PplWare Mobile

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (5)


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Glasington says:

    Pronto esqueci. Como é que era mesmo o nome do outro sistema operacional? Amigo você provavelmente coloque estes títulos só de zuação. Mas seria melhor se colocasse no titulo uma particularidade da distribuição. Ou um diferencial que ela traz em relação as outras. Ao invés de ficar lembrando o windows toda vez que fala algo do linux.

  2. Maurício says:

    Só gostaria de entender o que tem de melhor nessa distro em relação ao Mint. O Mint já possui uma versão com xfce, a qual eu uso e acho muito leve.

  3. Rodrigo Alves says:

    O Distrowatch só calcula acessos. Poderia ser X pessoas usando a distro acessando o site todos os dias.

    • Daniel says:

      Ele conta o IP da pessoa, mas claro que, poderiam ser bots. Houve uma leve desconfiança que o Manjaro suava bots para manter-se em 1° lugar. Já que, ao pesquisar pela popularidade da distro frente outras como Ubuntu, Debian, Arch ele nem sequer aparecia de tão irrelevante.

  4. Jefferson says:

    Eu já esqueci do Windows faz é tempo..

  5. Theneus says:

    Pedro Pinto, estou gostando do artigo.. estão dando uma atenção ao leigos.

  6. Gr33nbits says:

    Uso Linux desde 2007 mas o Windows está sempre perto a maioria de “nós” gamers, nerds, geeks, regulares, montam grandes setup’s e querem tirar partido de todo esse hardware e só mesmo com o Windows, o Windows 10 está tão bom que é quase desnecessario usar outro SO a não ser para tarefas especificas que possam ter.

    “Antigamente” o Windows ficava lento com o passar do tempo o com a instalação e desinstalação de programas e jogos, hoje em dia isso já não acontece e no meu caso tenho o Windows 10 instalado á mais de 2 anos e está tão fresco como no dia em que instalei.

    Para quem só usa programas tipo “Office” é sim suficiente uma distro como está mas para quem quer jogar ou tirar partido da grafica de 500 ou 1000€ que comprou tem mesmo que usar Windows, eu gosto bastante do Windows 10 e vou ao Arch muito raramente.«

    • Samuel says:

      Se calhar ainda não apanhaste uma actualização do Windows 10 com bugs graves. Em relação aos jogos não precisas do Windows para os jogar, tens sempre o Wine.

      • N'uno says:

        Ou Steam. Mas nunca percebi o racional de usar um computador caro, super artilhado, para jogar, quando uma consola com hardware específico e jogos de qualidade fica bem mais em conta.

        • Roni says:

          Problema que a maioria dos games que gosto só tem no PC.

          • Gr33nbits says:

            Eu por acaso já usei Wine ou até alguns jogos que são suportados pelo Linux via Steam mas é sempre preciso o Windows para esses jogos que tu por exemplo gostas e eu também.

        • Daniel says:

          Deve ser porque esses caras que se dizem “gamers” na verdade são loucos-exigentes, é aquele tipo que não curte jogar mas sim ver a taxa de fps, de ver se o vsync tá on ou off, se o jogo roda em 4K sem travar, se a imagem está com a coloração ideal… Ou seja, curtem pouco o jogo. Essas pessoas são do tipo que reclamam das consolas porque “Não tem os melhores gráficos”. Imagine se tivesse vivido na época do Atari. Reclamam literalmente de cool cheio.

          • N'uno says:

            Atari!… Grande máquina! Eu passei pelo spectrum 48 e Acorn BBC B, mas ainda brinquei um pouco com o Atari, e admirava también o commodore c64. Bons tempos 🙂 Nessa altura os jogos eram fantásticos e corriam em 32, 48 ou 64KB.

          • Gr33nbits says:

            Cada um gosta do que gosta, eu não critico quem quer jogar a 4k ou quem compra grandes maquinas e passa o tempo a fazer benchmarks, cada um faz o que quer com o que compra, eu o meu primeiro “computador” foi um Spectrum 48k depois tive dois 128k o ultimo já suportava disquetes, passei para o Amiga500 e que maquina, o som era demais e os graficos também, o primeiro pc que tive foi um Cyrix, depois 286, 386, 486… Isso de reclamar cada um é livre de fazer o que quiser como tu estás a reclamar desses “gamers” que curtem pouco o jogo como tu dizes.

            Cada um é livre de curtir o que quiser e digo-te que para tirar partido de um bom GPU e jogar certos titulos só mesmo com Windows.

    • Jefferson says:

      Eu trabalho com big data, data engineer, data lake e computação distribuída… Pensa exatamente o oposto de você. Para tirar melhor proveito do hardware somente com Linux. Windows pra mim é totalmente dispensável, para joguinhos temos o wine próton e os PlayStation’s que são muito melhor e que aliás são baseado em Unix BSD.

      Windows parou no tempo. Windows pra mim é como carro francês, se quiseres ter problema use, quem entende vai de alemão e Linux ..

  7. Jhow says:

    Eu penso o contrário meu windows 10 versão 1903 é ótimo estável em um Celeron em um PC positivo , tudo que já instalei ele rodou tudo , inclusive um dual boot de linux Ubuntu, sempre mantenho atualizado nunca desabilitei o update e nunca tive problemas com bugs, meu PC é uma tremenda central , já testei várias distribuições Linux, e São quase tudo igual mudam poucas coisas por isso que escolhi dual boot com Ubuntu, tem pessoa que não pode ver uma distro nova que já vai e muda o sistema , sendo que é mesmo fator, gosto do meu windows, e também Linux e pra mim um completa o outro, linux não é superior a Windows e vice versa cada um foi criado para tarefas específicas distintas debater isso é perca de tempo mac so, sistema Android também são sistemas ótimos, aprenda de tudo se posso ter todos os sistemas porque vou me limitar a somente um .

  8. Caralbol11 says:

    Tenho esta distro em dual boot com W7 num portatil Toshiba Satelite A210. Acontece que, enquanto o W7 encerra ou reinicia como deve ser, o linux começa a encerrar e bloqueia num determinado ponto, o que me obriga a usar o botão da energia. Antes, tinha o Q4OS, também em dual boot e acontecia a mesma coisa. Já pesquisei várias vezes na internet mas as soluções apontadas não resultaram. Primeiro instalei o W7 e depois o linux. Alguém sabe que poderá ser?

  9. Head Brother says:

    Não existe em nenhuma distribuição Linux, BSD, ou MacOs gerenciador de arquivos que segure chegue perdi do Windows Explorer em mais de duas décadas de sistema Operacionais.
    Isso é uma Vergonha !
    Windows Explorer ALL WAYS AND FOREVER !

  10. Paulo says:

    Eu até usava linux, so que não…
    Ubuntus modificados, mint, elmentary, só problemas, meu pc com placa híbrida Nvidia e Intel… Fica a trabalhar muito, aquece de mais…bateria dura 15 minutos..
    (sim ja instalei tlp)… Impossível usar…
    O único que nao faz isso é o fedora… Mas não tem o phanteon desktop, meu favorito ( ai e tal tem sim, bla bla, tretas… Instala e vê) nao funciona certo, faltam coisas… Fica uma bosta…
    Meus senhores, para desktop, infelizmente e ja instalei várias distros, gostava de usar linux.. Mas ou é windows ou mac, o resto é tudo porcaria… Só da problemas.

    • Gabriel says:

      Só porque você teve uma experiência ruim e resolveu desistir e voltar pro Windows não quer dizer que o resto é ruim, nem todos tem a mesma experiência que você.

  11. Jonh says:

    Windows XP é o cara. Uso um celular para abrir contas de email e outras sensíveis e navego com windows XP em tudo quanto é lugar baixando arquivos e clicando em tudo que eu quero hahaha não dá nadis…

  12. Silvio Milare says:

    Meu amigo esse tema que aparece na figura como e o nome ? ou e nativo do sistema?? Uso Mint Tessa e gostaria de um tema assim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.