MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (5)
Depois de várias rubricas com a apresentação de várias distribuições Linux, chegou a hora de conhecer melhor uma das distribuições mais populares da atualidade. Chama-se MX Linux e já ultrapassou distribuições como o Ubuntu, Mint, entre outras segundo o Distrowatch.
Pode conhecer, no geral, esta distro aqui e se a quiser instalar já temos também o tutorial de instalação.
No último tutorial mostramos como é simples configurar os parâmetros de rede no MX Linux. Podem ver aqui o tutorial. Hoje vamos falar um pouco sobre o gestor de ficheiros do MX Linux, o Thunar.
O Thunar é o gestor de ficheiros que acompanha as distribuições que têm como ambiente gráfico de trabalho o Xfce. Apesar de não ser tão popular como o Dolphin, este gestor de ficheiros serve bem para quem apenas precisa do básico. O Thunar é rápido e simples. E para um computador com menor poder computacional, é sem dúvida uma excelente opção.
É verdade que não tão completo como o Explorer do Windows (nem de perto), mas como referido tem todas as funções básicas necessárias para a gestão de ficheiros e diretórios. Destaque para o facto de ter suporte para separadores, permitir abrir um caminho diretamente no terminal, criar atalhos, ligar a pastas em rede, etc.
Este gestor de ficheiro tem ainda suporte para plugins que permitem facilitar ainda mais a tarefa do utilizador. Se já instalaram esta distribuição, explorem este gestor de ficheiros e rapidamente vão ficar fãs do desempenho do mesmo.
Estejam atentos aos próximos tutoriais, pois iremos apresentar outras interessantes funcionalidades.
Este artigo tem mais de um ano
Pronto esqueci. Como é que era mesmo o nome do outro sistema operacional? Amigo você provavelmente coloque estes títulos só de zuação. Mas seria melhor se colocasse no titulo uma particularidade da distribuição. Ou um diferencial que ela traz em relação as outras. Ao invés de ficar lembrando o windows toda vez que fala algo do linux.
É de propósito que eles fazem isso
Boa maneira dos outros jornais.
Lançar polémica
eh eh eh, nada disso! Estamos a fazer uma rúbrica… já vamos no quinto artigo.
Objetivo é dar a conhecer um outro sistema e mostrar que até tudo o que precisamos….não acham? 🙂
Assim fomentam grandes discussões 🙂
Isto é liberdade.
Se não gosta, vai passear em outros sites.
Só gostaria de entender o que tem de melhor nessa distro em relação ao Mint. O Mint já possui uma versão com xfce, a qual eu uso e acho muito leve.
É quase tudo a mesma coisa. O Mint tem, certamente, melhor suporte.
O Distrowatch só calcula acessos. Poderia ser X pessoas usando a distro acessando o site todos os dias.
Ele conta o IP da pessoa, mas claro que, poderiam ser bots. Houve uma leve desconfiança que o Manjaro suava bots para manter-se em 1° lugar. Já que, ao pesquisar pela popularidade da distro frente outras como Ubuntu, Debian, Arch ele nem sequer aparecia de tão irrelevante.
Eu já esqueci do Windows faz é tempo..
Pedro Pinto, estou gostando do artigo.. estão dando uma atenção ao leigos.
Uso Linux desde 2007 mas o Windows está sempre perto a maioria de “nós” gamers, nerds, geeks, regulares, montam grandes setup’s e querem tirar partido de todo esse hardware e só mesmo com o Windows, o Windows 10 está tão bom que é quase desnecessario usar outro SO a não ser para tarefas especificas que possam ter.
“Antigamente” o Windows ficava lento com o passar do tempo o com a instalação e desinstalação de programas e jogos, hoje em dia isso já não acontece e no meu caso tenho o Windows 10 instalado á mais de 2 anos e está tão fresco como no dia em que instalei.
Para quem só usa programas tipo “Office” é sim suficiente uma distro como está mas para quem quer jogar ou tirar partido da grafica de 500 ou 1000€ que comprou tem mesmo que usar Windows, eu gosto bastante do Windows 10 e vou ao Arch muito raramente.«
Se calhar ainda não apanhaste uma actualização do Windows 10 com bugs graves. Em relação aos jogos não precisas do Windows para os jogar, tens sempre o Wine.
Ou Steam. Mas nunca percebi o racional de usar um computador caro, super artilhado, para jogar, quando uma consola com hardware específico e jogos de qualidade fica bem mais em conta.
Problema que a maioria dos games que gosto só tem no PC.
Eu por acaso já usei Wine ou até alguns jogos que são suportados pelo Linux via Steam mas é sempre preciso o Windows para esses jogos que tu por exemplo gostas e eu também.
Deve ser porque esses caras que se dizem “gamers” na verdade são loucos-exigentes, é aquele tipo que não curte jogar mas sim ver a taxa de fps, de ver se o vsync tá on ou off, se o jogo roda em 4K sem travar, se a imagem está com a coloração ideal… Ou seja, curtem pouco o jogo. Essas pessoas são do tipo que reclamam das consolas porque “Não tem os melhores gráficos”. Imagine se tivesse vivido na época do Atari. Reclamam literalmente de cool cheio.
Atari!… Grande máquina! Eu passei pelo spectrum 48 e Acorn BBC B, mas ainda brinquei um pouco com o Atari, e admirava también o commodore c64. Bons tempos 🙂 Nessa altura os jogos eram fantásticos e corriam em 32, 48 ou 64KB.
Cada um gosta do que gosta, eu não critico quem quer jogar a 4k ou quem compra grandes maquinas e passa o tempo a fazer benchmarks, cada um faz o que quer com o que compra, eu o meu primeiro “computador” foi um Spectrum 48k depois tive dois 128k o ultimo já suportava disquetes, passei para o Amiga500 e que maquina, o som era demais e os graficos também, o primeiro pc que tive foi um Cyrix, depois 286, 386, 486… Isso de reclamar cada um é livre de fazer o que quiser como tu estás a reclamar desses “gamers” que curtem pouco o jogo como tu dizes.
Cada um é livre de curtir o que quiser e digo-te que para tirar partido de um bom GPU e jogar certos titulos só mesmo com Windows.
Eu trabalho com big data, data engineer, data lake e computação distribuída… Pensa exatamente o oposto de você. Para tirar melhor proveito do hardware somente com Linux. Windows pra mim é totalmente dispensável, para joguinhos temos o wine próton e os PlayStation’s que são muito melhor e que aliás são baseado em Unix BSD.
Windows parou no tempo. Windows pra mim é como carro francês, se quiseres ter problema use, quem entende vai de alemão e Linux ..
Eu penso o contrário meu windows 10 versão 1903 é ótimo estável em um Celeron em um PC positivo , tudo que já instalei ele rodou tudo , inclusive um dual boot de linux Ubuntu, sempre mantenho atualizado nunca desabilitei o update e nunca tive problemas com bugs, meu PC é uma tremenda central , já testei várias distribuições Linux, e São quase tudo igual mudam poucas coisas por isso que escolhi dual boot com Ubuntu, tem pessoa que não pode ver uma distro nova que já vai e muda o sistema , sendo que é mesmo fator, gosto do meu windows, e também Linux e pra mim um completa o outro, linux não é superior a Windows e vice versa cada um foi criado para tarefas específicas distintas debater isso é perca de tempo mac so, sistema Android também são sistemas ótimos, aprenda de tudo se posso ter todos os sistemas porque vou me limitar a somente um .
Tenho esta distro em dual boot com W7 num portatil Toshiba Satelite A210. Acontece que, enquanto o W7 encerra ou reinicia como deve ser, o linux começa a encerrar e bloqueia num determinado ponto, o que me obriga a usar o botão da energia. Antes, tinha o Q4OS, também em dual boot e acontecia a mesma coisa. Já pesquisei várias vezes na internet mas as soluções apontadas não resultaram. Primeiro instalei o W7 e depois o linux. Alguém sabe que poderá ser?
Não existe em nenhuma distribuição Linux, BSD, ou MacOs gerenciador de arquivos que segure chegue perdi do Windows Explorer em mais de duas décadas de sistema Operacionais.
Isso é uma Vergonha !
Windows Explorer ALL WAYS AND FOREVER !
Aí não né.. Tem gerenciador de arquivo melhores que o Explorer sim… O Dolphi é um exemplo..
Real, uso KDE Neon e concordo plenamente com o Theneus
Eu até usava linux, so que não…
Ubuntus modificados, mint, elmentary, só problemas, meu pc com placa híbrida Nvidia e Intel… Fica a trabalhar muito, aquece de mais…bateria dura 15 minutos..
(sim ja instalei tlp)… Impossível usar…
O único que nao faz isso é o fedora… Mas não tem o phanteon desktop, meu favorito ( ai e tal tem sim, bla bla, tretas… Instala e vê) nao funciona certo, faltam coisas… Fica uma bosta…
Meus senhores, para desktop, infelizmente e ja instalei várias distros, gostava de usar linux.. Mas ou é windows ou mac, o resto é tudo porcaria… Só da problemas.
Só porque você teve uma experiência ruim e resolveu desistir e voltar pro Windows não quer dizer que o resto é ruim, nem todos tem a mesma experiência que você.
Windows XP é o cara. Uso um celular para abrir contas de email e outras sensíveis e navego com windows XP em tudo quanto é lugar baixando arquivos e clicando em tudo que eu quero hahaha não dá nadis…
Meu amigo esse tema que aparece na figura como e o nome ? ou e nativo do sistema?? Uso Mint Tessa e gostaria de um tema assim!
Ja me retirei do windows faz tempo. acho simplório demais… da tudo de mão beijada… no linux posso configurar de múltiplas formas sem precisar instalar novos apps…