Nvidia está a trabalhar para levar a tecnologia DLSS para o Linux
Não temos dúvidas de que a Nvidia é atualmente das empresas mais dinâmicas e evoluídas do setor tecnológico. Mais concretamente ao nível do segmento gráfico.
Dessa forma, a fabricante norte-americana anunciou que está a trabalhar juntamente com a Valve, criadora da Steam, para levar a sua potente tecnologia Nvidia DLSS para o sistema operativo Linux.
A tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling) da Nvidia RTX usa todo o poder da Inteligência Artificial para aumentar as suas taxas de frames nos jogos com cargas de trabalho graficamente intensas. Com a DLSS, os jogadores podem usar resoluções e configurações mais altas enquanto ainda mantêm taxas de frames sólidas.
Nvidia quer levar a tecnologia DLSS para o Linux
A Nvidia anunciou que está a trabalhar juntamente com a Valve, dona da Steam, para levar a sua tecnologia DLSS para o sistema Linux. Esta possibilidade vai acontecer através do Proton, uma ferramenta open source, lançada pela Valve e integrada ao Steam Play. A ferramenta permite então executar os jogos do Windows no Linux e foi desenvolvida através do Steam Client Beta.
Esta inclusão vai possibilitar que os jogadores do sistema operativo aberto, com uma placa gráfica RTX, tirem todo o proveito das ferramentas IA e melhorarem as suas taxas de frames nos jogos através da plataforma Steam.
De acordo com a fabricante norte-americana:
A Nvidia, a Valve e a comunidade de jogos Linux encontram-se a colaborar para trazer a NVIDIA DLSS para o Proton - os jogadores do Linux poderão usar os núcleos IA dedicados nas GPUs GeForce RTX para aumentar as taxas de frames dos seus jogos favoritos do Windows executados no sistema operativo Linux. A compatibilidade para títulos Vulkan vai chegar este mês e a compatibilidade com DirectX chegará no outono.
Esta novidade surge depois que a AMD respondeu à DLSS com a sua tecnologia open source FidelityFX Super Resolution.
Para além disso, recentemente também foi revelado que a Valve poderia estar a preparar a sua própria consola de videojogos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Nvidia
Para alguém quer está no “mundo” Linux há tanto tempo, ler uma notícia como essa me deixa feliz. Se voltássemos em 2010, falar que NVIDIA ou grandes empresas colaborariam com o Linux, seria um motivo de piada. Fico feliz em ver a evolução.
dia 22 de junho é que vai ser…
😀 😀
Mesmo que esteja disponível é necessário alguém querer implementar, ray-tracing para vulkan em linux já está dísponivel à algum tempo mas o wine ainda não suporta nem há jogos (não é que eu tenha gráfica para isso xD)