Sony vai ajustar a ventoinha da PlayStation 5 com atualizações do sistema
Um engenheiro da consola da Sony afirmou que a ventoinha da nova PlayStation 5 será ajustada e melhorada através de atualizações do sistema. Assim, esta funcionalidade torna-se uma boa notícia para todos aqueles que estão a pensar comprar a nova PS5. Os jogadores podem contar com melhorias à medida que este componente vai sendo usado ao longo do tempo.
O ajuste deste componente é importante para permitir a refrigeração adequada sem prejudicar o desempenho da consola, assim como da experiência de jogabilidade.
Ventoinha da PS5 vai ser ajustada através de atualizações ao sistema
Se está a pensar comprar a nova PlayStation 5, então tem mais um motivo para o motivar nessa decisão. A ventoinha da consola de quinta geração da Sony vai poder ser ajustada e melhorada através de atualizações ao sistema de cada utilizador.
Yasuhiro Ootori, principal engenheiro da PlayStation, surgiu recentemente num vídeo em que desmonta toda a consola. E agora explica como é que a Sony vai conseguir intervir e aprimorar o cooler/ventoinha da consola com atualizações do sistema.
Numa entrevista ao site japonês 4Gamer, Ootori diz que a ventoinha da PS5 não terá uma velocidade estática. Por sua vez, este componente será controlado por uma unidade de processamento da PlayStation 5, o APU (Accelerated Processing Unit), da AMD, que é um sistema de CPU integrado com GPU. Trata-se de um chip personalizado que oferece todo o poder e controlo à consola.
Parte da entrevista a Ootori foi traduzida pelo utilizador no fórum Resetera e poderá lê-la aqui.
Sony recolhe dados de comportamento da ventoinha e ajusta
Consoante o jogo que estiver a ser jogado na PlayStation 5, a Sony vai receber informações acerca do comportamento da ventoinha. Com base nesses dados, e através das atualizações ao sistema, a marca irá ajustar a velocidade e melhorar a performance consoante cada jogo. Desta forma é também controlada a temperatura do equipamento.
Assim, Ootori explica que:
Muitos jogos vão ser lançados no futuro e serão recolhidas informações sobre como a APU se vai comportar. Temos planos para otimizar o controlo da ventoinha, com base nesses dados.
O engenheiro da consola adianta que a placa principal da PS5 conta com vários sensores de temperatura que recolhem esses dados ao mesmo tempo que a APU executa o jogo.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Verge
Neste artigo: consola, cooler, PlayStation 5, PS5, Sony, ventoinha, Yasuhiro Ootori
Ajustar ao longo do tempo? Hummm cheira-me a esturro com essa FAN!
Parece palha para quem tem menos conhecimentos.
99% das ventoinhas de PCs e consolas funcionam à base da temperatura do sistema (CPU ou GPU). Por exemplo, se o CPU estiver nos 40ºC, então não vale a pena estar a rodar a ventoinha a 100%. O mesmo se aplica caso o CPU esteja nos 80ºC, a ventoinha não pode estar parada e se tem disponibilidade para rodar mais rápido, tem de rodar.
No máximo, vejo utilidade para os jogos menos pesados em que podes jogar entre temperatura/ruído.Por exemplo, se o CPU não se importar com mais uns 10ºC em cima, poder reduzir o ruído da ventoinha desacelerando. Mas top top, seria opções para o utilizador escolher como já existe nos PCs.
Não, faz sentido a marca poder dar indicações aos componentes para estes adaptarem o seu comportamento à partida quando um determinado jogo é iniciado. Isso permite que a consola mantenha um desempenho estável sem picos derivados, por exemplo, pelo calor em excesso. Isso pode mesmo ter ações pró-ativas, analisando o comportamento térmico da consola na sua vida. É uma ideia que pode realmente ser muito interessante e até dar mais saúde ao hardware.
Mas isso já fazes tudo com a temperatura dos componentes (e.g. https://cdn.argusmonitor.com/images/tutorial/en/control_curve_mainboard.png). Não podes basear-te apenas no jogo que está a rodar. Por exemplo, no verão estás com uma temperatura ambiente muito mais elevada que no inverno, e isso tem um impacto enorme na temperatura final dos componentes. O mesmo se aplica caso a PS5 tenha as entradas/saídas de ar tapadas por diversas razões (e.g. mal posicionada ou pó).
Ou seja, no final tens sempre de verificar a temperatura do sistema e não te guiares apenas no jogo.
Lá está, no verão está a uma temperatura e pode receber indicações para atuar de forma pró-ativa de modo a nunca atingir certos limites. Mais que ser reativa, como estás a dizer que já são, a ideia é perceber o comportamento “em comunidade” do desempenho deste componente e oferecer uma experiência mais inteligente. Com os vários sensores que a consola possuiu e informação recolhida do tipo de necessidades dos jogos, estas ventoinhas podem antecipar cenários por forma a serem mais eficazes e silenciosas. Faz todo o sentido.
Existem “fan curves” que podem ser ajustadas. É nisso que a Sony pode mexer em updates futuros.
Quanto ao user poder mexer como num PC… bom, percebo mas para isso compras um PC. As consolas têm de ser plug and play, é essa a vantagem de uma consola, mais nada.
Podem ser plug and play e darem liberdade à mesma, tal e qual como se passa nos PCs. Vem logo uma “fan curve” de fábrica, mas se quiseres alterar por uma razão qualquer, podes facilmente.
Apenas acho que esta notícia por parte da Sony é demasiada sensacionalista.
+1
A minha PS2 é que precisava de ser atualizada mas encerraram o suporte para a PS2
O porquê da sony vir com esta informação? Reconhecem problemas com o sistema de refrigeração?
O que é que tu achas?
Para numa consola se gastar boa parte do dinheiro em refrigeração é porque é necessária. Boa parte do valor de construção da ps5 está em cobre (heat sink) e metal liquid.
E a baixa duração do metal liquid é bem conhecida. Agora se a sony em 2 anos (como dizem) conseguiu o que dezenas de fabricantes de hardware e sistemas térmicos não conseguiram em vários anos é outro assunto!
É esperar para ver, as memorias dos ylod (ps3), rrod (x360) e do turbo ventilador da ps4/ps4 pro ainda estão bem vivas.
TSSRK, ora nem mais. Os fabricantes de motherboard ou gpu andam por aí a anunciar que os produtos deles dão para atualizar o comportamento da fan? Não, porquê? Ninguém quer saber desde que funcione. No caso da PS5 parece-me que o hardware total está bem aquém da xbox e daí estarem com este tipo de anuncios.
Eu não uso consolas mas pela primeira vez em muito tempo, parece-me que esta vai estar ao nível da xbox 1 (que na Europa não teve muito conhecimento mas tinha jogos brutais e apareceu o xbmc- atual kodi-).
Se desse para fazer de PC com Windows comprava já uma.
Desde a PS3 que assim é. Porquê o destaque agora?
Isso era óbvio, uma fan além da necessidade de arrefecimento, um dissipador enorme e uma power supply maior que da concorrência em 30w, não só mostra que vão regular conforme o jogo, como o sistema todo foi feito para ser overclockado via firmware como os PC.
Então mas vão conseguir reduzir o tamanho da ventoinha por OTA? De resto nada de novo, a ventoninha funciona de acordo com a temperatura dos componentes.