Jogadores gastam muito mais nos smartphones do que em consolas e PCs
Quando o assunto são os jogos eletrónicos, já não vale a pena falar-se apenas de computadores ou até de consolas. Os telefones têm vindo a ganhar um terreno muito importante no que respeita ao equipamento usado para as aventuras gaming, e parece também que tem sido uma das primeiras opções dos gamers.
E de acordo com uma recente pesquisa, parece que atualmente os jogadores gastam muito mais dinheiro nos smartphones, do que nas consolas e nos PCs.
Pesquisa diz que a maioria gasta mais nos smartphones
Bem sabemos que os smartphones há muito que deixaram de ser apenas para telefonar ou mandar mensagens. As apps oferecem uma variedade de opções que podemos ter e aceder de imediato nos nossos dispositivos, e certamente que no seu equipamento tem também pelo menos algum jogo instalado. Os telefones são cada vez mais a opção para jogar, assim como para os programadores desenvolverem os seus títulos. E um recente estudo mostra isso mesmo.
De acordo com o último relatório divulgado pelo International Data Corporation (IDC), o mercado de jogos para smartphones cresceu de forma constante e coesa nos últimos dois anos. E muito deste aumento foi impulsionado pela pandemia da COVID-19, uma vez que as pessoas, estando confinadas nas suas casas, procuraram atividades de lazer.
Segundo os detalhes da pesquisa, no geral, os jogos para os sistemas operativos móveis Android e iOS representam 61% do mercado global de videojogos. Os jogos para estes dispositivos têm revelado uma enorme expansão, com cada vez mais gastos por parte dos jogadores. Na pandemia, por exemplo, os jogadores nunca haviam gasto tanto em jogos para smartphones.
Como tal, para este ano de 2022, a IDC estima que os jogos para telefones possam render cerca de 136 mil milhões de dólares (~127 mil milhões de euros), sendo que durante o primeiro trimestre deste ano, os jogadores de smartphone gastaram 1,6 mil milhões de dólares por semana (~1,5 mil milhões de euros). Mas, claro, estes valores não conseguem ainda superar o mercado dos computadores e das consolas, os quais apresentam lucros estimados de 42 mil milhões de dólares (~40 mil milhões de euros) e 40 mil milhões de dólares (~37 mil milhões de euros), respetivamente.
Por outro lado, a empresa de pesquisa também espera que haja um aumento nas vendas das consolas da Microsoft e da Sony, assim que se resolvam os problemas de produção da PlayStation 5 e Xbox Series X. Desta forma, no total, estima-se que a indústria dos jogos eletrónicos valha 222 mil milhões de dólares (~207 mil milhões de euros) em 2022.
Em novembro de 2019, antes do boom da pandemia, questionámos os leitores sobre qual seria o melhor equipamento para jogar. A maioria respondeu Desktop (53%), seguido da Consola (35%), Computador Portátil (7%), Smartphone (2%) e Tablet (1%). Assim, iremos em breve realizar novamente esta questão, numa era 'pós-COVID-19", de forma a perceber as eventuais alterações destes resultados.
Este artigo tem mais de um ano
No meu caso preferia investir mais ou numa consola ou num bom pc gaming
Mobile Gaming hahaha o scam que isto é.. enfim nunca na vida iria gastar 2000€ por um telemóvel gaming…
Prefiro PCs se efeito for gaming. Sorry.
Mas que scam? Os mercado de jogos em mobile disparou e isso tem efeito na receita. Aqui não se está a falar de telemóveis gaming mas nos jogos em si.
O irónico do teu comentário, é que os smartphones de gaming são estupidamente melhores e mais baratos que esses de 2000€
hahah
200-500€ já são mais que suficientes para jogar qualquer coisa que exista para telemovel.
Dito isto, dada a escolha entre uma consola ou ainda melhor um pc vs um telemóvel, não entendo porque é que alguém haveria de preferir jogar num telemóvel. Péssimo sistema de controlo, pior tamanho de ecrã (que ainda fica menor porque tapas com os dedos), piores gráficos, pior desempenho. etc.
Só mesmo se for aquele jogo casual pra matar 10 mins de tempo enquanto esperas por algo, mas mesmo assim…
isto é a contar o dinheiro que os miudos gastam nos telemoveis dos pais nas vidas do candy crush..hahaha
O ridiculo dos esquemas e vicios.
Toda a vida joguei em consolas e pc, no telemóvel é raro o jogo em que não se comam anúncios a cada minuto ou 2, ou tem que se ver videos de outros jogos, e tem sempre a fantástica lojinha que vende as moedinhas, ou os tretas do jogo e que tem sempre promoções ….
é um problema, especialmente para a miudagem e para os adultos mais distraídos.
Há alguns putos que compram hamburgers com o telefone dos pais outros compras vidas e busts para games
geracao rasca feitos de leite achocalatado
Jogo no smartphone mas nunca gastei dinheiro nos jogos. Acho uma estupidez gastar dinheiro nos jogos 🙁 Em vez de andarem a gastar em algo que não merece que tal comprarem roupa ou abastecer a dispensa…
Os programadores também merecem ser recompensados pelo seu trabalho…
Uma das grandes razões do revenue do Mobile gaming, é o acesso ao “gaming”.
temos por exemplo China/Coreia, grande parte da população nem sequer tem PC, o Smarthphone é o mais aproximado a um PC, e com isto, a cultura dos jogos de sorte/azar” está muito enraizada.
aparentemente P2W é também um status social digital..
existem 2 jogos que demonstram bem o peso do Mobile Gaming: Black Desert Mobile e Genshin Impact
no BDM, no primeiro ano de lançamento, o BDM já faturava mais que o BDO PC NA e EU juntos… e ultrapassava em 150% ( se nao me falha a memória ).
Penso que nesses estudos devem ser separados os paises, Acho que a Coreia e a China não são propriamente “benchmarks” dos hábitos que EU e NA tenham. ( não sei se consegui explicar a ideia )
Minecraft no telemóvel com um comando? Deve ser a coisa mais estúpida e desesperada que vi… Este mês.
A razão para esta subida é simples e que não deve ser confundida. Aqui confundem os smartphones com consolas e pc´s. É obvio que o gaming e gastos em jogos nos smarthphone subiu pois é uma plataforma movel e quase constantemente usada pelo utilizador. As tantas, com este “estudo”, ainda vao querer apostas apenas nos smartphones….