PplWare Mobile

MX Linux: A distribuição que o vai fazer esquecer o Windows 10 (4)


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Adyrus says:

    Posso instalar o MX Linux por cima do Linux Mint sem perder meus documentos, fotos e vídeos?

  2. Marcos says:

    Tanta distro boa e vocês só falam dessa, eu hein

  3. Luisa says:

    Nada bate o Windows, se Linux para desktop fosse bom não ficaria preso aos meros 2% e nem com o Google e seu ChromeOS que tem base no Gentoo conseguiram subir…

    É pessoal, Linux vai ser sempre um fracasso nessa área… Pode ser a empresa mais poderosa do mundo, até ela fracassa.

    Você dá um computador ou laptop com Linux e a pessoa prefere instalar um Windows pirata

    • Fabricio says:

      É porque o Linux não foi feito para amadores. Linux é o melhor sistema operacional, mais seguro e trava 1000x menos que o lixo do Windows.

      • Samuel says:

        A mais pura das verdades. +10

      • Silvio says:

        Fabrício,falou e disse..
        Linux não é pra amadores.
        É uma ferramenta extraordinária.Na minha opinião é até melhor que só os mais experientes fiquem com o conhecimento necessário pra operar essa maravilha.
        Americana/SP Brasil

      • scp says:

        Ou seja.. o linux trava?

      • Adriano says:

        … Trava mil vezes menos… Então ele trava? É que sempre falam pelos cotovelos que não trava…

        • Noslyma says:

          Nao trava. Adriano, o que trava sao as bostas feitas pra windows que os amadores temtam rodar no linux…
          Como nao sabem configurar emuladores… As bostas e que travam… Dai, basta matar processos e volta ao normal… Sem a necessidade de reiniciar…

        • Daniel says:

          Linux só trava se você instalar uma interface pesada num computador humilde. É igual querer rodar Windows 10 num computador Celeron 1 gb de ram ou algo bem pior, a performance que você terá será porca e travamentos acontecerão. No Linux há como contornar isso utilizando uma interface mais leve como Xfce, LXDE e até um WM como openbox, icewm entre outros… Linux te dá possibilidades, Windows é sempre a mesma coisa. Logo Windows trava mais por não te dar possibilidades, enquanto Linux te dá evitando tais travamentos.

      • Draconiano_veritas says:

        Errado.WINDOWS É VIDA.ACEITE.

      • Bruno says:

        Claro que linux é pra amadores também, um linux mint é super fácil de mexer, tem uma interface parecida com windows, leve, rápido, fácil de instalar arquivos .deb, não sei do que voce ta falando

      • Rodrigo says:

        Kkkkkkkkkkkk… Sistemas baseados em Linux são para quem quer bancar inteligente e tem tempo para firulas

      • Sérgio Lackmann says:

        Já usei ambos, hoje uso linux já há uns 8 anos, e não voltaria para o windows nem que me dessem.
        É como comparar o whatsapp ao telegram, a gente sabe que o telegram é melhor, possui mais recursos, só que a maioria usa o whatsapp, e não vão mudar os seus “hábitos”.
        Portanto, creio eu que ambos são bons, no meu caso prefiro o linux. Tudo é uma questão de HÁBITO.

      • Marcos says:

        Você mesmo detonou com o Linux, já que a maioria que usa computadores são amadores, pessoas que querem algo que funcionem e não aprender comandos em terminal e saber o que é BIOS e UEFI.

        Linux é pra geeks e entusiastas.
        Windows é pra quem trabalha, pra quem estuda e quer um SO a sério e não brincar de administrador, hacker ou desenvolvedor. Acorda!

        • Junior Lopes says:

          Se você não sabe o que é BIOS e UEFI não precisava nem ter perdido tempo lendo. Você não tem conhecimento para usar nem Windows direito, quer ter opinião em qual Sistema Operacional é melhor? Nos poupe, por favor.
          O único problema encontrado nas distribuições Lunix é que grandes empresas optam por não desenvolver softwares para elas, tais como Corel, Adobe e algumas empresas de grandes jogos. Mas se forem desenvolvidos na mesma escala que são para a Janela, o número de usuários linux já estaria absurdamente maior, sem contar que já existem algumas distribuições que sequer precisa abrir o terminal para realizar tarefas simples de um usuário comum.
          No mais, Linux SUPERA Windows em tudo, eu particularmente uso ambos os sistemas, mas apenas pq sou apaixonado por jogos, e abro windows apenas na hora de jogar.

          • Rogger says:

            opinião é opinião, eu entendo bem de informatica, mas nada longe do usuário comum, e mesmo assim não me acostumo com o Linux, instalei ele nos computadores dos meus pais e da minha irmã. mas eles não se acostumaram, eu insisti e chegou uma hora que também não dava mais, aplicativos simples como o evernote e google drive precisando de verdadeira piruetas para funcionar, e se for para usar dois sistemas melhor ficar no win10 que é super personalizável, mas sei la, nada contra o Linux(ubunto) mas acho que jamais iram chegar perto do win.

    • encantadordeflautas says:

      Pra mim é ao contrário

    • Jaison Gomes says:

      Kkkkk Que piada a sua.

    • Vinicius says:

      Experimente programação no windows , e veja a máquina que terá que montar para não travar a máquina , no Linux e natural e um i5 mais que suficiente para tudo …..

  4. António says:

    Tenho sensação que não, mas queria confirmação, no SO Linux dá para operar aplets java como as das finanças?

  5. FABRICIO BORTONE says:

    Topeeee d+++++++…. Topeezeira…. o dia que o Linux virar Windows…. copiar as praticidades e facilidade do Windows instalo ele pra sempre…. tortura ja basta esse pais de políticos podres…… Quero praticidade do Windows XP ….esse W10 ta ficando lixão como a maioria do OS ……. Nasci no 3.1 e usei todos os windows atualmente no W10 Pro porcaria no urtimo grau…… Galera do Linux foquem na praticidade e agilidade ok…..

  6. Adriano says:

    Desde 1900 e bolinha ouço falar que chegou a distro que vai desbancar o Windows e blá-blá-blá. As pessoas querem
    pegar um sistema operacional ligar e usar, não ficar configurando backups, DHCCP, máscara de rede, dns… As pessoas comuns não querem e não estão interessadas inclusive eu. Já tive que fazer muito essas “buchas” nos Windows 98, millenium, 2000… Agora que o Windows 10 (original) te entrega tudo isso eu não vou querer regredir… Os que tem essas habilidades e gostam de configurar, configurar, configurar, são os “feras” nesses assuntos e eles são uns 2% da população. Por isso o Linux sempre vai ficar restrito a esse público!

  7. Anderson says:

    Usuários de Windows no mundo todo só n mudaram pra Linux ainda pq são usuários de MS Office e Power BI. Senão já tinham feito a mudança a muito tempo.

    • Danilo says:

      O maior empecilho pra esses usuários são duas coisas: Microsoft Office & suíte Adobe. O resto nem tanto. Mesmo que existam diversas suítes como: LibreOffice, WPS Office, FreeOffice, OnlyOffice, Google Docs e até mesmo o Microsoft Office online, eles não se contentam…
      É triste ver tal dependência e pouca maleabilidade. Pensava que T.I. fosse variedade e não pessoas presas a soluções únicas.

  8. Caramelo liquido says:

    Acho piada virem sempre com o argumento que linux tem 2% e bla bla bla, e alguem sabe se e verdade ? Ja ouco essa percentagem a anos, nao acredito que continue na mesma. Hoje em dia a informacao e muito perigosa, por isso nao da para confiar em tudo o que se houve falar ou mesmo sites duvidosos com numeros mascarados. Em todo o caso nao entendo a dificuldade em usar linux. Nao e necessario andar a configurar nada. Eu posso dizer que instalei o zenwalk (baseado no slackware) e no entanto foi so instalar e fica tudo pronto a usar. O sistema nunca travou (tambem por ser slackware torna-se rock solid isso e facto) entao nao sei qual e o medo das pessoas quando se fala em linux, nao e nenhum bixo papao. Mas pronto cada um usa o que quer. Apenas as pessoas deveriam ver o software com outro tipo de filosofia, com linux eu sou feliz e nao morri.

    • Marcos says:

      Os usuários de Lixux tentaram aumentar pra 6% em 2018 mas tudo não passa de mentira. Linux não passa de 3% NO DESKTOP, mas eles gostam de se gabar em outras áreas como SERVIDORES, IOT, mas quando tocam na ferida “o fracasso no desktop” os fanboys ficam pistola de enfurecidos.

  9. Noslyma says:

    Adriano, ninguem quer desbancar o windows, ate porque a versao .10, tem 40% linux embutida, por isso ele deu um alivio aos usuarios amadores. Quando trava o gerenciador de processos passou a funcionar, derrubando o que estava causando o travamento. Se vc tem duvidas disso, existem milhares de publicações falando sobre isto.
    Se o windows morresse, o que seria dos
    “AMADORES “

    • Adriano says:

      Se o windows morresse, o que seria dos
      “AMADORES”?
      R: Mudaríamos para o Mac OS!

      • Marcos says:

        Você assaltaria um banco pra isso? Acha que todos tem condições para migrar pra macOS? Muitos iriam pro Linux, pois é grátis.
        Linux tem mais jogos que macOS.

        • Rogger says:

          o google tem um sistema operacional pronto, se o win10 desses esses sinais, ogoogle rapidamente colocaria seu sistema para funcionar e absorver esse publico, ou ate mesmo a apple.

  10. Noslyma says:

    Adriano, conforme-se com o que vc tem hoje no OS Windows… Linux jamais ira ficar como windows. Seus desenvolvedores raiz nao focam estas baboseiras… Utlizo produtos da microsoft, desde o melhor sistema que ela ja colocou no mercado “MS-DOS”
    Portanto, cada um deles tem seu papel na historia. Nao vou dizer que vc passe a usar o linux ou windows ou mac ou unix… Mas, respeite o trabalho de milhares de programadores, engenheiros, projetistas e usuarios, que optaam em usa-lo…

  11. LISSANDRO DANNY says:

    Oficialmente tirando esse site do meu Feed de notícias, parece que só sabem falar que “é melhor que Windows”… e ainda atualmente só dessa distro. Credo

  12. Jeferson says:

    Se não fosse o windows eu não estava trabalhando hoje. Hehe .. valeu ABS

  13. Jorge Rodrigues says:

    Pedro Pinto, o widget do Conky nas imagens, MX-geekytowerLogo, tem um erro identificavel imediatamente pelo facto de os graficos de ETHERNET e WIRELESS serem exactamente iguais. Editando o ficheiro do widget, verifica-se que na parte correspondente ao WIRELESS terem começado com uma chamada a wlan0 e depois continuarem com chamadas a eth0, o que sugere erro de copy/paste. Como devia estar:

    ${color2}WIRELESS (${addr wlan0}) [${wireless_link_qual_perc wlan0}%] ${hr 2}${color}

    Down: ${downspeedf wlan0}kB/s ${alignr}Up: ${upspeedf wlan0}kB/s
    ${downspeedgraph wlan0 30,120 000000 000000} $alignr${upspeedgraph wlan0 30,120 000000 000000}

  14. Caio says:

    esquecer o Windows dizem… me mostra ai rodando em Open GL um game massa ou suit da adobe que troco. Windows Aways win

    • Jorge Rodrigues says:

      Jogo: The Witcher 3, serve? Programa: Adobe Photoshop CS6, serve?

      • Caio says:

        Não é jogo triple AAA, the witcher jogo de 2015 e cs6 – programa das cavernas ultrapaçado, igual esse OS. amigo 50 reais uma CDkey Original Windows 10 PRO serve?

        • Jorge Rodrigues says:

          50 reais? Até há quem use o Windows 10 sem pagar! Para mim, o Windows já perdeu o seu charme. Linux é mais divertido e, ainda por cima, é à borla. Se pedissem 50 reais por Linux eu pagava! Nunca pagaria por CDkey do Windows. Ora se queria me demover, não conseguiu. Aliás, só conseguiu mostrar a figura que eu fazia antes.

          • Caio says:

            Fan boy detected. Linux nunca será Windows, olha vendas, democratização do sistema operacional. Tem suas falhas mas pra uso profissional ou é ele ou OS apple. Fato. Linux mais pra desenvolvedor ( temporariamente) nem perco meu tempo nesse sitema. Pago 50 reais maravilhosamente bem dado. Programas atualizados, bom gerenciamento de memória, Virtualização de maquina. Nem tem o que falar. Além do mais o kernel do WIn 10 está migrando pro seu linux.

            Sai daí, desculpa péssimas sugestões e continue válido: quando for melhor desempenhos em openGl, memória RAM e suite da Adobe rodando decentemente posso pensar. Nem Nuke de davinci vão pra essa plataforma

      • Caio says:

        Não é jogo triple AAA, the witcher jogo de 2015 e cs6 – programa das cavernas ultrapaçado, igual esse OS. amigo 50 reais uma CDkey Original Windows 10 PRO serve?

  15. Caio says:

    Péssimo conselho, tem vergonha não? 50 reais paguei na cdkey e fui feliz com os programsa atualizados, Open GL descente usando e claro… Windows 10 quase sem Bugs nenhum. Linux é perda de tempo, só indie usa. putz Microsoft destroy até no server

  16. Silvio says:

    Windows= andar pela Surface tranquilo,devagar,cuidado,fudeu, vírus,tela azul….putz…

    Linux= andar pela Surface,ver filmes em sites esquisitos,navegar na deep,na dark,e sair de boa.

    Essa é minha opinião
    Americana SP Brasil

  17. Silvio says:

    Windows= andar pela Surface tranquilo,devagar,cuidado,fudeu, vírus,tela azul….putz…

    Linux= andar pela Surface,ver filmes em sites esquisitos,navegar na deep,na dark,e sair de boa.

    Essa é minha opinião
    Americana SP Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.