Chegou o novo e poderoso Linux Fedora 30! Conheçam as novidades
Estava à espera da chegada do Linux Fedora 30 para instalar no seu PC? Os responsáveis por esta distribuição Linux já a disponibilizaram e as novidades são bastante interessantes.
Esta distribuição está disponível tanto para máquinas domésticas, como para servidores.
O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e destaca-se por incluir funcionalidades e tecnologias que não se são comuns em outras distribuições.
Esta é uma distribuição rápida, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade à escala mundial.
O Fedora 30 está disponível nas seguintes variantes: Workstation, Fedora CoreOS e Fedora-Silverblue-ostree. Esta nova versão do Fedora vem com o GNOME 3.32, PHP 7.3, GCC 9 e Bash 5.0.
Destaque ainda para o facto desta nova versão trazer uma nova ferramenta denominada Linux System Roles que oferece aos administradores de sistemas a flexibilidade para a instalação de módulos usando o Ansible.
Esta distribuição está disponível para a arquitetura 64 bits e em breve para máquinas com arquitetura ARM. Por agora, do que deu a conhecer, apenas estão focados no SoC Snapdragon 855. Este SoC é a evolução lógica do 845, preparando para estes equipamentos e as suas exigências. Mais tarde, o Fedora irá chegar a outros processadores.
Todas as novidades desta nova versão podem ser consultadas aqui.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Pros Ubunteiros de plantão, usar Fedora é um sacrificio, afinal, usa Gnome vanilla (puro).
Pros xiitas de plantão, quem gosta de linux, utiliza qualquer distribuição sem menosprezar os demais usuários e/ou distribuição.
Não é verdade, usuário raiz utiliza Slackware e Gentoo.
Os nutellas todo o resto.
Tentei Slackware e Gentoo mas o Arch foi amor á primeira vista heehehehe
Tenho Ubuntu e Fedora em dualboot. Cada um tem seus pontos fortes e fracos
Concordo nenhuma distro é perfeita e esse é a parte mais legal ajudar a melhorar sua distro favorita através de fórums, programação e/ou doação
Viagem gosto do ubuntu mas o Gnome do Fedora é outro nível (é só minha opinião não estou comprando briga) kkkkkkk
Já tá instalado na Minha máquina hehe
Aí sim 🙂
Olha o meu Linux 🙂 mas atenção eu uso o >>> https://spins.fedoraproject.org/lxde/ Linux Fedora LXDE
Boa 😀
uma coisa da para reparar, com a entrada do windows no linux parece que linux deixou de ter impotancia como tinha, lembro me que quando saia um distro havia muita gente a comentar a testar, hoje em dia passa despercebida…. o windows 10 mudou mesmo muita coisa….
Não vejo as coisas por esse prisma. As pessoas hoje em dias já não têm muito tempo para testes e quem realmente é do tempo do inicio do linux e que gostou de testar tudo e mais alguma coisa que aparecia, já não o faz porque já tem a sua distro escolhida. Eu falo por mim, eu já não instalo uma distro para testes faz mais de 5 anos e neste momneto já estou á espera da nova versão 15.1 da OpenSuse que sai daqui a uns dias, e é esta que sempre usei desde o inicio e até antes de ser openSuSE e como eu existem muitos que já fizeram as suas escolhas. Quanto parceria Windows e Linux , é bom lembrar que vem desde 2004 mais ou menos por essa altura e não é de hoje.
sim claro, tens razao, é notavel como se pode executar aplicaçoes nativas de uma qualquer distro inside um qualquer windows, verdade?
vê
https://www.youtube.com/watch?v=Co6FePZoNgE
Não creio que tenha relação com o Windows 10. Simplesmente tem mais a ver com a forma como usamos computadores.
Quando eu era mais novo queria testar as últimas novidades e ficar vendo como tudo funcionava. Havia disposição pra usar uma distro nova sempre. Agora tudo que quero é instalar e usar. O Ubuntu agora, por exemplo, sempre LTS.
MINT Linux? LTSE ou LMDE. A lógica do usuário final mudou muito. Hoje também não existe mais tanta diferença entre as distros como há 10 anos.
No Brasil, por exemplo, tínhamos o Kurumin Linux. Vinha sempre com novos Scripts e coisas q outras distros não faziam de modo fácil. Hoje os ambientes gráficos fazem a maior parte do que precisávamos fazer manualmente.
Você entende do assunto 😛
Deppin é o melhor não tem igual leve, robusto e completo.
O Mint com Cinnamon é muito bom por causa da facilidade, mas tem muitas instabilidades, acho (travava muito e tive de reinstalar o sistema 2x depois de ele parar de inicializar). Já o Fedora parece mais estável, mas a interface do Gnome é comparativamente mais lenta em computadores menos potentes, também acho. Então hoje tenho um mistão: Fedora com Cinnamon.
O mint é perfeito se for uma maquina mais simples desabilita as animações tenho um core i5 roda perfeito….edito vídeos não trava nada…por isso não instalo outras distros…..Windows nunca mais….
Talvez eu dê uma chance se sair algum Lindows kkkkk
Não gosto, dnf é muito lento.
Pacman wins!
Hehehe usa qual distro?
Pacman é vida 😉
Não acho e até é menos propício a orphan pkgs pela forma como ele funciona quando fazes um remove de algo
Ah sim isso é algo um pouco chato mas criei um alias que remove faz meio que esse “autoremove”, mas sei lá no arch (e em nenhuma distro gosto de ficar removendo programas :P)
É bem lento mesmo, estava a assistir 3 vídeos sobre o lançamento do Fedora, e a demora pro cara instalar um pacote de menos de 1 mb demorava horrores.
Imagina atualiza de uma versão pra outra do fedora, é por isso que geral prefere fazer instalação limpa
Demora??? So se era VM em máquina lenta
Não noto qualquer lentidão no meu
Nunca usei o Fedora! Já usei o Ubuntu Unity, Ubuntu Gnome , Kubuntu, KDE Plasma,Peppermint, Manjaro. Taí um incentivo para usar o Fedora! Parabéns Pedro!
Vou testar nem que seja em máquina virtual 🙂
Excelente distribuição. Vale pena testar.
Fedora é muito bom mas o DNF é bem chatinho já que ele faz mais coisas antes de intalar os programas como ficar checando sei lá o quê, tem mais recursos que o APT, mas não dá o Pacman é o que eu mais gosto 😛
Para os gamers Linux e para os restantes que não largam o Windows só por causa dos jogos…deixo aqui uma dica que vos resolve essa questão de uma vez por todas.
Já experimentei alguns (Fedora 30) e correm todos em High/Ultra sem stress, alguns exemplos:
Rocket League (Steam) 100+ FPS
Anthem (Lutris – https://lutris.net/ ) 100+ FPS
The Forest (Steam) 100+ FPS
…não há mais desculpas para ficar no Windows
O segredo está aqui:
https://github.com/FeralInteractive/gamemode
eu gostaria de apenas uma coisa para abandonar o windows totalmente.
configurar a minha placa de video para usar o passthrout no windows kvm,
e poder rodar apenas um jogo lá, o Guild Wars 2, e vejo pelos tutoriais que a perda é pequena.
Mesmo usando Windows emulado, a experiência de uso é muito melhor do que com Windows.
E ainda consigo chavear entre um sistema ( Linux nativo ) e o Windows ( emulado ) rapidamente
através das areas de trabalho.
Por enquanto estou usando um Xeon 5450 para trabalho e só ligo o meu CPU gamer depois das 18h pra jogar mesmo.
Esse Xeon 5450 é ruim de gerenciamento de energia o multiplo dele é 9 enquanto o Xeon E3 1230 v2 é 34.
Pede ajuda nos grupos do Telegram:
https://t.me/archlinuxbr
ou
https://t.me/archlinuxbrasil