Jogo God of War Ragnarök custou 200 milhões de dólares à Sony
Com o passar do tempo, e com a evolução das ferramentas e técnicas de desenvolvimento, os jogos têm-se tornado cada vez mais elaborados e realistas, oferecendo aos jogadores experiências e sensações cada vez mais aliciantes. Mas isso também custa dinheiro. E as informações recentes indicam que o jogo God of War Ragnarök custou à Sony nada menos do que 200 milhões de dólares.
God of War: Ragnarök custou 200 milhões de dólares
Ao compararmos um jogo atual com os que existiam há alguns anos, percebemos rapidamente várias diferenças. Desde a qualidade, os gráficos, os pormenores, a envolvência da história, o cenário, as personagens... todos estes detalhes acabam por tornar os jogos mais atraentes aos olhos dos jogadores. Mas também fazem com que os jogos demorem mais tempo a serem criados e tudo isto envolve vários custos.
Neste sentido, o ex-presidente da Sony Shuhei Yoshida, revelou ao jornal The Guardian que o jogo God of War Ragnarök custou um total de 200 milhões de dólares para ser desenvolvido. Estamos a falar então de um valor bastante elevado e que é quase cinco vezes superior ao dinheiro investido em 2010 na criação do título Gof of War 3 para a PlayStation 3, o qual custou 44 milhões de dólares.
God of War Ragnarök foi lançado no mês de novembro do ano passado para a PlayStation 4 e PlayStation 5, sendo um dos jogos mais premiados de 2022. Foi criado pelo Santa Monica Studios e lançado pela Sony Interactive Entertainment. Veja aqui a nossa análise ao título para a PS5.
Yoshida fala ainda das dificuldades sentidas pelas criadoras independentes devido à falta de orçamento. Segundo o executivo "conseguir que um jogo seja financiado é difícil. Mesmo quando se faz um jogo incrível, e já existem tantos no mercado, ótimos jogos que ninguém conhece".
Este artigo tem mais de um ano
200 milhões de dólares ?? Um jogo de vídeo ?? Eu até estou sem fala. 😐
Não vejo o porquê de tanta admiração, tens filmes a custar isso e muito mais, e enquanto um jogo dura-te para dezenas de horas, o filme vês em 2h!
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_most_expensive_films
Ele reclama por tudo e por nada, ja devias estar habituado…
Para a nossa realidade sim mas para outros paises nao. A SMS adquirida pela Sony Entertainment tinha o ano passado 400 empregados. Dá 500.000 usd a cada um, fazendo contas grosseiras. É necessário ter em conta que um programador de jogos top pode ganhar entre 100.000 a 200.000 usd ano, e alguns até bem mais do que isso. Depois tem animadores, modeladores, compositores, som, e muito mais areas directamente envolvidas na criação de um jogo de topo. Algumas asseguradas por outras empresas altamente especializadas para a produção, etc. Custos de cloud, de swarm para tratamento de iluminação e ainda mais detalhes… De facto 200 milhões não são muito para tal produção e pagamento de pessoas e meios envolvidos face aos lucros expectaveis da venda em diversas plataformas, merchandising, direitos… Um mundo.
Só estou a espera disto para PC
e quanto lucro deu?
este jogo como todos os God of War, são uma obra prima
“God of War Ragnarok drives $9.6bn quarter for PlayStation”
Tendo em conta que venderam mais de 5 milhoes de unidades logo no inicio, acredito que tenham sido 200 milhoes bem investidos.
Qual e o espanto Sandokan ? Imagina os milhares de fumadores por esse mundo fora. Agora imagina os milhares de jogadores por esse mundo fora. Qualquer investimento e sempre benefico para essa industria. Onde pode sair furado o investimento e nos jogadores de futebol.
Tem toda a razão.Eles na Sony até devem ter triplicado os lucros(ou ainda o farão),com as vendas deste vídeojogo.Mas investir e gastar 200 milhões de dólares só para 1 vídeojogo não é nenhuma brincadeira.Se dá para o torto e os gamers não vão nela vai tudo por água abaixo,se me compreende.
Mas a Sony é uma gigante,se perder de um lado vai buscar do outro.Estas empresas são assim,estas gigantes da área da multimédia.
Ó “Profeta”,devia ter dito era na ordem do bilião ou biliões,não dos milhares.Fumadores-devem ser muito mais que um terço neste mundo.Jogadores-não me admiro nada que ande à volta do bilião em todo o mundo.De certezinha.Ou até mais.Com o advento da Internet,das consolas portáteis e até dos smartphones hoje em dia qualquer pessoa pode jogar um vídeojogo em qualquer lugar.
Em 2021 numero oficinal foi de 3Bi.
200 milhoes para copy/paste?
Simplesmente os melhores jogos de sempre na minha opinião, a qualidade gráfica e sonora é qualquer de surreal! Muitos parabéns pelo investimento, nem era o meu tipo/género de jogo até ao momento em que comprei o God of War Remastered para a PS4 por curiosidade face as críticas excelentes que fui vendo e a partir do momento em que o machado entrou na árvore pronto rendi-me… Valeu cada cêntimo dos 200M!
Na minha opinião claro!