Evento Internacional 40 anos do ZX Spectrum, em Cantanhede
ZX Spectrum will never die!
Apesar de, para muitos dos leitores o ZX Spectrum pouco ou nada significar, a verdade é que se trata de um verdadeiro ícone no reino dos videojogos.
E como todos os ícones, a sua memória nunca irá morrer sendo nesse sentido que vai decorrer no próximo fim de semana, um evento celebrativo dessa pequena (e maravilhosa) máquina que tantas saudades deixou.
No próximo fim de semana vai-se realizar, em Cantanhede, um evento internacional organizado pelo Museu LOAD ZX Spectrum para celebrar os 40 anos do lançamento deste mítico computador.
Um pedaço de hardware e software que muitas horas de alegria e satisfação trouxe a quem possuiu um e que, merece claramente ser celebrado e recordado. Neste capitulo, o Museu LOAD ZX Spectrum tem feito um excelente trabalho, mantendo viva a chama que o pequeno LOAD"" nunca irá perder.
Este evento, que se espera vir a ser um momento nostálgico a quem por lá passar, conta já com inúmeros pontos de interesse, estando prevista a participação de um dos filhos e um sobrinho do próprio Sir Clive Sinclair, para além de inúmeros oradores de enorme prestígio (criadores de jogos como os Oliver Twins, Jim Bagley ou Clive Townsend; ou o Professor Steve Vickers, criador da ROM e manuais do Spectrum), conversas, competições e o lançamento do primeiro livro do Museu - os “Programadores Portugueses”, da autoria de André Luna Leão.
O evento irá decorrer nos próximos dias 23 e 24 de abril (próximo fim de semana) e poderá vir a revelar-se num bom motivo para uma visita até à bela cidade da Beira Litoral, Catanhede.
Segundo a organização, está garantida a presença de oradores de Inglaterra, Brasil e Portugal, naquele que se antevê ser o maior evento dedicado ao ZX Spectrum realizado em Portugal no século XXI. Entre estes contam-se os inventores e empreendedores Crispin Sinclair e Grant Sinclair, filho e sobrinho de Sir Clive Sinclair, respetivamente, ou o Professor Steve Vickers, criador da ROM e dos manuais do Spectrum que todos utilizaram na época.
Serão igualmente intervenientes os famosos gémeos “Oliver Twins” – Phillip & Andrew (criadores da série de jogos “Dizzy” e outros jogos de Spectrum), Clive Townsend (criador da saga Saboteur), Jim Bagley (programador de jogos como Cabal e Midnight Resistance e membro da equipa do ZX Spectrum Next lançado em 2020) e Marcus Garrett (investigador/autor luso-brasileiro, co-fundador da Bitnamic Software).
De Portugal participarão Miguel Guerreiro, (criador do esxDOS e membro ativo da demoscene de Spectrum), Filipe Veiga, programador e co-fundador da Teknamic Software e editor da Revista Espectro) e Álvaro Lopes (especialista de eletrônica e criador da InterfaceZ Do painel de oradores fazem ainda parte André Luna Leão, (fundador do Planeta Sinclair, um dos blogs mais conceituados internacionalmente nesta área), João Diogo Ramos (co-fundador e curador do Museu LOAD ZX Spectrum) e Pedro Cardoso (vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede).
Livro "Os Programadores Portugueses"
Entretanto, e aproveitando que será Dia Mundial do Livro, o Museu LOAD ZX Spectrum vai levar a cabo ainda uma outra iniciativa.
Com efeito, vai ser lançado o primeiro livro do museu intitulado “Os Programadores Portugueses” com autoria de André Luna Leão, e que apresenta o primeiro levantamento exaustivo dos primeiros programadores em Portugal para esta mítica plataforma.
O Evento Internacional 40 anos do ZX Spectrum, decorre nos dias 23 e 24 de abril no Museu LOAD ZX Spectrum e outros espaços da cidade de Cantanhede.
Podem ver aqui mais pormenores sobre o evento, calendarização das atividades, mapa de como chegar e mais informações úteis.
Este artigo tem mais de um ano
Conheço o ZX spectrum há pelo menos 35 anos.
O meu vizinho usava o meu radio de duplo deck de K7 para gravar os jogos e programas
E quem é de Lisboa devem-se lembrar das lojas onde se podiam comprar jogos em cassete a 300 paus (antes da lei do copyright) tais como Centro Comecial City, Lojas do AC Santos, Centro Comercial Alvalade. Traziam as capas todas borradas fruto de fotocópia a preto e branco (cópia da cópia da copia…)
E claro, não me esqueço que as sexta-feiras, saía a rubrica semanal Pokes & Dicas no extinto jornal A Capital – com pokes (cheats), mapas, reviews de jogos. Muito bom!
Centro Comercial Kaué em Odivelas também tinha uma loja dessas.
Também lá comprei! E já agora no CC Oceano também tinha uma loja 😉
Recordo-me duma lojinha na Parede que vendia cassetes com jogos cujas capas eram da “Hello Games”. Em Carcavelos tinham loga de infomrática e tb jogos de Spectrum. O que eu gostava era de comprar cassetes com 4 jogos…
Peço desculpa no meu comentário anterior. Queria dizer “informática” e dei um pontapé na gramática… 😀 já não bebo mais…
Bons tempos! Eu tive um ZX Spectrum+ com leitor de cassete e até hoje me lembro do som que faziam. Alguém aqui por acaso jogou ao “paradise cafe”?
Reinaldo!
Maroto, maroto…
+111
Pronto, já está…
Match point e green beret. Bons tempos.
Reinaldo!
Atualmente utilizo o som original do jogo do arkanoide como ringtone sms que jogava no commodore. Acho engraçado quando falo com alguém que jogava videojogos de cassete de áudio. Hehe velhos tempos.
Gostava de estar presente, pois também fez parte da minha infância. Os meus parabéns à este valioso museu.
Eu uso o do loader do spectrum…
Que irrita as geracoes que nao sabem o que isso significa 🙂
eu uso a musica do Dizzy 4 eheh
Largas horas a carregar e a jogar. Tive um 128k+2 e adorava os jogos da Ocean… Chase HQ, Batman, Rainbow Islands, Arkanoid 1 e 2, Pang, etc. Gráficos fracos, mas diversão TOTAL!!! Nostalgia
Mais uns quantos que tive de ir ver para me conseguir lembrar: Double Dragon, Total Recall, R-Type, WEC Le Mans, Chuckie Egg, Jetpac, Dan Dare I, II e III, Exolon, Target Renegade, Tetris, Green Beret, Teenage Mutant Hero Turtles, Robocop, Fantasy World Dizzy, Super Hang On, Midnight Resistance, Sim City (mesmo!) e Rick Dangerous 2…
O prazer da descoberta, os primeiros hacks com um deck duplo gravador, horas e horas sem fim, aprender a programar basic, target renegade, enfim, tardes inteiras de felicidade com 128k de memoria 🙂
errrr…..
Aqui fala se de 48Kb de memoria
Havia os 48K e os 128K, ambos Spectrum, só que uns mais potentes e com leitor de cassetes incluídos!
R-Type, Commando, Paper Boy, Leisure sweet Lary…. e a chave de estrela para afinar o leitor de cassetes….
Manual de Basic com uma versao do pacman….
Belos tempos….
Tenho o meu 48k a funcionar com os acessórios e cassetes, tudo religiosamente guardado.
Que grade cromo!
Eu também tenho 😀
Eu tenho o meu 128k também bem guardado 🙂
Chuckie EGG !!!!! Que saudades !!!!!
aqui está: http://torinak.com/qaop#!chuckieegg
De nada!
Saudades…
Mas como é que um evento feito em Portugal, por portugueses e para portugueses tem um “especialista de eletrônica” em vez de ter um “especialista de eletrónica”.
Vamos lá a cuidar melhor do nosso idioma.
Ainda tenho o meu Timex TC-2048. Não sei é se funciona…
Aqui está uma coletânea dos melhores jogos. Site com emulador Sinclair ZX Spectrum escrito em JavaScript
http://torinak.com/qaop/games
De nada!
Fantástico