10 distribuições Linux para instalar no seu Mac (Parte 1)
Os Mac são máquinas fantásticas e funcionam quase na perfeição com o macOS. No entanto, o macOS é um sistema bastante fechado e até um pouco arcaico em algumas funcionalidades, comparativamente ao Windows 10.
Para quem procura uma maior liberdade no uso do sistema da sua máquina, nada melhor que instalar uma distribuição Linux. Hoje deixamos 10 sugestões.
#1 - Ubuntu
O Ubuntu é uma das distribuições mais populares de mundo e foi também graças a esta distribuição que outras distribuições Linux se tornaram muito populares. Como é sabido, a última versão do Ubuntu, a 18.04, abandonou a interface Unity e foi adoptado o ambiente gráfico Gnome.
Com milhões de utilizadores em todo o mundo, o Ubuntu já foi uma das distribuições Linux mais popular do mundo. Conheça aqui o novo Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).
#2 - Mint
O Linux Mint é uma das distribuições Linux mais populares do mundo. Para quem quer dar os primeiros passos numa boa alternativa ao sistema operativo Windows e também MacOS, esta é normalmente uma das distribuições Linux sugeridas, mas é também uma das que tem maior comunidade.
Recentemente foi lançado o Linux Mint 19 “Tara”. De referir que o Mint tem como base o Ubuntu.
#3 - Deepin
O Deepin é uma distribuição Linux, baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
#4 - Manjaro
O Manjaro Linuxé o novo líder do TOP 10 das distribuições GNU/Linux. É uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR –Arch User Repository).
Vejam aqui todos os nossos artigos sobre o Manjaro Linux.
#5 - Parrot Security OS
Lançado em 2013, o Parrot OS Security é um sistema operativo derivado do Debian para uso geral, pentesting e análise forense, que tem vindo a crescer rapidamente. Este encontra-se disponível para as arquiteturas x86 (32 bit) e x64 (64 bit).
São várias as aplicações e ferramentas de qualidade e bem desenvolvidas, úteis no dia-a-dia, que podemos encontrar no Parrot OS, tais como LibreOffice, Atom, VLC, e muitas outras.
E foram estas as nossas sugestões para hoje. Num próximo artigo apresentaremos mais cinco distribuições que consideramos serem bastante completas e que oferecem um bom desempenho.
Este artigo tem mais de um ano
Bah, instalar Linux numa máquina com um sistema bem, bem melhor.
Por vezes é a saída, eu tenho um mackbook white midle 2007, os sistemas mais recentes da Apple não são mais suportados nele, a solução que eu encontrei foi instalar o Linux Mint, e está atendendo super bem as necessidades, a máquina sim é ótima, mas não roda mais sistemas recentes da Apple, e entre instalar Windows ou ficar com um sistema velho da Apple eu preferi usar Linux
É o que vou fazer também, mas não encontrei uma distro que me agrade ainda.
Arruinar um macfag com o Ganoo/Shittux. Só um lunáticoooOooO
Um pai é uma mãe faz muita falta, mas juizinho faz muito mais.
+ 1. Perdoai não sabem o que dizem.
Por muito que não use Mac, o mesmo tem de facto um excelente Hardware, com uma distribuição estável e rápida não se pede mais nada.
Vou experimentar o Manjaro. Fiquei curioso.
Manjaro é TOP…em termos de look and feel deve estar ao nível do macOS.
Manjaro é TOP…em termos de look and feel deve estar ao nível do macOS.
@Pedro Qual é a distribuição que usas no dia-a-dia ?
Uso muitos sistemas. WIndows 10, macOS, Ubuntu, CentOS em servidores, Pipplware no RPI, etc.
Eu iria de arch mesmo,. Manjaro é uma piada. Se querer algo melhor, vai de solus budgie. Eu era usuário do archlinux até conhecer o solos no dia 23 de fevereiro de 2017. Eu lembro desta data por que é o mês de meu aniversário, E instalei o solus pra teste, E até hoje.
Manjaro é TOP mesmo, muito leve e estável.
Linux em PC => Sim
Linux em Mac => GRANDE NÃO
Se está bom => Não mexe mais
+ 1 🙂
Tas mto sorridente!
eheh
Tens de experimentar no Mac… vais ter uma experiência nunca antes vista! 😉
Nativamente?
É que com o Vmware fusion corre tudo mesmo na perfeição que até doi.
Podem vir os ROGs ou os XPS de 3000 ou 4000 euros com 64GB de RAM e não sei quê, mas tenho um macbook pro 15” (julho 2018) que é simplesmente surreal.
Ou isso. Eu uso o VirtualBox e o Parallels… parecem sistemas nativos com tanto power 😀 Tenho um video sobre isso algures.
Visão muito redutora da coisa… e dou-te o meu exemplo.
Tenho um macbook de primeira geração que já não tem updates nem suporte. Ou encosto o computador ou instalo linux. O que achas que fiz?!??
Posso te dizer que ficou bastante melhor e, na minha opinião, se soubesse antes tinha feito à mais tempo. E isto deita por terra a sua afirmação de “Linux em Mac => GRANDE NÃO”
cumps
Portanto tens um computador de 2006, um computador com 12 anos!
O que é que andas a fazer com um computador completamente obsoleto?
Se queres perder tempo,
Loonix => GRANDE SIM
Então…
Computador só se deixa de usar se está a dar problemas ou de fato apaga por completo. Não é necessário ficar a comprar computadores a todo momento se o mesmo está a funcionar! O maior medo da Apple é isso… pessoas deixando de comprar seus produtos
Já os restantes fabricantes, ao contrário, preferem que não lhe comprem os seus produtos…
O computador é de 2008, mas independente disso, obsoleto é relativo… trabalha bem melhor agora com linux que muitos computadores “mini” que existem hoje em dia.
Por outro lado, obsoleto é o que as empresas de hardware (e mesmo de software) querem que o consumidor sinta de forma a criar necessidades inexistentes.
No meu caso tenho um portátil com mais de 5 anos que dá e sobra para o meu trabalho. Se fosse Mac já estava obsoleto…
Cada um terá a sua preferência, eu apenas não critico quem quer andar “com as ultimas novidades”, mas quem anda com as “ultimas novidades” criticam na maioria das vezes quem anda “obsoleto” (aos seus olhos, claro!)
cumps!
+100
Quando chegar o teu tempo de ficares “obsoleto”, o que te vai esperar?
Ops…quem sabe o crematório!
“Se está bom => Não mexe mais”
isso aplica-se ao Windows também.
(Se está bom => Não mexe mais) = mediocridade
“Não mexe mais” poderia ser o nome de um hino à ignorância, falta de criatividade e medicridade intelectual.
Ouvi muito essa mesma argumentação nos anos 80 a respeito da introdução de computadores nas empresas. Se estava bom trabalhando com máquinas de escrever, fotocopiadorase arquivos em papel, para quê mexer (ou seja, passar a usar um computador).
O pior de tudo é que tem gente que fica a se jactar dessa postura deplorável, como se fosse motivo de orgulho e não de vergonha como de fato é.
Ninguém precisa ter curiosidade nem experimentar coisas novas, mas criticar quem faz isso e fazer apologia do conformismo e passividade já é falta de noção.
És um teórico.
Criticar? LOL
Que comentário mais contraditório mas pronto dá-se o desconto @Ruy
Esse Heldr só posta porcaria
Se está bom => Não mexe mais 😀