Microsoft cumpriu o prometido! Edge chegou finalmente ao Linux e pode ser testado
A Microsoft deu um passo importante quando decidiu abandonar o seu browser, criado de raiz, e decidiu abraçar o Chromium. Este partiu de uma base sólida, mas precisou de muito trabalho para chegar ao ponto em que já está hoje.
Prometido estava a chegada a muitas plataformas, indo para além das que são óbvias à Microsoft. Assim, e depois de termos o novo Edge no Windows e no macOS, é hora de começarem os trabalhos para mais uma conquista. Sim, o Edge está no Linux e pronto para ser testado por todos.
O browser da Microsoft abriu novos caminhos
A Microsoft já tinha prometido para muito breve a chegada do Edge ao Linux. Depois de ser publicado para o Windows e para o macOS, era a vez deste sistema ter esta novidade. Esta promessa foi cumprida e esta versão está finalmente disponível para ser testada.
Apesar de estar lançado, esta é ainda uma versão de testes e que deverá ser, entretanto, desenvolvida nos próximos meses. Apenas quando estiver estável e com novas funcionalidades, após muitos testes, será lançada a versão final. Há ainda sobretudo muito a ser preparado e incorporado.
Quem já se habituou a usar este browser vai notar a ausência de algumas funcionalidades. Falamos da sincronização de conta ou de outros serviços que o Edge já oferece noutras versões. Estes vão ser preparados e trazidos pela Microsoft mais tarde.
Como instalar o Edge no Linux?
Quem quiser instalar o Edge no Linux já o pode fazer, nos processos que está habituado. Esta versão de testes está já disponível para download na página Insiders do browser, tanto em .deb como em .rpm. Podem também ser usados os repositórios de software Linux da Microsoft.
Em qualquer dos casos, este é um processo simples de realizar, igual a qualquer outro software. Depois, o Edge irá surgir na lista de apps do Linux, para poder ser usado. Quanto ao software, ele aparenta ser certamente igual ao que já é possível ver no Windows ou no macOS.
Esta novidade é importante para a Microsoft e para o Linux. A gigante do software reforça a sua presença no sistema open-source e dá, entretanto, aos utilizadores mais uma alternativa de peso. A sua subida no mercado mostra que este é um browser a ter em conta.
Este artigo tem mais de um ano
Quem estiver interessado e queria testar este navegador sem instalar no sistema aqui fica o Script para gerar uma AppImage
Unofficial AppImage Edge for GNU/Linux
* Script compatível com distribuições baseadas em Debian
Esta sequência de comandos irá baixar os arquivos necessários e executá-los para gerar a AppImage do não oficial do Edge, depois podem aceder a pasta buildMicrosoftEdge / out e clicar na AppImage gerada.
Microsoft Edge Dev
[CODE]
mkdir buildMicrosoftEdge;cd buildMicrosoftEdge;wget https://raw.githubusercontent.com/AppImage/AppImages/master/pkg2appimage; mv pkg2appimage pkg2appimage.sh;chmod +x pkg2appimage.sh;wget mkdir buildMicrosoftEdge;cd buildMicrosoftEdge;wget https://raw.githubusercontent.com/cmatomic/RecipesAppimage/master/MicrosoftEdgeAppImage/microsoft-edge-dev.yml;ARCH=x86_64 ./pkg2appimage.sh microsoft-edge-dev.yml [/CODE]
Bom dia, não obrigado!
+1
Porquê. Microsofobia ?
Medidas sanitárias, não aprendeste com a pandemia?
Aprendi a não seguir tudo, tudo o que passa na TV e sem deixar de estar atento, ainda penso por mim. Os vossos comentários não fundamentados, parecem saídos de 1 seita religiosa.
Não vejo mal nenhum neste suporte ao Linux.
Enquanto utilizador, se me perguntarem se podia usar Linux, a resposta é sim e não. O não é precisamente a falta de algumas ferramentas e quantas mais vierem, menor a resistência à entrada do Linux.
Eu instalei no meu Linux Mint 19.03 e rola que nem gelo e sem bugs! O Firefox 82.0 andava pesado e com travamentos, aliás assumidos pela Mozilla….então adoptei o Edge que aliás tb uso no Windows 10. Mas por norma uso sempre o Linux……
Mas alguem pediu? lol
Quem utiliza o Linux quer o máximo de distanciamento da Microsoft e dos seus produtos spynet
…Entre a velha guarda sim… Mas, olhe que há uma nova geração que já vê o mundo de outra forma… E o que a MS está a fazer é a preparar-se para um futuro não muito distante em que isso será a realidade do mercado pura e dura que ditará a lei!…
Sim, sim, vai ao reddit e logo vês a quantidade de pessoal que já estava à espera do Edge para Linux.
+ 1
E já instalei no meu Deepín 20. Testei e ficou Legal, goste !!!i
Nem todos utilizam Linux por opção. E outra, que mal faz? Não é no Linux que se tem a “liberdade de escolha”? Mas aí quando querem dar essa liberdade muitos se opõem por ideais conservadores. Ninguém é obrigado a baixar, e a concorrência incentiva o desenvolvimento.
Conheces toda a gente que usa Linux? Então nao digas disparates!
Na lista de editores de texto mais populares em Linux tens dois da Microsoft: VS Code e Atom. Fonte de examplo:
https://linuxhint.com/best_linux_text_editors_programming_2020/
É melhor tirares o chapeu de aluminio da cabeça e tapares antes a boca
Utilizei o Visual Code enquanto usava Windows a par com o Notepad++, ambos este programas NÃO são um IDE ao contrário do Microsoft Visual Studio, Eclipse, Intellij Idea,Netbeans etc. o Microsoft Visual Code é apenas um editor de código com marcação de sintaxe e “refracting” melhorado, neste tipo de aplicações que servem de apoio, quer-se algo leve erápido mas o Visual Code não é nenhuma das duas, o código base usa o Electron que basicamente é um web browser, basta abrirem o Visual Code e Notepad++ para verem a diferença, o primeiro consome logo à partida mais de 500 megas de RAM emquanto o outro nem chega a 50 MB, esta diferença vai ser perceptivel quando o código se torna maior.. No Linux ha diversas opções mas uma actual, rápida e de fácil utilização é o Geany
Interessante o que a Microsoft anda a fazer em relação ao Linux. Desconfio que com isto a integração do Office 365 vá passar a ser mais fácil e brevemente começaremos a ver mais Linux no desktop…. sim porque a grande barreira do Linux ainda é a compatibilidade 100% do Office… a ver vamos…
Como se alguém fosse usar isto no linux 🙂
+1
Vai ao reddit e vê os comentários da malta que usa Linux e que já estava à espera do Edge para Linux. Tira as palas dos olhos, amigo 😉
E quantos é que usam o Linux diariamente? sem ser no Windows.
Aparentemente nem a Linux foundation usa o Linux, isto dito por um canal do YouTube dedicado ao Linux 🙂
https://youtu.be/a-2dYfYvJGk
É por isso só que se deve utilizar GNU/Linux e não só o termo Linux pois Linux é apenas um kernel .
lol. Diz lá quando é o “lixo” que tu usas então. Só para ficarmos elucidados
Se portassem o office e que eram finos, agora esse lixo que ninguém precisa…
Em breve tanto o Office como os produtos da Adobe será tudo web based… E nenhuma delas quererá perder a quota de mercado que as marcas Chinesas lhe vão tirar por optarem cada vez mais por Linux nos seus PC. A Lenovo já tem linhas com Ubuntu. A Huawei será a próxima… A Xiaomi não deve tardar… Eles têm de se preparar para o futuro…
Para que precisa do Office da Microsoft se tem o excelente Libreoffice da Oracle no Linux? Também tenho pc com Windows 10 e não uso o Office da Microsoft mas sim o LibreOffice….. muito completo e bonito
Está a confundir o OpenOffice com o LibreOffice, o Open Office tem algumas licenças que pertencem à Oracle, o LibreOffice é regido pela Open Document Foundation, mas concordo consigo, o Libre Office é excelente,eu até prefiro ao Microsoft Office, pessoalmente acho muito superior em muitos aspectos.Tanto o Open Office como o Libre Office são gratuitos.
Já experimentei por breves momentos. Ainda não dá para tirar uma conclusão definitiva… mas, assim à 1ª vista parece um trabalho bem profissional (está leve, prático e intuitivo) e a pensar num futuro não muito distante em que a MS sabe que perderá a sua hegemonia total no desktop e quererá estar à altura dos desafios do futuro onde a oferta de produtos integrados ao browser será chave, mais que a venda de software “a la carte” como até aqui…
Bem, esse futuro para a Microsoft já chegou pelo menos há 3 anos 🙂 Desde 2017 que o revenue de Office 365 ultrapassa as licenças mais tradicionais.
https ://arstechnica.com/information-technology/2017/07/microsoft-4q17-office-365-revenue-surpasses-traditional-licenses/
Certamente; um dia isso aconteceria… Mas, há uma outra “revolução silenciosa” justamente prestes a acontecer: Os mercados, especialmente o business e o corporate vão descobrir alternativas fora do universo Windows ainda dominante… E isso dar-se-à a nível global, principalmente nos mercados Oriental e em algum Europeu também. Eles quererão estar um passo à frente disso…
Eu também… É mais rápido do que meu predileto opera. Funciona muito bem no video, música e meu site que não abria em outros como chrome etc, abre nele, ficou legal estou nele no momento, muito bom.
Instalei no fedora-32-mate e está funcionando muito bem.
ahahahahahha ! Nos meus linuxs e nos meus portáteis não entra de certeza! Palemoon para sempre!
Good luck, num mundo dominado por Chromium, tenho muitas dúvidas desse browser.
Chromium não é o mesmo que o Chrome, Chromium é o projecto OpenSource,esta versão da MIcrosoft é basicamente um Google Chrome com a cusquice Microsoftao invés de Google,ha muito browsers bem melhores, O mais conhecido é Firefox, Brave, Gnome Browser (Gnome Web), entre outros milhentos!
A Microsoft está realmente se desenvolvendo e agora ganhando terreno na área Linux.
Você pode aprender mais sobre a instalação do CentOS 8 em um VirtualBox;
https://linuxapt.com/blog/install-configure-centos-8-on-virtualbox
Desculpem a pergunta mas aqui fica. O que eu ganho em instalar o Edge par linux face ao Firefox que já vem por omissão em Xubuntu, Ubuntu e outras distros? Faço desenvolvimento WEB e o Firefox Developer Edition ou o Firefox normal chegam-me perfeitamente para o teste e debug das aplicações. Obrigado aos que ajudarem a esclarecer a minha dúvida.
Não ganha nada, só perde, a Microsoft sabe que porque o WIndows envia essa informação sobre reinstalações e partições instaladas no sistema, nos ultimos tempos tem existido muitos utilizadores a mudar para Linux, a Microsoft sabe disso, o facto de investir no Edge para Linux é a Microsoft tentar criar um ecosistema de serviços como a Google, tanto o Google Chrome como o Microsoft Edge enviam informações de navegação do utilizador para a Google e Microsoft para a mesma ganhar dinheiro na venda desses dados para publicidade e outros fins, tem diversas alternativas, como o Firefox, Gnome Web, Vivald, Brave, este ultimo tem um modelo de negócio interessante para proteger a privacidade do utilizador.
Obrigado pelo esclarecimento! Resumindo, é tudo bullshit da M$ para agarrar o cliente ao produto. Vou continuar com o meu FF que me tem servido muito bem durante muitos anos.
A Micro$oft mais parece aqueles anuncios da televendas, em que muito pessoal vai atras comprar e depois percebe que foi um fiasco. Firefox serve perfeitamente aqui.
Too little, too late.