PplWare Mobile

Classic Menu Indicator – O menu clássico no Unity

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Não percebo a pergunta “gostávamos de saber da parte dos nossos leitores que usam o Ubuntu, qual a verdadeira razão por não gostarem do Ubuntu?”. Eu penso que quem usa o Ubuntu, gosta do Ubuntu. Quem não gosta, não usa, nem domina. Tem Windows ou Mac.
    Como utilizador de Windows desde 1993, utilizador intensivo de Internet desde 1999/2000 e utilizador de Linux (CM 8) desde 2004, migrei quase por completo para Ubuntu na versão 9.10, que teve realmente novidades espectaculares. Desde então só utilizo o XP (em casa) em 3% de tempo de utilização, isto segundo o espectacular programa Wakkoopa que monitoriza toda a utilização das minhas máquinas e dos meus sistemas e que pode consultar aqui neste link http://social.wakoopa.com/eduardosilva .
    Desde que utilizo Ubuntu não tenho tido problemas com vírus, spyware, adware, lentidão, dinheiro gasto em software, etc. É um facto que também tem os seus bugs, e já não arrisco efectuar actualizações de versões, preferindo sempre uma instalação limpa. O Portátil tem 3 partições, XP, 10.10 e 11.04. Quando sair a versão 11.10 já posso limpar a versão 10.10 e assim consecutivamente. Com os ficheiros no dropbox a migração é muito fácil.

  2. BMJ says:

    Ou muito me engano ou o ubuntu tem os dias contados, com esta imposição do Unity, e eu já ando a escolher outra distro…

    Talvez opte pelo debian…

    • Nelson Rocha says:

      Caro BMJ, não te precipites 😉
      Instala o KDE como alternativa ao Unity ou Gnome 3 e vais ver que não te arrependes!

      • Leandro says:

        Sorte a minha que coloquei o ubuntu em uma maquina virtual e creio eu por causa da pequena quantidade de memoria para a placa de video o sistema permanece com o menu classico.
        Sorte ou um erro durante a instalação????
        Rsss

  3. Andre Luiz says:

    Sempre usei ubuntu desde as versões antigas sem problema algum , mas quando começei a usar a última versão 11.04 começaram os problemas de bug , estou com a sessão aberto usando a internet no chrome , firefox
    inesperadamente a sessão se fecha sozinho , tentei olhar os logs e não consegui descobrir o bug , irritante bug de xorg , verifiquei memoria , cou e nada . A cannonical negócio é ficar lançando a cada 6 meses novas versões mas os bugs corrigir que é bom nada . Ubuntu tem mais bug que o ruindows por incrível que pareça . o unity não vai pra frente e o gnome 3 muito menos . a interface do libreoffice/openoffice continua a mesma cara , os anos se passam e nada de mudar , como quer que o linux ganhe novos user , vejo o mac que é um LINUX mas é lindo a interface grafica e seus recursos são de matar agora com o lion . o fdp steve sempre inovando seu sistema operacional. enquanto isso as comunidades ficam brigando por isso que o linux não sai do lugar . o unity fui um fiasco “ridículo” não decolou barra espremida no canto . o que mata no linux são seus bugs e sua interface antiga. o linux precisa de inovação . imagina o libreoffice com interface ribbon ( interface do office 2007,2010 ) ficaria show mas não lança nova versão e tudo continua com aquela maldita interface antiga e ridícula parece o windows 3.1 o linux .

    • Michel says:

      Concordo….unity=decepção.

    • eu says:

      oh noob sabes o que é linux ubuntu nao é linux se nao gostas de ubuntu com unity entao desinstala o ambiente grafico e instala o openbox e configura a tua maneira mas nao critiques os outros, ha varias distros de linux cada uma delas com o seu poder tens varios ambientes graficos um linux bem configurado acredita que tem mais graficos que uma mac os, em especial distros mais velhas como o arch, se nao conheces o poder de linux entao aprende antes de falar sobre ele, instala o arch, o gento ou outra distro para utilizadores com mais conhecimentos e aí teras uma aproximaçao do linux e do que podes fazer com ele.

      • Michel says:

        Meu nobre amigo, vc não me conhece. Infelizmente este sentimento agressivo fará com que as pessoas se afastem de você. Eu não falei que não gosto de Linux, eu simplesmente não gostei da nova interface gráfica. Me desculpa se eu te ofendi!

  4. jpng81 says:

    Não gosto do unity porque, chego a uma altura que ja tenho tanta janela aberta e começo a sentir do tipo, porrrrrrra onde é que ta a porcaria da janela»?????? baahhhh
    Com poucas janelas sim , mas com muitas janelas abertas nao vai comigo á baila :S

    • jpng81 says:

      Aliás a barra lateral não é má ideia, até porque os ecrãs hoje em dia é quase tudo 16:9 e o espaço ocupado lateralmente não faz muita diferença e ainda por cima a barra esconde-se automaticamente.
      Mas não sei porquê, falta-lhe ali qualquer coisa para ficar perfeita.
      Creio que há muito tempo que o pessoal está todo habituado ás barras do gnome e de outros sistemas operativos que custa a largar a maneira de trabalhar fluidamente, até porque as “barras” tanto do gnome ou unity, são das coisas que se mais quer estável no S.O. e as barras do gnome são sempre estáveis.
      E uma das coisas que é tipo “Kickass” para mim, e que creio que esteja associado ao unity não sei… é possibilidade de dispor as janelas apenas com os atalhos de Ctrl+numpad isto é que eu acho é muito bom para dar fluidez ao que se esta a fazer especialmente quando se tem 2 ou 3 terminais abertos ao mesmo tempo, tipo cada janela para o seu canto 😀

    • Jerônimo says:

      Concordo.

      E outra coisa, tem muitas pessoas dizendo que é caso de dar tempo e adaptar-se, na minha opinião é necessário adaptação em coisas que vem pra melhorar, não consigo identificar nada que ficou melhor no Unity… parti pro Kubuntu e não me arrependo, eu acho que existem várias distros por aí pra isso mesmo, prefiro me adaptar em algo que tenha menos bugs e me dê maior produtividade no meu trabalho, foi isso que fiz no caso do KDE, em menos de uma semana já estava adaptado, tentei durante 1 mês com o Unity e não consegui usar. Sei lá, achei muito parecido com o Mac e sempre achei ruim…

  5. José Carlos says:

    Resposta simples – o Unity se ainda não é nota 10, vai ser! Basta dar tempo ao tempo, e os pequenos bugs e acertos necessários vão ser corrigidos. Foi assim com o KDE 4.0 (instável e cheio de bugs) que hoje já está com usabilidade totalmente estável. O ódio ao Ubuntu por causa do Unity, é coisa de preguiça mental. Não gostando do Unity pode continuar a usar o Ubuntu, alternativas não faltam (como o exemplo deste post e outras). O Ubuntu para mim está perfeito e fez a escolha certa! Viva ao Unity!

  6. Jerônimo says:

    Sou usuário do Ubuntu desde a 7.04 e depois de tentar usar a 11.04 com o Unity desisti, achei nada prático, o que você fazia com 2 cliques no Gnome agora precisa de uns 5 no Unity, achei péssima a interface e parti para o Kubuntu 11.04, o KDE dá um banho, me arrependi de não ter migrado antes…

  7. Sammboga says:

    Por acidente comecei a usar Unity. Sinceramente esta demasiado parecido com o MAC OS. Pelo menos nos conceitos. E pena o sistema ser um pouco pesado porque algumas placas graficas mais antigas nao aguentam com esta interface. De toda a maneira o que la esta na base e o Ubuntu e eu estou contente. De resto apesar denao gostar… olha que se lixe… vou-me habituando

  8. Kombo says:

    Prefiro mil vezes usar Lubuntu do que Ubuntu, o motivo é simples tudo que faço no Ubuntu faço no Lubuntu mas muito mas fluido e por enquanto sem bugs.

  9. Machado says:

    Bom dia a todos.
    O Problema do Unit e a barra lateral que está com lay-out anti produtuvidade, tem que dar varios cliques para se chegar onde queremos. A medida que vamos abrindo programas a barra vai encavalando um monte de programa.
    Tem que ser mais simples. Um botão para acessar todos os programas tipo android, e o resto ficam miniaturas que você corre para cima e para baixo.
    Um sistema moderno ja tem que pensar em telas touch pois este e o futuro.
    Um sistema muito bom e pratico era o do Moblim que vinham nos Nokias N800 e N810, que saudade, cade a Nokia com seus sistemas revolucionarios.
    A barra superior está perfeita se integrando aos programas e economizando espaço.
    Obrigado pela oportunidade, ja estava a muito tempo com vontade de compartilhar minha opinião.

  10. Experimentei o menu clássico e do Unity e é uma boa ajuda, mas o Unity continua a ter pouca usuabilidade. Seguindo o concelho de vários leitores instalei KDE e estou a usá-lo. No outro dia li uma noticia em que ficou provado que este sistema de janelas era o que apresentava melhor perfomance, comparando com o Gnome e o Unity. Vamos ver.
    http://br-linux.org/2011/desempenho-comparando-unity-gnome-shell-e-kde/

  11. Serva says:

    Boa tarde ,

    O unity é um desastre assim como a Gnome shell 3 , passo a explicar tanto uma interface como outra perdem na produtividade , não são interfaces pensadas para o uso diário , já nem falo da estabilidade , mas de facto a versão Gnome 2.32 é uma versão estável rápida muito poupada nos recursos e tudo isto melhora a sua usabilidade , com as 2 interfaces que me referi é um continuar de abrir janelas que não sabemos aonde vão parar e que torna-se difícil o seu acesso quando desejar-mos , estamos perante um caso típico de uma marcha atrás muito significativa nas distros da Canonical .

    Já experimentei o KDE e de facto a versão 4.6 está francamente melhor que a 4.0 e será nos próximos tempos um sério interface gráfico a levar em linha de conta , não entendo o que passa com a Gnome , experimentei o Fedora 15 que vem com a Gnome 3 e nem sei o que diga .

    Prevejo uma forte retracção do Ubuntu face a outras distros Linux que optem por interfaces mais limpas e fluídas de trabalhar , eu uso a 100% Linux desde a versão 6,10 do Ubuntu , mas de facto fico apreensivo quanto ao futuro , tenho várias maquinas com Linux instalado e tenho deste o Kubuntu 11,04 até a 10,04.1 LTS , sistema que ainda continua a ser o que está instalado no meu pc principal , prima pela estabilidade e fluidez de desempenho .

    Cumps

  12. Laggunna says:

    Eu sou novo no Linux e optei pelo Ubuntu 10 que achei magnífico. Esta versão 11,04 só me veio criar problemas e foi uma desilusão que presumi, inicialmente, dever-se à minha pouca experiência. Desde que vejo aqui os comentários de pessoas mais experientes concluo que a desilusão é geral ou pelo menos muito grande. Mudei para o Mint e só muito esporádicamente, quando vejo aqui no Pplware algumas sugestões para o Ubuntu, as vou experimentar.

    Bem hajam!

  13. Paulo Ferreira says:

    Fui utilizador do ubuntu durante algum tempo e até à versão 10.10, nunca tive quaisquer problemas, mas com o Unity, para além de esteticamente não me agradar, a sua filosofia não se coaduna com um meio mais produtivo, onde seja necessária uma utilização mais fluída. Por essa razão optei por migrar para Linux Mint 10, tendo feito agora o upgrade para o 11 e que correu sem problemas nenhuns.
    Também tenho uma máquina a correr Mint Debian, mas como esta é uma “rolling distribution”, por vezes tem uns problemazitos 🙂

    Para já, não penso voltar…

  14. Gandara says:

    Simples, porque não é prático. É o utilizador que tem de se adaptar ao Unity e não este que se adapta ao utilizador.
    Porque tenho de clicar em mais botões para ir às janelas
    Porque tenho um desktop e uso rato. Num tablet que é para isso que o Unity foi feito (botões grandes, para esfregar o dedo para cima e para baixo, etc.) utilizaria certamente esse sistema gráfico.

    Mas irá sempre haver soluções… quem está por trás do ubuntu não vai ser teimoso e por algo que um utilizador nao queira.

  15. Olly says:

    Não é fácil nem intuitivo, atrofio só à procura de coisas sem jeito nenhum (a única coisa que me safa é a procura). O que fazia antes com um simples clique agora tenho de andar à procura numa sequência desesperante de cliques. Não desminto que possa ser um caso de habituação, mas quando o que queremos é algo prático e rápido, o Unity não favorece em nada.

    Além do mais, já “não o posso” instalar em máquinas mais “velhinhas” (que, para mim, era a mais-valia deste SO)…

    Quanto a bugs, não tenho de que me queixar, apenas o facto de notar a máquina mais pesada e a bateria me durar muito menos.

  16. augusto says:

    Alô!
    Tenho 60 anos, sou só utilizador de Linux, usava o Ubuntu e sentia-me inseguro com o Unity, então passei ao Mint. É o mesmo Ubuntu e agora sinto-me bem!
    Agradeço aos dois pela sua existência, sem eles andava em STRESS!

  17. augusto says:

    Tenho 60 anos, só uso Linux. Sentia-me inseguro com o Unity do Ubuntu e passei ao Mint. Tudo normal!!
    Obrigado pela vossa existência, sem vós era só STRESS!!

  18. Nelson Rocha says:

    Não se pode pedir uma opinião sem aparecerem logo fundamentalistas! =)

    Ah e tal, porque o Unity é assim e é assado e quem não gosta é porque coiso… e o Ubuntu não é linux… e homem que é homem ainda utiliza o UNIX SysV R1… ganhem juizo!
    Enfim…

    O que eu senti com o Unity, e já agora com o Gnome 3 -que vai na mesma linha-, é que rapidamente o SO passava a atrapalhar mais do que a ajudar. Uma tarefa de utilização banal começou a perturbar o normal fluxo de trabalho.
    É só.
    E chega para não nos adaptarmos.

    O amigo google indicou-me alguns desktops alternativos mas aterrei logo no primeiro que é, naturalmente, o KDE.

    Já estive para montar o Mint, mas é trabalho a mais para o tempo que tenho agora 😉 fico contente por ver que há tão boas opiniões sobre ele.

    Fiquem bem.

  19. Ryan says:

    Gnome sempre. Unity talvez. KDE nao e mau mas o habito mantem-se. Tenho o Gnome e o Unity instalados. Agora e por uma questao de tentar fazer uma aproximacao ao Unity estou a tentar ver se me habituo. Espero conseguir. Aquilo nao parece mau. Criei habitos com o Gnome mas porque nao dar uma boa ida ate ao Unity. O meu problema maior e que esta interface consome mais placa grafica. Nao me perguntem como mas aconteceu ter o Kubuntu instalado. Depois quiz tentar por o ubunut-desktops… e sei la porque entrei com o Unity e ficou a funcionar. Tentei instalar de raiz quando o ubuntu saiu e nada.. so bugs. Agora veremos se isto se mantem. Se conseguir manter o Unity.

  20. Hugo santos says:

    Olá já uso ubuntu há muitos anos desd a versão 7 e devo dizer que desiludiu me o unity.
    Acabei por desistir de o usar e voltar para o 10.10 e ando devolta do Linux mint. Fiquei tão enervado com aquilo que decidi tentar outra distro
    É pena mas aço k a opinião geral do pessoal é que o unity não ta há altura do utilizador

  21. Paulo says:

    O Unity deve ter sido encomendado pelo Bill Gates para sabotar o Ubuntu. A estética é mórbida e a praticidade é péssima. Até o 10.10 bastava clicar com o botão direito sobre a tela e podia-se alterar tamanho de fontes, escolher o tema clearlook, que é o mais agradável visualmente, pelo menos para mim, e ativar os efeitos especiais, com zoom.
    Agora é preciso entrar nos menus com ícones, que só dificultam a localização, instalar compiz.config, instalar gnome clássico, procurar gerenciador de tamanho de letras…
    Tudo isto pode parecer muito simples para os iniciados, mas não é o que busca um usuário final, como eu.
    Se continuar assim, o Ubuntu voltará a ser um s.o. apenas para iniciados.
    A sorte é que existem pessoas como você, que ensinam o caminho das pedras para nós.
    Obrigado pelas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.