PplWare Mobile

5 distribuições Linux que deveria experimentar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Alex says:

    Boas, a minha pergunta não vai ter nada a ver com esta publicação, mas aqui há mais hipóteses de ser vista 😉
    Gostava de adquirir um Huawei, estive a ver o Y6II e o GT3, mas não sei bem qual escolher. qual é que o pessoal aconselha? Não precisa de ser obrigatoriamente estes que mencionei. E não muito puxado em termos de custos. Obrigados 🙂

  2. Renato says:

    https://www.facebook.com/groups/androidpplware/?fref=ts – Aqui será o local ideal para esta questao. Certamente terás ajuda lá 🙂

  3. Capritulina Andrioleta says:

    A verdadeira alternativa ao Windows 10 é o Elementary Os? Estão a brincar certo? A verdadeira alternativa ao Windows 10 é o Remix Os esse sim é mais parecido com o Windows 10 🙂

  4. Victor F. says:

    A primeira vez que instalei um OS baseado no Linux foi o ElementaryOS Freya e adorei a simplicidade e o grafismo, no entanto o mundo “linux” não é a minha praia uma vez que estou demasiado acomodado ao duplo clique e instalar.
    No entanto deixo aqui uma dúvida aos utilizadores mais experientes no que toca a edição de video: mudando para “Linux” irei beneficiar em alguma coisa em termos de velocidade de edição? Nomeadamente, na renderização? (Falando apenas no OS em si, não contando com o CPU e a RAM)

    • P says:

      Para o comum utilizador, hoje em dia, basta usar algo semelhante a uma loja de aplicações. Mais rápido que duplo clique e instalar!

    • Gustavo Marques says:

      com o ‘elementary-tweaks’ activas o duplo click e controles de janela (min max fechar) tipo Windows, e com o ‘gdebi’ instalas as aplicações como no Windows tb (duplo click no ficheiro), sem precisares da linha de comandos.

      • Victor F. says:

        Pois amigo mas vês, para mim esse é o problema, se não falasses no “elementary-tweaks” e no “gdebi” (que não faço a mínima ideia do que seja) não saberia que isso dava para fazer, tendo em conta que tenho pouco tempo para estudar a fundo o Linux.

      • Dedo Maroto says:

        No ubuntu se flagares o tipo de ficheiro como executavel também.

    • Jorge says:

      É verdade o duplo click e instalar não é no Linux, no linux é só um click 😉

    • carlos Carvalho says:

      Boa tarde ,

      Com o Directx 12 presente no W10 agora as coisas ficaram mais equilibradas, mas sem dúvida que o opengl é uma alternativa, isso é demonstrado pelo interesse de grandes estudios cinematográficos de Hollywood e não só usarem Linux para a renderização dos seus filmes .

      Cumprimentos

    • LA-tuglas says:

      Nao respondendo tecnicamente à tua questão mas tentando ilucidar te sobre a questão da renderização. A disney, pixar, Warner Bros e a universal utilizam o linux para trabalhar em 3D e fazer toda a renderização nas suas farms renders. Assim creio que existem vantagens consideraveis em utilizar linux para tais tarefas. Agora a principal questão é se consegues utilizar os mesmo programas no linux para trabalhares. No caso do 3D as.coisas não são assim tão faceis.

    • Carlos says:

      Para edição de video, por enquanto o Linux não é a melhor escolha (isto vindo de alguém que adora trabalhar com Linux e Windows).

      Sim, o Linux tem editores de videos e são bons para edições simples, mas eles simplesmente não são comparáveis com os principais programas para o Windows ou Mac (Sony Vegas, Premiere, After Effects, etc). Infelizmente, estes programas não estão disponíveis para Linux.

      O único sistema operativo que oferece um melhor desempenho para edições de video e imagem é o iOS dos Macs. Isto porque o iOS consegue oferecer mais RAM para esses programas do que o Windows, no entanto considerando que os Macs são muito caros, pelo mesmo preço que um Mac custaria tu conseguias comprar um pc com o dobro ou triplo de hardware

  5. carlos Carvalho says:

    Boa tarde há muito que não comento por aqui, elogio o esforço em divulgar o Linux sejam eles os meios que forem empregues, a questão é que não se pode dizer para experimentar o Deepin, esta distribuição de origem Chinesa, apaesar de ter trazido para o Mundo Linux imensas ferramentas nativas desta distribuição e que estão disponiveis para instalar em qualquer outra distribuição acrescentando valor, ela é hoje mesmo nesta úlktima versão uma distribuição que vive miuito do look, mas que continua com imensos bugs, falta de responsividade entre outras maleitas, não me vou referir a qualquer Malware introiduzido por estes programadores porque afirmar isto seria não saber nada de como o Mundo Linux se move , não se podem pegar nos exemplos da Lenovo ou outras maquinas produzidas para aqueles lados na Asia e transpor para o Linux, só para quem não se lembra o Ubuntu há uns anos instalou de raiz a aplicação da Amazon e em cada pesquisa que se fazia através do Dash do Ubuntu a Amazon era detentora das nossas preferencias e isto imp’licava uma perca de privacidade, embora esta função se pudesse desabilitar esta foi uma grande guerra na comunidade Linux e acabou com a comunidade a ganhar .

    O problema do Deepin neste momento é que ainda precisa de mais maturidade por isso desaconselho qualquer experinecia que passe da maquina virtual.

    Cumprimentos Linuxianos

  6. jAugusto says:

    Manjaro, Archlinux (installers: feliz arch, …)
    Tumbleweed (rolling oficial da opensuse).

    Modular numa usb: porteus linux.

    • Nuno says:

      tenho de concordar, neste momento para mim o manjaro rebenta com tudo, só o facto de ser long term release e de se poder instalar e ir sempre actualizando sem ter de fazer nova instalação, ter acesso ao UAR… para mim nem mexe mais, foi instalar, configurar umas opções xpto et voilá não mexe mais.

  7. khidreal says:

    Fedora tbm é uma distro que não te vais arrepender de instalar, testei-a durante 1 dia, não me deu problemas, é super fluido e agradável de mexer. é super bonito na minha opinião, mais bonito que o Mint e tão bonito como Deepin e Elementary OS.
    mas NÃO recomendo o deepin, a menos que queiras esperar 4H para sacar 700MB em updates… os servidores mais proximos estão em Inglaterra e itália, é complicado para receber updates…

  8. Manuel says:

    Uso deepin em todas as minhas máquinas; sem dúvida para mim é a melhor distribuição

  9. Sergio Marinhas says:

    Há dez anos já um “Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM” era um dinaussauro!

  10. George Orwell says:

    Eu, também admirador confesso do mundo “open source” e colaborativo, tive a feliz oportunidade de experimentar, entre muitas outras, a Linux Deepin 15.2 e a mais recente 15.3. Fi-lo não por ser chinesa ( podia ser americana, russa, portuguesa, ou até do Burkina Fasso) mas por ser baseada no “solid rock” Debian.

    Se já tinha uma boa impressão da 15.2 ainda mais impressionado fiquei quando pude fazer o “upgrade” sem ter de reinstalar ou até reformatar, tudo se passando como se tal distro se tratasse de uma “rolling release”, o que não acontece, por exemplo, com a última versão do Elementary OS.

    Entre outros mimos que esta nova versão traz é um botão para seleccionar, com um clique, audio S/PDIF via DVI/HDMI dispensando assim o Terminal, aliás, de todas as distros que eu experimentei é aquela que me dispensa absolutamente o Terminal e Synaptic pois a Loja ( a mais elegante e de melhor design que vi até hoje em todos os sistemas) tem tudo que preciso e ainda sobra um autêntico existencial digno de um hipermercado.

    Mas fosse só a Loja e o S/PDIF, ainda traz uma licença de Crossover ( superior ao Wine) e WPS ( a suite mais parecida e compatível com o MS Office).
    Daí que, não poderia estar mais de acordo com o Autor do post quando a coloca em primeiro lugar e refere o seu DE como “um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado” ao que apenas acrescentaria que , como tal, não drena a bateria nem consome recursos desproporcionados tendo ainda constatado que não verifiquei quaisquer transferências de dados denunciando telemetrias, práticas intrusivas ou quejandas, para além das relativas às aplicações que usava.

    Não é por acaso que o Deepin encontra-se no 11º lugar da Distrowatch logo atrás dos supra sumos de cada uma das principais famílias de Linux e o seu DE foi adoptado pelo Manjaro numa das suas versões.

    Muito gostaria que os comentadores que reportam “bugs” e falta responsividade não se ficassem pelo labéu, antes, para nosso melhor esclarecimento, concretizassem tais predicativos em prol de melhoria do Linux.

  11. says:

    alternativa ao windows? nenhum! windows é windows e linux é linux! cada um no seu lugar!

  12. Helder Meneses says:

    Editions for Linux Mint 18 “Sarah” https://www.linuxmint.com/release.php?id=27

  13. Pérolas says:

    É um “crime lesa majestade” não terem mencionado o xubuntu, mas, talvez o interesse da notícia não seja a estabilidade, personalização e performance, mas, sim o grafismo…

    • Pedro Pinto says:

      são cinco alternativas 🙂

    • khidreal says:

      porque raio eu iria querer usar Xubuntu, quando tenho distros com melhores DE como o Gnome3 (Ubuntu Gnome, Fedora, etc) ou o Pantheon (Elementary OS)? para depois andar com trabalho e a gastar o meu tempo a tornar o Xubuntu alguma coisa decente e facil de usar? a instalar o gnome3 (isto se for possivel?)… para isso uso uma das distros acima e poupo-me esse trabalho…

      depois, maioria das distros aqui apresentadas – incluindo xubuntu – são baseadas ou em Debian ou Ubuntu, que por sua vez tbm é baseado em Debian… não vejo assim grandes mudanças a nivel de establidade e segurança, já que todos têm um bocadinho de Debian lá no meio…
      depois estabilidade? até o Fedora, que tem sempre tudo do que é mais recente e leva com updates de 6 em 6 meses só para fazer upgrades a essas coisas novas e mesmo assim é super estável. Personalização? vamos falar do Gnome3 que tem centenas – se não milhares – de extensões do mais variado que possas imaginar… Performance? deepin, Elementary, Fedora, Ubuntu e Remix OS têm todos mais ou menos a mesma performance, variando de uns pros outros com 1 segundinho de diferença… Posso dizer que no Fedora (o meu OS secundário) dá boot e fica operacional em menos de 10 segundos… duvido que o Xubuntu seja muito melhor que estes.

  14. Fernando "Eagle" de Sousa says:

    Utilizo o Linux Mint e realmente tem uma interface bem amigável e o gerenciamento de pacotes o mais próximo do windows.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.