PplWare Mobile

Chegou o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) – Conheçam as novidades


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Jorge Gabriel Azevedo says:

    À hora deste comentário (26/04/2018 10:00) a Canonical ainda não lançou oficialmente o Ubuntu 18.04
    Creio que não é muito correto a apresentação do link da página Daily Build por muito estável que esta versão já possa estar.

  2. Ricardo Gaio says:

    Estou a usar o Kubuntu, desde a semana passada e parece-me bastante estável e polido.

  3. Cortano says:

    Eu tenho umas quantas distros instaladas no Hyper-V (VM), e tenho andado a tentar aceder via Remote Desktop (windows) mas sem sucesso.
    A ideia seria usar o Surface RT para aceder às distros Linux – faço isto para aceder ao W10 Insider.

    Alguém sabe se é possível e como?
    Ja andei a pesquisar mas esbarro sempre no mesmo problema – erro no login

  4. jedi says:

    Fui ao site do ubuntu (https://www.ubuntu.com/) mas eles ainda não atualizaram o respetivo conteúdo com Ubuntu 18.04 e com links.
    Obrigado pelo link 😉

  5. pia says:

    Por que no site oficial do Ubuntu está tão escondido a versão 18.04? Eles não querem que o povo baixe? hahahahha

  6. William Neis says:

    Testei o Ubuntu Budgie 18.04 e o mesmo está muito lerdo. Demora aprox. 1 minuto para abrir o navegador Chromium (que nem no Gnome leva tanto tempo). Alguns applets são instalados e não aparecem na para serem adicionados, aquela opção de instalar temas adiciona os malditos PPAs e ainda por cima demora muito pra instalar e não vem o tema completo, como por exemplo o Ant Theme, que só vem o Ant instalado e não suas variações oficiais que são: Ant Dracula, Ant Nebula e Ant Bloody.
    Percebi também que o uso de CPU está bem alto em idle. Tudo muito lerdo. Na minha máquina até mesmo o Gnome funciona rápido que é uma beleza. Por que o Budgie que é uma versão mais “leve” do Gnome está tão lenta? Sei não… Acho que não tiveram tempo pra dar uma polida nessa versão. Muito bugada!

  7. João Pereira says:

    Descobri o Linux em 2007 e desde então, que experimentei quase todas as distros, o Debian, fiquei durante muito tempo, depois o Slackware, rolling release, agora tenho estado pelo Arch, prefiro as distros rolling release, se bem que em termos de publicidade e visibilidade “saiu a nova versão do Ubuntu” é um excelente golpe de marketing.

    Seja como for, não se tira o mérito, o Ubuntu é uma excelente opção, assim como o mint, Fedora ou mesmo o open suse.

    Pessoalmente, prefiro rolling release e com as últimas versões de software, sem ter que esperar um mês para estar disponível!

    • William Neis says:

      Também tenho preferência por rolling release, estou a usar o Manjaro e sinceramente não tenho o que reclamar. Apaxonei-me pelas distros baseadas em Arch (inclusive o próprio Arch Linux) graças à ele.
      Ainda não sinto-me confiante de usar um Arch puro devido as facilidades que o Manjaro dá-me. Como por exemplo, o fácil manuseio de drivers (proprietários ou não) através de uma GUI, a fácil instalação de pacote de idiomas para apps como Firefox, LibreOffice que muitas vezes vem em inglês. A facilidade de instalar kerneis e removê-los, tudo com uma GUI, sem necessidade do terminal! Sem contar no Pamac que tem de tudo, sem contar no AUR que é um mundo. Não há a necessidade de utilizar-se de PPA’s.

        • Gekko says:

          +1 Eu tou com o Antergos, e super contente o beneficio do Arch, Rolling Distro e do AUR 🙂

          Queria instalar o signal pa desktop, mas o ppl do signal só tinha .deb’s e como tem uma lógica de “there are no power users” não gostam que o ppl se meta a compilar, não há instruções para o fazer no site.

          Fui ao AUR e tava lá 🙂 Sim AUR é um mundo.

          • William Neis says:

            É por isso que eu gosto do Arch e suas derivadas. Só de não ter que ficar caçando PPA e tendo um mudo de aplicativos a sua volta, er, não tenho do que reclamar, só elogios!

  8. Caso Isolado says:

    Já abandonaram o Unity? Aleluia, mais vale tarde do que nunca!

  9. Victor says:

    Estou a usar a versão 10 do Windows e desde sempre me parece estável e fácil de usar!

  10. arc says:

    Vá…acabem também com o –no-install-recommends e fechem o tasco (se forem capazes)!

  11. Danilo says:

    Alguém pode dizer-me se é seguro actualizar directamente da versão 16.04 para a 18.04, ou ocorrerá bugs? Vejo muitas pessoas a dizer que é melhor evitar fazer isso, talvez seja um dos problemas que o Ubuntu não conseguiu resolver, a cada 5 anos aprox, temos que reinstalar todo o SO do zero porque se actualizarmos directamente da LTS anterior poderá haver bugs? Nesses casos aplaudo de pé as rolling-releases.

  12. Anderson Marques says:

    Na verdade essa é a ultima daily build antes da final, ainda usa o canal beta de atualização e por isso não é a versão final, assim que a versão final for lançada, será disponibilizada também a imagem net-install

  13. maria vieira a atriz says:

    o meu windows 10 esta melhor que nunca

  14. Joe Fagundes says:

    Fake news. O Ubuntu 18.04 ainda não foi lançado várias horas depois desta artigo ter sido publicado: https://fossbytes.com/ubuntu-18-04-not-released-yet/

  15. Valdeci Rodrigues says:

    Uso o Ubuntu em dual boot há 11 anos, desde a versão 7.04. Até a versão 16.04 sempre instalei a cada 6 meses nova versão; a partir de 2016 apenas versões LTS de 2 em 2 anos. Nunca vi tanta demora em disponibilizar no site oficial. Normalmente era postado no site o download às 12 horas. Hoje simplesmente esqueceram que tem usuários à espera, ansiosos pelo lançamento. Respeito muito o sistema operacional, mas a Canonical não respeita o usuário.

    • Amilcar Alho says:

      Olha que em 2006, deveria ter sido o 6.04 e acabou por ser o 6.06…
      É preferível “limar” algumas arestas do que lançar algo com bug’s só para cumprir o calendário.

  16. Danilo says:

    Pra que usar Ubuntu se temos o Arch? Evoluam

  17. Dirlei says:

    Vai ser lançado as 24:59 do dia 26 de abril de 2018, kkkkkkkk, acho deu bug gente , eles estão concertando se conseguir eles lançam este ano ainda, kkkkk

  18. Dirlei says:

    Melhor é ir pro Manjaro , está em primeiro lugar no ranking do site distrowhach.com

    • pia says:

      Usa manjaro até uma hora quebrar e vc voltar pras garras do ubuntu
      Afinal, tem que usar linux, né? Já que não pode pagar por algo superior como o Mac

      • SoulReaver says:

        @pia, épa, faz-te á estrada my friend…pega nos teus milhões e nos teus Macs, escolhe um artigo sobre produtos Apple e vai para lá chatear a malta da tua laia…não reparaste já que ninguém aqui está interessado nos teus comentários porque o artigo não diz respeito a produtos Apple…aprende a ler e baza daqui meu…entra num dos teus ferraris ou porches ou o que é que tiveres na garagem e baza daqui para fora…ou melhor, vai no teu jacto privado, que assim vais mais rapido….granda cromo *risos* e Xiiu aí pq eu paguei o ingresso vip…*risos*…Million Dollar Joke….

        • pia says:

          Não sou rica meu queridinho, eu sou esperta e sei investir naquilo que é melhor pra mim. Suporte é algo que eu gosto e que poucas distros oferecem para o user comum. E quanto aos meus comentários, pelo visto tá a incomodar-te, certo? Todos aqui amam meus comentários, afinal estão sempre a respondem eles. Não é engraçado? Da mesma forma que vocês defendem com unhas e dentes o Linux eu faço o mesmo com o Mac. Qual o problema? Afinal toda matéria de Windows tem um fanboy de Linux pra criticar o Windows, então porque não vou está aqui também? Sou livre baby… aceite. Nem todos nasceram pra serem soldadinhos e pensar igual. A diferença que faz a vida ter mais graça.

          • SoulReaver says:

            @pia*risos*Não baby, os teus comentários não me incomodam…com este já disseste tudo *risos*…eu aceito-te como tu és *risos*…mas olha, se quiseres bazar daqui…be my guest…*risos*

    • pia says:

      Grande coisa está em primeiro no ranking, aquilo é apenas ranking de cliques na página, não quer dizer nada de extraordinário.

  19. Linuxo Lord says:

    Ubuntu 18.04 LTS HAS NOT BEEN RELEASED YET and is not recommended for use on production systems or on your primary computers yet.

    https://wiki.ubuntu.com/BionicBeaver/ReleaseNotes

  20. Sep says:

    Ok, uma questão, para além do Package Manager e o sistema de init, qual é a diferença entre este e outros distros que agora estão disponiveis?

    Pergunto pois estou a utilizar a distribuição Arch, com maior parte das coisas configuradas à minha maneira, obviamente que normalmente tenho problemas, mas eu arranjo e acabo por ter controlo total para estragar mais. Não posso pegar no software presente no ubuntu 18.04, instalar no debian e ter quase a mesma coisa?

  21. Matiofsky says:

    Unbuntu 18.04 LTS is out now > https://www.ubuntu.com/, vamos lá a ver como se porta esta distro, obrigado pela nota de release.

  22. Mathias says:

    Bom trabalho. Obrigado pela informação.

  23. Clodoaldo says:

    Instalando 1804 na partição de testes. Espero que esteja menos problemática que versões anteriores.

  24. Matiofskly says:

    Esta versão devora RAM, ligei o System Monitor e carreguem 20-40 vezes na tecla windows, é ver o consumo de RAM a crescer… esta versão Ubuntu até não está má, mas para reavivar PCs antigos… back to good and old Linux Mint.

  25. Matiofsky says:

    Linux Mint 18 Cinamon é light e clean, aconselho vivamente. Ubuntu 18.04 finalmente está a resolver o Gnome memory leak com o Gnome 3.28.1, ainda há trabalho a fazer para melhorar o uso da RAM mas já se nota melhorias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.