
em certas zonas do vídeo ela aparece desbotada e pixilizada.
Alguém sabe como resolver?
É um mkv de um bluray tem aqui o vídeo
https://mega.co.nz/#!BhxCybjS!CQGU8QMNZcHniV_cQB4JU3bOOftGmQI-t-R4nThsJw8
Cumprimentos
Boas. É preciso alguma configuração especial para ter o crontab a funcionar? Eu criei um cronjob (crontab -e) na conta pi e configurei tudo mas ele nao corre… obrigado
Olá.
Pretendo colocar o raspberry PI com IP fixo.
Configurar o router + emulador dyndns.
depois instalar no raspberry PI o certificado digital da multicert e inserir o cartão da assinatura digital qualificada num leitor de cartões banal.
É possível?
Obrigado
Sim é possível. Usar um leitor de cartões tb é possível, relativamente ao multicert não sei como isso funciona.
Obrigado
Ola´amiguinhos…já tinha perguntado acima, mas enganei-me onde postar o comentário…alguém sabe onde possa adquirir um Raspberry, com uma configuração já personalizada? Precisava de algo tipo Input-> USB, Ethernet/wireless Output->Hdmi, coaxial audio para 5.1…
Eu sou novo nestas andanças e queria criar um mediacenter, que fosse ajustavel, no futuro. Obrigado