Nintendo é “paraíso para os génios e um inferno para as pessoas normais”, diz funcionário
Estamos habituados a admirar as grandes empresas do mundo tecnológico e temos noção de que muitas pessoas gostariam de trabalhar nesses locais. Mas será tudo um mar de rosas? Recentemente um funcionário da Nintendo pediu demissão e disse que a empresa é "um paraíso para os génios e um inferno para as pessoas normais".
Nintendo será um inferno para as 'pessoas normais'?
A Nintendo é uma das marcas mais antigas e populares quando falamos do mercado dos videojogos. Ela é responsável pela criação da muito cobiçada consola portátil Switch e de alguns dos títulos mais jogados em todo o mundo, como o Super Mario, Zelda, Pokémon, entre outros sucessos.
Ninguém dúvida da popularidade desta marca, mas também é de esperar que não agrade a todos... E, neste sentido, um funcionário da Nintendo pediu demissão e disse que a empresa "é um paraíso para os génios e um inferno para as pessoas normais".
O ex-funcionário no centro destas declarações é Koichi Miura, que trabalha na indústria de jogos desde 1999 e na Nintendo desde 2019. Miura exerceu funções ao nível gráfico, tendo criado os cenários do jogo The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom. A sua arte foi também usada noutros títulos, como Ridge Racer 5, Ridge Racer: Racing Evolution, Kingdom Hearts HD 2.8 e Kingdom Hearts 3.
Embora o criador tenha grande experiência na empresa, tomou a decisão de abandonar as suas funções na Nintendo, dizendo então que a marca só é indicada para quem tem talento no desenvolvimento de jogos. E como Miura considera ser uma pessoa normal, diz que o seu trabalho na Nintendo não é adequado e tornou-se num inferno.
Nas suas declarações, o ex-funcionário considera então que a empresa é um paraíso para os génios e para todos aqueles que têm potencial para progredir. Refere ainda que a Nintendo oferece um salário mais elevado do que outras marcas similares do ramo, entre outros aspetos positivos. Miura diz ainda que entre os anos de 1999 e 2015 ganhou menos de 40.000 dólares/ano na Bandai Namco e mais de 46.000 dólares/ano na Square Enix. Mas quando passou para a Nintendo, em 2019, o seu salário anual ultrapassou os 70.000 dólares.
Apesar de tudo, o ex-funcionário diz que não se arrepende de ter trabalhado na empresa, uma vez que considera ter sido uma conquista na sua carreira profissional.
Este artigo tem mais de um ano
“Embora o criador tenha grande experiência na empresa, tomou a decisão de abandonar as suas funções na Nintendo, dizendo então que a marca só é indicada para quem tem talento no desenvolvimento de jogos. E como Miura considera ser uma pessoa normal, diz que o seu trabalho na Nintendo não é adequado e tornou-se num inferno.” Isto sim, isto é uma pessoa idónea. A estes é que deveríamos dar o verdadeiro valor.
Porquê? Cada empresa tem a sua cultura e os seus valores, algumas valorizam mais determinadas áreas em detrimento de outras e não tem própria mal, os colaboradores é que podem ou não ajustar-se a isso e nesse caso escolher sair.
Tudo normal.
E pagam mais que o ordenado mínimo só isso é razão para não meter mais os pés
70k neste ramo nos dias que correm não é grande taça, tens devs em near shore a ganhar isso em Malta ou na Polónia
Deves andar a sonhar….. 70k no Japão é um salário muito bom!
E ninguém ganha isso na Polonia!
70k ao ano numa das empresas que mais ganha no mundo? Esses 70k no Japão dão para alugares um apartamento de 50 m2 na capital (em vez de 25 m2), muito bom LOL o Japão tem uma sociedade decadente, envelhecida e que só trabalha e não querem nem podem “perder tempo” com crianças. Daí este indivíduo ter dito que um indivíduo normal não tem lugar na empresa.
não sabes o que dizes:
“According to the recruitment page, spotted by Daniel Ahmad of Niko Partners, Nintendo employs 2,271 workers in Japan as of September 2018, with an average salary of about $80,600. In addition to their salaries, Nintendo offers employees commuter benefits, bonuses twice a year, and annual pay raises.”
um dev na nintendo ganha no minimo 120k, igual na sony, sendo que os ditos “genios” chegam aos 200k.
conheço muito dev na polonia a ganhar mais de 70k, o tipico é mais a rondar os 50k mas qualquer um com 10 anos de experiencia chega aos 70k com custo de vida muito inferior ao de PT.
tens de sair mais e deixar de ver tanto frozen..