Project Scorpio, plataforma de eleição para jogos
Apesar de ainda faltar algum tempo para a E3, evento no qual a Microsoft já promete mais revelações acerca da Scorpio, as novidades continuam a fluir, desde o momento de divulgação das specs da consola (ver aqui).
Se já antes as expectativas eram altas, agora atingiram um outro nível, na medida que a Scorpio afigura-se como uma autêntica bomba para jogar.
Segundo os responsáveis da Microsoft, a Scorpio é, ou será, uma consola feita totalmente a pensar nos gamers mas também pelos gamers. Por outras palavras, a Microsoft durante o processo de de projecto da Scorpio tomou em consideração inúmeros factores, muitos dos quais, provenientes da própria comunidade gamer.
Além das óbvias preocupações com os jogadores, a Microsoft teve também um especial cuidado em tornar a consola bastante acessível para a própria comunidade de desenvolvedores de jogos. E não apenas as grades editoras e grandes estúdios. A Microsoft está atenta e sabe perfeitamente que existe muita produção de videojogos feita por equipas indie, por pequenos grupos de desenvolvimento e entusiastas dos jogos.
Desse modo, e dada a constante interligação dos sistemas Microsoft (Windows 10) com a Xbox One (e futuramente com a Scorpio) a Microsoft promete que desenvolver jogos para a nova consola será mais simples, intuitivo e potente que até agora.
Phil Spencer, Xbox Lead emitiu na passada semana um comunicado no qual explica precisamente isto.
Um dos pontos que Spencer reforça, corresponde a uma característica nativa da consola, que é a de proporcionar o desenvolvimento de conteúdos em 4K. Sem dúvida será uma mais-valia da consola, ficando no entanto um pouco refém da aceitação do mercado ao 4K. A tecnologia já existe e os televisores 4K já se encontram um pouco por todo o lado, mas as vendas ainda não atingiram aquele ponto no qual se pode considerar uma massificação.
Conforma mencionei acima, e tem vindo a ser uma bandeira da Microsoft desde o lançamento da Xbox One, o facto do sistema operativo da Scorpio se basear no Windows 10 mantém a consola com um nível de compatibilidade sem par. Tamanha compatibilidade também assenta pelo facto da Microsoft estar a criar em redor da Scorpio o melhor e mais potente Kit de desenvolvimento, que inclui o Xbox One Development Kit que a Microsoft disponibilizou recentemente e que permitirá, segundo Phill, explorar cada recurso da consola até ao mais ínfimo pormenor.
Segundo as palavras de Phil Spencer, a Microsoft criou "A mais poderosa consola com os jogadores em mente. As mais poderosas ferramentas de desenvolvimento de videojogos com as equipas de desenvolvimento em mente. A consola com os serviços online mais rápidos e confiáveis a pensar nos jogadores online."
Temos consola, é o que apetece dizer. Dito tudo isto e com as specs da consola em mente, poderemos realmente afirmar que a Scorpio será uma pequena bomba de trazer por casa.
No comunicado Phil acaba com a indicação da quantidade de bons títulos que se esperam neste ano de 2017, referindo à capacidade de retro-compatibilidade que a Scorpio apresentará. Não deixa no entanto de reforçar a forma simples como as equipas de projecto poderão melhorar os seus jogos passados para poderem ser corridos em 4K.
Na E3, mais novidades serão reveladas. Teremos de esperar apenas mais um pouco ...
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Apenas 6TFlops? Devia de ter no mínimo 8 já que estamos em 2017… isto é repetir o mesmo erro da primeira Xbox One e da PS4. Estamos a falar de consolas de jogos que são supostas durar mais do que 2 anos.
Se pensar como PC precisa de pelo menos 9 tamanho desperdício. Mas um console com um processador e arquitetura personalizada, 6 TFLOPS bem aproveitados vai bem longe.
Cem por cento certo. Nas consolas o SO é muito mais simplificado, não precisam de anti vírus ou tantos processos, 6 TFLOPS é mais que suficiente para os próximos anos.
A questão é a mesma como no PC: o hardware tem que ser sempre mais potente porque o software cada vez está menos optimizado. Há jogos com patch de 3rd party em que a qualidade de imagem e a velocidade aumentam drasticamente.
É uam consola, não é um PC. Trata-se de um ambiente optimizado para jogos não tem interferências e “lixo” de outros processos desnecessários a diminuir a performance.
Há apenas um senão: não são só as specs que fazem uma consola vender. São os jogos. Nisso, a sony irá continuar na frente com a sua consola.
Mesma ladainha de sempre, quando o PS4 não tinha jogos, remasters dava para o gasto, agora que não vai ser mais o mais potente o problema são os jogos. Jogos exclusivos ambos os consoles sempre vão ter e o Scorpio chega para ter a versão definitiva dos jogos third party (como Red Dead Redemption, Battlefield, Star Wars Battlefront, Destiny 2, etc…) que são os que mais vendem e chamam a atenção nesta geração.
Na altura em que a PS4 não tinha muitos exclusivos, também não tinha a Xbox.
Estamos a falar do início da geração.
A Sony sempre teve mais exclusivos que a Microsoft. Vai comparar os exclusivos da PS3 vs 360 entre 2010 e 2013. Eu poupo-te o trabalho: https://goo.gl/IigT8e
Nesta geração é o mesmo, PS4 vs Xbox One exclusives: https://goo.gl/drfvnW
Sendo que a maioria desses exclusivos da Xbox One são “CONSOLE exclusives” ou seja, também saem para PC. Para isso compra-se um bom PC e corre-se esses jogos a 60 ou mais FPS com tudo no máximo.
“que são os que mais vendem e chamam a atenção nesta geração”, chamam a atenção das massas =/= qualidade.
Vamos lá deixar de ser fanboys e olhar para a realidade sff.
Rlopes, ambas tem exclusivos e até agora a desvantagem da xbox sempre foi a potência em 3D. Os jogos hoje mais que nunca são os gráficos e a xbox perde significativamente. É preciso ver que a xbox tem suporte para bluRay 4K e a ps4 não.
Eu já usei a xbox s e se com 1.4 TFLOPS já faz boa figura, com 4x mais ainda: a nível de gráficos não há necessidade para mais. Agora é preciso jogos atrativos.
Imaginem só se a Microsoft investisse o dinheiro do projecto Scorpio em novos exclusivos para a Xbox One, aí sim , o pessoal nem se queixava se corria em 900p, 1080p ou 4K !
Volto a repetir estas especificações já deviam ter saido nas anteriores…
Para quê os giga flops e resoluções impercetíveis se é para jogar os mesmos remasters , remakes, sequelas gritantes das mesmas empresas?
Ambas consolas praticamente possuem os mesmos títulos, a diversidade que havia no início desvanesceu quase por completo e seria formidável era mais titulos dentro das nesnas categorias porque excesso de pixeis nunca foi traduzido em qualidade.
E sabido também que há televisores 1080p com qualidade superior aos 4k …
Quanto as já existentes tenho a one e a PSpro adquiridas claro em 2 mão, e este marketing eufórico da pomada de flops e resoluções impercetíveis roça o patético e a ignorância.
Apesar desta geração de consolas ser a pior em diversividade penso que se mostrarem sim titulos alternativos por ex a pes, fifas, formula 1 etc etc de outras empresas fará despertar ideias frescas e inovadoras à indústria.
Tenho a One e a Pspro e é bastante discutível afirmar que uma é radicalmente nelhor que a outra, nesta altura seria muito importante ter mais jogos do que darem voz aos mega cores de empresa a ou b…
Isto.
“E sabido também que há televisores 1080p com qualidade superior aos 4k …”
Mostra-me lá um link para uma análise credível que comprove isso que afirmas.
até podia ter 3x mais o poder computacional que 90% (ou mais) dos jogos vão ser insípidos e desinteressantes….
muito poder… mas ainda mais falta de criatividade e genialidade por parte dos developers…
O que é preciso são specs, fps e realismo! Quem precisa de jogabilidade e originalidade? Jogos, o que é isso? Xboxmasterrace FTW!!!