Games for Windows Live com os dias contados
Próximo dia 22 de Agosto é a data definida para o fim do Games for Windows Live
Hoje em dia a Microsoft é muito mais do que aquela companhia engraçada que se dedicava ao lançamento de sistemas operativos ou ferramentas de auxílio ao trabalho num escritório.
Nos tempos que correm a gigante norte-americana encontra-se em inúmeras frentes e já lançou para a discussão por diversas ocasiões, qual a sua visão do futuro.
Com o lançamento do Windows 8 e da futura Xbox One pode-se dizer que um dos seus objetivos estará mais próximo … interligar todos os dispositivos Windows-based e garantir um lugar privilegiado como plataforma de entretenimento de eleição para o lar.
No entanto, para que tudo isto seja possível é necessário muito mais que lançar novas consolas ou novos sistemas operativos … torna-se também imprescindível que as actuais ferramentas mais importantes sejam integradas nesse processo de migração.
É precisamente isso que supostamente irá acontecer com o sistema de compra online de jogos da Microsoft, Games For Windows live.
Se olharmos um pouco para trás na história, facilmente vemos que Microsoft neste capitulo pouco mais tem sido que a disponibilizadora da plataforma. No entanto, em 2007 com o lançamento do seu sistema Games for Windows Live Marketplace houve um primeiro olhar diferente e mais objetivo para o fenómeno do gaming em PC e sistemas Windows.
Contudo, agora passados 6 anos parece que as coisas vão mudar …
Com a recente contratação para os seus quadros de Jason Holtman, antigo elemento da Valve responsável pela criação e implementação do serviço de distribuição Online Steam, a Microsoft lança uma mensagem clara de que se está a começar uma nova era na distribuição de jogos em ambientes Windows.
Jason Holtman passou os seus últimos 8 anos ao serviço da Valve e do seu serviço Steam e vem reforçar a equipa da Microsoft com um intuito: “making Windows a great platform for gaming and interactive entertainment” ou em português: “fazer do Windows uma grande plataformar para jogos e entretenimento interactivo”.
Foi assim anunciado que a tomada vai ser desligada já no próximo dia 22 de Agosto deixando no ar algumas dúvidas e preocupações de quem já adquiriu jogos através do sistema. No entanto, através de comunicado a Microsoft indica que tantos os jogos como conteúdos adquiridos pelo serviço irão permanecer disponíveis. No mesmo comunicado os consumidores que ainda tenham Pontos Microsoft são aconselhados a gastarem-nos até dia 22.
Resta saber até quando …
Este artigo tem mais de um ano
Vamos ver se Jason Holtman consegue fazer o mesmo ou melhor que fez com o Steam.
Isto deixa-me um pouco triste pois é sinonimo do fim de Darksouls no pc, já que que pelo que ouvi um porte para Steamworks estava fora de questão devido à inexperiência dos developers, mas isto foi antes do anuncio do fim do GFWL e como o próximo usará Steamworks pode ser que o mesmo ainda venha a acontecer num futuro, como está a acontecer com o Bioshock e Batman.
“You can continue to enjoy previously purchased games and downloadable content in your catalog by downloading it through the Games for Windows Live client. Although the purchase functionality will be discontinued, the Games for Windows Live service will continue to operate as usual.”
O Darksouls vai continuar a funcionar.
Só há o probleminha do GFWL não funcionar lá muito bem no Windows 8, e duvido que melhore no 8.1…
Eu já consegui ter o dark souls a funcionar no W8, tive de fazer umas maroscas, mas recentemente já não entra outra vez por culpa do GFWL 🙁
Assim é dificil 😀
Este artigo (ou o título) gera um pouco de confusão. Não é um sistema Games for Windows Live que vai ser encerrado, mas sim o seu Marketplace devido à eliminação dos Microsoft Points. O modo online dos jogos que usam GFWL (Como por exemplo Dark Souls) ainda vai estar operacional.
GFWL vai fechar mesmo mas em 2014, por agora é só marketplace que fecha.
Se calhar o artigo devia ser alterado para refletir claramente o facto que o que vai fechar é o Marketplace, porque o serviço GFWL vai continuar a funcionar.
E quem tem o Age of Empire com cenas Premium como sao transferidas para a steam?
Ou eu entendi mal ou nada vai para o steam. O que aconteceu é que a M$ contratou um antigo elemento da empresa Steam com muita experiência na matéria. Acho que a ideia é a M$ criar algo novo para integrar no windows que faça séria concorrência ao steam.
porque é que as pessoas escrevem m$ em vez de ms?
Porque ainda vivem em 2000.
É uma referencia ao monopólio e nível de riqueza associado à empresa. Pode passar melhor imagem agora mas não deixa de ser a mesma empresa que era.
Se a ideia é fazer algo que faça concorrência séria ao steam, acho que vai ser complicado. Não descarto o potencial que uma empresa com os recursos da microsoft tem para fazer algo competitivo, mas o steam já cá anda à anos e parece-me já ter demasiado sucesso para ser agora ultrapassado. Por exemplo, eu e muitos amigos meus temos demasiado investido no steam neste momento para considerar troca-lo. Obviamente posso ter as plataformas instaladas que quiser, mas há sempre vantagens inerentes na centralização em uma só (chat com amigos independentemente do jogo, jogar em grupo, pontos e descontos, etc).
Uma solução seria fazer uma parceria para algo cross-platform, pelo menos na componente social. Sempre aliviava o problema.
A ideia é convencer os estúdios que fazem os jogos a lancá-los na Loja Windows, para, a prazo, unir a Loja Windows com a da Xbox e com a do Windows Phone, como me parece evidente.
O Steam tem a vantagem de ter um catálogo enorme de jogos, mas a Valve corre um sério risco se subestimar a ameaça que esse plano da Microsoft representa.
A Valve criticou o Windows 8 e milhares de carneiros foram atrás. A empresa tem consciência dos riscos que representa uma plataforma unificada Windows com uma boa loja de aplicações e jogos.
A loja do Windows só vai ameaçar Steam se tiver melhores preços. MS nunca foi melhor nisso. Por outro lado, é preciso também ter muitos jogos a disposição para fazer concorrência, neste momento não ninguém quem consegue fazer concorrência a Steam.