Quantcast
PplWare Mobile

Macs com chip M1 já correm Linux com “desktop básico”

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Júlio Pais says:

    Dps o wsl….? É que é mau.. O Windows é que é mau.???
    Num PC podes instalar distros Linux, ter windws e fazer um mackintosh.
    Na apple podes ter apple e mais nada…
    Aliás podes ter tudo através de VMs, mas isso é o que? Lento não funciona tão bem..
    Suporte a tudo versatilidade é Windows.

    • Ze says:

      Então compra um PC e sê feliz!

    • Keyboardcat says:

      Este comentário só mostra falta de conhecimento.

      Podes instalar o que quiser num MacBook com M1, assumindo que o sistema operativo suporta a arquitetura. A única coisa em falta são drivers.

      A Apple não fornece esses drivers da mesma forma que a Microsoft não fornece drivers para os Surface em Linux. Tem que ser a comunidade a fazê-lo, tal como é o caso com este Macbook.

      A Apple não proíbe ninguém de correr Linux no MacBook da mesma forma que a Microsoft não proíbe ninguém de correr Linux num surface. Agora suporte nenhum deles oferece.

      E Windows e MacOS não sistemas operativos caso não te tenhas apercebido. Este artigo é sobre dispositivos com o chip M1, nada a ver com o OS.

      Como é que Linux corre no Surface Pro X? Imagino que uma maravilha, visto “Windows ser tão bom”. Eu se calhar pesquisava sobre isso primeiro.

      • MGM says:

        Acho que alguém devia ler o EULA como deve ser…

        • Keyboardcat says:

          Não existe nenhuma limitação legal no que toca a correr Linux num MacBook.

          O que não é permitido é modificar e distribuir código correspondente ao firmware necessário para inicializar certos componentes. Isto porque esse código faz parte do MacOS, cuja licença não permite distribuir ou modificar.

          Mas essa limitação é comum, muitos fabricantes como a Nvidia têm posições semelhantes no que toca à distribuição de firmware.

        • Tadeu says:

          O EULA não proíbe a instalação de outros sistemas em Macs.

    • Zé Fonseca A. says:

      Para que queres linux num mac? Quando mudei para mac foi mesmo porque podia compilar tudo o que usava em linux, isto ainda na altura do PPC.

    • wu says:

      Sinceramente não percebo porquê muitos pessoas em vez de pesquisarem antes de escreverem asneiras, vêm aqui fazer figuras tristes. Então não podes ter windows no Mac com chip M1? ja ouviste falar de Parallels? deixo aqui o link para aprenderes alguma coisa : https://www.parallels.com/eu/

  2. Sardinha Enlatada says:

    Sim o windows e mau. Nao disponibiliza o codigo fonte :p

  3. miguelito says:

    Linux com desktop básico. Isso não é o macOS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.