Aprenda a instalar o Fritzing no Ubuntu e derivados
Procura uma ferramenta para criar os seus próprios protótipos baseados nos mais diversos circuitos?
O Fritzing é uma ferramenta open source que foi criada com o objectivo de dar suporte ao trabalho dos designers, artistas, investigadores, professores, criativos…oferecendo a possibilidade de criar, documentar, partilhar e ensinar os nossos próprios circuitos electrónicos.
Hoje vamos ensinar como podem instalar o Fritzing no Ubuntu e derivados.
A criação de um projecto electrónico funcional passa normalmente por uma fase de prototipagem. Nesse campo, a ferramenta Fritzing é um must have uma vez que permite desenhar os nossos próprio protótipos, podendo estes ter como base um conjunto vasto de placas já disponíveis no mercado. Arduino, Parallax, SpakFun, Raspberry PI, são algumas das marcas/componentes que estão disponíveis no Fritzing.
O software permite a visualização da Breadboard, Esquema e respectivo PCB (Placa de Circuito Impresso).
Depois da criação do protótipo, o utilizador pode partilhar facilmente o projecto, exportar para PCB, etc.
Como instalar no Ubuntu e derivados
Para instalar o Fritzing no Ubuntu e derivados, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:ehbello/fritzing sudo apt-get update sudo apt-get install fritzing |
Com o Fritzing o utilizador pode criar os seus próprios protótipos mas também aprender com os que são partilhados por toda a comunidade. Por exemplo, se o utilizador pretender criar um Sensor d’água baseado no Raspberry PI, basta, por exemplo, que tenha como base este projecto “RASPBERRY PI WATER SENSOR”.
Como ponto fraco, apenas referir que este software não permite a simulação dos circuitos criados.
Homepage: Fritzing
Este artigo tem mais de um ano
Até ao aprecimento do Fritzing, eu sempre tive uma grande luta com simuladores/desenhadores de electrónica no Linux. Aliás, era uma das coisas que me fazia ter sempre um dual boot no PC
Acho que seria proveitoso fazer-se uma comparação dos diversos programas disponíveis para Linux. Daria aos utilizadores uma noção daquilo que há e de como se utilizar.
Mas, abençoado seja o Fritzing. Está cada vez melhor.
No pclinuxos já esta nos repositórios… espectáculo.
Muito bom 🙂
Também está do Debian Testing
vou tests, cada vez + open S.
em windows .
http://en.wikipedia.org/wiki/PSpice and matlad but $$$$$$$$$ .
cortana 8-0 i love MS
“”””No, sorry. We don’t think that the advantage of having a simulation is worth the effort. Hardware is very difficult to simulate and it would also complicate the usage of Fritzing. Also, we think that it is important that you get hands on with the real stuff, and that you should try out your circuits physically. We will however add some simple checks in the future, to help you avoid common mistakes. For a more complete discussion, see http://fritzing.org/forum/thread/413/, particularly the comment from Brendan Howell.”””
baaaa ….. http://fritzing.org/faq/ aquilo e so mac.s ……. nem vale o download.
5 estrelas, já cá canta…
Parabéns.
Muito obrigada, é excelente poder emular no Linux e mostrar para os meus alunos que não somos forçados a ficar no Windows para estudar!