Quantcast
PplWare Mobile

Sony vai ajustar a ventoinha da PlayStation 5 com atualizações do sistema

                                    
                                

Fonte: The Verge

Autor: Marisa Pinto


  1. Miguel says:

    Ajustar ao longo do tempo? Hummm cheira-me a esturro com essa FAN!

  2. Hélio Musco says:

    Parece palha para quem tem menos conhecimentos.
    99% das ventoinhas de PCs e consolas funcionam à base da temperatura do sistema (CPU ou GPU). Por exemplo, se o CPU estiver nos 40ºC, então não vale a pena estar a rodar a ventoinha a 100%. O mesmo se aplica caso o CPU esteja nos 80ºC, a ventoinha não pode estar parada e se tem disponibilidade para rodar mais rápido, tem de rodar.

    No máximo, vejo utilidade para os jogos menos pesados em que podes jogar entre temperatura/ruído.Por exemplo, se o CPU não se importar com mais uns 10ºC em cima, poder reduzir o ruído da ventoinha desacelerando. Mas top top, seria opções para o utilizador escolher como já existe nos PCs.

    • Vítor M. says:

      Não, faz sentido a marca poder dar indicações aos componentes para estes adaptarem o seu comportamento à partida quando um determinado jogo é iniciado. Isso permite que a consola mantenha um desempenho estável sem picos derivados, por exemplo, pelo calor em excesso. Isso pode mesmo ter ações pró-ativas, analisando o comportamento térmico da consola na sua vida. É uma ideia que pode realmente ser muito interessante e até dar mais saúde ao hardware.

      • Hélio Musco says:

        Mas isso já fazes tudo com a temperatura dos componentes (e.g. https://cdn.argusmonitor.com/images/tutorial/en/control_curve_mainboard.png). Não podes basear-te apenas no jogo que está a rodar. Por exemplo, no verão estás com uma temperatura ambiente muito mais elevada que no inverno, e isso tem um impacto enorme na temperatura final dos componentes. O mesmo se aplica caso a PS5 tenha as entradas/saídas de ar tapadas por diversas razões (e.g. mal posicionada ou pó).

        Ou seja, no final tens sempre de verificar a temperatura do sistema e não te guiares apenas no jogo.

        • Vítor M. says:

          Lá está, no verão está a uma temperatura e pode receber indicações para atuar de forma pró-ativa de modo a nunca atingir certos limites. Mais que ser reativa, como estás a dizer que já são, a ideia é perceber o comportamento “em comunidade” do desempenho deste componente e oferecer uma experiência mais inteligente. Com os vários sensores que a consola possuiu e informação recolhida do tipo de necessidades dos jogos, estas ventoinhas podem antecipar cenários por forma a serem mais eficazes e silenciosas. Faz todo o sentido.

    • Ze says:

      Existem “fan curves” que podem ser ajustadas. É nisso que a Sony pode mexer em updates futuros.

      Quanto ao user poder mexer como num PC… bom, percebo mas para isso compras um PC. As consolas têm de ser plug and play, é essa a vantagem de uma consola, mais nada.

  3. SMOLESCREEN says:

    A minha PS2 é que precisava de ser atualizada mas encerraram o suporte para a PS2

  4. TSSRK says:

    O porquê da sony vir com esta informação? Reconhecem problemas com o sistema de refrigeração?

    • Miguel says:

      O que é que tu achas?
      Para numa consola se gastar boa parte do dinheiro em refrigeração é porque é necessária. Boa parte do valor de construção da ps5 está em cobre (heat sink) e metal liquid.
      E a baixa duração do metal liquid é bem conhecida. Agora se a sony em 2 anos (como dizem) conseguiu o que dezenas de fabricantes de hardware e sistemas térmicos não conseguiram em vários anos é outro assunto!
      É esperar para ver, as memorias dos ylod (ps3), rrod (x360) e do turbo ventilador da ps4/ps4 pro ainda estão bem vivas.

    • O bastardo says:

      TSSRK, ora nem mais. Os fabricantes de motherboard ou gpu andam por aí a anunciar que os produtos deles dão para atualizar o comportamento da fan? Não, porquê? Ninguém quer saber desde que funcione. No caso da PS5 parece-me que o hardware total está bem aquém da xbox e daí estarem com este tipo de anuncios.

      Eu não uso consolas mas pela primeira vez em muito tempo, parece-me que esta vai estar ao nível da xbox 1 (que na Europa não teve muito conhecimento mas tinha jogos brutais e apareceu o xbmc- atual kodi-).

      Se desse para fazer de PC com Windows comprava já uma.

  5. JR says:

    Desde a PS3 que assim é. Porquê o destaque agora?

  6. Alex says:

    Isso era óbvio, uma fan além da necessidade de arrefecimento, um dissipador enorme e uma power supply maior que da concorrência em 30w, não só mostra que vão regular conforme o jogo, como o sistema todo foi feito para ser overclockado via firmware como os PC.

  7. Rui says:

    Então mas vão conseguir reduzir o tamanho da ventoinha por OTA? De resto nada de novo, a ventoninha funciona de acordo com a temperatura dos componentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.