Game Boy Advance a executar jogos da PlayStation? Sim, é possível
Calma... claro que para que seja possível um Game Boy Advance executar jogos da PlayStation há-de haver alguma coisa que o permita, extra ao funcionamento normal da consola.
E isso foi possível graças à criação de mods, e também alguma arte de eletricista à mistura, vindas da mão de um jogador e modder aventureiro. Vamos então ficar a conhecer melhor este projeto.
Tal como aqui já referimos, o Game Boy Advance está entre as 10 consolas de videojogos mais vendidas em todo o mundo. De acordo com os dados, esta consola que já completou 20 anos de idade vendeu 81,51 milhões de unidades.
Contudo, apesar de ter deixado de receber jogos no ano de 2008, tal não significa que não continue a ser um equipamento popular. E há quem até vá mais longe e transforme o GBA numa máquina um pouco mais poderosa.
Modder faz com que jogos da PlayStation rodem no Game Boy Advance
O modder Rodrigo Alfonso agarrou no seu Game Boy Advance e tratou de criar uma mod para que a consola da Nintendo conseguisse correr jogos da PlayStation 1 da Sony. Claro que também foram feitas algumas alterações ao nível do hardware, pois a máquina do GBA não tem poder para executar o processamento gráficos, por exemplo para jogos 3D.
Alfonso configurou um emulador da PlayStation 1 através de um Raspberry Pi 3 e colocou tudo dentro de uma placa. Portanto, o ecrã da consola da Nintendo exibe os jogos da PS1 e o jogo acontece através dos botões do Game Boy Advance.
Veja o vídeo onde todo o desenvolvimento é explicado:
O modder também fez overclock ao processador do GBA de forma a garantir uma maior estabilidade, embora tenha referido que essa é uma alteração opcional. Alfonso instalou ainda um ecrã retroiluminado, uma vez que o ecrã original da consola da Nintendo não é capaz de gerar essa iluminação.
Em suma, foi necessária muita criatividade, conhecimento e também alguns furos e soldas. Claro que a experiência de jogo se torna muito mais limitada no Game Boy Advance, mas deu para ter uma ideia com exemplos como Spyro the Dragon e Crash Bandicoot.
Este artigo tem mais de um ano
Com um RPI Zero 2 W, atualmente com o mesmo poder de processamento do RPI3, ficava uma aplicação muito mais discreta e talvez até fosse possível colocar dentro do Gameboy Advance…
Esta solução do artigo parece-me mal amanhada…
Gastando algum dinheiro talvez seja preferível comprar a Retroflag GPI e colocar lá dentro o PI Zero 2 W.
62€ da caixa mais 14€ do RPI e fica-se com um produto de alta qualidade e acabamento!
Olha se fazias melhor como estás a dizer, força nisso, faz e mete no youtube para vermos.
Aqueles influencers leram um artigo na Wikipedia, já acreditam que são capazes de fazer uma PS6 com 65000000 vezes mais capacidade do que a PS5, por 200 euros, com equipamentos que leram lá.
Nada de estranho, por isso é que em cada 10000 milhões de influencers, só 1 consegue mostrar resultados operacionais, 9999,9999 milhões nem tentam aquilo que dizem ser “melhor e mais barato”.
No entanto são os mesmos que pagam 1800 euros por um Iphone…
Falta o pequeno pormenor, que precisavas de pagar 8900000 euros para alguém te criar um SO que fosse substituir o sistema da Nintendo. O que o modder fez foi manter o sistema (pois é muito mais estável), usou uma ferramenta que está disponível há quase 20 anos, que já corria jogos de várias consolas da Nintendo e das antigas da Sega, só que os jogos da PS1 precisam de muita capacidade de processamento, daí precisar de overcloaking ao processador e ter uma capacidade ligada ao emulador.