Grupo de hackers pode conseguir fazer jailbreak à PlayStation 5
As marcas tentam garantir que a robustez e segurança dos seus equipamentos seja cada vez mais forte. Ainda para mais se falarmos de gigantes tecnológicas que têm produtos muito desejados dos consumidores, como é o caso da PlayStation 5 da Sony.
No entanto, o grupo de hackers que conseguiu quebrar a segurança da PlayStation 3, diz agora também ter acesso a 'chaves raiz' necessárias para fazer jailbreak na nova consola de videojogos PlayStation 5.
PlayStation 5 pode sofrer jailbreak por grupo de hackers
Failoverflow é o grupo de hackers que se gabou de ser o responsável pelo jailbreak da PlayStation 3. Mas agora, o mesmo grupo diz ter conseguido ter acesso a 'chaves raiz' que são necessárias para também quebrar a segurança da nova PlayStation 5. Isto porque, através dessas mesmas chaves, será possível realizar engenharia reversa de modo a ter a perceção dos passos a serem dados para levar a cabo a ação.
O grupo revelou a novidade através de uma publicação na sua conta da rede social Twitter, sendo que a última publicação havia sido feita em fevereiro deste ano. Segundo a equipa failoverflow, a Sony não terá um trabalho fácil em corrigir essa falha que permitiu ao grupo aceder às chaves. Ou seja, tudo indica que a empresa japonesa irá manter tudo tal como está, o que mantém também o risco de jailbreak.
Translation: We got all (symmetric) ps5 root keys. They can all be obtained from software - including per-console root key, if you look hard enough! https://t.co/ulbq4LOWW0
— fail0verflow (@fail0verflow) November 8, 2021
Por sua vez, o site Adrenaline menciona que um outro hacker, designado Andy Nguyen, diz ter conseguido acesso ao 'Debug Settings', uma opção disponível apenas para programadores. Contudo, Nguyen, que já havia ajudado anteriormente a Sony a encontrar falhas e vulnerabilidades nas suas consolas e que atualmente é engenheiro de segurança na Google, disse que não pretende divulgar mais nenhuma informação sobre este assunto. Mas nem todos colocam fé nessa 'promessa'.
Provavelmente esta notícia terá mais desenvolvimentos e, portanto, estaremos atentos a novidades.
Este artigo tem mais de um ano
E para a PS4, nada…?
A PS4 já está crackada há muito tempo
Já existe o Spine para emular a PS4, saiu em setembro
ja existe, mas somente para a versao 7.XX e penso que irá sair algo para a 8.52.
😉
A PS4 já tem várias formas de correr jogos pirateados. Desde hardware até software. Os mais precisos funcionam até ao 7.55. Para a 8,32 também já é possível mas, exige mais conhecimentos, pois é preciso desactivar um serviço base da consola. Fazer o update do firmware modificado e reactivar o serviço.
Consegues facultar alguns links ou palavras-chave para pesquisar, SFF?
Obrigado! 😉
Finalmente vale a pena comprar uma ps5. Ja na minha torre desktop e tudo crackado e jogo assim ha mais de 20 anos. Software, jogos, musicas, filmes, sabe tao bem pagar tao pouco
Aproveita que com o andar da carruagem a mama está-se a acabar, e depois queres pagas e não bufas.
Ainda bem que não trabalhas nessas áreas e não são todos como tu, senão já tinhas morrido à fome… 😉
Neste país estamos sujeitos a morrer de qualquer maneira e não por velhice. Um jovem, em início de vida activa ganha hoje menos que há 30 anos!
Que exagero. Jogos por sinal não tenho nada copiado, e serão mais de uns dois mil e quinhentos quer para pc, quer para consolas. Ainda hoje ofereceram na Ubisoft 3 jogos Assassins Creed (já tinha na PS4, mas agora fiquei também no pc), A Epic acabou de oferecer mais um jogo e só daí terei já perto de 200 e tal jogos, nem um cêntimo gastei ofereçam-nos todos, alguns até os queria comprar. Portanto, considero que perder tempos com cópias (malandras) não é assim tão vantajoso. Tenho algumas músicas copiadas e filmes, não sou nenhum santo de pau oco, mas do que gosto compro sempre, de preferência em formato físico – inclusive discos em vinil. É original.
Compreendo. Também gosto de comprar a cena física. Mas quanto a usar coisas aldrabadas, tenho um bloqueio. Simplesmente não consigo.
Acredita se quiseres: nunca joguei um jogo crackado, nunca vi um filme pirateado, nunca instalei software sem licença, e nunca gravei música ilegalmente. E em tempos vivi em modos “chapa batida, chapa lambida”, mas mesmo nessa altura era assim. Sempre me fez confusão aproveitar-me do suor do trabalho dos outros, sejam quem forem. Não me quero armar em presunçoso, mas é a pura das verdades. Já me senti muitas vezes um pouco idiota por ser assim, mas cada um é como Deus o fez.
Acho tanta piada ao jailbreak como ver a filmagem de uma autópsia. Mas ok, há gajos para tudo.