Pplware

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº22

Como correr um script no Linux?

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para mais uma rubrica “Comandos Linux para Totós”. Depois de no tutorial nº5 (ver aqui) termos ensinado o esquema de permissões usado no Linux, hoje vamos ensinar como correr um script no Linux, atribuindo-lhe as respectivas permissões.

Vamos a mais uma viagem no “terminal preto”?  Lets go…!

Um script não é nada mais nada menos que um conjunto de instruções/comandos que permitem simplificar um conjunto de tarefas. Este tipo de ficheiros podem ser concebidos pelo próprios utilizadores e mais à frente já iremos ver alguns exemplos.

Para que um script possa correr numa máquina Linux é necessário que tenha permissões de execução (ver aqui). Considerando que o proprietário do ficheiro pretende dar permissões de execução ao script pode fazê-lo usando um dos seguintes comandos:

chmod +x nome_do_script

ou

chmod 755 nome_do_script

Nota: Depois de definirmos as permissões, podemos confirmar as mesmas usando o comando ls –la (Saber mais aqui)

Vamos então a três exemplos! Para isso vamos criar um ficheiro (com um editor de texto com por exemplo o nano, vim, vi, pico) com as seguintes instruções e gravar com o nome hello.sh

Exemplo: hello.sh

Depois de escrever o código não se esqueçam de gravar. Basicamente o que o nosso programa vai fazer é escrever na vossa shell Hello World. A primeira linha de código indica qual a shell a utilizar e na segunda linha mandamos escrever Hello World.

Vamos agora atribuir as permissões de execução ao ficheiro para que este se torne um executável para o seu dono. Para isso escrevam o seguinte comando.

chmod +x hello.sh

Para executar basta correr o comando

./hello.sh

Exemplo: info.sh

O seguinte script irá escrever Olá utilizador X, data actual e directório corrente do utilizador

#!/bin/bash echo "Olá utilizador $USER." 
echo "Data de hoje: $(date)" 
echo "Directório corrente : $(pwd)"

Por hoje é tudo! Espero que estejam a aproveitar estes tutoriais para aumentar ainda mais o vosso conhecimento sobre Linux e aguardo ansiosamente o vosso feedback. E os vossos contributos? Alguém quer contribuir com artigos? mail me

Artigos relacionados
Exit mobile version