Chegou o Linux Kernel 5.5! Conheçam as 5 melhores novidades
O kernel (núcleo) é o coração de qualquer sistema operativo. O GNU/Linux tem kernel, o Mac OS X também, Windows, Android e iOS também e por aí fora. Esta camada é a responsável por fazer a interação entre o software e hardware, permitindo que os processos comuniquem de forma transparente com os dispositivos eletrónicos.
Recentemente foi lançado o Linux Kernel 5.5! Conheçam as melhores novidades.
Foi através da Linux Kernel Mailing List (LKML) que Linus Torvalds voltou a dar o pontapé de saída a mais uma versão do Kernel. O Linux Kernel 5.5 vem carregado de novidades bastante úteis.
Esta versão do kernel vai chegar com o Ubuntu 20.04 LTS. No entanto, os utilizadores que usem Linux já podem fazer uso desta versão do Kernel (não aconselhado).
TOP 5 novidades do Linux Kernel 5.5
#1 - Melhor suporte para o Raspberry Pi 4
Com o Linux Kernel 5.5 passa a existir um melhor suporte para o mini PC Raspberry Pi 4. Tal acontece porque esta nova versão do Kernel traz suporte para o chip Broadcom BCM2711, usado no mini PC.
Além do Raspberry Pi 4 há outras boards que têm também este chip, como, por exemplo, o NanoPi Duo2, 4, RK3308 e Ugoos AM6.
#2 - Temperatura da drive SSD
Se tem uma drive SSD NVMe vai conseguir obter a temperatura via HWMON no sysfs.
#3 - Melhor suporte para teclados
O Linux 5.5 inclui um driver para dois dos teclados de jogos mais antigos da Logitech, o Logitech G15 e a segunda versão Logitech G15, graças ao código disponibilizado por Hans de Goede da Red Hat.
#4 - Tweaks ao nível do formato de ficheiros ext4
O Linux 5.5 traz novas funções para o sistema de ficheiros ext4 - embora sejam pouco visíveis para o utilizador final.
#5 - btrfs fast copy
Esta nova versão do kernel permite que os dados sejam replicados em mais unidades simultaneamente.
Além destas novidades, destaque para um melhor suporte para gráficas AMD e Intel.
E muito mais que está descrito aqui. Para quem pretender atualizar já o kernel do seu sistema aconselhamos a esperar! As distribuições irão em breve disponibilizar tal atualização.
Os mais aventureiros podem fazê-lo já. Para os utilizadores do Ubuntu aqui fica os passos a seguir.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: omgubuntu