Macs com chip M1 já correm Linux com “desktop básico”
O novo SoC da Apple, o M1, apesar das vantagens, trouxe alguns desafios ao mundo da tecnologia. A falta de suporte para outros sistemas é o mais evidente, mas como é natural nesta área da tecnologia, a seu tempo aparecem soluções.
No caso do Linux, atualmente já é possível correr o sistema em máquinas com o SoC M1, apesar de só ser possível ter um "desktop básico". Saiba como!
Com o anúncio do kernel Linux 5.13, uma das novidades em destaque é o suporte para Macs com chip M1. Como é natural, esse é ainda um suporte básico e bastante limitado. No entanto, a verdade é que já é possível correr o sistema operativo Linux em Macs com chip M1.
Asahi Linux - A distribuição para o seu Apple com chip M1
A distribuição Asahi Linux tem como objetivo oferecer uma experiência Linux em Macs com chip M1 (Mac Mini, MacBook Air e MacBook Pro lançados a partir de 2020).
Esta distribuição ainda está numa fase muito inicial, mas é sem dúvida um bom começo para quem quiser ter uma distribuição Linux numa máquina Apple.
Segundo Hector Martin, responsável pelo projeto, com a distro Asahi Linux é possível ter um Linux com "desktop básico". De referir também que suporte inicial ao M1 no Linux 5.13 só foi implementado graças às contribuições feitas por Hector Martin.
Este artigo tem mais de um ano
Dps o wsl….? É que é mau.. O Windows é que é mau.???
Num PC podes instalar distros Linux, ter windws e fazer um mackintosh.
Na apple podes ter apple e mais nada…
Aliás podes ter tudo através de VMs, mas isso é o que? Lento não funciona tão bem..
Suporte a tudo versatilidade é Windows.
Então compra um PC e sê feliz!
Este comentário só mostra falta de conhecimento.
Podes instalar o que quiser num MacBook com M1, assumindo que o sistema operativo suporta a arquitetura. A única coisa em falta são drivers.
A Apple não fornece esses drivers da mesma forma que a Microsoft não fornece drivers para os Surface em Linux. Tem que ser a comunidade a fazê-lo, tal como é o caso com este Macbook.
A Apple não proíbe ninguém de correr Linux no MacBook da mesma forma que a Microsoft não proíbe ninguém de correr Linux num surface. Agora suporte nenhum deles oferece.
E Windows e MacOS não sistemas operativos caso não te tenhas apercebido. Este artigo é sobre dispositivos com o chip M1, nada a ver com o OS.
Como é que Linux corre no Surface Pro X? Imagino que uma maravilha, visto “Windows ser tão bom”. Eu se calhar pesquisava sobre isso primeiro.
Acho que alguém devia ler o EULA como deve ser…
Não existe nenhuma limitação legal no que toca a correr Linux num MacBook.
O que não é permitido é modificar e distribuir código correspondente ao firmware necessário para inicializar certos componentes. Isto porque esse código faz parte do MacOS, cuja licença não permite distribuir ou modificar.
Mas essa limitação é comum, muitos fabricantes como a Nvidia têm posições semelhantes no que toca à distribuição de firmware.
O EULA não proíbe a instalação de outros sistemas em Macs.
Para que queres linux num mac? Quando mudei para mac foi mesmo porque podia compilar tudo o que usava em linux, isto ainda na altura do PPC.
Sinceramente não percebo porquê muitos pessoas em vez de pesquisarem antes de escreverem asneiras, vêm aqui fazer figuras tristes. Então não podes ter windows no Mac com chip M1? ja ouviste falar de Parallels? deixo aqui o link para aprenderes alguma coisa : https://www.parallels.com/eu/
Ele disse que podias ter através de VM.
Sim o windows e mau. Nao disponibiliza o codigo fonte :p
Linux com desktop básico. Isso não é o macOS?