Jogo God of War Ragnarök custou 200 milhões de dólares à Sony
Com o passar do tempo, e com a evolução das ferramentas e técnicas de desenvolvimento, os jogos têm-se tornado cada vez mais elaborados e realistas, oferecendo aos jogadores experiências e sensações cada vez mais aliciantes. Mas isso também custa dinheiro. E as informações recentes indicam que o jogo God of War Ragnarök custou à Sony nada menos do que 200 milhões de dólares.
God of War: Ragnarök custou 200 milhões de dólares
Ao compararmos um jogo atual com os que existiam há alguns anos, percebemos rapidamente várias diferenças. Desde a qualidade, os gráficos, os pormenores, a envolvência da história, o cenário, as personagens... todos estes detalhes acabam por tornar os jogos mais atraentes aos olhos dos jogadores. Mas também fazem com que os jogos demorem mais tempo a serem criados e tudo isto envolve vários custos.
Neste sentido, o ex-presidente da Sony Shuhei Yoshida, revelou ao jornal The Guardian que o jogo God of War Ragnarök custou um total de 200 milhões de dólares para ser desenvolvido. Estamos a falar então de um valor bastante elevado e que é quase cinco vezes superior ao dinheiro investido em 2010 na criação do título Gof of War 3 para a PlayStation 3, o qual custou 44 milhões de dólares.
God of War Ragnarök foi lançado no mês de novembro do ano passado para a PlayStation 4 e PlayStation 5, sendo um dos jogos mais premiados de 2022. Foi criado pelo Santa Monica Studios e lançado pela Sony Interactive Entertainment. Veja aqui a nossa análise ao título para a PS5.
Yoshida fala ainda das dificuldades sentidas pelas criadoras independentes devido à falta de orçamento. Segundo o executivo "conseguir que um jogo seja financiado é difícil. Mesmo quando se faz um jogo incrível, e já existem tantos no mercado, ótimos jogos que ninguém conhece".
200 milhões de dólares ?? Um jogo de vídeo ?? Eu até estou sem fala. 😐
Não vejo o porquê de tanta admiração, tens filmes a custar isso e muito mais, e enquanto um jogo dura-te para dezenas de horas, o filme vês em 2h!
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_most_expensive_films
Ele reclama por tudo e por nada, ja devias estar habituado…
Para a nossa realidade sim mas para outros paises nao. A SMS adquirida pela Sony Entertainment tinha o ano passado 400 empregados. Dá 500.000 usd a cada um, fazendo contas grosseiras. É necessário ter em conta que um programador de jogos top pode ganhar entre 100.000 a 200.000 usd ano, e alguns até bem mais do que isso. Depois tem animadores, modeladores, compositores, som, e muito mais areas directamente envolvidas na criação de um jogo de topo. Algumas asseguradas por outras empresas altamente especializadas para a produção, etc. Custos de cloud, de swarm para tratamento de iluminação e ainda mais detalhes… De facto 200 milhões não são muito para tal produção e pagamento de pessoas e meios envolvidos face aos lucros expectaveis da venda em diversas plataformas, merchandising, direitos… Um mundo.
Só estou a espera disto para PC
e quanto lucro deu?
este jogo como todos os God of War, são uma obra prima
“God of War Ragnarok drives $9.6bn quarter for PlayStation”
Tendo em conta que venderam mais de 5 milhoes de unidades logo no inicio, acredito que tenham sido 200 milhoes bem investidos.
Qual e o espanto Sandokan ? Imagina os milhares de fumadores por esse mundo fora. Agora imagina os milhares de jogadores por esse mundo fora. Qualquer investimento e sempre benefico para essa industria. Onde pode sair furado o investimento e nos jogadores de futebol.
Tem toda a razão.Eles na Sony até devem ter triplicado os lucros(ou ainda o farão),com as vendas deste vídeojogo.Mas investir e gastar 200 milhões de dólares só para 1 vídeojogo não é nenhuma brincadeira.Se dá para o torto e os gamers não vão nela vai tudo por água abaixo,se me compreende.
Mas a Sony é uma gigante,se perder de um lado vai buscar do outro.Estas empresas são assim,estas gigantes da área da multimédia.
Ó “Profeta”,devia ter dito era na ordem do bilião ou biliões,não dos milhares.Fumadores-devem ser muito mais que um terço neste mundo.Jogadores-não me admiro nada que ande à volta do bilião em todo o mundo.De certezinha.Ou até mais.Com o advento da Internet,das consolas portáteis e até dos smartphones hoje em dia qualquer pessoa pode jogar um vídeojogo em qualquer lugar.
Em 2021 numero oficinal foi de 3Bi.
200 milhoes para copy/paste?
Simplesmente os melhores jogos de sempre na minha opinião, a qualidade gráfica e sonora é qualquer de surreal! Muitos parabéns pelo investimento, nem era o meu tipo/género de jogo até ao momento em que comprei o God of War Remastered para a PS4 por curiosidade face as críticas excelentes que fui vendo e a partir do momento em que o machado entrou na árvore pronto rendi-me… Valeu cada cêntimo dos 200M!
Na minha opinião claro!