Sweet Anniversary, novo jogo para Game Boy português
Lembram-se do Game Boy? Lembram-se das horas intermináveis que passavam agarrados aquele pedaço de tecnologia que trouxe tanta felicidade e alegria a milhões de jogadores por todo o Mundo?
Pois bem, uma equipa portuguesa lançou recentemente um jogo para o Game Boy: Sweet Anniversary.
Qual tesourinho escondido no baú das nossas recordações, o mítico Game Boy é uma verdadeira relíquia que nos traz alegres recordações de tempos passados. Tempos esses que já não voltam, mas que para sempre persistirão nas nossas memórias.
Mesmo a propósito, os estúdios portugueses Moon Glimmer Studios lançaram recentemente o seu primeiro título e que é para Game Boy e computador, Sweet Anniversary.
Fundados em 2021, os estúdios Moon Glimmer Studios apresentam, segundo os seus responsáveis, como principal objetivo a exploração das potencialidades da narrativa em jogos para computadores e consolas.
Sweet Anniversary começou o seu desenvolvimento em ambiente académico por estudantes do curso da ESTG: Jogos Digitais e Multimédia (Carina Abrantes, António Lopes e Francisco Mateus) e segundo Carina Abrantes, "acredito que este projeto tem potencial”, sobre o qual ainda acrescenta “estou esperançosa que Sweet Anniversary abandone o título de um mero 'trabalho académico' e se tornar algo mais.”.
Sweet Anniversary trata-se de um jogo narrativo repleto de desafios e puzzles que aborda a relação de um jovem (Arthur), que completa 18 anos, com os seus pais. Arthur é o protagonista do jogo e uma forte componente do jogo, é trazida precisamente pela sua personalidade sarcástica. Personalidade essa, que se torna particularmente visível nas diferentes interações com o ambiente. A “amargura” disfarçada deste personagem contrastando com a própria narrativa do jogo prende atenção do jogador.
A ligação da família de Arthur com a música é outro aspeto importante em Sweet Anniversary. Nas estantes estão dispostos livros de música, um xilofone no quarto de Arthur, medalhas de concursos de piano do seu pai, entre outros elementos.
O jogo é uma experiência de jogo single-player muito ambiental, com um grande foco narrativo da vida de Arthur e o seu trajeto ao longo do dia do seu 18º aniversário.
O videojogo 2D foi feito tanto para ser jogado no PC como também nas próprias consolas Game Boy e Game Boy Color, tendo sido lançado recentemente na loja do itch.io.
Este artigo tem mais de um ano
Fantástico, ainda hoje, uso e abuso dos meus Game Boy’s, sendo uma peça de retro gamer cada vez mais apetecíveis, tendo os seus preços valorizado bastante, grande iniciativa, parabéns aos seus criadores.