Gaming: 87% dos jogadores preferem jogar no desktop do que no portátil
Quando falamos em jogos, temos ao dispor várias plataformas diferentes para saciar o vício, desde o computador às consolas fixas e portáteis, passando também pelos smartphones e tablets. Mas um recente estudo concluiu que o clássico é sempre o melhor e 87% dos jogadores preferem jogar a partir do computador desktop do que pelo portátil.
Desktop é o preferido para gaming
Quando nos questionam em que equipamento preferimos jogar, possivelmente que os mais 'agarrados' vão escolher o computador desktop. Há um ano questionámos os nossos leitores sobre qual a melhor plataforma para jogar e a maioria, com 59% dos votos, escolheram o desktop.
Um novo estudo, desta vez elaborado pelo analista Jon Peddie Research, conclui que a grande maioria dos jogadores prefere jogar nos computadores de secretária do que nos portáteis. Em termos concretos, 87% dos jogadores preferem então os desktops para gaming.
O analista recorreu a alguns dados disponibilizados pela popular plataforma de jogos Steam, nos quais se sabe que 68% das placas gráficas usadas no serviço da Valve são para desktops, enquanto que 10% são para computadores portáteis. Já 20% servem para ambos os equipamentos. E através dos seus próprios estudos, a Jon Peddie Research concluiu que 87% dos jogadores optam por desktops para jogar, enquanto que apenas 13% usam um computador portátil, o que parece uma percentagem bastante mais baixa do que seria esperado.
Embora a JPR reconheça que houve um aumento nas vendas de computadores portáteis gaming, acrescenta que, curiosamente, grande parte destes consumidores não usam estes equipamentos para jogarem. E ainda indica que existem 3 categorias onde se inserem aqueles que compram portáteis gaming. A primeira são os que os usam para trabalho ou estudo devido ao desempenho na produtividade que estas máquinas oferecem; outros porque gostam de jogar com as luzes RGB e o design típico; e outros que compram portáteis de uma marca específica e os usam como equipamento secundário ao desktop gaming.
Desktop ou Portátil? Qual o melhor para gaming?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: JPR
Neste artigo: computador portátil, Desktop, Estudo, Gaming, jogo
Depende do tipo de jogos, mas se for para shooter e outros jogos competitivos, então um ecrã grande e um PC com boa placa gráfica é melhor e sair mais barato do que um portátil de performance equivalente
Eu tenho um portátil bom e um PC (fixo) bom, mas prefiro o fixo se jogar com a qualidade no máximo o portátil faz muito barulho enquanto que o PC fixo já não faz tanto.
O meu portátil gaming é novo e faz imenso barulho, mesmo quando nao jogo.
É muito melhor.
Steam Deck!
Ora deixa ver este questionário sem sentido… preferem jogar num conjunto de 1500€:
– desktop com melhor ventilação, mais gráfica, CPU e monitor maior e rápido
ou
– num portátil que, pelo mesmo preço, tem tudo inferior e terá umas ventoinhas mais irritantes?
Acho que a respuesta seria óbvia… a única excepção são os só têm um portátil e potente porque usam apps CAD/3D e claro, não vão comprar outro.
Eu uso um Surface Pro conectado a uma eGPU (que está conectada a um monitor, teclado e rato).
Em que mundo, jogar num portátil é melhor que num fixo? Não existe UMA coisa que dê uma experiência melhor num portátil que num fixo…
Mas obviamente tudo tem explicação pois não se trata de um questionário mas sim de um estudo cuja conclusão não tem pés nem cabeça:
– O “estudo” comparou a estatística de pataformas na Steam e assimiu que o resultado deve-se “a uma preferência” do utilizador. O facto de existirem “jogadores de portátil” não é sinónimo que preferem jogar num portátil.
Digamos que 10% (não sei – vou inventar) do mundo passa fome podemos concluir que 90% do mundo “prefere alimentar-se” ? Eu sei que esta analogia é estúpida… mas este estudo é igualmente tal…
Também prefiro desktop, embora atualmente não tenha, mas a performance é sempre melhor, e claro e tem a vantagem do upgrade, os portáteis ficam logo para trás e pena não dar para fazer upgrade de gpu e cpu, só certos modelos especificos.
O meu com rtx 2060 já com os novos jogos já passou à história…
Eu também prefiro o desktop pois posso por o teclado na posição que me dá jeito para jogar.
Esse argumento seria válido se não fosse possível ligar um teclado no portátil.
Fiz isso durante algum tempo… Tinha um desktop desactualizado e precisava de um portátil… Não dava para comprar os dois e acabei por comprar um portátil “decente”…
Quando queria jogar… ligava o portátil ao monitor, teclado e rato do desktop! Easy
Desktop é mais ergonômico de jogar, a mesa fica mais organizada. Notebook é estranho, fica feio, sem contar que o desempenho é muito inferior.