Dona da Steam pode estar a preparar uma consola portátil de videojogos
O mercado das consolas de videojogos tem várias ofertas, mas destacam-se a PlayStation da Sony, a Xbox da Microsoft e a Switch da Nintendo.
No entanto, parece que há algumas marcas que podem iniciar-se neste segmento em breve. E segundo as últimas informações, a Valve, dona da plataforma Steam, poderá também estar a preparar a sua própria consola portátil de videojogos.
A Steam é uma popular plataforma de jogos, das mais conhecidas dos gamers de todo o mundo. Desta forma, este é um espaço onde domina o entretenimento e onde é possível perceber o que os jogadores mais gostam e quais os jogos mais populares.
Valve pode estar a preparar a sua própria consola portátil
A Valve é a empresa por detrás da Steam e, de acordo com a última atualização à plataforma, tudo indica que a criadora estará a preparar algo como uma consola de jogos portátil.
As atualizações à plataforma sempre foram indicador de novos produtos. E o mais recente é um novo hardware designado de "SteamPal", o qual se especula que seja algo semelhante a uma consola portátil.
Já anteriormente, ao ser questionado sobre se a Valve iria lançar no futuro uma consola, o cofundador Gabe Newell respondeu que "haverá uma melhor ideia dela ainda neste ano... e não será a resposta que espera".
Por sua vez, Pavel Djundik, responsável pela SteamDB, referiu que a última versão beta do cliente Steam faz referência à "SteamPal" e "SteamPal Games" a algo com o nome de código "Netuno".
A atualização da Steam também adicionou referências aos menus "acesso rápido" e "energia", incluindo também a opção de "desligar", "suspender" e "reiniciar" um sistema. Além disso, conta também com configurações para modo avião, Wi-Fi e Bluetooth. Estes e outros aspetos reforçam então ainda mais a possibilidade de um dispositivo móvel ou algo do género.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
As Steam Box já morreram de vez?
O que é que uma Steam Pal trará de inovador ao mercado de computadores / emuladores portáteis. A Nvidea Shiel ainda é uma coisa, certo? Dito isto color me interested!
É capaz de ser algo cloud based á lá xbox cloud, Stadia, etc. Se o tipo jogo necessitar baixa latência, como p.ex Shooters e títulos eSports, tenho as minhas dúvidas se será desta um verdadeiro substituto a um dispositivo real… já tenho o Gamepad e o SteamLink na gaveta e não me enganam novamente.
Nem o comando se aproveita? Lembro-me de ler sobre o comandos e as suas specs e pensei que era um bom comando!
Sim dá para aproveitar, mas não é ergonómico com um comando da Xbox – para mim o mais equilibrado para PC. O Steam não tem stick o analogico direito, mas sim uma espécie de trackpad, não é lá muito bom para jogos que requer precisão e rapidez.
Única vantagem do comando Steam é o giroscópio, mas não funciona em todos jogos