Valve apresenta a sua nova Steam Deck OLED com um ecrã melhorado
Sem que nada fizesse prever, a Valve anunciou o lançamento da sua nova consola Steam Deck OLED. Depois do sucesso do modelo original, agora a marca aposta forte com este novo equipamento que traz ao jogador um ecrã melhorado.
Consola Steam Deck OLED
Finalmente a Valve anunciou ao mundo a sua nova consola Steam Deck OLED. Tal como se espera, pelo nome, este equipamento é, no fundo, uma versão com um ecrã melhorado mas que também conta com várias outras melhorias, tal como um SoC mais eficiente e uma bateria com mais capacidade.
Portanto, o ecrã original IPS LCD foi agora substituído por um ecrã OLED de alta gama dinâmica (HDR) que, embora mantenha a resolução de 1.280 x 800, o novo ecrã tem agora maiores dimensões de 7, 4 polegadas, contra 7 polegadas do original. Portanto, o jogador consegue assim ter uma maior e mais ampla qualidade visual com o novo modelo.
O ecrã consegue atingir uma taxa de atualização de 90 Hz, com um tempo de resposta de apenas 0,1 milissegundos, sendo compatível com conteúdos HDR (1.000 nits).
Entrando mais dentro da máquina, vamos então ao APU (processador com CPU e GPU integrado da AMD), que foi fabricado com um processo de fabrico de 6 nm, quando o modelo original contou com a litografia de 7 nm. No desempenho não existem grandes alterações, mas esperam-se melhorias sobretudo nos casos em que a temperatura elevada no equipamento condiciona o desempenho da Steam Deck.
O CPU de arquitetura AMD Zen 2 conta com 4 núcleos a operar a 3,50 GHz em modo Turbo. Já a GPU, de arquitetura RDNA 2 traz 512 processadores Stream e opera a 1,60 GHz. Quanto ao consumo energético, este é agora mais reduzido, o que incrementa vários aspetos, como a autonomia da máquina.
A Steam Deck OLED traz 16 GB de memória LPDDR5 e uma bateria que dura entre 30% e 50% mais tempo, para que o jogador jogue mais. A Valve garante ainda que vai ser possível fazer o download dos jogos 3x mais rápido. Para além disso, o modelo está 30 gramas mais leve, uma redução de 5% no seu peso que, agora, fica em 640 gramas no total.
Quanto ao preço, a empresa indica que a Steam Deck OLED com SSD de 512 GB vai chegar ao mercado por 569 euros, enquanto que a variante de 1 TB custará 679 euros. Para já, a consola vai ser posta à venda nos EUA a 16 de novembro, não havendo ainda informção sobe quando chega ao mercado europeu no geral e ao português em particular.
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramente a apple ao permitir raytracing no iphone arrasou com a steamdeck. Ninguem quer andar com um tijolo no bolso se tiver um smartphone que faz o mesmo com um ecra 4k 120hz oled hdr e ainda muito mais leve
Tens a certeza? Nas especificações do 15 Pro e Pro Max não aparece raytracing.
Procura no google que encontras, ja suporta nativamente e ate assassin creed vai sair para iphone igual a versao de pc
Fui diretamente ao site da Apple:
https://www.apple.com/pt/iphone-15-pro/specs/
Não há qualquer menção de raytracing.
Não sabes usar o Google? Esta malta nerd anda muito preguiçosa
Espera ao Mário, queres ver que o meu iPhone 15 Pro Max permite-me jogar jogos AA e AAA x86 como num PC e Steam Deck e eu não sabia?! E também deve ter comandos físicos e o meu não veio com isso…porque mesmo que desse para jogos x86 (não dá) e não tivesse sobreaquecimento (que teria de certeza), também com os acessórios para ter comando físico também não cabe no bolso (ou pelo menos precisaria de dois bolsos, um para cada coisa).
Portanto não faz sentido nenhum o que dizes.
Sim tudo isso da. E sim jogos AAA nativos com raytracing no iphone. Assassin creed mirage, resident evil etc
RE8 no iphone é uma porcaria, bem pior que a versão ps4.
Ray tracing só se for no tetris.
Pelo que vi, o raytracing só vem nos novos M3 e iphone 15 pro, os modelos anteriores não terá esse raytracing. Para além disso, o iphone tem outros problemas, para começar o PREÇO, a versão mais caras do steam deck oled custa 679€ (1T de disco), o iphone 15 pro custa o dobro disso, e o iphone 15 pro max mais que o dobro. Além disso, a apple vai utilizar uma tecnologia similar ao proton para traduzir as instruções do jogo para rodar nos mac e iphone, e essa tecnologia ainda esta nos primeiros passos, ao contrário do proton que já está bem avançada, então compatibilidade e performance poderão ser um problema. Mas para mim, os maiores problemas dos iphones como dispositivos para jogar, e a razão para a qual o steam deck e qualquer outra consola de mão é melhor que os iphones, é o espaço do disco e a performance/aquecimento. É possível comprar um steam deck por 419€ com 256GB (um terço de um iphone 15), e colocamos um cartão SD de 1T e instalamos os nosso jogos AAA, no iphone instalas forza mais red redemption e ficas sem espaço no disco no iphone, e pelo que sei, não dá para instalar cartões SD nos iphones. Para não falar de aquecimento do iphone, se ele agora já tem problemas de aquecimento, ao usar aplicações normais, como se tem visto nas noticias, imagina se jogares jogos AAA. Este raytracing é para os mac, porque não estou a ver iphone a aguentar jogos AAA.
instalas o geforcenow e colocas un razer o backbone como controller, so precisas de 5G o wifi a bombar e veras assassins creed como se fosse na consola ou pc, no teu tlm.