EA foi invadida e hackers roubam código-fonte do FIFA 21 e do Frostbite Engine
A segurança informática é (e tem que ser) cada vez mais uma prioridade das empresas. E mesmo com todas e mais algumas medidas de proteção, há sempre brechas e falhas que, por conseguinte, podem tornar os sistemas vulneráveis.
Exemplo disso é que recentemente a criadora de jogos Electronic Arts foi invadida por piratas informáticos. Os hackers roubaram o código-fonte do FIFA 21 e ainda do Frostbite Engine. Segundo os pormenores, 780 GB de dados ficaram comprometidos.
EA sofre ataque informático de hackers
A criadora de jogos norte-americana Electronic Arts sofreu um ataque informático. De acordo com as informações, os hackers roubaram o código-fonte do popular jogo FIFA 21 e ainda do Frostbite Engine. No total, cerca de 780 GB de dados ficaram comprometidos e, segundo o que foi veiculado, já se encontram à venda em vários fóruns pouco conhecidos do público.
A EA confirmou este ataque ao site Vice, onde adiantou que se encontra a investigar o sucedido. Além disso, a criadora de jogos tranquilizou os seus jogadores dizendo que os seus dados pessoais estavam seguros.
Estamos a investigar um incidente recente de invasão na nossa rede, onde uma quantidade limitada de código-fonte de jogo e ferramentas relacionadas foram roubadas.
Os dados dos jogadores não foram acedidos e não temos motivos para acreditar que haja qualquer risco para a privacidade dos jogadores. Após o incidente, efetuámos melhorias na segurança e não esperamos nenhum impacto nos nossos jogos ou negócios.
Estamos a trabalhar ativamente com as autoridades policiais e outros especialistas como parte da investigação criminal em andamento.
As informações indicam ainda que, além do código-fonte do FIFA 21 e do Frostbite Engine, os criminosos também terão roubado algumas ferramentas e kits de desenvolvimento de software.
Desta forma, a EA junta-se a outras empresas de jogos que foram também vítimas dos piratas informáticos, como a Capcom e a CD Projekt Red. Mas não há ainda bem certezas das consequências que este roubo poderá trazer à criadora.
Este artigo tem mais de um ano
vi um post no reddit sobre o que deviam fazer os hackers agora:
“The hackers of EA should ransom the code back to EA but only give them one line, but tell them they can get the rest one for a further 79.99€”
Esse modelo de negócio só funciona porque existem vários jogadores que aderem
A EA não perdeu o código. Os hackers não “roubaram” literalmente, a não ser que tenham apagado o código das infraestruturas da EA (repositórios, backups, etc…) e agora sejam eles os únicos com acesso ao código.
Num era digital em que conteúdis digitais (e portanto virtuais) são criados com investimento de know-how especializado e $ é um pouco parvinho estar a fazer comparações com roubos de artigos ou bens mais tradicionais (ou físicos).
Se alguem lhe “roubar” o código do telemóvel, aceder ao seu conteúdo e “roubar” as suas nudes (ou da sua cara metade) para outro lado, deixando as fotos originais no seu telemóvel, continua a achar que não é roubar? E se as publicar a troco de compensação num site qualquer da “especialidade”?
Vá lá, use o bom senso.
Não é roubar pois o proprietário nunca perdeu as fotos. Nesse caso é apenas acesso e partilha indevida e a justiça tem leis para isso. Se publicar a troco de compensação, o site poderá estar a incorrer duma infração caso depois não sejam apagadas a pedido da pessoa. Continua a não ser roubo.
Roubar implica perderes a propriedade do objecto (dinheiro, carro, mala, …), e mesmo assim existe diferença no “perderes” (roubo, burla, furto, dano…).
Um caso muito simples. Vamos imaginar que não vivíamos num mundo tão digital mas num mundo em que só havia fotos. Com este limite, o máximo que poderias fazer era ver a foto/nude sem autorização. Não! Com alguma ginástica mental, podemos afirmar que é um roubo pois agora tens a foto na memória e se quiseres podes reproduzir numa pintura e vender ao público! Pura estupidez, mas é lógica que usaste.
Por isso, use o bom senso.
EA- Pior “estudio” de jogos de sempre.
É melhor a activision/blizzard?
Boa piada.
Deus escreve direito por linhas tortas.
+1
Acho que o último jogo que joguei deles foi na Sega Mega drive, depois disso só produziram e lançaram para o mercado lixo.
Roubaram o código fonte do fifa 17 (pelo menos) FTFY
A malta gosta de bater na EA mas se eles continuam a fazer isto é porque a malta paga.
Enquanto existir malta a pagar eles continuam com o modelo de negócio que têm. O que não falta hoje em dia são opções de jogos dentro do mesmo género. Se não gostam não pagam e pronto.
Roubaram o do FIFA22,23 e 24 pelo menos então também
Resposta perfeita em complemento ao que escrevi acima.
As melhores notícias que recebi hoje…até ver!
Escrevam a verdade, o que foi roubado foi o código do fifa 2017 remastered!
Mentes geniais pensam de formas iguais 😉
Roubaram uma boa bosta.